SET EXPO 2019

31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento

Quinta-Feira – 29/08/2019

8h30 – 9h
Café da manhã oferecido aos inscritos dentro das salas

9h20 - 10h40 | Sala 11
Distribuição Audiovisual
O Futuro da TV, do OTT e do Streaming via Satélite na Era da Nuvem, da IA e do 5G
J.R. Cristóvam
9h20 - 10h40 | Sala 13
Inovação e Tecnologias Disruptivas
Pesquisa e Desenvolvimento na Mídia – Uma Visão Global
Fernando Bittencourt
9h20 - 10h40 | Sala 16
Áudio
Áudio Imersivo: Do Futuro para o Presente
Helio Kuwabara

11h - 12h20 | Sala 11
Tecnologia e Negócios
Broadcasting, Streaming e o Esporte Eletrônico
Daniel Cossi
11h - 12h20 | Sala 13
Produção de Conteúdo
XR: eXtended Reality na Indústria Audiovisual em 2039
Rodrigo Arnaut
11h - 12h20 | Sala 16
Áudio
Produção de Áudio: Uma Nova Visão sobre o Cuidado com o Áudio em TV
Carlos Ronconi

INTERVALO

14h - 15h20 | Sala 11
Tecnologia e Negócios
Pay TV – Personalização & Sustentabilidade
Hugo Nascimento
14h - 15h20 | Sala 13
Produção de Conteúdo
Esportes
Marcio Albernaz
14h - 15h20 | Sala 16
Acadêmico
A Visão da Comunicação na Era do Conteúdo e Inteligência Artificial 
Francisco Machado Filho

15h40 - 17h | Sala 11
Distribuição Audiovisual
“Cloud Computing”: Estratégia de Inovação e Transformação
Gilvani Moletta
15h40 - 17h | Sala 13
Produção de Conteúdo
Inovação Exponencial, Economia Criativa & MediaTechs
José Carlos Aronchi
15h40 - 17h | Sala 16
Acadêmico
SET – Call for Papers
José Frederico Rehme

Quinta-Feira – 29/08/2019

9h20 - 10h40 | Distribuição Audiovisual | Sala 11

O Futuro da TV, do OTT e do Streaming via Satélite na Era da Nuvem, da IA e do 5G

Não há qualquer dúvida de que  praticamente quase todas as empresas de televisão em todo o mundo se utilizaram e ainda se utilizam dos recursos dos satélites de comunicações para contribuição, distribuição e entrega de conteúdos audiovisuais de alta qualidade com confiabilidade e disponibilidade incomparáveis. Nesta era da nuvem, da inteligência artificial, do 5G, de tudo “software defined” e uma série de novas tecnologias, algumas evolutivas e outras disruptivas, a indústria de satélites vem se reinventando para continuar atendendo a este segmento de mercado tão importante.

Neste painel as operadoras de satélites apresentarão as suas proposições e ofertas de inovações aderentes a esta era para colaborar de forma efetiva com o presente e o futuro da TV, do OTT e do Streaming.

Moderador: J.R. Cristóvam - Diretor Técnico - UNISAT

Atua na área de comunicações via satélite desde 1983, tendo liderado equipes de projetos em diversas ocasiões. Sócio-Diretor e um dos fundadores da UNISAT em 1990. Diretor Técnico da empresa, consultor sênior de empresas nacionais e internacionais. Antes da criação da UNISAT, trabalhou na NEC, TELEBAHIA e na EMBRATEL, nas áreas Nacional e Internacional, em comunicações via satélites Brasilsate Intelsat, tendo integrado o Departamento de Comunicações Domésticas via Satélite, conhecido como SAT.Engenheiro de Operações modalidade Eletrônica pela UFRJ, Engenheiro Eletrônico pela Escola de Engenharia da UGF, Pós-Graduado na UFF em Telecomunicações, cursos de especialização no Japão (NEC, NTT e Anritsu) e nos EUA (TCB – Thomson).

Eutelsat Cirrus

Eutelsat CIRRUS, uma plataforma de entrega de conteúdo totalmente integrada e fácil de usar. Projetado para superar os desafios inerentes à construção de uma empresa de distribuição de conteúdo, o Eutelsat CIRRUS é a resposta confiável, de alta qualidade e econômica para as emissoras obterem o conteúdo delas em mais residências.
A solução de entrega de conteúdo completa e totalmente suportada fornecerá vídeos e canais em qualquer lugar, ajudando as emissoras a atender às crescentes expectativas dos clientes por uma experiência de conteúdo flexível e integrada em várias telas, com análises para melhor rentabilizar o conteúdo.

Ricardo Calderon – Diretor Comercial – Eutelsat do Brasil

Formado em engenharia eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, possui 30 anos de experiência no mercado de comunicações por satélites, Broadcast e PayTV. Ocupa a posição de Diretor de Vendas na Eutelsat do Brasil para a vertical de vídeo desde 2015.

O Vídeo está transformando o Mundo. Você está pronto?

O panorama do mercado de vídeo vem mudando rapidamente ao longo dos anos, e não mostra sinais de desaceleração. As maiores expectativas dos telespectadores e as novas tendências de consumo de vídeo têm exigido dos provedores de conteúdo que encontrem maneiras inovadoras em fornecer conteúdos de vídeo acessíveis e de alta qualidade para vários dispositivos e plataformas globalmente. Mantenha-se atualizado sobre as tendências e saiba como você pode preparar sua rede de distribuição e contribuição de conteúdos para o futuro das transmissões de serviços de vídeo.

Marcelo Amoedo – Diretor de Vendas – Divisão de Broadcast, Intelsat

Marcelo Amoedo é experiente profissional de telecomunicações com 17 anos de experiencia nas áreas de televisão, comunicações via satélite, compressão de vídeo e integração de sistemas de transmissão, desenvolvimento de negócios, key account management, vendas diretas e revendas, networking e relacionamento, Atuou como gerente de vendas e de desenvolvimento de negócios da STI Telecom e Account Manager da MB SkytechSales Professional Sales. Na Intelsat, trabalha como responsável pela comercialização de capacidade de segmento espacial para uso ocasional e de serviços de broadcast. Pós-Graduando no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias da UFF – Universidade Federal Fluminense, graduado em Administração e em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá.

Novas tecnologias mantendo o satélite relevante nos novos ecosistemas de distribuição de vídeo

Um rápido panorama de soluções que usam satélite para a infraestrutura de distribuição de vídeo na era do streaming, VOD e 5G.

Jurandir Pitsch – Vice Presidente de Vendas – SES

Jurandir Pitsch é engenheiro eletronico com graduação e pós graduação pela Unicamp. Trabalhou no CPqD da Telebrás como pesquisador da área de satélites por 11 anos. Posteriormente trabalhou na Comsat Brasil em diversas posições nas áreas de engenharia, operações, marketing de produto e vendas. Desde 2003 está na SES na área de vendas e desenvolvimento de negócios. Atualmente é Vice Presidente Comercial da área de vídeo para a América Latina.  

Contribuição Jornalística de Baixo Custo e AO VIVO Via Satélite – Banda Ka e Banda Ku

A InternetSat fará um resumo da evolução das transmissões em campo até hoje com exemplos reais e objetivos e apresentará uma referência de qualidade, custo e mobilidade. Como exemplo de transmissões de vídeo e streaming, mostrará a última solução com streaming de video e a sua qualidade, principalmente quando o ponto é não usar somente o Mochilink e nem mais a banda C, ou seja, abordará de uso de satélite de alta capacidade e de última geração (HTS) em banda Ka e em banda Ku, focando para jornalismo ocasional.

George Bem, CEO e Fundador - InternetSAT

George Bem é CEO e fundador da InternetSAT, uma empresa integradora de soluções e operadora de internet banda larga via satélite, fibra e telefonia. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela FASP, especializações em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduado e Certificado em Ambientes de Missão Crítica e Gestão de Projetos pelo PMI e Scrum Alliance. Entre outros cargos, exerceu a Gerência de Infraestrutura e Serviços da Engenharia da Rede Record, onde foi responsável pela integração de novas tecnologias e implementação do ambiente IP, redes de dados e telecomunicações, soluções móveis para vídeo e transmissão de dados na qual estruturou as transmissões dos jogos do Pan de Guadalajara 2011, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Jogos de inverno Sochi 2014, Pan Toronto 2015 e Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Futuro da TV via Satélite – Plataforma Multisserviços e Digitalização das Parabólicas

A Embratel Star One, com a chegada do novo Satélite Star One D2, ampliará o plano de Digitalização das Parabólicas, trazendo inovações tecnológicas não só no satélite como em terra, permitindo um número bem maior de sinais de vídeo, e melhorando a qualidade da recepção nas mais de 20 milhões de antenas parabólicas já apontadas para a posição 70ºW.

Antônio Paolino Iannelli - Gerente de Engenharia da Embratel Star One

Gerente responsável pela área de Engenharia da Embratel Star One, Antônio Paolino Iannelli, engenheiro eletricista com especialização em sistemas eletrônicos formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e com pós-graduação em sistemas de telecomunicações pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), com 35 anos de experiência em sistemas de comunicações via satélite, incluindo especificação de sub-sistemas de comunicações e os sistemas de terra e rede relacionados.

Novos serviços Push VOD da Hispamar Satélites

Nesta palestra, a HISPAMAR apresentará  a solução de vídeo on-demand (Push VoD) via satélite, que possibilita às emissoras oferecerem uma experiência completa aos usuários, combinando a fruição de conteúdos sob demanda com a de TV linear.

Sergio Chaves - Diretor de Negócios da América do Sul - Hispamar Satélites

Sérgio Chaves iniciou sua carreira no setor de telecomunicações em 1988. Atuou em grandes empresas do mercado como responsável pelo atendimento a médias e grandes contas e pelo desenvolvimento de novos negócios, comercializando produtos de voz, dados e infraestrutura voltados aos mercados corporativo e de carriers. Desde 2003 na Hispamar Satélites, operadora brasileira que comercializa os serviços do Grupo Hispasat nas Américas, o executivo desenvolveu novos mercados para serviços via satélite como o de ensino à distância e mídia indoor via satélite. Em 2012, Sérgio Chaves, até então diretor comercial para o Brasil, assumiu a direção de negócios da Hispamar para a América do Sul.

9h20 - 10h40 | Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 13

Pesquisa e Desenvolvimento na Mídia – Uma Visão Global

Segundo os dados mais recentes da UNESCO, os investimentos mundiais em Pesquisa & Desenvolvimento estão estimados em 1,7 trilhões de dólares.  Os cinco países que mais investem em P&D são, por ordem, os Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Coreia do Sul. Juntos, os 3 países asiáticos são responsáveis por mais de 36% de todo o investimento mundial.  Em relação ao PIB, Japão e a Coreia do Sul estão entre os países que mais investem em pesquisa. E, não por coincidência, estão entre os países que têm o maior número de cientistas por milhão de habitantes: 5.328 e 6.856 respectivamente. ( O Brasil tem 881).

Na China o crescimento dos aportes em pesquisa tem sido exponencial. De 13 bilhões de dólares em 1991 atingiu 410 bilhões em 2016, ou seja, 30 vezes mais. E já se especula que em 2020 poderá ultrapassar os Estados Unidos.

Grande parte destes investimentos em pesquisa tem ido para a área de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicações, incluindo-se aí o setor de Broadcasting e Mídia.

Frente a este cenário,  convidamos dois eminentes pesquisadores, Kohei Kambara ( NHK – Japan) e Jian Song (Tsinghua University -China) para falar dos recentes desenvolvimentos em seus países.  Convidamos também nosso colega da Rede Globo, Carlos Eduardo Cosme Ribeiro que nos trará os resultados de  sua experiencia em P&D na Coreia do Sul.

Moderador: Fernando Bittencourt - Ex-presidente da SET

Fernando Bittencourt é membro do Conselho de Ex-presidentes da SET. Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.

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Co-moderador: Cristiano Akamine - Professor, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cristiano Akamine recebeu o Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil, em 2011. É professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde é Coordenador do Laboratório de Pesquisa em TV Digital. É membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (FSBTVDT) e Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Atua na padronização da radiodifusão ISDB-TB e possui diversas patentes, licenciamento de propriedade intelectual, inúmeros artigos publicados e possui uma bolsa científica brasileira de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele também atuou como revisor de vários periódicos e conferências e participou como editor convidado na edição especial de comunicações multiponto e ponto-a-multiponto em 5G da revista IEEE Communications e na edição especial em 5G para Broadband Multimedia Systems and Broadcasting do IEEE Transactions on Broadcasting. Atualmente, ele atua como editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting. Sua pesquisa atualmente se concentra em transmissão digital terrestre, rádio definido por software, codificação de canal, sistemas embarcados e 5G.

NKH OPEN HOUSE – Levando a mídia além da “caixinha”

NKH OPEN HOUSE é o evento anual onde são mostrados ao grande público as tecnologias e serviços de broadcast em desenvolvimento no STRL –  Science & Technology Research Laboratories da NHK. Estas pesquisas são baseadas em três grandes pilares:  “Reality Imaging”- tecnologias que fornecem conteúdo com sensação mais realista /  “Connected Media”- tecnologias para melhorar a produção de programas e proporcionar uma melhor experiencia ao usuário com uso da Internet / “Smart Production”- tecnologias para se produzir programas de forma mais eficiente usando a Inteligência Artificial.

Nesta palestra apresentaremos algumas das principais atrações desta exposição.

Kohei Kambara - Engenheiro Pesquisador Sênior - STRL NHK

Kohei Kambara começou a trabalhar como engenheiro da NHK em 2001. Desde então, ele está envolvido nos trabalhos de pesquisa do sistema ISDB-T nos Laboratórios de Pesquisa de Ciência e Tecnologia da NHK (STRL). De 2009 a 2019, trabalhou em várias estações de transmissão regionais da NHK construindo sites de estações de transmissão terrestres locais. Ele participa das reuniões do ITU-R SG6 e contribuiu com seu conhecimento técnico e experiência para as Recomendações ou Relatórios do ITU-R . Atualmente está trabalhando no sistema de transmissão terrestre da próxima geração no STRL como engenheiro pesquisador sênior da divisão avançada de pesquisa de sistemas de transmissão.

O Padrão DTMB -Digital Television / Terrestrial Multimedia Broadcasting- e sua versão avançada

Nesta palestra será apresentada a revisão técnica do Padrão de Radiodifusão Terrestre Digital chinesa, DTMB (Digital Television / Terrestrial Multimedia Broadcasting) e sua versão avançada DTMB-A. Inclui a descrição geral do protocolo de transmissão da camada física, incluindo a estrutura de quadros, codificação de canais e esquemas de modulação, com destaque para as tecnologias principais. Os resultados de medição também serão fornecidos para a validação de desempenho junto com os possíveis aplicativos.

Jian Song - Diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de DTV - China

Dr. Jian Song recebeu seu B. Eng. e Doutorado pelo Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade de Tsinghua, na China, e conduziu trabalhos de pesquisa de pós-doutorado em Hong Kong e no Canadá em 1996 e 1997, respectivamente. Trabalhou nos EUA por sete anos e ingressou na Universidade de Tsinghua em 2005 como professor titular. Ele agora é diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de DTV, instituição que participou ativamente na definição do padrão chinês de TV digital. Ele é vice-presidente do WP6A da União Internacional de Telecomunicações (ITU) e o editor-chefe fundador do Journal acadêmico da ITU, "ICT Discoveries". Ele é o editor associado do IEEE Transaction on Broadcasting. Atualmente o interesse de pesquisa do Dr. Song inclui transmissão digital, convergência de rede e integração de luz visível e comunicações de linha de energia. Ele é o ganhador do Prêmio de Melhor Artigo do IEEE Transactions on Broadcasting de 2015, e também recebeu vários prêmios nacionais e provinciais.. O Dr. Song publicou mais de 260 artigos e papers acadêmicos. Dr. Song é membro do IEEE, IET e do Instituto Chinês de Eletrônica.

TV 3.0: iniciativas de pesquisa no ETRI e oportunidades no Brasil

No primeiro semestre de 2019 o palestrante visitou o ETRI – Electronics and Telecommunications Research Institute, na Coreia do Sul, para estudar suas linhas de pesquisa no tema TV3.0 e que utilizam o formato ATSC 3.0.

A palestra abordará a experiência da visita ao ETRI e as linhas de pesquisa estudadas com aplicação ao contexto Brasil.

Carlos Eduardo Cosme Ribeiro - Especialista Tecnologia IV P&D - TV Globo

Carlos Eduardo é Graduado em Engenharia Elétrica Enf. Telecom, UNESA . Tem Pós-graduação em Engenharia de Controle e Automação, UGF e em Especialização de Redes de Computadores, PUC Rio. Está na rede Globo desde 1999. Atualmente é Especialista na área de Tecnologias de Transmissão. Entre suas principais atividades estão o planejamento e controle de manutenções preventivas, preditivas e corretivas em sistemas de transporte de áudio, vídeo e dados por RF (terrestre e satelital) e Fibra Óptica. Desenvolvedor e responsável pelo suporte de solução NMS (Network Management System) para monitoramento de sistemas de transporte de áudio, vídeo e dados.

9h20 - 10h40 | Áudio | Sala 16

Áudio Imersivo: Do Futuro para o Presente

A possibilidade de transmitir conteúdo em áudio imersivo deixou de ser futurística e é hora de nos prepararmos para produzir conteúdo e começar a inserir em nossos fluxos de transmissão.

Neste painel veremos os requisitos e ferramentas para produzir conteúdo e como transmití-lo.

Moderador: Hélio Kuwabara, Especialista de Suporte, TV Globo

Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Centro Universitário da Cidade, premiado com o II Prêmio Niemeyer do CREA-RJ. Especialista em Áudio e Comunicação. Atua na área de suporte de sistemas de TV da TV Globo desde 1995, tendo participado da implantação do complexo dos Estúdio Globo, cobertura de eventos como Copas do Mundo, Carnaval, Shows Musicais e projetos de implantação da TV Digital e nos estudos dos novos formatos de UHDTV. Publicou e apresentou artigos sobre experiências de áudio imersivo no Carnaval de 2017 e exibição de jogos da Copa do mundo 2018 em UHD e áudio imersivo nos congressos da NAB de 2018 e 2019

Dolby Atmos: Da Produção à Exibição

As ferramentas e técnicas desde a produção até a exibição em Dolby Atmos: Ao Vivo e Pos-Produção;
Gama de equipamentos capazes de reproduzir o conteúdo Dolby Atmos. (DD+ e AC4);
Atualização das decisões no Fórum ISDB-Tb a respeito dos codecs DOLBY.

Giovanni Asselta - Engenheiro de Soluções para América Latina, Dolby Laboratories

Giovanni Asselta foi Coordenador e Professor Universitário entre 2001 e 2008, responsável pelas seguintes disciplinas: Tecnologia em Rádio e TV; Produção Publicitária em Rádio e TV; Produção Cultural e Técnicas de Estúdio (Gravação Musical), entre 2008 e 2015 foi Supervisor de Áudio na RECORD TV e desde 2015 é Engenheiro de Soluções na Dolby Latin America.

A Evolução do áudio imersivo em shows – Recriando o próprio ambiente

Diferentemente do uso do AI em produções de imagem – cinema / cel / tv, onde um ambiente previamente captado ( audio e video ) ou mesmo “desenhado” é recriado em outro ambiente – sua sala, uma sala de cinema, seu fone, em IEM desafio é recriar o próprio ambiente em que o artista / músico está inserido, ao vivo, real time. E para Broadcast, recriar o ambiente onde o telespectador está, ao vivo, real time .

Renato Carneiro - Suporte DiGiCo no Brasil, Audio Systems

Suporte DiGiCo no Brasil, pela Audio Systems Técnico de Monitor / Monitor Mixer - Aero Anta, Capital Inicial, Chrystian & Ralf, Zezé di Camargo e Luciano, Lobão, KLB, Natiruts, Mutantes, Programa Musica Boa ao Vivo - Multishow, Premio Multishow de Musica Técnico de PA / FOH Mixer- Bruno e Marrone, Natiruts, KLB, Lobão, Mutantes Mixagem para Broadcast / Broadcast Mixer - Epah! / Multishow : Festival de Verao de Salvador, Atlantida, Lollapalooza, Rock in Rio.

Experiencias de Broadcast utilizando o Sistema MPEG-H 3D Audio

MPEG-H Audio é o sistema Next Generation Audio (NGA) desenvolvido pela MPEG para oferecer som personalizado e imersivo. Projetado para transmissão, streaming e aplicativos VR / AR, permite que os espectadores ajustem a mixagem de som às suas preferências, enquanto o suporte para áudio imersivo melhora o nível de realismo da experiência de audição. Com um amplo conjunto de metadados, novos conceitos de volume e DRC, juntamente com um downmix ativo e recursos de renderização, o MPEG-H Audio adapta o som para reprodução ideal em uma ampla gama de dispositivos e ambientes.

Já adotado pelo ATSC 3.0 e DVB, o MPEG-H Audio foi selecionado mais recentemente pelo Fórum SBTVD para a entrega de Som Imersivo e Personalizado sobre a plataforma ISDB-Tb existente. Em maio de 2017, a Coréia do Sul foi o primeiro país do mundo a lançar um serviço de transmissão UHDTV terrestre. O serviço está usando o MPEG-H como o único codec de áudio.

Além disso, tem havido uma série de testes de sucesso realizados durante grandes eventos esportivos e musicais ao vivo em todo o mundo, incluindo o Carnaval no Rio de Janeiro ou o Eurovision Song Contest em Israel.

As ferramentas de produção MPEG-H permitem uma introdução nativa de conteúdo imersivo e personalizado produzido de acordo com a ITU-R BS.2076, Modelo de Definição de Áudio. Como o ADM é muito flexível e aplicável a muitas aplicações, as ferramentas de produção MPEG-H suportam vários perfis ADM que definem pontos de interoperabilidade para ferramentas ADM de diferentes fabricantes.

A palestra enfocará as experiências obtidas durante as produções, transmissões de 24/7 e demonstrará ferramentas de produção e fluxos de trabalho usando uma tecnologia de última geração.

Yannik Grewe - Engenheiro de Som , Pesquisador no Fraunhofer IIS

Graduado em Tecnologias de Mídia e Mestre em Mídia Audiovisual - Som. Ingressou no Fraunhofer Institute for Integrated Circuits IIs em 2013 como cientista e engenheiro de campo de aplicação para MPEG-3D Audio. Seu foco de atuação é a produção de conteúdo de produções broadcast utilizando MPEG-H 3D Audio e desenvolvimento de ferramentas de produção para NGA (Next Generation Audio). Atuou como engenheiro de som em produções de NGA, como Campeonato Europeu de Atletismo 2018 e Eurovision Song Contest 2018

11h - 12h20 | Tecnologia e Negócios | Sala 11

Broadcasting, Streaming e o Esporte Eletrônico

Assuntos abordados neste painel SET/CBDEL:
• Broadcasting versus Streaming
• Tecnologias versus Qualidade de Produção
• Tecnologias Disruptivas
• Produtores, Streamers e o novo cenário de Broadcasting

Moderador: Daniel Cossi - Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL)

Palestrante, Entusiasta e criador de Leis e Regulamentação de Esports, Modelos de Negócios para Investidores em Esports e Especialistas em padrões de administração para Organizações de Esports (Governança, Transparência e criação de Suprema Corte, Câmara de Resolução de Litígios, Departamento Antidoping, Comissões, Árbitros e outros áreas necessárias e obrigatórias). Escritor de Artigos Esports em diversas áreas no Brasil e no mundo. Experiência anterior em administração, desenvolvimento, negócios e modelos financeiros, marketing para novos produtos e marcas, agora 100% dedicado à Esports. Criador da Lei Federal no Brasil para o Esports (Câmara dos Deputados e Senado) e Legislação de Esports em Assembleais Legislativas, regulamentações e padrões brasileiros de Esports para o reconhecimento e criação de Esports em países da LATAM e planos de negócios, planos de marketing, abordagem de parcerias em Esports e planos de engajamento cultural e educacional no Esports, possibilitando a entrada e aceitação como esporte regular dentro dos governos da LATAM.

Open Broadcaster Software

O Open Broadcaster Software é um dos softwares mais reconhecidos para streamers do Twitch e do YouTube.
Nesta apresentação Colin analisará questões como o tamanho da equipe que trabalha no desenvolvimento do software de código aberto usado para gravação de vídeo e transmissão ao vivo, bem como os desafios de trabalhar nesse tipo de projeto.

Colin Edwards - CEO of OBS Software

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Fábio Madia - CEO, Beyond the Summit Brasil e OBS Contributor

Começou no e-sports como jogador em 2013, enquanto terminava a especialização em Ciência da Computação. No final de 2016, mudou de player para produtor e analista de posição na Beyond the Summit Brasil e se tornou um colaborador regular da OBS Software com mudanças de QoL e subsistema de monitoramento de áudio para Linux. Posteriormente, em 2017, implementou o Multiview a pedido de muitos membros da comunidade e, desde então, vem trabalhando em recursos e plugins para melhorar o streamer e o ecossistema de produção profissional "entry-level". Agora, ele está liderando o Beyond the Summit no Brasil com foco em recursos de produção de ponta.

Ronaldo Geraidine - COO da eRabbit e Diretor de E-sports da CBDEL

Responsável pela área de novos negócios da eRabbit e Diretor de Esports da CBDEL, Ronaldo tem larga experiência em coordenação de eventos de esports e na transmissão desses eventos em streaming direto.

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Marcus Araújo de Ataide -CEO - eMasters

Empreendedor Serial com mais de 10 anos de experiência, incluindo gerenciamento geral de organizações de médio porte, desenvolvimento corporativo, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia. Atualmente CEO da eMasters, uma plataforma global que gerencia competições de eSports.Antes da eMasters, foi CTO e co-fundador em São Paulo da Sem Hora. Desenvolveu todo o sistema de e-commerce integrado com gate de tickets em um sistema sem papel. (semhora.com).

11h - 12h20 | Produção de Conteúdo | Sala 13

XR: eXtended Reality na Indústria Audiovisual em 2039

As tecnologias imersivas estão invadindo os estúdios de TV no mundo todo. Estão também nas produções do audiovisual, na indústria de games, no mundo de live marketing, muito além do entretenimento como na educação, na saúde e medicina, no turismo, na arquitetura, bem como no mercado editorial. Esta diversificação, somada à massificação da realidade aumentada e realidade virtual, fez surgir novas siglas e sopinhas de letras, que deram origem a uma classificação de forma mais ampla de todas essas tecnologias, criando-se uma denominação que é a REALIDADE ESTENDIDA (XR em inglês, eXtended Reality). Este painel abordará as tecnologias envolvidas no universo XR, equipamentos, softwares, aplicações, cases, pesquisas e tendências para os próximos 20 anos. Iremos simular como será uma produção XR num futuro próximo, como seria uma apresentação deste painel no congresso SET em 2039! Vamos juntos nessa? Vamos sonhar, com o futuro presente?

 

Moderador: Rodrigo Dias Arnaut - Diretor de Tecnologia, Inovação e Criatividade no Esconderijo Criativo e Mundo360

Professor na FAAP, especialista, realizador e um “Inovador Disruptivo" em Transmidia, em “Imersão Virtual", e em “Interação e Engajamento”. Presidente América Latina da Choicely.com (plataforma de votação online). Mestre em Inteligência Artificial pela Poli/USP e Pós em Gestão pela ESPM. Diretor na SET, Fundador da EraTransmidia, liderou por 21 anos projetos de inovação e tecnologia na Globo.

Tadeu Jungle - Roteirista e diretor de cinema, TV e Realidade Virtual

Roteirista e diretor de cinema, TV e Realidade Virtual. Foi um dos precursores da videoarte no país. Escreveu para vários jornais e revistas sobre vídeo e televisão. Apresentou e dirigiu programas de TV para a TV Globo, Cultura e Band e mais de 500 filmes publicitários. Dirigiu o longa-metragem de ficção “Amanhã Nunca Mais”, com Lázaro Ramos, além de séries e filmes documentais. Recentemente realizou duas videoinstalações para o Museu do Futebol e para o Museu do Amanhã. É sócio fundador da produtora de VR Junglebee, onde fez uma trilogia de filmes de impacto social: “Rio de Lama”, onde retrata os sobreviventes da maior tragédia ambiental do Brasil, em Mariana; Fogo na Floresta em que mostra o drama das queimadas junto ao povo Waurá, no Xingu e Ocupação Mauá, que retrata a incrível gestão de um edifício feito por sem-teto de São Paulo. “Videofotopoesia” é o livro que retrata seus 30 anos de atividades artísticas.

Alex Sobral - Engenheiro de áudio

Com mais de 20 anos de experiência em design, finalização e implementação de áudio imersivo para a indústria fonográfica, cinema, televisão e broadcast, atua como pesquisador e consultor independente para integração de tecnologias aplicadas à criação, produção e distribuição de áudio para conteúdo linear e interativo. Coordenou e trabalhou em projetos premiados, concebeu e liderou a implantação técnica dos Laboratórios da Dolby no Brasil e atualmente desenvolve processos de otimização de áudio espacial para aplicações XR.

Rodrigo M. Terra - Co-fundador e COO da ARVORE Experiências Imersivas

Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP. Estuda e desenvolve conteúdos Transmídia desde 2006. Dirigiu e conduziu projetos diversos audiovisuais e transmídia para emissoras e produtoras independentes, pela Fazenda Urbana Digital e parceiros. Consultor em Transmídia no programa Objetiva Audiovisual pelo Sebrae/APRO, foi jurado e ministrou clínicas de projeto em festivais como Ventana Sur, Festival de Brasília além de international keynote speaker em evento internacionais como NABShow e VR Days Europe. É fã de LEGO, adora novela e cinema de gênero e é grande incentivador de novas mídias imersivas como Realidade Virtual, Mista e Aumentada. Hoje é Vice-Diretor de Negócios da Associação EraTransmidia, co-fundador e COO da ARVORE Experiências Imersivas

Karina Israel - CGO, YDreams Global

Um sólido histórico em gerenciamento e planejamento de projetos, adquirido ao longo de vários anos de trabalho com tecnologia brasileira de alto nível e empresas de mídia interativa. Em 2002, concluiu uma Mestrado em Tecnologia, Ciência e Sociedade pela Universidade de Salamanca e, na YDreams, gerencia uma variedade de projetos comerciais e de pesquisa. Especialidades: branding e identidade, consultoria interativa, inovações para eventos e publicidade.

Almir Almas - Professor Associado e Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão - ECA / USP

Professor Associado e Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC/SP. Coordenador Geral e Líder do LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais e do Obted – Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica. Cineasta. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Participou de diversos festivais de cinema, vídeo e arte eletrônica, nacionais e internacionais. Tem publicações em livros, periódicos acadêmicos, jornais e revistas. É autor do livro “Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos”, publicado pela Alameda Editorial, em 2013.

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Juliano Milanez - CEO-CO Founder da Shvav Technology

Com mais de 20 anos em atuação na area Hi-Tech em media e entreterimento, inicialmente no meio cinematografico, com supercomputadores para efeitos especiais, passando pelo universo Broadcast da Virtuallizaçao e Grafismo dinamico; AR/VR, automação e robotização. Atualmente com tecnologias disruptivas como Volumetric Videos para multiplataforma, nos mais diferentes cases e apresentando opções futurista de consumo de media,  manipulação e interação convivio intimo com a industria de Hi-Tech Israelense.

11h - 12h20 | Áudio | Sala 16

Produção de Áudio: Uma Nova Visão sobre o Cuidado com o Áudio em TV

Este painel mostrará  a importância  de se cuidar da pré-produção e planejamento para uma boa captação de som garantindo-se, assim,  uma pós-produção tranquila e com qualidade.

Carlos Ronconi

Moderador: Carlos Ronconi - Sound Designer

Consultor independente, foi assessor técnico durante décadas dos estúdios Globo onde participou da implantação de várias tecnologias de áudio para live e sonorização, desde o primeiro workstation de áudio até a Unidade Móvel de Áudio. Coordenou áudio dos eventos e transmissões do Entretenimento tais como Carnaval, Especial Roberto Carlos, Criança Esperança, Rock In Rio, Brazilian Day, etc. Formado em Cinema pela Universidade Gama Filho estudou Engenharia Elétrica na Fundação Valeparaibana de Ensino, de São José dos Campos, SP. Formado em Música (Piano Clássico) pelo Conservatório Santa Cecília, também de SJC. Trabalhou também no INPE, Instituto Nacional de Atividades Espaciais, nos Estúdios Transamérica e na gravadora Som Livre.

Áudio em Eventos Esportivos

 

Rubens Carvalho - Sonoplasta e Produtor de Áudio - Grupo Globo

Na vanguarda de áudio imersivo live, foi um dos lideres no Projeto TV do Futuro, no Museu do Amanha, durante a copa do mundo da Rússia em 2018, participando da demonstração desta tecnologia em parceria com a Dolby.   Há 25 anos atuando como sonoplasta e produtor de áudio nas principais emissoras de TV (Rede TV, Band, Record, SBT), atualmente dedica-se ao áudio esportivo do Grupo Globo: Formula 1, UFC, Campeonatos nacionais e internacionais de futebol.  

A Voz do Dono e o Dono da Voz

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Paulo Ricardo Nunes – Produtor de Áudio – TV Globo

32 anos como Técnico de Som cinematográfico. Há 2 anos como Produtor de Áudio da TV Globo. Tendo feito: Filmes: Cidade de Deus, Xingú, Flores Raras, Trash entre outros. Séries: Mandrake, Filhos do Carnaval, Destino Rio de Janeiro, entre outras. Novelas: Novo Mundo, O Outro Lado do Paraíso e O Tempo Não Para.

Vendo sons e ouvindo vozes

Luiz Kruszielski - Produtor de Audio - TV Globo

Formado em Produção Sonora pela Universidade Federal do Paraná, fez mestrado e doutorado em "Som e Meio Ambiente" na área de psico-acústica, na Universidade de Artes de Tóquio, no Japão. É sonoplasta há 18 anos, tendo atuado em produtoras de áudio e de vídeo em Curitiba. Entrou na TV Globo como pesquisador em 2013, e atua como produtor de áudio desde 2015. Nesse período, foi o responsável técnico do som de várias novelas e séries. Atualmente grava a próxima novela das 21:00, Amor de Mãe.

14h - 15h20 | Tecnologia e Negócios | Sala 11

Pay TV – Personalização & Sustentabilidade

Este painel pretende entender como manter o mercado sustentável através da medição de dados e métricas para entregar a transformação do negócio.
As atuais plataformas de TV estão combinando as tecnologias de TV paga e Web para oferecer TV paga na velocidade da Web. Oferecendo personalização para atender as demandas de opções para conflitos geracionais de clientes atuais e futuros, manter a atenção e engajamento do cliente combinada com os serviços de vídeo em grande escala para o crescente número de dispositivos e conteúdo é extremamente importante. Como harmonizar tudo isso de maneira lucrativa?

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Moderador: Hugo Nascimento – CTO na Ad Digital

Formado em engenharia, tem 15 anos atuando em projetos de Brodcast e PayTV em diversos ramos como IPTV, DTH e ambientes de produçao e pos-produçao. Em sua carreira, ele atou em empresas e clientes referencia no mercado, como Cisco, Google, Telefonica, etc, assim como em projetos que envolviam equipes multidisciplinares em diversos países para Telefonica, Megacable, Claro, NET e sua experiência contempla projetos em pré e pós-venda com profundo conhecimento técnico nesse mercado. Atuou nos mais exigentes mercados como Alemanha, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Espanha entre outros.

Sustentabilidade na Indústria de Vídeo

Nesta palestra apresentaremos dados de mercado a respeito dos modelos de negócios da indústria de vídeo, comparando os modelos On Demand vs Linear e avaliando a sustentabilidade da indústria.

Leonardo Godoy - Strategy & Market Intelligence, AMERICAS na SES Satellites

Leonardo Godoy é analista de dados na SES, responsável pela estratégia e inteligência de mercado nas Américas. É especialista em apresentações executivas e visualização de dados. Acumula experiência analítica em diversos mercados incluindo telecomunicações, automotivo, hotelaria, saúde e educação. Graduado em Comunicação Social, possui MBA em Administração pela FGV e atualmente é aluno do curso de Ciência de Dados pela Data Science Academy.

Personalização da TV Brasileira

Como as operadoras de TV com a Personalização dos programas pode atrair mais a atenção dos clientes e reduzir Churn. Trabalhando em conjunto com as soluções de Streaming (Netflix, Hulu, Amazon) sem prejudicar seu próprio conteúdo

 

Fabio Luis Schmidt - Diretor Comercial - Tivo Inc

21 anos de experiência em Telecom e IT. Diretor Comercial pela TiVo na America do Sul, trabalhei em grandes empresas como Lucent, Alcatel, UTStarcom, NEC, Allot.

Alexandre Menon

A Experiência de Usuário realmente PESSOAL

Com o advento de milhares de conteúdos, diversas fontes e formas, tecnologias, interfaces de acesso, combinado com os conflitos geracionais dos clientes atuais e os clientes do futuro, como buscar a harmonia disso tudo e de uma forma rentável para hoje e amanhã?
Esta harmonização depende cada vez mais da integração de todas estas variáveis, a qual pode ser obtida através de metadados contextuais e extremamente detalhados.
Estamos numa era na qual os metadados não somente permitem a interconexão das diversas plataformas, tecnologias e catálogos de conteúdo mas vão muito além, são o combustível para máquinas de recomendação e UIs responsivas na qual, a forma que o conteúdo é apresentado é mórfica de acordo com o espectador.
Alexandre Menon Pelissoni - Head of Content | GRACENOTE / NIELSEN

Alexandre "Menon", possui mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações em video. Passou pela PHILIPS do Brasil, SKY Brasil, AT&T/DIRECTV (EUA) e agora está liderando a operação da Gracenote no Brasil. Dentre suas realizações estão: Desenvolvimento do -SKY HDTV; -Serviços SKY dentro de aeronaves e navios, -Desenvolvimento de UIs e pesquisas de usabilidade; -Desenvolvimento do inovador DirecTV NOW e da atual plataforma de streaming de video da AT&T.

14h - 15h20 | Produção de Conteúdo | Sala 13

Esportes

Moderador: Marcio Albernaz - Gerente de Exibição e Distribuição da Globosat

Formado em Engenharia pela PUC RJ, com mestrado em Administração pela FGV e MBA em Management e Sistema de Dados. Possui larga experiência nas áreas de serviços de mídia, exibição e transmissão satélite, em ambiente multicanal e de grande volume de eventos, está hoje gerenciando a equipe de exibição e distribuição da Globosat.

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Co-moderador: José Chaves Felippe de Oliveira - Conselheiro da SET / Membro do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações na UGF RJ, Pós graduado em Transmissão via Satélite e Processamento de sinais pela UNB DF e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atua no mercado de Broadcast há 35 anos com passagem pela Rede Globo, TV Cultura, TV Record e Radio e Televisão Bandeirantes. Sólida experiência em atualização tecnológica de sistemas de produção e transmissão Broadcast. Atuação em eventos internacionais e nacionais para cobertura de esportes, jornalismo e entretenimento.  Membro do conselho da SET e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2016 a 2019.

Usando IA para controlar câmeras robóticas e facilitar a produção de esportes ao vivo

A inteligência artificial está ganhando força em muitos setores. No mundo do broadcast , a inteligência artificial está sendo explorada para impulsionar a eficiência operacional e ajudar emissoras e detentores de direitos a fornecer mais (e melhor) conteúdo ao vivo para um público cada vez mais diversificado e conectado.Por exemplo, a IA ajudará os operadores a preparar seu trabalho, que eles apenas terão que validar e / ou ajustar. Isso pode se traduzir em maior velocidade e capacidade de resposta e criar mais valor, permitindo que eles se concentrem em tarefas mais criativas.Tomando a cobertura de futebol ao vivo como exemplo, Benoit Quirynen, Chief Market Officer da EVS, apresenta o conceito de um sistema totalmente automatizado capaz de criar vários feeds de câmera por meio de uma série de câmeras robóticas. Pilotado por uma IA, este sistema analisa o campo de futebol completo e identifica a ação mais importante ou relevante do jogo. Em seguida, ele usa essas informações para direcionar individualmente as diferentes câmeras robóticas e gerar as exibições de câmera desejadas com o fator de zoom apropriado.Para ampliar ainda mais os limites da automação da produção, a operação automática da câmera é complementada com uma seleção automática dos ângulos de câmera mais interessantes dos feeds de câmera disponíveis. Essa direção automática pode ser usada para criar um sistema totalmente automático ou para auxiliar o único operador responsável por uma produção com várias câmeras.

Benoit Quirynen - Chief Market Officer na EVS

Após 25 anos na área de Telecom, incluindo 7 anos de experiência em TV e publicidade como diretor de produtos e fundador de empreendimentos, surfando sempre na crista das inovações tecnológicas, Benoit ingressou na EVS em 2016, assumindo a responsabilidade de gestão de produtos e marketing na EVS. Apaixonado por mídia e tecnologia, Benoit tem orgulho de participar todos os dias na transformação da indústria no que diz respeito à produção de conteúdo ao vivo dentro de uma empresa líder de mercado como a EVS. A EVS assume o dever de alavancar as evoluções tecnológicas para contribuir para a solução dos enormes desafios enfrentados pela indústria de radiodifusão: produzir mais com menos.

Topologias de aplicações práticas para produção remota

Abordagem prática á produção remota com topologias para diferentes aplicações. Classificação e qualificação das necessidades e gerenciamento integrado da operação. Apresentação de exemplos práticos de produções remotas com tecnologias IP e proprietárias.

Mauricio Belonio - Sócio Fundador da Alliance Technologies

Graduado em Engenharia Eletrônica e Pós-Graduado em telecomunicações pela Universidade São Judas Tadeu. Atua há 23 anos no mercado de broadcast e produção de conteúdo como Engenheiro de Projetos, Gerente de Engenharia e Diretor Técnico. Hoje é Sócio Fundador da Alliance Technologies, Distribuidora Riedel e Revenda Ross Video para o mercado Brasileiro.

Os desafios na produção remota e produção na nuvem para esportes (Estudo de casos)  

Atualmente o conteúdo de mídia é consumido de diversas maneiras, as emissoras não podem mais adquirir, produzir e distribuir mídia apenas para a TV. De fato, a forma como o conteúdo é produzido deve mudar completamente. A produção remota e produção na nuvem são recursos tecnológicos que podem nos ajudar a vencer esses desafios.

Eduardo Mune - Regional Sales Manager - TVU networks

Formado em engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações pela UNICID, possui curso de especialização em gerência de projetos pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência no mercado de broadcast, onde trabalhou em emissoras de televisão, fabricantes de equipamentos e integradores de sistema (Libor e AD Digital).  Trabalhou por 6 anos na Imagine Communications ocupando as posições de pré-vendas, gerente de projetos e gerente de vendas.  Atualmente é gerente de vendas na TVU Networks.

Produção de Esportes automatizada

A Track160 irrompeu no ambiente altamente profissional de Tracking e Analytics com uma solução exclusiva capaz de desvendar as questões do 5W (“why, what, whom, where and when” – por que, o quê, quem, onde e quando) por trás de cada lance de futebol dentro de um jogo. Uma solução baseada em tecnologia ótica, deep learning e Inteligencia Artificial.
A Pixellot antecipou as necessidades de produção e criação de conteúdo, desenvolvendo um sistema de ponta a ponta de produção automática para o esporte, com a missão de democratizar o serviço e tornar milhões de pequenos eventos GRANDES.

Luis Pinievsky - VP de Vendas na Track160

VP de Vendas na Track160 | Consultoria Estratégica, Desenvolvimento de Mercado e Canais de Vendas e Gestão na Pixellot, pioneira e líder mundial em soluções de Produção Automática de Esporte. Estou feliz em fazer parte desta revolução e especialmente por trabalhar com os clientes mais exigentes do mundo.

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Juliano Milanez - CEO-CO Founder da Shvav Technology

Com mais de 20 anos em atuação na area Hi-Tech em media e entreterimento, inicialmente no meio cinematografico, com supercomputadores para efeitos especiais, passando pelo universo Broadcast da Virtuallizaçao e Grafismo dinamico; AR/VR, automação e robotização. Atualmente com tecnologias disruptivas como Volumetric Videos para multiplataforma, nos mais diferentes cases e apresentando opções futurista de consumo de media,  manipulação e interação convivio intimo com a industria de Hi-Tech Israelense.

14h - 15h20 | Acadêmico | Sala 16

A Visão da Comunicação na Era do Conteúdo e Inteligência Artificial 

Nesta sessão, acadêmicos da Comunicação terão a oportunidade de analisar como os conteúdos estão sendo impactados pela tecnologia, principalmente a Inteligência Artificial e de que modo estes conteúdos vão ao encontro das novas demandas da audiência no consumo audiovisual e na credibilidade da informação. Serão analisadas as plataformas de OTT, e como o Data Driven está sendo utilizado para criar conteúdos e gerar engajamento, o fenômeno das FakeNews e os conteúdos transmídia. Trata-se de uma oportunidade única para trocar experiências com aqueles que dão o suporte crítico e as ferramentas para a produção e distribuição de conteúdo.

Moderador: Prof. Dr. Francisco Machado Filho – Jornalista e professor do curso de Jornalismo e Rádio e TV da Unesp/ Bauru – Diretor da TV UNESP

Experiência de 16 anos em produção e direção de programas de TV. Doutorando em TV Digital pela UMESP-SP. Especialisa em Gestão em Assessoria de Comunicação. Professor universitário nos cursos de comunicação social Especializações: Gestão em Assessoria de Comunicação, TV Digital, Internet, Marketing Digital.

OTT: Experiência individual ou coletiva?

A TV tradicional e os serviços de vídeo por streaming travam uma importante batalha na procura de audiências e monetização de conteúdos.  Os consumidores ou (tel)espectadores utilizam diferentes suportes e ecossistemas de distribuição para assistir estes conteúdos. Isto têm mudado a cadeia de produção e distribuição audiovisual que se debate entre conteúdos ao vivo ou enlatados. Na palestra analisaremos dois produtos audiovisuais híbridos: a série Game of Thrones  e a Copa Libertadores da América 2019.

Prof. Doutor Fernando Carlos Moura - Editor-chefe da Revista da SET

Jornalista, professor do curso de Design Digital, e de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) e pesquisador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (UNL) e desde 2013 editor-chefe da Revista da SET.

Telejornalismo e sites de redes sociais: novas estratégias para falar com o público

É inegável o impacto que os sites de redes sociais passaram a exercer na construção do modo de endereçamento dos telejornais, ou seja, no estilo próprio de falar com o público, que agora consome os noticiários em diferentes plataformas. A proposta é apresentar os resultados da pesquisa de doutorado da palestrante que investigou como se dá esse processo com o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, e o site de rede social Twitter.

Dra. Leire Mara Bevilaqua - Jornalista - Televisão Universitária Unesp

Jornalista na Televisão Universitária Unesp. Mestra em Televisão Digital e doutora em Comunicação pela FAAC/Unesp.

Credibilidade jornalística

O jornalismo enfrenta uma crise de credibilidade diante dos fenômenos de desinformação que caracterizam o ambiente digital contemporâneo. Nesse contexto, a palestra as contribuições do Projeto Credibilidade, que tem uma dupla missão: refletir sobre a fragmentação da narrativa noticiosa no ambiente digital e desenvolver ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo digital confiável e de qualidade. São apresentadas e discutidas algumas causas da atual crise de credibilidade e identificados e caracterizados diferentes tipos de conteúdo difundidos no ecossistema da desinformação, tais como falsa conexão, contexto falso ou manipulado e conteúdos enganosos, impostores e fabricados, entre estes as chamadas fake news, um termo ademais impreciso que designa informações falsas geradas com intuito de ludibriar e prejudicar. É apresentado, por fim, um sistema de indicadores de credibilidade jornalística que opera também em nível algorítmico e pode servir como parâmetro para distinguir notícias e reportagens confiáveis na internet. Elaborado pelo The Trust Project e aplicado no Brasil por meio de uma parceria entre Unesp e Projor, esse sistema se baseia em um protocolo que tem por base critérios de melhores práticas jornalísticas, identificação de autor/produtor, distinção entre tipos de matéria, citações e referências, método de produção do conteúdo, realização de reportagem no local de ocorrência dos fatos e disponibilidade de canal de feedback acionável pelos leitores.

 

Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda - Professor do Departamento de Comunicação Social - UNESP

Jornalista, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e coordenador acadêmico do Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro do The Trust Project. É professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos, é doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação, ambos na Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter, editor e diretor de empresas jornalísticas no interior de São Paulo. 

ALVARO BUFARAH

Os possíveis modelos de negócios em comunicação e sua aplicação no radiojornalismo brasileiro

Nos últimos 20 anos, percebemos várias alterações na linguagem dos meios na tentativa de distribuir seus conteúdos nas diversas plataformas que se abriram com o uso da internet e das redes sociais. Os produtos jornalísticos foram uns dos primeiros formatos a necessitar de integração com as novas tecnologias. Porém, ainda mantemos os mesmos modelos de negócio utilizados na era pré-internet. Com isso, assistimos a um estrangulamento dos recursos para a produção jornalística, especialmente a radiofônica, nas emissoras brasileiras. De outro lado, instituições e profissionais buscam novas formas para conseguirem recursos para projetos 100% digitais, contrariando as empresas de comunicação, que ainda, adaptam seus conteúdos produzidos (conceitualmente) para a mídia analógica. Esta palestra busca apresentar estes elementos e discutir a validade da possível aplicação das novas formas de monetização do jornalismo aplicadas ao meio rádio.

Prof Dr. Alvaro Bufarah Junior - Pesquisador associado ao Intercom, SBPjor e Rede Alcar.

Jornalista, Dr pelo programa de Letras da Universidade Mackenzie, Mestre em Comunicação e mercado pela Fundação Casper Líbero, especialista em administração de empresa pela FAAP. Profissional com mais de 25 anos de carreira atuando em rádios do Brasil e exterior, bem-como em comunicação organizacional e institucional. Professor Pesquisador associado ao Intercom, SBPjor e Rede Alcar.

15h40 - 17h | Distribuição Audiovisual | Sala 11

“Cloud Computing”: Estratégia de Inovação e Transformação

Com o avanço do consumo das Mídias Digitais, as emissoras e produtoras de conteúdos deverão mudar as suas estratégias frequentemente.
A tecnologia “Cloud Computing” é premissa para atender as demandas do fluxo completo dos conteúdos digitais.
Nesse painel participarão os melhores especialistas do mercado onde será explorado todo fluxo desde a transição de infraestrutura atual para “Cloud Computing”, passando pelos processos de Virtualização de Aplicações até o uso de “Big Data”.
Também serão abordados tópicos como: OTT, Inteligência Artificial, CMS, Otimização e Personalização da experiência do usuário em serviços de “Streaming” nesse universo de Mídias Digitais em “Cloud Computing”.

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Moderador: Gilvani Moletta - Consultor Independente

Engenheiro de Telecomunicações, com sólida experiência e vasto portfólio de projetos nas áreas de Telecomunicações, Radiodifusão e Tecnologia da Informação. Gerente de projetos certificado, com certificação também em rede de dados e abrangente experiência em coordenação de eventos especiais. Liderança de equipes Operacionais, times de Engenharia e Tecnologia da Informação com foco na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Engenheiro Eletrônico especialista em Processamento Digital de Sinais; MBA em Gerenciamento de Projetos, Gestão de TI.

Levando a experiência de vídeo OTT para todas as audiências do Brasil através os ISPs

Com a missão de levar a experiência de vídeo OTT para todas as audiências do Brasil através os ISPs, a Watch Brasil quer inovar e se diferenciar oferecendo níveis sem precedentes de controle e automação na experiência do usuário de conteúdo de vídeo e TV on demand. O roadmap de inovação da nossa plataforma é claro: cada vez mais queremos misturar curadoria editorial humana com personalização baseada em inteligência artificial. De um lado a curadoria especializada para definição dos catálogos junto a inteligência de negócio baseada em Analytics e do outro usando aprendizado de máquina para montar um perfil mais rico de cada um dos nossos clientes e proporcionar uma experiência única e individualizada.

Maurício Almeida - CEO da Watch Brasil

Estudou engenharia elétrica no Mackenzie em SP, Marketing na São Paulo Business School e Teologia na FTBP-PR, conta com mais de 25 anos de experiência em projetos de TI, infraestrutura e suporte a desenvolvimento de Hardware e Software, atuando como Business Developer. Liderou o desenvolvimento de um dos primeiros e-commerce do Brasil, IG Shopping, IG Flores e IG Pizza, no início dos anos 2.000 em sociedade com o Banco Opportunity. Nos últimos 10 anos focado na indústria de convergência tecnológica, desenvolveu novas soluções envolvendo hardware e software para TVIP e TV Digital, ISDBT. Até o outubro de 2.016 presidiu a Nova Telecom, grupo de ISPs com atuação no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, saindo para desenvolver novos projetos dentre eles a Watch Brasil TV & Entretenimento.

Estratégias na adoção de computação na nuvem

A Era das Nuvens trouxe infinitas possibilidades de novos negócios para provedores de conteúdo e serviços, convergindo tecnologias, conceitos, tendências e concorrência que antes caminhavam em diferentes caminhos. Nessa sessão explicaremos como você poderá fazer sua transformação digital protegendo seu investimento, reduzindo seu custo operacional através de uma única plataforma que entrega seu conteúdo para múltiplos meios de distribuição e que abordagens podem ser adotadas para acelerar seu tempo de entrega, fator decisivo de sucesso para sobreviver através e além das nuvens.

Edmar Moraes - Head of Sales Latin America – Synamedia

Edmar já tem 20 anos de experiência ajudando prestadores de serviços e empresas de mídia a transformar a maneira como as pessoas se divertem. Ele traz conhecimentos na solução de ponta a ponta (turn key) para Broadcast e Broadband, conectando os dois mundos. Gerencia projetos globalmente em torno de TV digital (DVB / IP), MobTV na Suíça (SwissCom), Canadá (Bell ExpressVU), Itália (Vodafone), Chile (GTD), Peru (Telefonica), México (TV Azteca), América Central e Brasil (NET / Claro, TVA, Oi, GVT / Telefonica)

Criando infraestruturas ágeis por meio da virtualização

A medida que a indústria de transmissão e TI continua sua constante fusão e medida que o consumo de conteúdo digital continua evoluir, fica claro que as redes baseadas em hardware não mais atenderão as necessidades da indústria.

A mudança para fluxos baseados em IP é um salto para infraestruturas virtualizadas, onde os recursos podem ser ampliados ou reduzidos virtualmente conforme necessidade. Isso permite operações de produção mais flexíveis e ágeis, mais sensíveis as demandas que estão em constante mudanças.

Benoit Quirynen,explica os diferentes modos de implantação para os radiodifusores que procuram desvencilhar-se do hardware. Ele descreve como a virtualização pode ajudar a criar fluxos de trabalho mais ágeis, garantindo que as aplicações continuem operando com a confiabilidade esperada para a produção de programas ao vivo.

Benoit Quirynen - Chief Market Officer EVS

Após 25 anos atuando em Telecom, sendo 7 anos de experiência em TV e publicidade como diretor de produtos e fundador de empreendimentos, sempre conectado com temas relacionados a inovações tecnológicas, Benoit ingressou na EVS em 2016, assumindo a gestão de produtos e marketing na EVS. Apaixonado por mídia e tecnologias, e ainda desenvolvendo códigos de programação, Benoit tem orgulho de participar todos os dias na transformação da indústria no que diz respeito à produção de conteúdo ao vivo dentro de uma empresa líder de mercado como a EVS. A EVS assume o dever de alavancar as evoluções tecnológicas para contribuir com o enorme desafio enfrentado atualmente pela indústria de radiodifusão: produzir mais com menos.

Case: SBT – Novo site em cloud e UX

Case: SBT tinha o desafio de renovar seu site e expandir laços com fãs do canal. Em parceria com a ilegra, emissora otimizou sua página e aumentou número de usuários únicos com as tecnologias do ponta. O projeto de seis etapas e apenas nove meses de implantação reescreveu toda a estrutura do site do SBT com base nas soluções em cloud.

Marcio Eduardo Souza da Silva - Desenvolvedor de Alianças e Negócios - ilegra

Criador de operações rentáveis no setor de tecnologia. Licenciado em matemática com ênfase em computação, futuro Bacharel em Administração, pós graduado nos cursos de marketing, comunicação empresarial e Cloud Computing. Há 29 anos entendendo e convertendo em valor, a tecnologia da informação.

As soluções na nuvem para alcançar novos telespectadores

As horas médias de consumo de TV entre faixas de jovens de 12-34 anos disminuiram em quase 40% nos últimos anos. Mas esses telespectadores estão consumindo vídeo – e muito – mas por outras plataformas. Como os TVs conseguem alcançar esse setor e monetizá-lo?

Jeff Fenley - Diretor Comercial LATAM - GRABYO

Master em Administração de empresas, Jeff tem quase 20 anos de trajetória na área de mídia em México, América Central e América do Sul. A sua experiência inclui trabalho comercial em companhias "ponto com", agências de jornalismo, fornecedores de estatísticas esportivas e soluções na nuvem. Jeff se juntou à equipe da Grabyo como Diretor Comercial em Latam para abrir a região para a companhia británica.

15h40 - 17h | Produção de Conteúdo | Sala 13

Inovação Exponencial, Economia Criativa & MediaTechs

O setor de indústrias criativas, em especial as tecnologias para o audiovisual, está no centro da inovação exponencial, trazendo para o mundo dos negócios do setor broadcast, de entretenimento e conteúdo, as diversas e infinitas realidades estendidas. A capacidade de combinar e recombinar tecnologias e pessoas e aproveitar as inovações existentes são o núcleo da inovação exponencial, que hoje norteiam as startups de mídia, as MediaTechs.

Moderador: José Carlos Aronchi - Sebrae SP / SET

Consultor de inovação, empreendedorismo e novos negócios Sebrae SP. Gestor da Rede de Negócios da Mídia – audiovisual, games e mercado editorial impresso e digital, no Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa Sebrae. Doutor em Ciências da Comunicação.

Rodrigo Dias Arnaut - Diretor de Tecnologia, Inovação e Criatividade no Esconderijo Criativo e Mundo360

Arnaut é diretor de Inovação no Esconderijo Criativo desde 2012 (consultoria de projetos Transmídia, Realidade Virtual, Aumentada e Votação online), criador da solução VR Mundo360, a primeira solução de conteúdo com cardboards da America Latina (VR Books), e também a primeira solução comercial para Laboratorios de Medicina Diagnóstica e Clinicas de Vacina (VR Health), Engenheiro da Computação, Professor na FAAP e mentor de startups no B.HUB. Comandou empresas de tecnologia, especialista em Inteligência Artificial (Mestrado Poli/USP) e Gestão de Inovação (ESPM). Atua na diretoria na SET e EraTransmidia, mais de 1500 profissionais treinados na metodologia de Transmídia MAMP, liderou por 21 anos projetos de inovação e tecnologia da Globo, com 15 prêmios na área.

Nei Grando - Mentor de Startups

Nei Grando teve duas empresas de tecnologia, é mestre em ciências pela FEA-USP com MBA pela FGV, organizador e autor do livro Empreendedorismo Inovador, é mentor de startups e atua como consultor, professor e palestrante sobre transformação digital, inovação e negócios.  

Lucas Foster - Fundador & CEO LabCriativo

Psicólogo, especialista em criatividade e fundador da Originals Network, holding de negócios criativos com foco em tecnologia, conteúdo e educação e proprietária das empresas ProjectHub, LabCriativo e Originals Media House. Atende empresas como 3M, Nexa, Cartão Elo e Mercado Livre e possui marcas como YouTube, Google, DuPont, Heineken, entre outras em seu portfólio. É idealizador do Dia Mundial da Criatividade, iniciativa presente em 05 países impactando mais de 300.000 pessoas e do Prêmio Brasil Criativo, tendo recebido a chancela do Ministério da Cultura como a premiação oficial da Economia Criativa brasileira e o apoio institucional da UNESCO. Já realizou mais de 40 palestras no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Portugal e para organizações como TEDx, Banco Mundial, Banco Itaú, Banco Carrefour, entre outros. 

15h40 - 17h | Acadêmico | Sala 16

SET – Call for Papers

Este painel apresentará um conjunto de trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.
Os trabalhos selecionados serão publicados no SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE) um periódico científico internacional cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre engenharia de comunicações, especialmente das áreas de broadcast e novas mídias.  O SET IJBE busca pesquisas atuais que componham o estado da arte dessas tecnologias.

Moderador: José Frederico Rehme - Professor da Universidade Positivo / Coordenador do comitê de associados e eventos da SET

José Frederico Rehme é Coordenador e Professor do Curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia da Universidade Positivo e Diretor de Engenharia da TVCi.

Estimativa de Cobertura para Redes de Televisão Terrestre Avançada ATSC 3.0

O padrão ATSC 3.0 permite o provimento de novos serviços de alta taxa de dados, por isso tem sido cotado como referência em tecnologia de transmissão televisiva em todo o mundo.

Este trabalho apresenta um estudo numérico de predição de cobertura utilizando o software Progira. Avalia-se a cobertura utilizando os padrões de televisão digital terrestre ISDB-Tb e ATSC 3.0 nas cidades de Santa Rita do Sapucaí-MG e São Paulo-SP.

Fernanda Marinho Magalhães - Engenheira de Projetos de Radiodifusão na LM Telecom - Grupo Record

Fernanda Marinho Magalhães é Pós-Graduanda em Engenharia de Redes e Telecomunicações pelo INATEL, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Nove de Julho, graduada em Economia pela UESC e Técnico em Eletrônica pelo CEFET/BA. Trabalha há mais de 15 anos na área de Transmissão de Televisão, atuou em fábrica de transmissores (Hitachi Linear), em emissora de televisão atuou na área de transmissão (TV Record). Atualmente trabalha como Engenheira de Projetos de Radiodifusão na LM Telecom - Grupo Record.

Proposta para Melhoria da Transmissão de Informação em Sistemas OFDM Através da Metodologia CBEDE 5

O presente estudo mostra um modelo baseado em eventos discretos aplicado a um sistema de broadcasting, utilizando o Simulink do software MATLAB, visando melhorar a transmissão de conteúdo, através de um processo de pré-codificação de bits aplicando eventos discretos no sinal antes do processo de modulação. Esta proposta traz uma abordagem diferenciada, na qual a transmissão do sinal no canal é realizada no domínio discreto com a implementação de entidades discretas no processo de geração de bit.

Reinaldo Padilha - Doutorando pelo DECOM, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP

Graduado em Engenharia da Computação, atualmente é Doutorando pelo DECOM, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP, e pesquisador do Laboratório de Comunicação Visual (LCV). Possui afinidade na área de pesquisa tecnológica e científica, bem como conhecimento em programação e desenvolvimento em linguagens C/C++, Python, Java e .NET, com temas de interesse em Simulação, Sistemas Operacionais, Wireless e Networking, Broadcasting, Sistemas de Telecomunicações, Processamento Digital de Sinais, Processamento Digital de Imagens e Deep Learning.

DiegoPajuelo

Design de Antena Têxtil Ultra-Wideband para Transmissão de TV

Atualmente, a televisão digital (DTV) tem sido adotada em muitos lugares do mundo e é recebida em diferentes tipos de dispositivos, como laptops, players de mídia portáteis e smartphones. No entanto, as antenas atuais usadas nesses dispositivos para receber canais de DTV apresentam inconvenientes, baixo desempenho e estrutura física pouco prática em muitas situações.

Este trabalho apresenta uma antena têxtil flexível, leve e fina para DTV, operando em banda ultralarga (UWB) de 200 MHz – 800 MHz e que pode ser facilmente transportada quando dobrada. A operação da antena foi simulada e aferida para verificar seu desempenho e, com base nos resultados das medições, confirmou-se que a antena têxtil flexível proposta apresenta bom desempenho, mesmo em condições reais.

Diego Arturo Pajuelo Castro - Doutorando em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, SP-Brasil

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC), Lima, Peru e Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Atualmente é doutorando em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, SP-Brasil. Interesses de pesquisa: Codificação de vídeo e áudio, Processamento de imagens, Televisão digital e Comunicações por satélite.

Propostas para Identificação de Transmissores em Redes de Frequência Única no Sistema ISDB-TB

O artigo apresenta o estudo sobre métodos que podem ser utilizados na identificação de transmissores operando em uma rede de frequência única, do inglês Single Frequency Network (SFN) no Sistema Brasileiro de Televisão (SBTVD), conhecido pela sigla ISDB-TB (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial versão B). Analisando como são formadas as sequências Gold para a geração do sinal identificador de transmissores introduzido pela organização Advanced Television Systems Committee (ATSC), conhecido pela sigla TxID (Transmitter Identification Signal) e como são inseridas e interpretadas as informações de ID de equipamento do descritor Network Synchronization Information (NSI), inserido na tabela ISDB-T Information Packet (IIP) do sistema ISDB-TB. Também é proposta a inserção do sinal TxID no sistema ISDB-TB utilizando duas técnicas: por meio das pilotos auxiliares, conhecidas pela sigla AC (Auxiliary Channel) e pela multiplexação por camadas, do inglês Layer Divison Multiplexing (LDM).

Natalia Santiago - Aluna do curso de mestrado da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, Automação e Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018) . Atualmente é aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ferramentas de produção sem fio – PMSE – Scanning de espectro de rádio na Fórmula 1 brasileira de 2018

Gravações de varredura espectral foram realizadas na faixa de 410 a 870 MHz, cobrindo microfones PMSE sem fio no GP de 2018 da F1 Brasil. Os analisadores de espectro foram instalados em dois locais diferentes (2 km de distância), no International Compound e no estande da TV Globo no meio do pit line. Em três dias foram registrados muitos links de equipamentos PMSE de áudio, cujos dados essenciais foram continuamente monitorados e as gravações do espectro foram comparadas com as informações de coordenação da TV Globo.

André F. Ponchet - Professor Adjunto do curso de Engenharia da Informação no CECS da Universidade Federal do ABC

Prof. André F. Ponchet obteve os títulos de Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestre em Engenharia de Telecomunicações (2006) e Doutor em Engenharia Elétrica (2016) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Engenharia da Informação no CECS da Universidade Federal do ABC. Pesquisa em: Projeto de circuitos integrados analógicos e de rádio frequência, Amplificadores banda larga para aplicações em ondas milimétricas, Arquiteturas de transceptores de RF, Optoeletrônica e Fotônica integrada em silício.

Implementação de um transmissor 8K-BrazilDTV usando RDS

Este artigo apresenta a implementação de um transmissor 8K-BrazilDTV em Software Defined Radio / GNU Radio Companion. A ideia principal deste trabalho é fornecer um sistema modificado de transmissão de TV digital, baseado no sistema brasileiro (ISDB-TB), utilizando uma largura de banda de 12 MHz e modulações de alta ordem, para alcançar altas taxas de bits e permitir a transmissão de conteúdo em Ultra High Definition (8K). A implementação foi feita usando o software GNU Radio Companion juntamente com uma plataforma de Software Defined Radio para transmitir o sinal de radiofrequência.

Ricardo Seriacopi Rabaça - doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações (2013) e mestrado em Engenharia Elétrica e Computação (2017) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e participa de projetos realizados pelo Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participou da publicação nacional e internacional de artigos na área de telecomunicações e radiodifusão, abordando temas, como, por exemplo, técnicas de diversidade aplicadas à televisão digital, implementação de sistemas de transmissão que utilizam os padrões ISDB-TB e ATSC 3.0, com a utilização de novos métodos de codificação, modulação, multiplexação, entre outros.

Informática Médica Aplicada na Detecção e Contagem de Eritrócitos e Leucócitos Através de Algoritmo de Segmentação de Imagens

Este estudo baseia-se no desenvolvimento de um algoritmo médico para a detecção e contagem de eritrócitos e leucócitos em imagens digitais de esfregaços de sangue através da Transformada Hough e detecção de objetos por coloração. Os experimentos foram conduzidos por imagens digitais adquiridas em plataformas open access, apresentando alta precisão (90%) com tempo médio de execução menor que 2 segundos. Assim, pode ser considerado o primeiro passo na realização de hemogramas com baixo custo, maior acessibilidade e velocidade sem perder a confiabilidade do método.

Ana Carolina Borges Monteiro - Doutoranda pelo DECOM, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP

Graduada em Biomedicina, possui mestrado em Engenharia, atualmente é Doutoranda pelo DECOM, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP, e pesquisadora do Laboratório de Comunicação Visual (LCV), desenvolvendo pesquisas relacionadas ao Processamento Digital de Imagens relacionadas às áreas médicas. Possui afinidade e expertise em Saúde e Análises Clínicas, com desenvolvimento em Matlab, C/C++, com temas de interesse em Hematologia, Informática Médica, Biologia Celular, Patologia Celular, Telecomunicações, Broadcasting e Deep Learning.

Plataforma GraphQL do Globoplay: Fornecendo dados para qualquer produto OTT

Globoplay é um produto de streaming de vídeo criado e desenvolvido pelo Grupo Globo, maior grupo de mídia e comunicação da América Latina. Para fornecer uma única fonte de dados para todas interfaces (Web, TV, iOS, android, etc), reduzir time to market, e garantir ubiquidade em todos clientes, criamos a plataforma GraphQL do Globoplay – Uma nova arquitetura de microsserviços usando Nodejs e um gateway de API GraphQL responsável por fornecer todos os dados para qualquer tipo de produto OTT.

André Luis dos Santos Eberhardt - Software Architect / Manager na Globo.com

Apaixonado por fazer a diferença. Mais de 10 anos de experiência com desenvolvimento de software. Atualmente trabalhando como Arquiteto / Gerente de Software na Globo.com. Responsável por pensar e planejar a evolução da arquitetura da Globoplay, além de estimular novos talentos.

Implementação do receptor do sistema 8K-BrazilDTV usando RDS

Este trabalho apresenta a implementação do receptor do sistema 8K-BrazilDTV. A implementação foi realizada por meio do programa GNU Radio Companion, instalado em um computador com Linux e a utilização de uma placa de Rádio Definido por Software. Este sistema utiliza 12 MHz (2 canais ISDB-TB) de banda para transmitir conteúdo em Ultra High Definition (8K).

George Henrique Maranhão Garcia de Oliveira - Doutorando no programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie

George Henrique Maranhão Garcia de Oliveira possui graduação (2014) e mestrado em Engenharia Elétrica (2016) na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. Atualmente é candidato ao título de Doutor no programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência em Engenharia Elétrica com ênfase em caracterização de receptores ISDB-T, testes e configuração de redes SFN e testes de interferência do LTE na TV digital. Sua área de pesquisa é radiodifusão e Rádio Definido por Software. Atua como Engenheiro no Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DAS LESÕES DA PELE A PARTIR DE IMAGENS DERMOSCÓPICAS EMPREGANDO DEEP LEARNING

O câncer de pele ocorre devido ao crescimento anormal das células podendo originar vários tipos de câncer de pele, podem ser divididos em dois tipos melanoma e não-melanoma. O câncer de pele que está no Brasil representa o 25% dos tumores malignos diagnosticados, sendo a maioria devido à exposição excessiva aos raios ultravioletas do sol.

O presente estudo é baseado no AlexNet, o qual é uma arquitetura de Deep Learning, os experimentos são realizados com 1400 e 2400 imagens, após duas vezes de treinamento com diferentes otimizadores, o SGD é o melhor otimizador com 99.79% de precisão e 0.0120% de perdas no treinamento.

Pablo David Minango Negrete - Mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pablo David Minango Negrete é formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Politécnica Salesiana (UPS). Atualmente é estudante de mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Comunicação (DECOM) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP. Profissional com experiência em engenharia na configuração e manutenção dos equipamentos repetidores, antenas de enlace, calibração dos equipos usados em radiofrequência na faixa VHF para equipos de rádio de duas vias. Conhecimentos em MotoTRB, TCP/IP, WAN, Networks. Interesse de pesquisa em: Deep Learning, Machine Learning, Processamento de imagens com imagens médicas.