Revista da SET – n.131

Ano XXIII - nº 131

Março 2013

EDITORIAL

Nº 131 – Março 2013

Jubileu de prata A edição de março da Revista da SET parabeniza a todos seus associados, diretores e leitores que este mês comemoram o Jubileu de Prata da entidade. Após 25 anos trabalhando para manter a difusão e a expansão do conhecimento técnico é chegado um momento de voltarmos nossos olhos para um futuro que se anuncia dentro de um espectro cheio de mudanças, aprimoramentos e novidades tecnológicas. Não só em sua forma de transmissão, muito menos nos formatos de captação, o mercado audiovisual, ou melhor, o broadcast evolui no conjunto. São as ações somadas dos profissionais envolvidos no processo que contribuem constantemente para a evolução do setor.
E a Revista da SET se firma como este canal. Nossa pretensão é promover a unificação e o fortalecimento de ações e projetos, ou como resumiu nosso presidente, Olímpio José Franco “a SET é uma sociedade ímpar, porque demonstra que a diversidade de ideias pode convergir em prol de um objetivo comum, da melhor solução e do benefício do todo”. Esta edição será distribuída na NAB 2013, o mundo todo verá que há 25 anos nós, brasileiros, fazemos e fortalecemos a forma de se fazer televisão em toda América Latina.
Aproveitando que estaremos, mais uma vez reunindo profissionais de todo o mundo no NAB 2013 que acontece em abril, decidimos levar à feira uma revista com informações que possibilitasse a criação de um real parâmetro de como andam as ações em torno do que tange a migração do sinal digital em todo território Latino-americano. Pela primeira vez e também motivado pelo evento, estamos seguindo com uma edição 100% em espanhol, afinal, sendo a América Latina uma das fronteiras a se desbravar neste período de migração e implementação da TV Digital, o tema proposto nas próximas páginas interessa a profissionais do mundo todo.
E com essa publicação demonstramos a força de nosso capital intelectual – e aqui falo de cada leitor, cada engenheiro e cada profissional atuante no Brasil. Lembramos uma de uma frase de nossa ex-presidente, Liliana Nakonechnyj, sobre a SET. “É na SET que se encontram os profissionais de engenharia de todo o mercado, de empresas e entidades concorrentes, sejam elas produtoras, fornecedores, emissoras de TV ou centros de pesquisa”.
Por fim, desejo uma boa leitura a todos. A seguir, reunimos algumas reportagens e artigos que contam um pouco sobre o cenário atual da TV Digital da América Latina. Vale ressaltar que, a Revista da SET é um canal aberto à todos os leitores, assim, caso surjam dúvidas, sugestões ou críticas, sintamsintam- se a vontade nos contatar.

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora Editorial – SET.

SUMÁRIO

REPORTAGEM.
INTERATIVIDADE

Interatividade: A nova fase da TV Digital Brasileira

 

CENÁRIO ARGENTINO

Cenário argentino da migração para o novo padrão de televisão

SONY

Sony apresenta novo switcher MVS-3000
Projeção em alta definição

AMBERFIN

Amberfin apresentará melhorias no seu software iCR.

HARRIS BROADCAST

Novas soluções da Harris
para rádio

GLOOKAST

Conhecida pelas inovadoras soluções de workflow de MFX

TIFFEN

Tiffen realiza treinamento para sua equipe de campo

PAVILHÃO BRASILEIRO

Apex e Sindvel levam brasileiros a Las Vegas pelo 7º ano consecutivo

SONDA IT

Após a compra da Telsinc, em 2010, a Sonda IT vem conscientizando profissionais para a …

NEP

NEP apresenta duas unidades móveis em HD para o Brasil.

ÁUDIO DIGITAL

Seguindo uma tendência mundial da evolução do áudio digital …

COPA 2014

Primeira antena 4G inaugurada no país

SINAL DIGITAL

Cenário da TV Digital nas Américas…

PRODUÇÃO LOCAL

Produzir é preciso

REGIONAL SUDESTE

Debate de alto nível