SET EXPO 2019

31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento

Terça-Feira – 27/08/2019

Cerimônia de Abertura
Carlos Fini
11h - 12h20 | Sala 12
Hot Session
Uso dos Recursos Excedentes do Leilão de 700 MHz
Fernando Ferreira
11h - 12h20 | Sala 11
Tecnologia e Negócios
Os Novos Desafios do Audiovisual no Brasil: da Produção à Distribuição
Maurício Donato
11h - 12h20 | Sala 13
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
Cybersegurança – Fui invadido e Agora?
Vinicius Brasileiro
11h - 12h20 | Sala 16
Tecnologia e Negócios
Publicidade Avançada
Carlos Octávio Queiroz

INTERVALO

14h - 15h20 | Sala 12
Inovação e Tecnologias Disruptivas
TV 2.5: DTVPlay, HDR e Áudio Imersivo
Leonardo Chaves
14h - 15h20 | Sala 11
Regulatório e Normatização
Leilão de 3,5GHz e o Futuro da Distribuição por Satélite
Ana Eliza Faria e Silva
14h - 15h20 | Sala 13
Regulatório e Normatização
Os impactos da LGPD no setor Audiovisual
Sandra Rogenfisch
14h - 15h20 | Sala 16
Tecnologia e Negócios
OOH Criatividade gerando Valor para Negócios
Lyzbeth Cronembold
15h40 - 17h | Sala 12
Hot Session
TV 3.0: Novos Modelos de Negócio
Ana Eliza Faria e Silva
15h40 - 17h | Sala 11
Regulatório e Normatização
Encontro com MCTIC e ANATEL
Tereza Mondino
15h40 - 17h | Sala 13
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
Combate à Pirataria Audiovisual
André Felipe Teixeira
15h40 - 17h | Sala 16
Tecnologia e Negócios
Mídias Sociais: Muito além da Medição de Audiência
Edney Souza

Terça-Feira – 27/08/2019

| Abertura |

Cerimônia de Abertura

Boas-Vindas

Carlos Fini - Presidente da SET

Carlos Fini é Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), para o biênio 2019-2020, Diretor de Tecnologia do Grupo RBS, um dos maiores grupos de mídia do Brasil, onde faz a gestão das operações de TV e Rádio e Diretor da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), atuando no comitê técnico. É engenheiro eletrônico, com especialização em Gestão Empresarial e pós-graduação em Telecomunicações e Redes. Atuou na TV Globo de 1979 a 2012, assumindo o cargo de Gerente de Engenharia em São Paulo em 1994. Entre seus trabalhos estão a implantação das emissoras de São Jose dos Campos em 1988 (TV Vanguarda), de São Paulo em 1999 (TV Globo SP) e do sistema de transmissão digital na mesma cidade em 2007. É membro da SET desde 1988 e participante do Módulo Técnico do Fórum Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD), no qual foi coordenador das normas de multiplexação e de middleware de 2006 a 2012.

Convidado: Emmanoel Campelo - Presidente substituto da ANATEL

Apresentador: Álvaro Pereira, jornalista da Rede Globo

Entrevistada: Patrícia Muratori, head do YouTube no Brasil

Entrevistado: Marcelo Pinto, Edge Services Principal Sales Rep, Amazon AWS, LATAM

Entrevistado: Kohei Kambara, pesquisador do Science & Technology Research Laboratories (STRL), NHK

Kohei Kambara começou a trabalhar como engenheiro da NHK em 2001. Desde então, ele está envolvido nos trabalhos de pesquisa do sistema ISDB-T nos Laboratórios de Pesquisa de Ciência e Tecnologia da NHK (STRL). De 2009 a 2019, trabalhou em várias estações de transmissão regionais da NHK construindo sites de estações de transmissão terrestres locais. Ele participa das reuniões do ITU-R SG6 e contribuiu com seu conhecimento técnico e experiência para as Recomendações ou Relatórios do ITU-R . Atualmente está trabalhando no sistema de transmissão terrestre da próxima geração no STRL como engenheiro pesquisador sênior da divisão avançada de pesquisa de sistemas de transmissão.

11h - 12h20 | Hot Session | Sala 12

Uso dos Recursos Excedentes do Leilão de 700 MHz

O remanejo dos canais de TV com a digitalização destes, atingindo parte relevante da população brasileira, resultou na liberação da faixa de 700 MHz (acima do canal 51 UHF) para as operadoras de Telefonia, em toda a nossa geografia.

O trabalho executado pela EAD – Seja Digital – com a supervisão do GIRED, resultou em recursos excedente do orçamento da mesma, em valor ainda desconhecido.

PERGUNTAS:

–   O que será feito do recurso excedente de posse da EAD – Seja Digital?

–  Qual o critério que será adotado pelo governo / parte legal, para direcionar este recurso?

–  Definido o valor que será destinado para a Radiodifusão, qual será o critério de escolha?  Será o canal que estiver atualmente operando digital ou todos os canais dos municípios escolhidos?

–    O que falta para a aprovação dos projetos e qual a estimativa para o início de sua execução?

–   Quem fará a gestão destes recursos que estão de posse da EAD – empresa formada pelas operadoras de Telefonia?

–   Sabendo do prazo de 2023 que a Radiodifusão deve desligar o sinal analógico em todo o país, o que está sendo feito para atingir este objetivo?

Moderador: Fernando Ferreira – Coordenador do Comitê de Mercado e Relacionamento da SET

Formou-se em engenharia eletrônica com ênfase em Telecomunicações em Porto Alegre, pósgraduou- se na Kellogg School of Management, Northwestern University, em Evanston, em Chicago. Participou do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre no setor de Radiodifusão. Liderou a implantação das emissoras de TV Digital de Porto Alegre e Florianópolis e outras emissoras no RS e SC.

 

Paulo Tonet Camargo - Presidente da ABERT / Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo

Paulo Tonet Camargo nasceu na cidade de Porto Alegre. Formado em Direito em 1982, começou a vida profissional como advogado em Porto Alegre e, em 1986, ingressou no Ministério Público do Rio Grande de Sul, onde atuou como promotor, procurador de Justiça e subprocurador-geral de Justiça do Estado. Presidiu a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. No Ministério da Justiça, foi presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e diretor do Departamento Penitenciário Nacional, de 1995 a 1997. Em 1998, integrou-se ao Grupo RBS, onde foi diretor-geral em Brasília e vice-presidente jurídico e institucional, de onde se desligou no ano de 2011, para assumir o cargo de Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo. Foi eleito presidente da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão para o biênio 2019.

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Elifas Chaves Gurgel do Amaral - Secretário de Radiodifusão / MCTIC

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras na arma de Artilharia (1978), é Coronel da reserva remunerada do Exército, possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1989) e é Pós-graduado em Rede de Computadores pela União Brasiliense de Educação e Cultura - Faculdades Integradas da Católica de Brasília (2004). Possui curso de Pós-graduação em Estudos de Política e Estratégia de Governo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Integrou a equipe do Tribunal Superior Eleitoral - TSE que desenvolveu a urna eletrônica brasileira (1995). Foi Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações (2004) e Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel (2005). Foi consultor do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R., desenvolvendo o Projeto do Exército denominado Brigada Braço Forte - BBF (2011-2012), foi Diretor de Tecnologia da Informação do Superior Tribunal Militar - STM (2013-2014), foi engenheiro contratado pela empresa INGEPRO para atuar no Projeto denominado Sistema Nacional de Comunicações Críticas - SISNACC, do Exército (2015-2016). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Mecânica e desenvolveu um protótipo de veículo elétrico urbano. Escreveu o livro: "Como converter o seu carro para elétrico", ISBN 978-85-924741-1-9.

Moisés Queiroz Moreira - Presidente do GIREG / Conselheiro da ANATEL

Gestor Público. Nos últimos 15 anos exercendo cargos públicos no Governo Federal, Estadual e Municipal do Estado de São Paulo. Coordenei atividades de assessoramento técnico na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON SP e assessoramento especial na Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – COHAB e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no período de 2003 a 2006. Em 2006 assumi a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde do município de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da SPTURIS – São Paulo Turismo S.A. de abril/2008 a março/2009. Desde 2015, atuo no governo federal nos cargos públicos de Assessor Especial do Ministro das Cidades, de Chefe da Assessoria Parlamentar e Assessor Especial do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Atualmente ocupo a presidência do GIRED - Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV e sou membro do Conselho Diretor da ANATEL.

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Leandro Enrique Lobo Guerra - Diretor de Relações Institucionais / TIM Brasil

Diretor de Relações Institucionais da TIM, formou-se em 1986, no curso de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em 1999, em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). O executivo cursou MBA em Administração pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente também é vice-presidente do Projeto 5G Brasil como representante das operadoras de telefonia celular e representa o Grupo TIM como membro no GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV.

11h - 12h20 | Tecnologia e Negócios | Sala 11

Os Novos Desafios do Audiovisual no Brasil: da Produção à Distribuição

O painel tem como foco desvelar o atual cenário do audiovisual no Brasil, passando pelas leis que regem esse órgão. Debateremos ainda, as novas tecnologias, a produção, a diversificação da distribuição das pay TV’s, TV’s abertas e das mídias digitais em geral.

Moderador: Maurício Donato - Diretor de Operações do Grupo Jovem Pan / Conselho Editorial da Revista da SET

Graduado em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo; mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero e doutorando pela USP/ECA. Possui vasta experiência em direção de programas televisivos, desenvolvendo projetos na TV Globo (Domingão do Faustão), SBT (Ô Coitado, Programa Livre, Pequenos Brilhantes, Teleton, Meu Cunhado) Rede TV (Vila Maluca), Band (One ofertas), TV Cultura (Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer) do showman Moacyr Franco e na Rede Record de televisão (Domingo Espetacular, Repórter Record Investigação, Esporte Fantástico e O Voto na Record). Foi professor de pós-graduação e graduação na Universidade Anhembi Morumbi, lecionando as disciplinas Direção em TV e Mídias Audiovisuais e Direção de cinema na era multiplataforma. Atualmente, é diretor de operações do grupo Jovem Pan e é integrante do Conselho editorial da revista da SET.

Virgilio Abranches - Vice-Presidente de Programação e Multiplataforma da CNN Brasil

Jornalista com 20 anos de experiência, trabalhou como produtor na EPTV Campinas, afiliada à TV Globo, como repórter e redator de política no jornal Folha de S. Paulo, e na RecordTV, onde atuou por 15 anos em diversas funções, entre elas direção, no desenvolvimento e execução de produtos para os departamentos de jornalismo e entretenimento da emissora. Virgilio Abranches é Vice-Presidente de Programação e Multiplataforma da CNN Brasil.

Fernando Carlos Moura - Editor-chefe da Revista da SET

Jornalista, professor do curso de Design Digital, e de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) e pesquisador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (UNL) e desde 2013 editor-chefe da Revista da SET.

Daniela Pfeiffer - Diretora da Pfeiffer Cultural e Professora na FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso

Mestre em Comunicação Social pela PUC Rio com 20 anos de experiência no mercado audiovisual. Sócia fundadora da Pfeiffer Cultural, professora na FACHA, ESPM RJ e PUC RS, e parecerista em editais. Idealizadora da Especialização Produção Audiovisual: Projeto e Negócio no Senac SP. Foi Diretora do CTAv, Conselheira do Audiovisual no Ministério da Cultura e analista na ANCINE. Foi Gerente no Cine Odeon, na BRAVI, e na distribuidora Elo Company. Autora de artigos e do livro Editais no Guia do Produtor Audiovisual.

11h - 12h20 | Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 13

Cybersegurança – Fui invadido e Agora?

Ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes, acarretando a paralisação de operações, vazamento de informações, danos à imagem e prejuízos financeiros. Como a ocorrência de um incidente é inevitável, resta as empresas se prepararem para responder de maneira rápida e efetiva.

Neste painel apresentaremos os principais aspectos a serem observados nas atividades de monitoramento e detecção de eventos, processos de resposta a incidentes, gestão de crise e resiliência.

Vinícius Brasileiro

Moderador: Vinícius Brasileiro - Supervisor Executivo de Segurança da Informação / TV Globo

Vinícius é graduado em Informática e Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Auditoria de TI também pela Universidade Estácio de Sá. Com mais de 15 anos de experiência nas funções de segurança da informação, governança, risco e compliance, possui as certificações Certified Information Systems Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in Risk and Information System Control (CRISC) pela ISACA; Certified Chief Information Security Officer (C|CISO) pelo EC-Council; Certified Business Continuity Professional (CBCP) pelo DRII; Auditor Líder em Sistema de Gestão de Segurança da Informação (ISO 27001:2005 LA) pelo BSI. É também Diretor de Associados do ISACA – Capítulo Rio de Janeiro e membro da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos e da Comissão de Estudo de Tecnologia da Informação - Técnicas de Segurança do Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados na ABNT.  

Resposta a Incidentes – Estágios para Minimizar Impactos e Descobrir o que Falhou

Nesta breve palestra, Bruno Cesar M. de Souza explicará de forma prática e resumida como deve ser  um processo de resposta a incidentes em seus estágios, focando em possíveis incidentes reais de invasão. A ordem das ações será explicada usando metodologia aceita internacionalmente. Será mostrado como especialistas respondem de forma eficaz a um incidente de invasão, contendo a intrusão, investigando para descobrir a extensão do comprometimento, vulnerabilidades exploradas e possivelmente responsáveis, como tratar o incidente minimizando danos, prevenir novos incidentes e aprimorar o processo de resposta.

Bruno Cesar M. Souza - Sócio e Diretor Técnico da Able Security

Bruno Cesar M. Souza, CISSP, OSCP, GPEN, GCFE, GCFA, GCIH – Sócio e Diretor Técnico da Able Security, com mais de 17 anos de experiência em projetos de segurança da informação, especialista em testes de intrusão e investigação de incidentes de segurança da informação. Já atuou em diversos projetos de análise de vulnerabilidades, testes de intrusão, investigação e resposta a incidentes de SI, perícia forense computacional, especificação de soluções de segurança e implementação para clientes de grande porte dos seguintes segmentos: aviação, comércio eletrônico, financeiro, mídia, seguros, governamental, óleo e gás, transportes e telecomunicações no Brasil e no Reino Unido. Trabalhou em Manchester, Reino Unido, como consultor da equipe de penetration test (teste de invasão) de empresa multinacional, líder deste segmento na Europa. Realizou também projetos de teste de intrusão para consultoria de segurança em Melbourne, Austrália, em um dos maiores bancos australianos. É Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC-Rio, certificado CISSP (Certified Information Systems Security Professional) desde 2007, OSCP (Offensive Security Certified Professional) desde 2010, SANS GCFE (GIAC Certified Forensics Examiner) desde 2012, SANS GCFA (GIAC Certified Forensics Analyst), SANS GCIH (GIAC Certified Incident Handler) e certificado SANS GPEN (GIAC Penetration Tester).

Gestão de Crise Durante um Ataque Cibernético

Nesta palestra apresentaremos como realizar uma abordagem para Gestão de Crises derivadas de incidentes cibernéticos críticos mal tratatos, incluindo as etapas de Declaração da Crise, abertura das Salas de Crises, Resposta à Crise e seu encerramento

 

Silvio Pezzo - Professional of Cyber Security & Resilience, Audit, Risk, Crisis & BCP

Atualmente é Executivo Sênior em Crisis Management & Cyber Security para América Latina com 20 anos de experiência em consultoria de Cyber Security e Resiliência. Foi autor de mais 50 Planos de Continuidade, Planos de Gestão de Crises, Planos de Recuperação de Desastres de TI, Pandemia e Resposta a Emergências, incluindo testes e simulações envolvendo C-Levels e equipes táticas/operacionais em empresas dos mais diversos segmentos do Brasil, América Latina e Caribe, incluindo indústria financeira, comunicação, telecomunicações, petróleo, governo, energia, varejo, bens de consumo e health. É certificado MBCP/CBCP pelo DRII-USA e instrutor oficial do DRII (Disaster Recovery International Institute) para América do Sul desde 2014 e certificado dede 2006. É professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Crise e Continuidade de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Detecção de incidentes

Nesta palestra será apresentado cases de incidentes e como o fator tempo de detecção é proporcional ao impacto no negócio. Apresentaremos também a evolução do processo detecção desde a revisão de logs, passando pelo SIEM e agora com uso de big data e machine learning e como estas tecnologias ajudam a reduzir o tempo de detecção e, consequentemente, restringir o impacto no negócio.

 

 

Rodrigo Almeida Gonçalves - Internet Security Manager / Globo.com

Rodrigo é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mais de 18 anos de experiência em redes TCP/IP, Internet Services e Segurança de Aplicações Web. Atualmente ocupa o cargo de Internet Security Manager na Globo.com, sendo responsável pela arquitetura de segurança dos produtos e pela estratégia de defesa que garante a integridade e disponibilidade dos portais. Além disso, comanda o CSIRT.globo, responsável por gerir os incidentes envolvendo o ASN do Grupo Globo.   

11h - 12h20 | Tecnologia e Negócios | Sala 16

Publicidade Avançada

Neste painel iremos explorar o uso de dados como elemento chave para o novo contexto da Publicidade; as expectativas do mercado publicitário; os desafios para o uso; os impactos das novas leis de privacidade e proteção de dados; bem como novos formatos e tendências para a publicidade.

Carolina Duca Novaes

Moderador: Carlos Octavio Queiroz - Head of Technology Architecture and Analytics at Globo

Carlos Octávio é o Head of Technology Architecture and Analytics da Globo. Ele é responsável pelas iniciativas de tecnologia Analytics, incluindo Big Data, Advanced Analytics, Estratégia de dados e Governança de dados para facilitar uma jornada orientada por dados na Globo. Ele também é responsável pela área de Arquitetura Empresarial. Executivo com longa experiência (> 20 anos) na indústria de mídia e entretenimento. Sólida experiência em Tecnologia da Informação, adquirida em empresas de grande porte em cargos executivos. Carlos possui mestrado em engenharia de software e MBA em gestão empresarial.

Craig Miller - Head of Product,TV Platform at Xandr, an AT&T company

Craig vem inovando em publicidade e tecnologia desde o início da internet quando foi pioneiro em tecnologias relacionadas à veiculação de anúncios de terceiros na MatchLogic e na Excite. No seu trabalho atual na Xandr sobre o futuro da publicidade televisiva , Craig tem criado produtos e tecnologias que ajudam a melhorar e transformar o ecossistema de publicidade. Craig ingressou na Xandr através da aquisição da Appnexus pela AT & T. Na Xandr, ele agora atua como Head of Product - TV Platform. Antes da Appnexus, Craig foi o CTO da Yieldex, onde foi responsável pela equipe que desenvolveu sua tecnologia exclusiva desde a fundação até a aquisição. Anteriormente, ele ocupou posições de liderança em tecnologia na MatchLogic, Excite @ Home, Avaya e Clear Technology. Craig recebeu várias patentes como resultado de seu trabalho em publicidade, previsão, otimização de rendimento.

Marcel Leonardi - Professor da FGVLaw / Consultor no Pinheiro Neto Advogados

Marcel Leonardi é Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela USP e pós-Doutor pela Berkeley Law. Foi Diretor de Políticas Públicas no Google de 2011 a 2018, onde colaborou intensamente na elaboração do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados ao longo dos últimos anos. Também atuou em questões de políticas públicas nos mais variados assuntos do setor de tecnologia e Internet. Especializado em proteção de dados pessoais e certificado pela IAPP em EU Privacy (CIPP/E) e US Privacy (CIPP/US). Autor dos livros “Responsabilidade Civil dos Provedores de Serviços de Internet”, “Tutela e Privacidade na Internet” e “Fundamentos de Direito Digital”, Marcel é professor da FGVLaw desde 2005 e consultor no Pinheiro Neto Advogados.

Eduardo Perez - Diretor de Data & Analytics do time de Inteligência Digital Globo

Diretor de Data & Analytics do time de Inteligência Digital Globo a partir de 2018, Eduardo Perez atua no segmento desde o início da Internet no Brasil, participando da transformação digital de empresas como Banco do Brasil, STB, Porto Seguro, Promon, ZAP e Livraria Cultura. Bacharel em Economia pela USP, possui pós graduação em Engenharia de Software na FASP e MBA em Environmental Management and Technology pela USP. Em sua trajetória profissional, conduziu equipes de engenheiros de software e cientistas de dados que criaram produtos baseados em análise estatística preditiva/machine learning, inteligência artificial, desenvolvimento de software e infraestrutura de TI.

 

Lior Friedman - VP for Global Partnerships and Strategy na Vubiquity

Lior Friedman é VP de Parcerias Globais e Estratégia na Vubiquity, uma empresa de serviços de conteúdo premium de propriedade da Amdocs. Nos últimos 15 anos, Friedman ocupou vários cargos em OTT e broadcasting, dentro e fora da tela, em Israel e na Europa. Friedman construiu e gerenciou a Partner TV, o serviço de TV de maior crescimento de Israel, incluindo uma inovadora experiência de usuário e parcerias com provedores de comércio e conteúdo de terceiros. Em seu papel anterior, Friedman estava trabalhando como repórter e âncora de jornal noturno para o maior canal de TV de Israel. Concentrou grande parte de seu trabalho na indústria de tecnologia local e global. Mora em Londres e possui um MBA Executivo pela Kellogg School of Management da Northwestern University, EUA.

| SET Tech Break |

AWS elemental

Increase the Value of Video with Machine Learning & Media Services

 

 

 

 

Andre Godoi - Sr. Specialized Solutions Architect – AWS Elemental

Sr. Specialized Solutions Architect – AWS Elemental

Increase the Value of Video with Machine Learning & Media Services

 

 

 

 

Renato Reis - Sr. Specialized Solutions Architect – AWS Elemental

Sr. Specialized Solutions Architect – AWS Elemental

 

14h - 15h20 | Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 12

TV 2.5: DTVPlay, HDR e Áudio Imersivo

Moderador: Leonardo Chaves - Gerente de Projetos em Novas Tecnologias de Transmissão - TV Globo

Gerente de Projetos na área de Novas Tecnologias de Transmissão da TV Globo e atual coordenador no Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Formado em engenharia eletrônica e de computação pela UFRJ, possui mestrado em Engenharia Elétrica também na UFRH e MBA em Gestão Empresarial na PUC-Rio.

Keynote Speaker: José Marcelo Amaral – Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital / Diretor de Engenharia e Operações – RecordTV

Graduado em Matemática pela FAHUPE-RJ, Pós-graduado em Sistemas de Informação pela PUC-RJ e FGV-SP e MBA em Tecnologia da Informação pela USP-SP, José Marcelo do Amaral tem uma extensa contribuição no setor de radiodifusão. Ingressou na RecordTV em 1991 e hoje ocupa o cargo de diretor de Engenharia e Operações. Na emissora, desenvolveu sistemas para as áreas de operação comercial de rádio e TV; implantou sistema para produção de notícias; gerenciou projeto de sistema de gestão integrado (ERP) e criou sistema de acompanhamento de audiência a partir de dispositivos móveis, dentre outros trabalhos. Como diretor de tecnologia participou de iniciativas para implantação de sistemas de edição não lineares, arquivamento digital e fluxo de trabalho tapeless. Nessa época, também passou a se envolver com questões relativas a vídeo digital e transporte de vídeo utilizando protocolo de internet (IP). Foi Diretor do Segmento de TV Aberta na SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), tendo como principal desafio desenvolver a tecnologia de televisão digital para o Brasil e é o responsável pela sua implementação e expansão para todo o grupo Record. A atuação de Amaral se estende ainda ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, onde atualmente ocupa a posição de Presidente desta instituição, fundada desde 2006. Um dos seus mais desafiadores projetos foi o lançamento do portal R7, que é hoje o segundo maior portal de internet do Brasil. Também teve em sua carreira profissional a oportunidade de estar à frente do planejamento e coordenação técnica e operacional de grandes eventos esportivos transmitidos pela RecordTV, Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011) e Toronto (2015), Jogos Olímpicos de Londres (2012), Sochi (2014) e Rio (2016).

Paulo Henrique Castro - Diretor de Tecnologia e P&D da TV Globo

Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1996 (PUC-Rio). Trabalhando com a Globo desde 1996, onde começou um programa de estágio. Responsável pela padronização da Digitial TV no Brasil. - Coordenador do Grupo de Trabalho de Codificação de Áudio e Vídeo do Fórum SBTVD. -Chairman do ABNTCommitee para TV Digital (Associação Brasileira de Normas Técnicas, Ramo ISO do Brasil). - Ponto de contato para o Subgrupo A - Especificações, no Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão para a iniciativa de Televisão Digital - Membro da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) desde 1996. Também membro de muitas sociedades do IEEE (CommSoc, BTS, MTT , CE) e SMPTE

HDR: “From Dream to Mainstream”

Nesta apresentação, Patrick Griffis, SMPTE, revisará algumas das teorias e práticas resultantes que levam ao sucesso atual da implementação do HDR na televisão, em dispositivos móveis e até em computadores.

A apresentação incluirá animações que definem conceitos como “Perceptual Quantizer”, “Color Volume” e “Content Mapping”, que são fundamentais para entender o HDR.

Pat Griffis - President of SMPTE / Vice President Technology, Office of the CTO at Dolby Laboratories

Pat Griffis é presidente da Sociedade de Motion Pictures e Engenheiros de Televisão (SMPTE), bem como vice-presidente de tecnologia da Dolby. Ele também é membro do Conselho da Aliança Ultra HD e vice-presidente do Fórum UHD. Ele foi presidente da IEEE Consumer Electronics Society. Ele detém 10 patentes

Experiências de transmissão com Áudio MPEG-H imersivo e personalizado

Já adotado pelo ATSC 3.0 e DVB, o MPEG-H Audio foi selecionado mais recentemente pelo Fórum SBTVD para entrega de Som Imersivo e Personalizado sobre a plataforma ISDB-Tb existente. Diversos ensaios bem-sucedidos realizados durante grandes eventos ao vivo em todo o mundo demonstraram a importância de recursos interativos na transmissão e a facilidade com que podem ser habilitados na produção ao vivo, mesmo para os eventos mais complexos.

Adrian Murtaza - Gerente Sênior, Tecnologia e Padrões - Fraunhofer IIS

Adrian Murtaza atua como Gerente de Normas da Fraunhofer em diversos órgãos normativos do setor, incluindo DVB, ATSC, CTA HbbTV e SCTE, e é co-autor de múltiplas especificações nesses grupos. Adrian Murtaza ingressou no grupo MPEG em 2013 e desde então contribuiu para o desenvolvimento de vários padrões técnicos de áudio em MPEG-D e MPEG-H. Mais recentemente, ele se concentrou na especificação de entrega e transporte de Áudio de Última Geração em sistemas ATSC 3.0 e sistemas DVB baseado em fluxo MPEG-2 Transport, bem como na ativação de serviços de áudio MPEG-H em diferentes ecossistemas de broadcast e streaming. Com um forte interesse em soluções de mídia VR / AR, ele está ativamente envolvido em esforços de MPEG-I visando futuras aplicações imersivas.

TV 2.5: A nova coisa na Internet das Coisas?

 

Prof. Marcelo Moreno, DSc. - Departamento de Ciência da Computação (DCC/ICE) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Marcelo F. Moreno é Professor Associado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Possui Mestrado e Doutorado em Informática pela PUC-Rio. Exerce papéis de liderança junto à União Internacional de Telecomunicações (UIT), incluindo a relatoria da Questão 13/16 da UIT-T (Multimedia application platforms and end systems for IPTV), a co-presidência do IRG-IBB (Intersector Group on Integrated Broadcast-Broadband), a vice-presidência da Comissão de Estudos 16 da UIT-T (SG16 - Multimedia) e a editoria de várias Recomendações e artigos técnicos da UIT-T. É também coordenador do GT de Middleware do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Possui um sólido histórico de publicações e palestras em eventos tanto da Academia, quanto da Indústria.

14h - 15h20 | Regulatório e Normatização | Sala 11

Leilão de 3,5GHz e o Futuro da Distribuição por Satélite

Esse painel apresenta os possíveis impactos no cenário nacional de distribuição de conteúdo de TV via satélite a partir do leilão da faixa de 3,5GHz previsto para março de 2020. Segundo dados do IBGE, o Brasil conta com 22 milhões de residências com antenas parabólicas, das quais 10,5 milhões só tem esse sinal como fonte de conteúdo áudio visual.  O leilão de 3,5 GHz  vai implicar na extinção dessas parabólicas domésticas? Vamos aprofundar os resultados de testes de convivência, as propostas para assegurar a continuidade de acesso ao sinal aberto por esses domicílios e as ações para a proteção das operações de contribuição e distribuição profissional em Banda C.

Moderadora: Ana Eliza Faria e Silva - Gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia - TV Globo

Engenheira eletricista graduada pela UNICAMP, ela tem mestrado em avaliação subjetiva de vídeo pela UNICAMP, MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral e MBA em Telecomunicações pelo IBMEC. Atuou em diversos projetos pioneiros de transmissão de vídeo e na padronização da TV Digital no Brasil. Atualmente é gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia da TV Globo. Ex-diretora de Tecnologia da SET, Ana é uma ativa contribuidora da UIT onde atua como vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Radiodifusão.

Mitos e realidades sobre a coexistência de serviços na banda de 3,5 GHz e na banda C satelital

Não procedem as notícias de que serviços terrestres de quinta geração (5G) na faixa de 3,5 GHz inviabilizariam o uso de serviços satelitais na Banda C ou vice-versa. Com todo o rigor científico, demonstrou-se o contrário nos “Testes de Convivência entre o IMT Operando na Faixa de 3,5 GHz e Sistemas Satelitais Operando em Faixa Adjacente” recém efetuados. Estudos de outros países corroboram a possibilidade de coexistência de serviços 5G na banda de 3,5 GHz e serviços satelitais na banda C. Em alguns desses países (ex. Suíça e Alemanha) a convivência é até mais difícil que no caso do Brasil, pois as bandas em questão são sobrepostas. Em recentes licitações da faixa de 3,5 GHz naqueles países, os editais detalharam as medidas de coordenação recomendadas. Com a  banda de 3,5 GHz e a banda C separadas, como se utilizará aqui, a coexistência entre os diversos serviços profissionais que utilizam tais faixas de radiofrequências será mais fácil, incluindo-se a distribuição de sinais de rádio e TV por satélite. Por outro lado, evidenciou-se, no relatório dos já referidos “Testes de Convivência”, a possibilidade de interferências prejudiciais à recepção doméstica de sinais de radiodifusão satelitais, conhecida como TVRO (TV receive only). Indicaram-se, no mesmo relatório, soluções exequíveis para evitar ou mitigar tais problemas de interferências. Em inúmeras manifestações, a Anatel e o MCTIC reconheceram a importância da TVRO para a sociedade brasileira. Após ouvir as partes interessadas e em  estreita sintonia com a Agência, o MCTIC está elaborando as diretrizes de política pública com vistas à adequada proteção dos usuários da TVRO. Tais políticas públicas serão parte integrante da versão final do Edital de Licitação de Radiofrequências nas Faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.

Vicente Bandeira de Aquino Neto - Membro do Conselho Diretor da Anatel

Vicente Bandeira de Aquino Neto é membro do Conselho Diretor da Anatel desde janeiro de 2019. Ocupou o cargo de assessor especial da Presidência do Banco do Nordeste do Brasil e de Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará. Aquino é cearense, graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. É doutorando em Ciências Políticas Avançadas pela Universidade de Lisboa, Portugal, e em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Eleitoral.

Testes de Convivência – IMT Operando na Faixa de 3,5 GHz e Sistemas Satélite em Banda C

Paulo Bertram Vieira - Consultor de Engenharia Satélite / Gerência de Sistemas de Comunicações - Star One

Formado em Engenharia Eletrônica pelo IME – Instituto Militar de Engenharia em 1979. Trabalhou em FURNAS – Centrais Elétricas S.A. na Divisão de Comunicações com sistemas de comutação, PLC (Power Line Carrier), HF, VHF, UHF e SHF. Ingressou na EMBRATEL em 1984 no Departamento de Comunicações Domésticas por Satélite, sendo responsável pelo planejamento, coordenação e suporte operacionais de estações terrenas desde a primeira geração de satélites de comunicação doméstica no Brasil (Brasilsat A1, A2). Trabalha atualmente como consultor de engenharia satélite na Embratel Star One, na Gerência de Sistemas de Comunicação da Diretoria de Engenharia, com o desenvolvimento de modelos de cálculo, projeto de sistemas de monitoração de portadoras, especificação, testes e e suporte de engenharia em sistemas de comunicações por satélite.

Vinicius Oliveira Caram Guimarães – Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação/ANATEL

Vinicius  é mestre em Engenharia de Telecomunicações e pós-graduado em Gestão de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Governança e Controle da Regulação pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Consultor de Redes de Telecomunicações entre 1998 e 2011. Professor em cursos de Engenharia Elétrica em universidades privadas de Brasília. Servidor de carreira da Anatel desde 2011, atuou na área de regulamentação e ocupou os cargos de coordenador de Gestão de Infraestruturas Críticas, gerente de Controle de Obrigações de Qualidade e assessor na Gerência de Qualidade. Na Agência, também coordenou projetos para aferição da qualidade da banda Larga, de implementação do Centro de Monitoramento da Anatel, de infraestruturas críticas, sobre notificação de alertas para desastres naturais e o projeto de cadastro de informações de usuários pré-pagos

Marcio Silva Novaes - Presidente da ABRATEL

Advogado, jornalista e pós-graduado em Direito Civil. Natural de Paraguaçu Paulista (SP), é Diretor Corporativo da Rede Record TV, desde 2006. É membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e atual presidente da ABRATEL. Foi responsável pela implantação do Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Estado de São Paulo e trabalhou na comunicação estratégica de diversos órgãos estaduais e nacionais por mais de vinte anos.

14h - 15h20 | Regulatório e Normatização | Sala 13

Os impactos da LGPD no setor Audiovisual

O painel tem por objetivo conscientizar a plateia com relação à necessidade de adequação das empresas de audiovisual às regras da LGPD e informar acerca dos principais impactos que as novas regras podem trazer para o setor.

 

Moderadora: Sandra Rogenfisch - Socia do Rogenfisch Advocacia / Conselho Fiscal da SET / IAPP – International Privacy Professionals

Sandra Rogenfisch é advogada, sócia do Rogenfisch Advocacia onde atua em assuntos relacionados à Proteção de Dados Pessoais, Direito Digital, telecomunicações, radiodifusão, audiovisual. É membro do IAPP – International Privacy Professionals e membro do Conselho Fiscal (suplente) da SET, biênio 2019-2020.

Desafios Jurídicos para a Adequação das Empresas de Audiovisual à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018) exigirá que as empresas que tratem de dados pessoais se adequem às suas regras, garantindo a segurança, confiabilidade e transparência nos contratos. A presente palestra pretende fazer um panorama sobre os desafios a ser enfrentados pelas empresas audiovisuais para o compliance com a LGPD.
Walter Capanema - Advogado e Professor

Diretor de Inovação e Ensino da Smart3. Coordenador do Curso de Direito Eletrônico da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

Demetrio Carrión - Partner | Cybersecurity LAS & Brazil Lead Partner - CISSP, CISM, CISA, CRISC, PMP, MSc  

Sócio da EY líder da prática de Cybersecurity & Privacy da América Latina Sul e Brasil, formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, com mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ, possui certificações CISSP, CISM, CISA, CRISC, PMP, BS-25999 LA e mais de 20 anos de experiência em tecnologia.

Rodrigo Milo - Sócio-diretor da área de Cyber Security da KPMG

Formado em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, é Sócio-diretor da área de Cyber Security da KPMG, com especialização na área de Entretenimento & Mídia, tendo liderado diversos projetos em empresas de grande porte do setor, nacionais e internacionais, relacionados à transformação da governança e segurança da informação, revisão e proteção de ambientes, ativos tecnológicos e de cyber intelligence. É Membro do Comitê de Tecnologia da Informação da AMCHAM – RJ

14h - 15h20 | Tecnologia e Negócios | Sala 16

OOH Criatividade gerando Valor para Negócios

Num mundo cada vez mais dinâmico e com o impulso de novas tecnologias que permitem gerar novos formatos de negócios você verá como empresas de OOH geram valor para seus clientes. #disruptivo #criandoonovo

Moderadora: Lyzbeth Cronembold - CIO / IT Transformation/ Executive Director at Labdata / Council Member CIONET

DIiretora Executiva - Líder de TI Dinâmico com experiência internacional, carreira construída em diversas empresas do segmento de Telecom e Entretenimento; capacidade comprovada de traduzir conceitos altamente técnicos em linguagem significativa para vários públicos. Experiência em empresas de TI, com relevante contribuição para consolidações e aquisições, padronização de processos, integração de sistemas e gerenciamento de mudanças. Economias Significativas em ordem de Milhões. • Uma executiva premiada capaz de disseminar o entusiasmo alavancando as melhores estratégias de TI e novos modelos de negócios. • Experiência no segmento de Mídia e Entretenimento, Consumer Experience, Transformação Digital, Modelagem Organizacional, Gestão de Riscos, Estratégia de TI, Governança de TI. • Forte experiência em processos de negócios para vendas de mídia, marketing, logística, compras, manufatura, finanças, impostos, RH e assuntos corporativos. • Altamente versátil e orientada para resultados. • Implementação da estratégia de ERP e Business Intelligence. • Visão e experiência no desenvolvimento de novos negócios e parcerias estratégicas e negociações com fornecedores e clientes internos, gerenciamento de serviços e eliminação de unidades de negócio, além de desmembrar novos negócios. • Grande conhecimento de TI, Internet e Broadcast Marketing, sua convergência com os aplicativos móveis, suas tendências, sua concorrência e comportamento do consumidor. • Organização, gestão, desenvolvimento e coaching de equipes - Gestão de pessoas. ÁREAS DE EXPERIÊNCIA Liderança e Team Building Gerenciamento de riscos Novos modelos de negócios Ecossistemas de start-ups Alianças estratégicas Estratégia de TI Televisão digital Aplicativos móveis Transformação Digital Business Intelligence  Negociações de fornecedores e contratos Fusão e Aquisição IT Empresas eliminadas Implementação de ERP Comportamento do Consumidor - UX

Eduardo Alvarenga - CEO na Elemidia SA

Engenheiro eletrônico de formação, Eduardo instalou a 1ª tela em elevador de edifício comercial no Brasil no início dos anos 2000. Fundou, em 2001, a Novavista, empresa pioneira no segmento digital out-of-home, adquirida pela Elemidia em 2004. No mesmo ano, fundou a E+ Tech, especializada na criação e desenvolvimento de tecnologia para PDV e mídia exterior. Em 2007, regressou à indústria de mídia digital exterior, em sociedade com a Elemidia, para atuar em shopping centers e novos negócios. Entre 2012 e 2013, assumiu a diretoria de negócios digitais do Grupo Abril. Voltou a se dedicar à Elemidia em março de 2013.

Violeta Kertész Noya - Co-CEO, Partner | Out There - OOH Platform

Experiente CEO com um histórico comprovado de trabalho na indústria de marketing e publicidade. Forte profissional de desenvolvimento de negócios especializado em Gestão de Marketing, Negociação, Planejamento de Negócios, Competências Analíticas e Vendas. Passando por empresas como: Talent Marcel, Otima Midia Out of Home e atualmente também faz parte como Member of the Board da Citatti Tecnologia.

Monica Lamas - Commercial and Cargo Director at GRU Airport

Especialidades: Gestão geral, vendas e marketing, desenvolvimento de novos negócios, planejamento estratégico. Atuou em empresas como Clear Channel Outdoor Global, Metrô Rio e Itaú e atualmente no GRU Airport

15h40 - 17h | Hot Session | Sala 12

TV 3.0: Novos Modelos de Negócio

Este painel irá discutir as novas oportunidades e novos modelos de negócio que a próxima geração de TV abre para a indústria de radiodifusão. A evolução da TV digital terrestre representa a construção de uma nova plataforma que amplia o conhecimento da jornada do consumidor e unifica a experiência da oferta multiplataforma. A TV 3.0 transforma a experiência do usuário pela oferta de maior customização, interações ricas e personalizadas, aumentando o engajamento dos telespectadores. Para as emissoras trata-se de incorporar os modelos de negócios típicos do ecossistema digital na TV Aberta mantendo os atributos de confiabilidade, alcance e qualidade. Essa sessão será uma oportunidade para que a indústria construa através da experiência de broadcasters de diferentes partes do mundo a visão de futuro para o negócio de TV aberta no Brasil.

Moderadora: Ana Eliza Faria e Silva - Gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia - TV Globo

Engenheira eletricista graduada pela UNICAMP, ela tem mestrado em avaliação subjetiva de vídeo pela UNICAMP, MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral e MBA em Telecomunicações pelo IBMEC. Atuou em diversos projetos pioneiros de transmissão de vídeo e na padronização da TV Digital no Brasil. Atualmente é gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia da TV Globo. Ex-diretora de Tecnologia da SET, Ana é uma ativa contribuidora da UIT onde atua como vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Radiodifusão.

Masaru Takeshi

Esforços recentes no Japão para desenvolver novos serviços integrados de Broadcast Broadband

Como os sistemas integrados Broadcast-Broadband (IBB) podem combinar tecnologias baseadas na web com sistemas de transmissão, os seus serviços podem ser feitos de maneira mais flexível e personalizada. Por exemplo, o uso do histórico dos programas assistidos permite que os provedores ajustem os serviços para cada espectador. Nesta sessão, abordaremos o status recente do mercado japonês e as ações para o desenvolvimento destes novos serviços, incluindo alguns testes realizados usando sistemas de transmissão reais e o paradigma de serviço “Smartphone first”.

Masaru Takechi - Engenheiro de Pesquisa para implantação de Hybridcast, NHK STRL e Engenheiro Sênior de Pesquisa, NHK Engineering System Inc.

Desde que Takechi ingressou na NHK em 1990, ele tem pesquisado em muitas áreas de tecnologia de transmissão nos Laboratórios de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (STRL), incluindo sistemas de transmissão digital por satélite, multiplexação, middleware e interatividade. Entre esses, seu interesse particular é o middleware e a arquitetura da TV interativa. Sua pesquisa contribuiu para a arquitetura do receptor e para o design de sistemas de TV interativa e sistemas Integrated Broadcast Broadband (IBB), nomeadamente BML, ARIB-J e Hybridcast. Ele tem participado ativamente da padronização nacional e internacional em muitas áreas. Ele tem sido um grande colaborador no ARIB, no IPTV Forum Japan, no ITU-R e no ITU-T. Ele assumiu a liderança para criar mais de 15 ITU-R e ITU-T Recommendations e ITU-R Reports para sistemas de TV interativa, sistemas IBB e acessibilidade.

Masayuki Sugawara

Next-gen DTTB no Japão – Tecnologias e Serviços

DTTB é um serviço essencial para a vida das pessoas no Japão e espera-se que mantenha sua posição no futuro. Para que isso aconteça, é necessário atender aos crescentes requisitos do usuário, tanto para aspectos de qualidade como de conveniência.
Esta apresentação discutirá a relação entre os requisitos do usuário e os elementos de tecnologia nos projetos de P&D de next-gen DTTB no Japão. Ele também discute o futuro desenvolvimento do Hybridcast, o sistema IBB que já foi amplamente implantado no Japão.

Masayuki Sugawara – Presidente do DiBEG ( Digital Broadcasting Expert Group)

Masayuki Sugawara ingressou na NHK em 1983. Ele pesquisou sensores de imagem em estado sólido, câmeras HDTV e o sistema UHDTV na NHK STRL de 1987 a 2015. Atualmente, ele é o presidente do grupo de especialistas em transmissão digital (DiBEG) e engenheiro executivo na NEC Corporation. Ele está atuando em seu segundo mandato como governador da região Ásia-Pacífico da SMPTE . Ele é membro do SMPTE, membro sênior do IEEE , membro do IEICE e ITE.

5G: Um futuro potencial para o Broadcasting

    •  Dois canais são suficientes para a nossa rede DVB-T2. O que podemos fazer a mais?
    •  Devemos mudar para o DVB-T2 ou esperar pelo 5G
    •  Estamos pensando em descontinuar a DTT na próxima década e entregar todos os nossos serviços terrestres em redes de banda larga sem fio. Solicitamos à EBU que direcione seus esforços para tornar o 5G uma plataforma viável de distribuição em larga escala, tanto para serviços audiovisuais lineares quanto sob demanda.

Essas são apenas algumas perguntas que levaram a EBU a avaliar e recomendar os principais recursos para o futuro da distribuição, considerando os diferentes tipos de mídia audiovisual, a transformação do consumo de conteúdo e a variedade de dispositivos. Em um novo contexto de usuário, o desafio é encontrar o melhor equilíbrio para uma experiência de usuário avançada, trazendo o conteúdo certo e serviços de valor para cada usuário / dispositivo, mantendo a perspectiva da emissora de desempenho de rede, cobertura e adoção pelo usuário com um modelo de negócio adequado. Nesta palestra, pretendemos apresentar e discutir os principais requisitos e “use cases” que os Membros da EBU planejam para o futuro do nosso negócio e o papel que o 5G pode desempenhar na distribuição de conteúdo.

João Vandoros - Eurovision Services Business no Brasil

João Vandoros é o responsável pela área de serviços da Eurovision no Brasil, a empresa operacional da EBU. Pós-graduado em Telecomunicações pela Unicamp e bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie. Desde 2000, atua na área de Broadcasting, com foco no segmento de contribuição e distribuição de conteúdo. Trabalhou no Laboratório de TV Digital do Mackenzie, TVA (Operadora de TV por Assinatura), Rádio e TV Bandeirantes e GfK (como consultor).

Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

15h40 - 17h | Regulatório e Normatização | Sala 11

Encontro com MCTIC e ANATEL

Estamos vivendo tempos de renovação regulatória e disponibilização de novas ferramentas que tentam simplificar a tramitação dos processos no MCTIC e na ANATEL. Como os resultados nem sempre são os planejados, vamos discutir o que o setor espera, o que demanda, quais suas maiores dificuldades no trâmite com o MCTIC e a Agência e quais suas principais preocupações diante dos permanentes desafios que se apresentam. MCTIC e ANATEL vão mostrar o que já foi feito e o que está sendo implementado e o que ainda virá para atingir seus objetivos de eficiência e celeridade.
O painel vai apresentar a atualização e a discussão de temas como a regulamentação do Canal de Rede; a emissão da lista de concessionárias e seus canais de rede; a situação da anunciada revisão das Portarias 925, 932, e 26, um balanço da Consulta Pública 24;  o estágio das necessárias correções no Sistema Mosaico e o que mais estiver em pauta.

Moderadora: Tereza Mondino – Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações

Graduada em engenharia elétrica - opção eletrônica pela UNB. Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações. Consultora da SET, nos grupos de TV Digital, de Canalização e atualmente no Grupo de Espectro, nos períodos de 1999 a 2003 e a partir de 2005. Trabalhou no Ministério das Comunicações até 1998, tendo atuado na área regulatória e de planejamento de radiodifusão e dos serviços de TV pro assinatura. Na área internacional, integrou delegações e representações do Brasil em conferências e reuniões do Mercosul, da CITEL e da UIT.

Vinicius Oliveira Caram Guimarães – Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação/ANATEL

Vinicius  é mestre em Engenharia de Telecomunicações e pós-graduado em Gestão de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Governança e Controle da Regulação pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Consultor de Redes de Telecomunicações entre 1998 e 2011. Professor em cursos de Engenharia Elétrica em universidades privadas de Brasília. Servidor de carreira da Anatel desde 2011, atuou na área de regulamentação e ocupou os cargos de coordenador de Gestão de Infraestruturas Críticas, gerente de Controle de Obrigações de Qualidade e assessor na Gerência de Qualidade. Na Agência, também coordenou projetos para aferição da qualidade da banda Larga, de implementação do Centro de Monitoramento da Anatel, de infraestruturas críticas, sobre notificação de alertas para desastres naturais e o projeto de cadastro de informações de usuários pré-pagos

Paulo Eduardo dos Reis Cardoso - Coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão / Gerência de Espectro, Orbita e Radiodifusão - ORER

Possui Doutorado pelo DECOM-FEEC-Unicamp (2018), pesquisando Regulação da Radiodifusão com ênfase em TV Digital; Mestrado em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pelo DEMIC-FEEC-Unicamp (2005); e Graduação em Engenharia Elétrica pela FEEC-Unicamp (2002). Ocupa o cargo de Especialista em Regulação na Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, onde atua como Coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão, na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão; e é líder do Grupo Relator GRR6 (Radiodifusão) da CBC2. Anteriormente, atuou na Gerência Regional da Anatel em São Paulo, trabalhando com o Licenciamento e Alteração de Características Técnicas das estações de Radiodifusão; na Fiscalização Técnica em entidades de Radiodifusão; e na solução de problemas de radiointerferência em qualquer sistema de telecomunicação. Foi responsável técnico pela proposta de modificação do Regulamento Técnico para Emissoras de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada e pela análise de processos de viabilidade técnica para inclusão ou alteração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada. Participou como observador do Governo Federal nos testes de Radiodifusão Sonora Digital, tanto nos testes do padrão americano - HD Radio, em 2008 e 2012, como nos testes do padrão europeu - DRM, em 2010. Atuou como Pesquisador de Telecomunicações da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD.

Geraldo Cardoso de Melo - Engenheiro consultor da TV Alterosa de Belo Horizonte / Representante da Regional Sudeste da SET

Geraldo Cardoso de Melo é engenheiro de Telecomunicações com graduação e especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Engenheiro consultor da TV Alterosa de Belo Horizonte, membro do Grupo de Trabalho de Espectro da SET e coordenador do SET Sudeste 2019.

Thiago Aguiar Soares - Coordenador-Geral na Secretaria de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC

Thiago Soares é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Regulação em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Trabalhou por 12 anos na Agência Nacional de Telecomunicações na área de planejamento de canais de radiodifusão e regulamentação técnica. Representa o Brasil em reuniões internacionais do setor de radiodifusão na UIT, CITEL e Mercosul desde 2008. Atualmente trabalha no Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização do MCTIC.  

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Marcus Vinícius Paolucci - Diretor do Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização (DECEF) | MCTIC

Marcus Vinícius Paolucci tem formação em Direito, Engenharia e Matemática. Possui 30 anos de experiência no setor de telecomunicações. É funcionário de carreira da Anatel onde ingressou em 1998, como funcionário do Sistema Telebrás, passando a integrar o seu Quadro, em 2005, por meio do 1.º Concurso Público, como Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Área Jurídica. Na Agência exerceu os cargos de Gerente Operacional na Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa, Assessor de membro do Conselho Diretor, Superintendente de Fiscalização e Chefe da Assessoria Técnica. Em janeiro deste ano, foi cedido ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), onde exerce o cargo de Diretor do Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização, da Secretaria de Radiodifusão (SERAD).

15h40 - 17h | Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 13

Combate à Pirataria Audiovisual

Um panorama geral do problema e seus desafios na visão de profissionais que atuam de forma dedicada na luta contra a pirataria de conteúdo.
Serão abordados vários aspectos do tema, desde os modelos ilegais mais encontrados e ferramentas de proteção mais eficazes, passando pela estratégia de distribuição e infraestruturas utilizadas, até os impactos na legislação e na forma de atuação das entidades públicas

Moderador: André Felipe Teixeira - Gerente de Segurança de Conteúdo - Globosat

Executivo responsável pela área de Segurança de Conteúdo da Globosat, é membro do NAFTA (Núcleo Antifraude da ABTA), da Alianza contra Piratería de Televisión Paga, do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça e da Câmara Técnica de Combate à Pirataria da ANCINE. Está na indústria de mídia há 24 anos, onde já atuou em diversas áreas, como TI, Projetos Digitais e Distribuição VOD. É Engenheiro de Computação de formação e tem MBA em Gestão de Negócios.

Combatendo a Pirataria Disruptiva de TV por Assinatura – Ferramentas e Tecnologia

Como a pirataria de Tv por assinatura se tornou disruptiva e acessível ao usuário e quais são as ferramentas disponíveis para prevenir e proteger o conteúdo.

Anderson Torres - Gerente de Operações de Segurança (LATAM) - NAGRA

Gerente de Segurança com quase 20 anos de experiência que conduz o laboratório de segurança, pesquisa e investigação que auxilia empresas de TV por assinatura e associações como Alianza e IBCAP. A missão do laboratório é a de descobrir os segredos ocultos da pirataria usando Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Código Aberto, LGPD e Marco Civil com o intuito de prover ferramentas e tecnologias para proteger conteúdo audio-visual. Anderson Torres é especialista em Python, PHP, Android,OpenCV, OCR, Fingerprinting, Watermarking, Ferramentas de Rede e Máquinas Virtuais.

Implicações legais na atuação contra a pirataria

Como a regulação e as autoridades públicas se adaptaram aos novos cenários apresentados na pirataria de conteúdos via internet no Brasil e no mundo.

Ygor Valerio, CEO, LTAHUB

Bacharel em Direito pela USP, pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual pela FGV-SP e Advogado, atua há mais de 15 anos nas áreas de Direito Autoral, Tecnologia e Direito do Entretenimento, tendo ocupado posições de liderança para a América Latina nas indústrias de Cinema, Software e Tecnologia. É conselheiro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça, membro da Câmara Técnica de Combate à Pirataria da Ancine, e Co-Coordenador da Comissão de Estudos de Direito Autoral da ABPI.

Provisionamento de conteúdo pirata com entrelaçamento abusivo em Hosts e CDNs legais

Ecossistema para distribuição ilegal de conteúdo de TV e Video por meio de infraestruturas legais dinâmicas de Armazenamento e CDNs, mas inalcançáveis por ordens judiciais estáticas.
Como compensar as perdas pela violação de direitos autorais?

Antonio Salles Teixeira Neto, ABTA, Consultor Senior - Coordenação Núcleo Antifraude

Pioneiro na indústria de TV a Cabo no Brasil, ex-diretor técnico e operações em grupos como NET, TVA, United Globalcom e Adelphia Brasil. Coordenador técnico da Inteligência Antifraude ABTA.

15h40 - 17h | Tecnologia e Negócios | Sala 16

Mídias Sociais: Muito além da Medição de Audiência

Audiência é apenas a ponta do iceberg numa plataforma onde é possível medir tudo.
Diferente da TV, nas interfaces digitais você sabe quanto tempo o usuário passou olhando a tela, onde ele clicou, se ele comentou, curtiu ou compartilhou.
Diferente da sala de estar é possível monitorar as conversas e interferir.
Para desmistificar esse cenário vamos comentar sobre as plataformas de redes sociais, monitoramento de conversas e análise de dados com especialistas de mercado.
Se o Like não paga a conta, onde está o ROI do social?

 

Moderador: Edney Souza - Diretor Acadêmico da Digital House Brasil

Diretor Acadêmico da Digital House Brasil, Organizador Social Media Week São Paulo, Editor do blog WordPress.com Brasil e Conselheiro da ABRADi-SP. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Tecnologia da Informação Aplicada ao Negócio pela FASP, trabalha com tecnologia e comunicação desde 1990. Ele também é colunista sobre cultura digital no rádio Transamerica toda terça-feira de manhã no programa Despertar. Em 2005, ele deixou o cargo de Gerente de Sistemas para viver apenas pelo seu blog, que começou como um site pessoal em 1997. InterNey.net foi reconhecido como o blog mais popular do Brasil em 2006, 2007 e 2008. Ele foi fundador em 2006 da InterNey. Blogs, a primeira rede de blogs profissionais do Brasil, um projeto que foi descontinuado em 2013. Em 2008, ele fundou a Polvora !, uma agência de mídia social, onde permaneceu como parceiro até 2012. Ele também foi consultor, executivo e consultor da boo-box. de 2008 a 2015 e conselheiro de 00k de 2013 a 2016. De 2009 a 2016 foi curador da área de Mídias Sociais da Campus Party Brasil e Recife. Em 2016, ele foi reconhecido pelo LinkedIn como um dos melhores do Brasil. Em 2017 foi convidado como embaixador do Brasil na Viva Technology Paris. Foi professor titular ou professor convidado nas seguintes instituições: ESPM, FGV, USP, FECAP, SENAC, UNICAMP, COMDPI, UFPA, Casper Líbero, PUC-SP, FEVALE, FAAP e FUMEC / FCH. Já foi jurado ou organizador nesses concursos: iBest, Top Blog, MVMob, WebCelebBrasil, Melhores da Websfera e Blog Show de Talentos do youPIX, Pororoca da ABRADi, Concurso Cultural IBM Brasil, Concurso de Mídia boo-box, Peixe Grande, Web Got's Talent da W3C, Futuro do Campus, Hackaton Ford, Lutas da Virada Empreendedora, Prêmio Digital e Prêmio ABRADi. Como consultor trabalhou para a Disney, Ford, Médicos Sem Fronteiras, Grupo ABC, Automattic, Pag Seguro, IBM, UOL Host, Huawei e SEBRAE-MG.

Rafael Kiso - Fundador do mLabs and CDO na Focusnetworks - OnLife Marketing Transformation

Publicitário com MBA em Marketing pela HSM, especialista em Marketing Digital e em Gestão da Inovação pela ESPM. Rafael Kiso é Chief Digital Officer da Focusnetworks e fundador da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil. Responsável por soluções que potencializam negócios e a comunicação através do universo digital para médias e grandes empresas nacionais e internacionais. Fonte para matérias em veículos como Exame, O Globo, Estadão, Globonews, RecordNews, JovemPan, Meio & Mensagem, Uol, Valor Econômico, entre outros. Em 2017 foi eleito o melhor Profissional de Planejamento Digital pela ABRADi-SP.

Luciana Maryllac - Head of Data Intelligence and Social Listening - Focusnetworks

Cientista de Dados especialista em Data Analytics, formada em Jornalismo com MBA em Gestão e Marketing Digital (ESPM) e MBA em Data Science - BigData (FIAP), é responsável por desenvolver atividades como arquitetura e governança de dados, planejamento e coordenação de projetos de métricas no ambiente digital, treinamentos e workshops de Digital Analytics e Social Listening. No mercado digital há quase 10 anos, atualmente é Head Of Data Intelligence & Social Listening na Focusnetworks, tendo passado por empresas como Locaweb, Grupo Porto Seguro e Profit-e E-commerce Solutions. Realça a habilidade que mais estima: conectar as áreas de Exatas e Tecnologia com o "B-A-Bá" de Negócios e Marketing, o que acredita possibilitar maior assertividade no gerenciamento de dados, proporcionando um ambiente de análises e estratégias inteligentes.

Daniela Harumi - Digital Experience Manager - Social Media - Telefônica

Sou uma profissional flexível e multidisciplinar com larga experiência em Digital. Possuo domínio em ações para todas as etapas da jornada do cliente: desde as frentes de divulgação (planejamento de mídia, campanhas de awareness e performance, ativação de prospects, social selling, posicionamento de marca, ações com influenciadores), geração de vendas em ambiente digital / e-commerce (controle de ROI/ROAS, projetos digitais, estratégia de LPs, inbound mkt, user experience, lead generation, seo, testes A/B, growth hacking, retargeting, automação de mkt, chatbots e resgate de carrinho) e retenção de clientes (relacionamento em redes sociais, sac 2.0, ativação de campanhas de incentivo, programas de relacionamento e prevenção ao churn, MgM, réguas de comunicação, desenvolvimento de apps). Alinho conhecimento técnico, visão de negócio e curiosidade. Sou entusiasta de novas tecnologias e busco me manter atualizada das principais tendências relacionadas à transformação digital. Sou apaixonada por gestão de pessoas e acredito que as empresas evoluem por meio de equipes engajadas, que prezam pelo compartilhamento de conhecimento e envolvidas em fazer a diferença, não importa a complexidade mas sempre equilibrando dados concretos e intuição. Possuo tino para identificar oportunidades e torná-las viáveis. Transformo dados e insights de comportamento, analytics, mídias, pesquisas, redes sociais e CRM em frentes de melhorias de produtos e processos. Realizo apresentações para comitês executivos e defendo o que acredito. Tenho vivência em metodologias de co-criação e facilitação: Design Thinking, Design Sprint e afins.

17h30 - 19h | SETup | Sala 16

SET Innovation Zone: Demoday – Startups do Audiovisual

As 10 Startups selecionadas no desafio SetUp do programa da SET Innovation Zone 2019, apresentarão suas soluções e modelos de negócios para todos os presentes.

Edson Mackeenzy – Head SET Innovation Zone

Ativista na formação e relacionamento com o ecossistema global de Inovação. Eleito pela ABS e AWS em 2017, o melhor mentor de startups do Brasil. Com carisma e energia contagiantes, o Mack é um dos empreendedores mais influentes do Brasil. Une conhecimentos holísticos aos mundo dos negócios para estimular o desenvolvimento das pessoas ligadas ao empreendedorismo. Com 18 anos de experiência, foi radialista, head de relacionamento com ecossistema da Bossa Nova Investimentos e fundador do Videolog, o primeiro portal de vídeos do mundo, atuando como CEO por 10 anos até seu fechamento. Desde então atua como consultor de inovação, relacionamento e investimento em Startups.