SET EXPO 2019

31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento

Quarta-Feira – 28/08/2019

8h30 – 9h
Café da manhã oferecido aos inscritos dentro das salas
9h20 - 10h40 | Sala 12
Painel Futurecom
O uso da Infraestrutura dos Provedores Regionais (ISPs) na Entrega de Serviços de Vídeo sob Demanda (VoD)
Ari Lopes
9h20 - 10h40 | Sala 11
Inovação e Tecnologias Disruptivas
Inteligência Artificial para Produção Audiovisual
Daniel Monteiro
9h20 - 10h40 | Sala 13
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
Plataformas de Contribuição / Advanced Newsgathering / Sports
Caio Klein
9h20 - 10h40 | Sala 16
SET Rádio
Transformação do Rádio ( Metamorfose)
Eduardo Cappia
11h - 12h20 | Sala 12
Hot Session
OTT como Suporte aos Novos Modelos de Negócio
Daniela Souza
11h - 12h20 | Sala 11
Tecnologia e Negócios
Big Data, Analytics e Novos Negócios do Audiovisual
Hugo Nascimento
11h - 12h20 | Sala 13
Produção de Conteúdo
O Jornalismo em Campo: A transformação Tecnológica e a Eficiência Operacional, a Flexibilidade e a Redução dos Custos
Raimundo Lima
11h - 12h20 | Sala 16
SET Rádio
Menos Interferências e mais Canais no Ar
Cláudio Lorini

INTERVALO

14h - 15h20 | Sala 12
Hot Session
Futuro da Mídia: Tecnologia e Hábitos de Consumo
Roberto Franco
14h - 15h20 | Sala 11
Inovação e Tecnologias Disruptivas
Assistentes de Voz e Chatbots:  A Nova Relação com o Consumidor
Marcelo Guerra
14h - 15h20 | Sala 13
Produção de Conteúdo
e-Sports
Gui Barbosa
14h - 15h20 | Sala 16
SET Rádio
O Podcast viralizou
Marco Túlio Nascimento
15h40 - 17h | Sala 12
Tecnologia e Negócios
Experiência do Consumidor no Mundo OTT / Direct to Consumer em Empresas de Mídia
Marcelo Guerra
15h40 - 17h | Sala 11
Tecnologia e Negócios
Construindo uma Cultura de Inovação
Carolina Duca
15h40 - 17h | Sala 13
Produção de Conteúdo
Conteúdo Original – O Fim das Janelas?
Mauro Garcia
15h40 - 17h | Sala 16
SET Rádio
A Expansão do Faturamento do Rádio
Rodrigo Neves

Quarta-Feira – 28/08/2019

9h20 - 10h40 | Painel Futurecom | Sala 12

O uso da Infraestrutura dos Provedores Regionais (ISPs) na Entrega de Serviços de Vídeo sob Demanda (VoD)

Alex Jucius, diretor geral da NeoTV, que hoje congrega cerca de 130 empresas, declara: “O mercado mais relevante pra gente hoje é o de banda larga. São 3 milhões de assinantes de banda larga fixa contra 350 mil de TV. Ou seja: a alternativa de distribuição mais simples é mesmo embarcar o conteúdo na banda larga. Fazemos a integração e notamos essa equação: o mercado com dificuldade e barreiras na distribuição de conteúdo versus a evolução tecnológica e o desejo do consumidor de ter outros conteúdos que não sejam apenas a TV. Por isso abordamos o mercado com esses serviços”. Mariana Toledo@ Teletime, 23/04/19

 Neste painel, uma parceria SET / Futurecom, serão debatidos relevantes aspectos do VoD:

  • Fidelização de clientes através do conteúdo oferecido.
  • A importância da infraestrutura para suportar a entrega de VoD.
  • OTT e novos serviços de streaming: O quanto isso impactará as redes?
  • Personalização de VoD – uso de análise de dados (Big Data e Business Analytics) para oferecer conteúdo relevante.
  • Novos formatos de entrega – Agregação de conteúdo através de uma plataforma – necessidade?

 

Moderador: Ari Lopes - Principal Analyst, OVUM

Ari Lopes é Analista Principal da Ovum Américas. Lidera os trabalhos de investigação e projetos de consultoria na região. Seus principais trabalhos tem sido em estratégia de preços, desenvolvimento de mercados de banda larga fixa e móvel, IoT, relação entre operadoras e OTT’s e relação entre operadoras e setor corporativo. Ari tem sido palestrante habitual em eventos do setor, como Futurecom, Andicom, Broadband LATAM, LTE LATAM, Mexican Telecom Forum, Andean Telco Forum, NG Telecoms e CONIP, entre outros. Ari conta com mais de 10 anos de experiência no setor de telecomunicações e Internet, ocupando posições como estrategista de preços na Vivo. Brasil Telecom e Oi, além de analista financeiro do Google em Dublin, Irlanda. Graduado em Economia pela Universidade de Campinas com Mestrado em Gestão de Comunicação pela Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escocia.  

Como a  banda larga avança rapidamente no Brasil e acelera a adoção de novas tecnologias para serviços de vídeo

Nos últimos anos as novas operadoras competitivas expandiram substancialmente suas redes de fibra óptica e hoje oferecem conectividade com velocidades e níveis de qualidade adequados para possibilitar avanço de serviços de vídeo com novas tecnologias em todo o país, mesmo em regiões menos dinâmicas economicamente. Que fatores possibilitaram esse rápido avanço? Quais as tendências em médio prazo?

João Moura - Presidente Executivo, Telcomp

Executivo experiente com significativa experiência em gerenciamento geral, desenvolvido em organizações globais como a Coopers & Lybrand (PricewaterhouseCoopers), Generali, BCP -BellSouth, combinado com amplas responsabilidades gerenciais em empresas de médio porte que enfrentam desafios significativos. 17 anos de carreira de sucesso em uma empresa global de consultoria em finanças corporativas com experiência significativa em fusões e aquisições, turnarounds e reestruturação corporativa e serviços de consultoria estratégica. Experiências bem-sucedidas no gerenciamento de paradas, transações complexas, como refinanciamento em dificuldades, Capítulo 11, fusões e aquisições, processos de arbitragem internacional e outras situações críticas que exigem foco nítido, sensibilidade temporal e resiliência. Educação executiva no MIT, Stanford e Wharton School. Docente (5 anos) em Finanças Corporativas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.  

Desafios & Oportunidades dos Produtores de Vídeo na Distribuição de Conteúdo

O consumo de conteúdo de vídeo vem evoluindo nos últimos anos, o desafio de quem produz é descobrir todos os formatos possíveis de distribuição.

A expansão da internet “física” em grande parte do imenso território brasileiro, nos permite apostar em um modelo que jamais fez parte da nossa cultura de consumir tv, o “VOD”.

O desafio agora é manter um mercado como o de PAYTV que movimenta milhões de dólares saudável e ainda evoluir nas novas formas de entrega!

David Nagib - Account Manager, Viacom

Bacharel em Comunicação Social (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Possui 21 anos de experiência em distribuição de canais de PAY TV com passagem por MTV Brasil, Fox, Embratel e Viacom.  

Os Provedores de TV por assinatura e ISP´s estão preparados a nova era OTT?

Com o aumento do consumo de vídeo em mídias não convencionais,, atrelado a oferta de conexões de altas velocidades devido a expansão de rede de dados em fibra ótica na última década, os operadores de TV por assinatura e ISP´s necessitam de tecnologias e soluções para fornecer conteúdo de vídeo não linear, mantendo-se atrativos para seus clientes. Devem considerar também quais questões técnicas devem ser analisadas, seja disponibilidade, tráfego ou qualidade para garantir sempre a melhor experiência do usuário.

Bruno Calabresi - CTO da youcast!  

CTO da empresa youcast!, integradora de solução de vídeos de dados sendo umas das empresas mais respeitadas e atuante no mercado nacional de TV por assinatura e provedores de dados. Ativo no mercado de Tecnologia à mais de 15 anos com Especialização em Tecnologia, Soluçoes e Serviços para o Mercado de Telecomunicações e graduação em Comunicação Social. Atualmente responsável por mais de 30  projetos de IPTV no mercado brasileiro e sul americano.

9h20 - 10h40 | Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 11

Inteligência Artificial para Produção Audiovisual

Vivemos na era da informação. O volume de dados vem crescendo exponencialmente e é esperado que tenhamos mais de 16 zetabytes de dados (16 trilhões de gigabytes) em 2020. Nessa nova era, os devices estão cada vez mais conectados e os sensores gerando streams contínuos de dados. As tecnologias de inteligência artificial, especialmente Deep Learning, se prepararam para tratar volumes de dados sem precedentes e abriu espaço para aplicações incríveis com imagens, áudio e vídeo. Nesse painel vamos abordar aplicações atuais e futurísticas de inteligência artificial na produção de conteúdo, quais as suas implicações nas companhias, questões éticas e como se preparar para o futuro.

Moderador: Daniel Monteiro - Gerente de P&D - TV Globo

Engenheiro Eletrônico pela UFRJ e M.Sc em Processamento Digital de Sinais pela Coppe/UFRJ, tendo a área de compressão de vídeo como tema de pesquisa. Trabalha na área de Pesquisa e Desenvolvimento/Inovação da tecnologia da TV Globo desde 2000, onde hoje exerce a função de gerente do setor. Em 2002 trabalhou no centro de pesquisa da TV japonesa NHK realizando pesquisas com o padrão de compressão H.264, na ocasião em estágio de padronização. Apaixonado por novas tecnologias e gestão da inovação, com muitos anos de experiência em desenvolvimento de software, hoje lidera um time criativo que realiza pesquisas e projetos principalmente nas áreas de processamento de sinais, inteligência artificial, realidade virtual, computação, eletrônica e IoT

O uso de Inteligência Artificial para impulsionar a produção de conteúdo: estudo de casos na Globo

Atualmente, muitas aplicações de Inteligência Artificial (IA) existem ao nosso redor e as usamos normalmente sem percebê-las. A IA é percebida principalmente como uma nova ferramenta capaz de otimizar e aperfeiçoar processos através da automação de maneiras que eram impensáveis no passado recente. Avanços nesta área permitiram que fabricantes e radiodifusores desenvolver ferramentas e aplicativos mais inteligentes para impulsionar todo o ciclo de vida de conteúdo. Nesta palestra, apresentamos como o uso de técnicas de Deep Learning e NLG (Natural Language Generation) estão impactando a criação, produtividade e entrega de conteúdo multimídia veiculados pela TV Globo.

Cassius Rodrigo -Supervisor de P&D, TV Globo

Cássius R. D. Estrada nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. Recebeu o diploma de Engenharia Eletrônica e de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), em 2008, e o Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE / UFRJ) em 2011. Foi Pesquisador de Sistemas de TV na Rede Globo entre 2006 e 2015. Atualmente é Supervisor Executivo de Pesquisa Exploratória da Rede Globo. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de softwares, processamento de imagens, codificação de vídeo, TV digital e avaliação de qualidade de vídeo.

ML e IA na preparação de conteúdo

Esta apresentação é sobre o que você precisa saber sobre o uso de machine learning e inteligência artificial na preparação de conteúdo. Você está pensando em criar clipes automáticos ou na criação de metadados em texto? Por que o treinamento é tão importante? Diferentes ferramentas apresentam diferentes pontos fortes. Venha descobrir as perguntas que você deve fazer ao considerar o uso dessas tecnologias no seu workflow.

Nadine Krefetz - Consultant, Reality Software

Nadine Krefetz é consultora de streaming de mídia e jornalista do setor. Ela trabalha com empresas no planejamento estratégico de como fornecedores e empresas de mídia podem competir. Originalmente de NYC, viveu no Canadá por 25 anos e agora está em Seattle, a cidade de duas plataformas de cloud computing (que em breve será três, com base no título do novo prédio do Google). Entre em contato com o Linkedin (https://www.linkedin.com/in/ nadinekrefetz) ou leia os artigos dela no StreamingMedia.com (http://www.streamingmedia.com/ Authors/6837-Nadine-Krefetz.htm)

Como a Inteligencia Artificial pode ser usada no processo criativo de comunicação

Exemplos práticos e reais do uso de técnicas de Inteligencia Artificial e Big Data em projetos de comunicação.
Iremos conhecer cases de uso dessas técnicas em diversos momentos de um projeto. desde a geração de insight, conteúdo, personalização, humanização e compreensão de informação.

Paulo Henrique de Almeida - CEO - Casion Tech Goodies

Há mais de 12 anos em tecnologia para mercado financeiro, já foi responsável por criar modelos matemáticos para análises de carteiras administradas e processamentos de cotas de fundos de investimento. Hoje atua com foco em inovação, inteligência artificial e performance em mídia digital para clientes como Heineken, Santander, Spotify, Catho, entre outros.

9h20 - 10h40 | Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 13

Plataformas de Contribuição / Advanced Newsgathering / Sports

É inegável que as mudanças tecnológicas estão causando impacto na nossa forma de captar, transmitir e produzir. Isso vale tanto para o jornalismo quanto para os eventos esportivos. Nesse painel iremos abordar essas mudanças e seus impactos no planejamento das coberturas jornalísticas e esportivas e mostrar “cases” reais de como a tecnologia tem influenciado na escolha de plataformas mais simples mas com recursos bastante avançados.

Moderador: Caio Klein - Diretor da TVE-RS

Engenheiro Elétrico formado pela UFRGS, com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS, passando por várias funções dentro do grupo. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE-RS. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo e depois sendo o Gerente Executivo de Operações da TV, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006, 2010, 2014 e 2018, Olimpíadas 2008 e 2012 e Mundial Interclubes em 2006, 2010 e 2017, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Atualmente é o principal gestor da TVE-RS.

Tecnologia para Contribuição de Jornalismo – Caso Televisa

A apresentação esta centrada na aplicação de tecnologia IP para contribuição diretamente nas cameras de jornalismo e os possíveis fluxos de trabalho que esta nova tecnologia permite. Para exemplificar uma aplicação real apresentaremos o caso da Televisa que esta usando esta tecnologia no jornalismo a nível nacional no Mexico.

Pedro Luiz Mees - Gerente Geral America Latina JVC

Formado em Engenharia pela UDESC Gerente Geral America Latina JVC 2015 até o presente Gerente Vendas America Latina JVC - 2007-2015 Gerente Geral Media Trading - Miami 2000-2007 Gerente Nacional de Vendas Tecnovideo 1999 Gerente Nacional de Vendas Floripa Technologia 1997-1998 Gerente Regional de Vendas Tecnovideo 1995-1997 Representante Regional Linear 1993 a 1994

Transformando as plataformas de produção/transmissão para ENG/EFP: XDCAM Air

A apresentação descreverá detalhes dos recursos, tecnologias e fluxos de trabalho em uso no sistema de produção XDCAM Air ENG / EFP da Sony.
O XDCAM Air é a combinação de vários avanços nas tecnologias de aquisição e transmissão que permite fluxos de trabalho sem fio seguros e contínuos, da aquisição ao estúdio, utilizando um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) baseado em nuvem para compartilhamento e gerenciamento de conteúdo.
A palestra irá fornecer informações sobre como o XDCAM Air permite: compartilhamento de metadados de planejamento para câmeras em externa para marcação em campo; navegar e extrair clipes diretamente das câmeras em externa (recuperação total ou parcial em proxy ou altas taxas de bits); integração com NLEs de estúdio, Newsroom  e sistemas de produção; Publicar arquivos e/ou transmitir ao vivo para mídias sociais.
A apresentação será concluída com uma breve explicação do NavX – sistema de gerenciamento de conteúdo da Sony com recursos de I.A., que funciona em conjunto com os serviços XDCAM Air e Cloud Ci para a marcação automática de clipes/eventos em aplicações esportivas.

Hugo Gaggioni – Chief Technology Officer – Sony Professional Solutions Americas

Formado em Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Engenharia Eletrônica pela Universidade de Essex em Colchester, Inglaterra; Universidade da Pensilvânia e Universidade de Columbia, respectivamente. Gaggioni, na Sony desde 1988, possui várias patentes e foi autor de mais de 40 publicações técnicas nas áreas de compressão de vídeo, bancos de filtros digitais, dispositivos e sistemas HDTV e UHDTV. Antes de ingressar na Sony, ele trabalhou na RCA Corp. e Bell Communications Research. Com interesses de pesquisa que vão desde processamento de vídeo digital e imagem e teoria da informação até compressão de vídeo / áudio e processamento de sinal multidimensional, Gaggioni participou de mais de 15 conferências internacionais nas áreas de HDTV, UHDTV e sistemas de compressão de banda larga. Ele também deu inúmeras apresentações e cursos de tutorial sobre processamento de sinais e tecnologias avançadas de vídeo em eventos internacionais patrocinados pelas organizações SMPTE, IEEE, SET e Eurasip.

NOVOS FORMATOS DE PRODUÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO NOS EVENTOS E PRODUÇÕES ENG

Nessa apresentação serão abordados novos conceitos de contribuição e produção de eventos / captações ENG que o Grupo Globo vem adotando ao longo dos últimos anos e os respectivos impactos sobre as produções / canais.  Pontuaremos também como a internet tem contribuído para a disseminação dessas tecnologias, favorecendo uma perfeita integração de todos os recursos.

Henrique Lopes - Coordenador de Operações e Eventos na Globosat

Coordenador de Operações e Eventos na Globosat com 22 anos de experiencia na area de Produção Externa, atuando diretamente nas produções de Unidades Móveis, ENG, Eventos Nacionais e Internacionais, atendendo as diversas demandas dos Canais Globosat. Ao longo desses anos foi possível participar da formatação, planejamento e implementação de diversos projetos (eventos /gravações) de grande porte para os canais Globosat. A partir de 2005, iniciei um novo ciclo na empresa, liderando as equipes técnicas e operacionais da área.

Jornalismo e esportes via IP: a revolução continua

Um recorte baseado em experiências reais de produção ao vivo com tecnologia IP. Corte e pós-produção via master remoto em tempo real. Câmeras automatizadas, com inteligência artificial, para arenas e centros de treinamento. Cases: Copa do Nordeste, Campeonato Paranaense, Copa São Paulo de Futebol Júnior, Campeonato Brasileiro de Rugby, Super Drift Brasil, Palmeiras, Grêmio.

Fábio Eitelberg - Diretor da 2Live e da Ablink

Fábio Eitelberg é diretor da 2Live e da Ablink, responsável por mais de 400 produções e transmissões ao vivo de eventos corporativos, esportivos, de entretenimento e de ações de marcas. Com a tecnologia LiveU, desenvolveu novos formatos de produção, inclusive com corte e finalização remota via IP. Jornalista e documentarista, trabalhou no SBT, Record, TV Cultura e Univesp TV, criando, produzindo, apresentando e editando inúmeros programas nas áreas de Ciência, Cultura e Educação. Foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo e vencedor dos prêmios Aberje e Biodiversidade SOS Mata Atlântica.

9h20 - 10h40 | SET Rádio | Sala 16

Transformação do Rádio ( Metamorfose)

O rádio e seu conteúdo áudio permanecendo como desejo de consumo.
As várias alternativas de acesso, desde o tradicional receptor de rádio, ao veicular, até o da plataforma da internet como “app” e hibrido.
Emissoras e os casos de sucesso com o novo formato.

O rádio não perece; permanece! 

 

 

Moderador: Eduardo Cappia - Diretor EMC / Conselho Deliberativo SET

Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Técnico propagação – Sistemas Antenas FM Shively Labs. Diretor de Radio SET; Liderança Técnica AESP – desde 2011 e Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. Participação ativa em Grupos Regulatórios e Discussão de Normatização do Setor, com atuação no processo de Migração do Radio AM para o FM desde 2009.

Drivers Tecnológicos de Transformação do Radio 

A permanência do RÁDIO no mercado publicitário Norte Americano.
Índices e pesquisas mostram a posição de acesso ao conteúdo rádio nas diferentes faixas etárias.
Tendência de substituição do acesso ao veículo via radiodifusão terrestre pelo consumo “on-line” e “on-demand – Podcasting” , Digital HD Radio e o modelo Hibrido.
O fenômeno das caixas de som conectadas (smart speakers).
A influência da conexão via smartphones e ativação do chip set radio no equipamento de telefonia celular.

Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

RÁDIO 360º

O rádio vive um dos seus melhores momentos para os radiodifusores que transformaram suas emissoras em verdadeiras empresas de comunicação e mídia, sem se limitarem às restrições naturais e técnicas do nosso meio.

O Rádio 360º é a criação e comercialização de conteúdos com distribuição em diversas plataformas.

 

 

Marco Moretto - Diretor da Rádio Hot107 FM

Marco Moretto, iniciou suas atividades no rádio ainda na adolescência. Integrado ao meio, se profissionalizou e especializou-se em administração voltada ao veículo de comunicação. É um dos administradores mais jovens no Rádio Paulista. Diretor da Rádio Hot107 FM. Graduou-se no Centro Universitário de Bauru e especializou-se na FGV - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Integra a Diretoria Executiva AESP – período 2019-2021.

QUAL A VISÃO DE FUTURO DO RÁDIO COM IMAGEM?

Carlos Aros – Diretor da Rede Jovem Pan News

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, CARLOS AROS, passou pelas redações da Rádio Jovem Pan e da Rádio CBN, onde foi chefe de reportagem. No Grupo Jovem Pan, atuou como redator do portal, repórter e passou pelas bancadas do Jornal da Manhã, do Morning Show e do Radioatividade. Atualmente é diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News. Especializou-se na cobertura de tecnologia, área na qual atua como comentarista e consultor. É vencedor do Prêmio Especialistas 2017 na categoria Tecnologia da Informação e foi três vezes indicado ao Prêmio Comunique-se na categoria Tecnologia, em 2015, 2016 (finalista) e 2017.

11h - 12h20 | Hot Session | Sala 12

OTT como Suporte aos Novos Modelos de Negócio

Nosso mundo em transformação plena, acelerada e constante, o impacto dos novos hábitos de consumo e comportamento, as FANG, a concorrência crescente para retenção da atenção? Como os grupos de comunicação vem se preparando para este desafio, que criará um impacto profundo em suas estruturas e estratégias no que tange uma mudança de cultura, otimização de custos e a busca por novas receitas? Diante deste novo cenário, além dos desafios de entregar alcance, retenção e um diálogo com o público enquanto mantém a cauda longa para os anunciantes, como estas empresas apresentam suas estratégias para o universo da distribuição de conteúdo em múltiplas plataformas? Como entendem seus novos modelos de negócio, que trazem um cenário também B2C para um mercado que sempre atuou no modelo B2B? Como ter o equilíbrio entre a publicidade e a assinatura em suas plataformas de OTT?
Neste painel discutiremos todas estas questões que hoje são foco no mundo inteiro.

.

Moderador: Daniela Souza - SVP - AD DIGITAL e Conselheira SET

Fundadora da AD Digital, entrou no mercado de Mídia e Entretenimento em 1994. É palestrante convidada nos principais eventos relacionados com a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo, para compartilhar sua visão sobre mercado e tendências de futuro para a indústria. Há mais de 10 anos compõe a mesa diretora da SET e é responsável por alguns dos novos conceitos presentes no Brasil.

Como as empresas de mídia devem construir plataformas centradas no cliente que respondam as novas necessidades da industria, conectando clientes, fornecedores e anunciantes.

 

Luis Mauricio Chopard Bonilauri - Managing Director at Accenture - Communications, Media & High Technology

Experiente Managing Director com um histórico comprovado de trabalho no setor de comunicações, mídia e Internet. Hábil nos programas de M & A, Planejamento de Negócios, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial e Transformação Digital. Forte profissional de desenvolvimento de negócios formado pela CoppeadUFRJ.  Luis atualmente lidera a prática de consultoria em Comunicações, Mídia e High Team na região da América Latina na Accenture

Como a Jovem Pan está realizando sua transformação Digital?

 

Roberto Araújo - CEO do Grupo Jovem Pan

CEO do Grupo Jovem Pan com MBA na FIA com especialização em Cambridge, Lion e Beijing. Tem sua carreira pautada na estruturação de empresas em múltiplos segmentos. É um entusiasta sobre o futuro e como a tecnologia irá transformar as relações humanas.

Globoplay – Quem somos e para onde vamos

 

Tiago Lessa - Head de Marketing, CRM e Inteligência Globoplay

Head de Marketing, CRM e Inteligência Globoplay Tiago Lessa estudou Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui especialização em Marketing pela Coppead. Iniciou a carreira como estagiário da Varig, teve uma longa passagem pela Petróleo Ipiranga e está no Grupo Globo há 12 anos. Dentro do Grupo Globo teve atuação destacada na liderança e desenvolvimento das estratégias digitais da Rede Telecine e hoje é o responsável pelas áreas de Marketing, Aquisição, Engajamento e Business Intelligence do Globoplay, onde vem promovendo uma grande transformação com foco na jornada multicanal e demandas do consumidor.

11h - 12h20 | Tecnologia e Negócios | Sala 11

Big Data, Analytics e Novos Negócios do Audiovisual

Neste painel veremos  como as empresas atuam no mercado usando os seus dados e como os principais vendors do ramo se preparam para atender às necessidades das empresas.

.

Moderador: Hugo Nascimento – CTO na Ad Digital

Formado em engenharia, tem 15 anos atuando em projetos de Brodcast e PayTV em diversos ramos como IPTV, DTH e ambientes de produçao e pos-produçao. Em sua carreira, ele atou em empresas e clientes referencia no mercado, como Cisco, Google, Telefonica, etc, assim como em projetos que envolviam equipes multidisciplinares em diversos países para Telefonica, Megacable, Claro, NET e sua experiência contempla projetos em pré e pós-venda com profundo conhecimento técnico nesse mercado. Atuou nos mais exigentes mercados como Alemanha, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Espanha entre outros.

Audience Insights is Not Magic – Uma Abordagem Para Acelerar sua Jornada com Inteligência Artificial

Diversas são as estórias em torno de como Big Data, Advanced Analytics e Inteligência Artificial resolvem grandes problemas em nosso setor. O potencial é imenso. De expressivos ganhos em processos produtivos a aumento de vendas, não importa o ponto da cadeia de valor, os dados são sempre o destaque durante essas narrativas. Acontece que dados por si, sem uma abordagem de análise bem estruturada são nada mais que baldes de areia, brita e vergalhões. Assim como Inteligência Artificial não é mágica, Audience Insights também não.
Durante essa sessão vamos explorar ganhos e inovações expressivas no âmbito de inteligência da audiência e mostrar o caminho das pedras para sair da loja de materiais de construção que são alguns data lakes para a bela mansão pronta pra morar, aplicando análise avançada e inteligência artificial sobre os dados que estão espalhados dentro e fora das empresas.

Washington Cabral - Client Technology Advisor for Media; Entertainment – IBM

Washington passou os últimos 28 anos de sua vida profissional no setor de Tecnologia da Informação. A curiosidade e entusiasmo por novos conhecimentos encontrou o casamento perfeito quando passou a se dedicar nos últimos 6 anos ao setor de mídia e entretenimento. A radical transformação impulsionada por tecnologias emergentes que o setor enfrenta é o ambiente ideal para desenvolver idéias disruptivas e que possam fazer diferença para o futuro do setor.

Big Data aplicada no dia a dia de um grupo de comunicação

Apresentacao do dia a dia de uma area de IA dentro de uma afiliada.

Roberto de Oliveira Filho - Coordenador de Tecnologia na RPC

Roberto Oliveira tem 15 anos de experiência em tecnologia. Ocupou diversos cargos em empresas como Buscapé, O Boticário, Apontador, startups do Vale do Silício e atualmente gerencia a equipe de tecnologia RPC focada em soluções de BI, Big Data, Machine Learning e inovações focadas em negócios e entretenimento.

Big Data aplicada, uma visao de aplicação de dados para tomada de decisão em negócios.

Uso de dados e Analytics para ajudar a entender o consumo, e Business Intelligence, Deep Learning para testes de hipotese. Coleta de preços e processamento de vídeos offline para obter inteligência e ajudar a saber como executar tomada de decisao baseado em movimento de mercado.

Daniel Lopes - Head of Data at InfoPrice

Formado em Engenharia da Computação pela UniSALESIANO, em processo de conclusão do progrmaa de doutorado no IPEN / USP. Projeto de pesquisa ativa sobre detecção de câncer de pele de melanoma por processamento de imagem e Deep Learning (AI). Apaixonado por inteligência, estatísticas, como técnicas de aprendizado de máquina, big data, mineração de dados e sistemas de recomendação.

11h - 12h20 | Produção de Conteúdo | Sala 13

O Jornalismo em Campo: A transformação Tecnológica e a Eficiência Operacional, a Flexibilidade e a Redução dos Custos

A cada dia, jornalistas, produtores e técnicos de televisão são obrigados a encontrar maneiras de publicar as suas apurações jornalísticas em intervalos de tempo cada vez menores: em horas, minutos e mesmo em tempo real. As demandas de um público cada vez mais ávido e exigente na cobertura dos fatos obrigam que a infraestrutura e os meios de divulgação sejam cada vez mais eficientes. A capacidade de transformar os meios tradicionais de coberturas dos fatos em campo é um ponto crucial para as organizações na captação, apuração e distribuição dos conteúdos noticiosos.

A utilização de um conjunto de ferramentas e fluxos de trabalhos pelos profissionais e o uso correto das tecnologias se transformaram num grande aliado para as transmissões nas mais diversas plataformas de distribuição de conteúdo. Nesse painel, teremos a oportunidade de ouvir e debater com quatro dos mais experientes e respeitados jornalistas da televisão aberta brasileira como eles se serviram da tecnologia em campo para cobrir uma das maiores tragédias da história recente do Brasil: O Rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

 

Moderador: Raimundo Lima – Diretor Editorial da Revista da SET e Diretor de Tecnologia e Operações- SBT

Em atividades na televisão aberta desde os anos 80, com passagens pelas principais emissoras do país: ESPORTE INTERATIVO/RJ - Diretor de Produção; TV CULTURA / SP - Diretor de Operações; BAND/SP - Chefe de Produção de Jornalismo, Diretor de Produção e Diretor de Operações e Tecnologia; GLOBO INTERNACIONAL / NEW YORK - Editor e Produtor; DIÁRIOS ASSOCIADOS / MANCHETE - Diretor de Programas Formação: UFF - Universidade Federal Fluminense; PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica; SONY Institute of Video Technology - USA; UnB - Universidade de Brasília. Atualmente, é Diretor Editorial da Revista da SET e Diretor de Tecnologia e Operações do SBT.

Roberto Cabrini – Apresentador e Editor Chefe do Conexão Repórter – SBT

Considerado um dos principais jornalistas brasileiros, especializado em jornalismo investigavo, coberturas de guerras e da defesa dos direitos humanos, ganhou praticamente todos prêmios importantes em seu meio (Prêmio Esso, Troféu Imprensa, APCA, Vladmir Herzog, Líbero Badaró entre outros), em três décadas de carreira. Mais do que ninguém, Cabrini conhece a importância da tecnologia aliada aos princípios do jornalismo investigativo competente e responsável.

Márcio Campos - Repórter do Jornal da Band

Márcio Campos, jornalista formado pela Universidade de Taubaté em 1995 é repórter da Band há 16 anos . Participou da cobertura de casos importantes como o acidente da TAM em Congonhas , o acidente do Air France , o crime do casal Nardoni , o sequestro e morte da jovem Eloá , os deslizamentos de terra em Santa Catarina , o Caso Bruno , o incêndio da Boate Kiss , o deslizamento do Morro do Bumba em Niterói , mediou debates eleitorais como o de governo de estado de Rondônia nas últimas eleições, o processo de impeachment da presidente Dilma Roussef , os rompimentos das barragens da Samarco de Mariana e Brumadinho , se especializando em transmissões ao vivo de longa duração. Atualmente é repórter do Jornal da Band onde participa de coberturas nas diversas áreas: comportamento, política, economia , cultura e agro . Em dezembro de 2008 lançou o livro A tragédia de Eloá – Uma sucessão de erros sobre o assassinato de Eloá Pimentel. Em 17 de junho de 2011, passou a apresentar o Primeiro Jornal, em seguida continuou apresentando eventualmente o Brasil Urgente e no dia 2 de junho de 2012 teve seu próprio telejornal, o Acontece, veiculado aos sábados.    

Eduardo Ribeiro - Âncora do Domingo Espetacular e repórter especial da RecordTV

Antes de ancorar o Domingo Espetacular, da Record TV, Eduardo Ribeiro apresentava o Jornal da Record, Especial de Sábado, além de integrar o núcleo de repórteres especiais da emissora. Jornalista curitibano, formado no interior do Paraná, Eduardo também passou por veículos como rádio CBN, Jornal O Globo, Portal Terra e TV Bandeirantes. Apresentou o primeiro telejornal do canal de notícias Record News, em 2007, e desde então, se destaca na condução de coberturas jornalísticas ao vivo, pelo país e pelo mundo. Só este ano, ancorou da rua em mais de dez oportunidades. Situações como a posse do novo presidente da República, o tragédia de Brumadinho e a crise humanitária nas fronteiras entre Brasil, Colômbia e Venezuela. Eduardo tem vinte e um anos de carreira e assumiu em março a apresentação do programa Domingo Espetacular.

Carine Tavares - Chefe de Reportagem - Globo BH

Carine Tavares é jornalista, formada em 2000 pelo Uni-BH e pós-graduada em Produção para Mídias Digitais pela PUC/MG. Foi repórter do SBT no Triângulo Mineiro, produtora e apresentadora na TV Alterosa/Divinópolis, retornando a Belo Horizonte em 2004, como produtora da TV Alterosa/BH. Em 2010 foi contratada como produtora da Globo Minas e desde dezembro de 2016 está na chefia de reportagem da emissora.  

11h - 12h20 | SET Rádio | Sala 16

Menos Interferências e mais Canais no Ar

O Conflito da Recepção no Dial Rádio

As alterações no Regulamento de Radiodifusão como proposto pela Consulta Pública Anatel N. 24 de 2019, ameaçam o modelo de negócio do Rádio? Como conciliar o aumento de canais no Ar, com menos interferência, mantendo a viabilidade econômica das emissoras?

Se por um lado pode se acomodar muito mais emissoras, por outro como não “incomodar” as atuais existentes? Área rural e regiões mais distantes dos centros urbanos podem se transformar em área de conflito receptivo.

Moderador: Claudio Lorini - Diretor da Lorini Engenharia

Engenheiro Eletrônico com especialização em Telecomunicações e Redes de Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC. Advogado com especialização em Direito das Telecomunicações também pela PUC. Trabalhou na Rádio e TV Gaúcha / Stemac - Grupos Geradores / Indelsul – Indústrias de Telecomunicações É sócio-gerente da Lorini Engenharia Ltda./Loriservice – Radiodifusão e Telecomunicações – Fundada em 1981 – Porto Alegre/RS.

RECEPTORES E SUA EVOLUÇÃO! SENSORIAMENTO (testes CPqD)

Com base nos testes do CPqD deste ano, especialmente contratado pela ABERT, avaliou-se a atual situação dos receptores, propondo atualização do Regulamento Técnico FM em sua última versão 2010, originalmente gerado em 1998. (Resolução 67/1998  – ANATEL).
Uma abordagem objetiva sobre a temática evolutiva do serviço FM.

Marcus Aurélio Ribeiro Manhães - pesquisador CPqD

É pesquisador em telecomunicações desde 1984. Faz pesquisas e desenvolvimentos em temas que envolvem tecnologia, educação e sociedade. Seus trabalhos abrangem Internet, cidades digitais, telecomunicação fixa e móvel, inclusão digital, sistemas ópticos, rádio, TV digital, canal de interatividade, planos de canais de radiofrequência e modelos de propagação. Tem experiência em codificação de canal, transmissão óptica, modulação, otimização de espectro de radiofrequência e planejamento de canais. Graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Suas pesquisas na área de educação e psicologia culminaram na obtenção do mestrado. Em maio de 2019 – pelo CPqD - conclui relatório de avaliação de receptores, relações de proteção de canais FM para motivar proposta de alteração de Regulamento Técnico.

NOVO REGULAMENTO FM – TENDÊNCIAS E IMPACTO

A Anatel avalia preliminarmente as contribuições recebidas na Consulta Pública N. 24, publicada a 17 de junho de 2019, seus fundamentos técnicos e tendências da Efetivação do Novo Regulamento Técnico FM (aqui em destaque.

Leva em consideração as audiências públicas, as manifestações dos representantes do Radiodifusores, visando a utilização da faixa estendida para acomodar a Migração e disciplinar a utilização de todas as modalidades de serviços da faixa. Acima de tudo preserva-se o interesse público da melhor prestação de serviços, sempre no objetivo final do prestador e do usuário.

Estabelecerá, em sua apresentação, a visão dos prazos envolvidos na evolução do Regulamento, fases intermediárias e sua efetiva entrada em vigência.

Paulo Eduardo dos Reis Cardoso - Coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão / Gerência de Espectro, Orbita e Radiodifusão - ORER

Possui Doutorado pelo DECOM-FEEC-Unicamp (2018), pesquisando Regulação da Radiodifusão com ênfase em TV Digital; Mestrado em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pelo DEMIC-FEEC-Unicamp (2005); e Graduação em Engenharia Elétrica pela FEEC-Unicamp (2002). Ocupa o cargo de Especialista em Regulação na Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, onde atua como Coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão, na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão; e é líder do Grupo Relator GRR6 (Radiodifusão) da CBC2. Anteriormente, atuou na Gerência Regional da Anatel em São Paulo, trabalhando com o Licenciamento e Alteração de Características Técnicas das estações de Radiodifusão; na Fiscalização Técnica em entidades de Radiodifusão; e na solução de problemas de radiointerferência em qualquer sistema de telecomunicação. Foi responsável técnico pela proposta de modificação do Regulamento Técnico para Emissoras de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada e pela análise de processos de viabilidade técnica para inclusão ou alteração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada. Participou como observador do Governo Federal nos testes de Radiodifusão Sonora Digital, tanto nos testes do padrão americano - HD Radio, em 2008 e 2012, como nos testes do padrão europeu - DRM, em 2010. Atuou como Pesquisador de Telecomunicações da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD.

MODIFICAR O REGULAMENTO FM RESOLVE A MIGRAÇÃO?

A análise do Diretor de Rádio da ABERT, mostrará como a possível alteração  do Regulamento Técnico FM poderá contribuir para a alocar todas as emissoras Migrantes do AM para o FM.
O saldo do Plano Básico e seu planejamento com as inviáveis na faixa convencional FM (88 a 108 MHz) acomodadas na estendida (76 a 88 MHz) não atingiria uma centena de estações.  Assim a viralização de FMs não representaria ameaça as atuais instaladas e teriam sua área de cobertura preservada. Até que ponto?
Conheça o decisivo destino da Radiodifusão em FM no Brasil, aliando modelo de negócio à recepção preservada do conteúdo rádio no meio terrestre.

Andre Ulhoa Cintra – Diretor de Rádio – ABERT

Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio Abert e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

| SET Tech Break |

SONY

Tecnologias e fluxos de trabalho para uso dos formatos HDR (High Dynamic Range) em produções de conteúdo ao vivo.

Nos últimos tempos, o passo acelerado tem sido visto no avanço das tecnologias para o desenvolvimento e entrega comercial de sistemas de Ultra Alta Definição (UHD), para aplicações de radiodifusão e cinematografia digital. Talvez a tecnologia mais conhecida – e talvez mais significativa do que os avanços na resolução de imagem – seja a incorporação das novas curvas gama para implementar a captura e o processamento de imagens em High Dynamic Range (HDR).

 

 

 

Hugo Gaggioni - Diretor de tecnologia da Sony a América

Formado em Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Engenharia Eletrônica pela Universidade de Essex em Colchester, Inglaterra; Universidade da Pensilvânia e Universidade de Columbia, respectivamente. Gaggioni, na Sony desde 1988, possui várias patentes e foi autor de mais de 40 publicações técnicas nas áreas de compressão de vídeo, bancos de filtros digitais, dispositivos e sistemas HDTV e UHDTV. Antes de ingressar na Sony, ele trabalhou na RCA Corp. e Bell Communications Research. Com interesses de pesquisa que vão desde processamento de vídeo digital e imagem e teoria da informação até compressão de vídeo / áudio e processamento de sinal multidimensional, Gaggioni participou de mais de 15 conferências internacionais nas áreas de HDTV, UHDTV e sistemas de compressão de banda larga. Ele também deu inúmeras apresentações e cursos de tutorial sobre processamento de sinais e tecnologias avançadas de vídeo em eventos internacionais patrocinados pelas organizações SMPTE, IEEE, SET e Eurasip.

 

14h - 15h20 | Hot Session | Sala 12

Futuro da Mídia: Tecnologia e Hábitos de Consumo

Este tracking vem sendo realizado há ao menos cinco anos,  buscando identificar como as tecnologias vem afetando os hábitos de consumo.
Como o consumo de mídia varia de acordo com a idade, geração, região, classe social?
Quais inovações tendem a se perpetuar e quais são apenas hypes?

Moderador: Roberto Franco - Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios – SBT

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal da Bahia e Pós em Marketing e Gestão de Empresas pelas FGV e ESPM. No decorrer de sua carreira, foi responsável pelo projeto e implantação de diversas empresas de rádio e televisão no Brasil. Foi Presidente da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão no período de 2002 até 2008 e Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2017, após este período ingressou como membro do Conselho de ambas Entidades. Em 2009 Fez parte do Conselho Consultivo da ANATEL, em Agosto de 2012, tomou posse no Conselho de Comunicação Social até 2017 e atualmente é Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT.

O consumo de televisão entre as gerações

Atualmente, temos cinco gerações convivendo ao mesmo tempo e cada uma delas com comportamentos e valores diferentes. O tipo e o formato de conteúdo que cada uma delas consome impacta no desenvolvimento de novos tipos de programação e modelos de distribuição. Melissa Vogel, CEO Brasil da Kantar IBOPE Media, apresenta como essas gerações estão consumindo e o que é relevante para cada uma delas na busca por informação e entretenimento.

 

Melissa Vogel - CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil

Reúne mais de 23 anos de experiência no mercado de pesquisa e inteligência de mídia trabalhando na Kantar IBOPE Media em postos no Brasil, no Panamá, além de experiência global na Kantar Media. Melissa ocupou cargos de liderança em diversas áreas da empresa como Comercial, Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento de novos negócios, Operações, Marketing e Produtos. Nos escopos de atuação Brasil e LatAm, a executiva se aprofundou no entendimento das necessidades dos clientes, colaborando com a indústria no desenvolvimento de métricas, produtos e negócios abrangendo o portfólio completo e linhas de serviço da companhia. Antes de assumir a liderança da Kantar IBOPE Media no Brasil, atuou como Global Director para agências para a Kantar Media e por dois anos como Diretora Executiva Multimedia, para os negócios de Target Group Index e medição de Rádio. Melissa é formada em Rádio & TV pela Universidade São Paulo - USP, com pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM e Administração na Fundação Getúlio Vargas. Foi professora do curso de pós-graduação em Inteligência de Mercado da ESPM.  

Anwar Nassar - CEO Lotier International

A Lotier International é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de ponta em mídia, vídeo e telecomunicações, nos mercados Latino-americano, Europeu e Indiano. O portfólio de parceiros da Lotier inclui líderes mundiais como Amdocs/Vubiquity, Gracenote, Comcast, Verizon, Intel entre outros, e projetos realizados em parceria com as principais empresas de telecomunicações incluindo o grupo Claro, Telefonica, Oi, Algar, Telecom Argentina, VTR e outras dezenas de operadores nos territórios onde atua. Antes de assumir a direção da Lotier, Anwar atuou no mercado de investimentos imobiliários como sócio da Metágora Capital e em parcerias com os fundo Colony Capital, GE Capital e Trump Organization. Anwar possui mestrado da Universidade de Columbia, NY.

Georgia Jordan - Analista de Mercado da Kagan

Georgia Jordan é analista de mercado da Kagan, um grupo de pesquisa de mídia e telecomunicações da S&P Global Market Intelligence, focando nos mercados de TV paga e banda larga na América Latina. Ela cobre o setor de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia desde 2009, inicialmente como jornalista e mais tarde como analista de mercado, se especializando na indústria de telecomunicações latino-americana, incluindo serviços fixos e móveis, tecnologia e regulação.    

Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

14h - 15h20 | Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 11

Assistentes de Voz e Chatbots:  A Nova Relação com o Consumidor

Como está sendo estabelecida a nova forma de comunicação e interatividade usando assistentes de voz e chatbots, viabilizando potenciais novos negócios e modelos.

Moderador: Marcelo Guerra - Gerente de Tecnologia em Mídias Digitais na TV Globo

Marcelo Guerra atua em diferentes iniciativas em Transformação Digital, Big Data, Segunda Tela e Experiências Interativas e inovações em Mídias Digitais. Trabalha na empresa há 14 anos em diferentes funções incluindo Projetos, TV Digital, ,Operações de entretenimento, pós-produção e Planejamento Estratégico da Tecnologia. Formado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações na Universidade Gama Filho, tem MBAs em Gestão de Marketing pela PUC-RJ e Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ.

Amazon Alexa

Amazon Alexa – a nova fronteira da voz.

José Nilo Cruz Martins - Country Manager Alexa Skills na Amazon

José Nilo Cruz Martins atualmente trabalha no escritório da Amazon no Brasil, na posição de Country Manager de Alexa Skills & AVS, De 2011 a 2018 foi o Country Manager das operações da AWS no Brasil. No Google, a partir de 2007 contribuiu para o lançamento da operação "Google Enterprise" no Brasil. Foi o gerente geral no Brasil da empresa de software Ariba, em 2001.  É Brasileiro, nativo de São Paulo. 

Vamos Conversar?

Com tantas mensagens que recebemos todos os dias, como podemos nos destacar? Um contato inteligente pode tornar uma marca mais presente na jornada do seu cliente.

Luis Motta - UX Customer Success – Take

UX Designer na Take com experiência em construção em contatos inteligentes para grandes empresas como: Globo, Caixa Seguradora, Heineken e Porto Seguro e ganhador do primeiro hackathon de Chatbots do Brasil.

A nova jornada da Globo no mundo dos assistentes de voz

Nos próximos anos, vamos navegar pela Internet usando comandos de voz. A Globo já começou a se preparar para esse novo contexto. Nessa palestra, apresentaremos alguns aprendizados da empresa com a tecnologia.

Eliseu Barreira Junior - Coordenador de Mídias Digitais na TV Globo

Atualmente, é Coordenador de Mídias Digitais na TV Globo. Desde 2018, lidera projetos para distribuição de conteúdos em assistentes de voz, como o Google Assistant.

14h - 15h20 | Produção de Conteúdo | Sala 13

e-Sports

Produção de conteúdo com engajamento e entretenimento. O fenômeno de audiência sob a ótica de grandes profissionais de mídia, editorial e eventos.

.

Moderador: Gui Barbosa, Head of Business, nøline culture

Atualmente, Gui Barbosa ocupa a função de Diretor de Negócios da nøline culture, agência com foco na criação de estratégia e conteúdo para marcas que desejam se comunicar com público jovem, sobretudo geek e gamer. Antes disso, foi Diretor Comercial & Parcerias da BBL, holding de entretenimento que administra a marca ESL no Brasil. Anteriormente, fundou a consultoria LGZn e também ocupou posições de destaque e liderança em multinacionais como Cerner, Universal Music Publishing e Deloitte.

Por que e-Sports é o próximo grande negócio?

O Brasil hoje é a terceira maior audiência no esporte eletrônico no mundo perdendo apenas para a China e os EUA. Como esse mercado chegou tão rápido a esse numero de audiência e o que é certo e incerto nesse mercado no Brasil ? Nesta apresentação abordaremos o comportamento das marcas sobre essa nova modalidade e os desafios desse setor.

Moacyr A. Alves Junior, Sócio / Diretor da Talent Experts

Sócio diretor da Talent Experts empresa do ramo de eSports e criação de conteúdo em áudio e vídeo voltado ao público jovem. Trabalhou em empresas como ESL da Alemanha, 1080partners dos EUA e Halo Digit da China e foi conselheiro do governo federal na secretaria do áudio visual por 6 anos para o setor de jogos eletrônicos. Também é presidente da ACIGAMES (Associação comercial industrial e cultural dos jogos eletrônicos do Brasil) com filiais na Itália, EUA e Argentina.

e-Sports

Em produção

Felipe Santana Felix - Gerente de Produto - ESPN Brasil

Comunicador apaixonado por video games, já rodou o mundo e o Brasil cobrindo competições e eventos de games. Fundador do extinto portal Selecter, foi player reasearch da Riot Games Norte América para o documentário Legends Rising, auxilou a Editora Europa em sua revista de eSports e atualmente é um dos responsáveis pelo eSports como produto na ESPN Brasil.

.

Bernardo Mendes - Gaming @ Cheil, CHEIL Worldwide

Antes de entrar para o time da Cheil, Bernardo trabalhava na Turtle Entertainment, proprietária da ESL (Electronic Sports League), gerenciando as áreas de negócio da empresa e colaborando com o desenvolvimento do mercado local de e-sports com a liga nacional “ESL Brazil Premier League” e grandes produções de eventos como o “Clash Royale Crown Championship”, o “ESL Pro League Finals São Paulo” e a “ESL One Belo Horizonte”. O executivo também atuou na Futura Networks (proprietária da Campus Party) e MCI Group. Ao longo de sua carreira, Bernardo também registra trabalhos executados para clientes como Facebook, Paypal, Submarino, Vivo, Sadia, 3 Corações, Outback, Uber, Porto Seguro, Otima, IBM, Riot, Activision Blizzard, Tencent Games, Intel e RedBull. O Gamer Specialist traz para sua primeira passagem em uma agência de publicidade sua visão ampliada e seu entendimento sobre a singularidade e o grande potencial do mercado de games no Brasil podendo, assim, contribuir com a comunidade e traduzir o que significa tal cenário para os "não-gamers”. Sua trajetória torna ainda mais possível conectar as pontas do mercado, mantendo um bom tom para diferentes linhas de campanha, seja as com potencial profissional, no caso de e-sports, seja as que têm relação com tendências Pop Cult.

14h - 15h20 | SET Rádio | Sala 16

O Podcast viralizou

Os podcasts entraram definitivamente na vida das pessoas, no radar dos produtores de conteúdo e na agenda dos executivos de marketing. O crescimento deste mercado é exponencial. É um fenômeno global e, mais recentemente, ganhou grande destaque no Brasil nas discussões sobre novidades e oportunidades na mídia.
Este painel apresentará uma visão geral do mercado de podcasting, tanto na perspectiva do rádio como na ótica dos produtores dos demais segmentos da mídia. Também serão discutidos os modelos de monetização e suas tecnologias.

Moderador: Marco Túlio Nascimento - Diretor da ZYDigital

Engenheiro de Telecomunicações formado pela Universidade Federal Fluminense e Membro do Conselho Deliberativo da SET. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDIGITAL, empresa que fundou em 2015 e que atua no mercado de tecnologia e mídia com a proposta de contribuir para a reinvenção do rádio, a criação de uma nova forma de consumo de áudio, uma nova experiência de ouvir. A ZYDIGITAL desenvolve estudos e soluções nas áreas de rádio, streaming, aplicativos para smartphones, aplicativos de voz e podcasting.

Ricardo Gandour

Parte 1 – O Mercado de Podcasting (Case 1)

 

Ricardo Gandour - Diretor Executivo de Jornalismo da Rede CBN

Ricardo Gandour é diretor executivo de jornalismo da Rede CBN e membro do conselho editorial do Grupo Globo. É mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP), engenheiro civil (USP-São Carlos) e jornalista (Cásper Líbero). Foi Visiting Scholar na Columbia Journalism School (2016). É membro dos conselhos do Columbia Global Center Brazil, do Instituto Palavra Aberta, da startup ImpactMania (Califórnia) e da WAN-IFRA News Publishers Association Latin America. Possui especializações em Publishing (Stanford University), Gestão Avançada (Insead) e Administração (FGV). Foi diretor de conteúdo do Grupo Estado (2006-2015), diretor executivo do “Diário de S.Paulo” (2002-2006), diretor de publicações da Editora Globo (2000-2002), diretor-fundador da Editora Publifolha (1995-2000) e repórter e editor na “Folha de S.Paulo” (1990-1995).

Parte 2 – O Mercado de Podcasting (Case 2)

 

 

 

Magê Flores - Jornalista da Folha e apresentadora do podcast Café da Manhã

Paulistana, Magê Flores é jornalista da Folha há seis anos. Já passou pela Globo News e pela rádio CBN, onde começou a carreira na reportagem. Se especializou em jornalismo gastronômico e, na Folha, foi repórter do caderno Comida, da revista sãopaulo e redatora da primeira página. Desde janeiro, apresenta o podcast diário de notícias Café da Manhã, ao lado de Rodrigo Vizeu.

Parte 3 – Tecnologias de Monetização de Podcasts

 

 

 

Rodrigo Tigre - Country Manager na RedMas / Audio.ad

Rodrigo Tigre tem mais de 25 anos de experiencia no mercado digital e é sócio da RedMas / Audio.ad, primeira empresa de soluções de áudio advertising digital na América Latina e atualmente presidente do comitê de áudio digital no IAB Brasil. Tigre criou sua primeira empresa em 1994, uma editora e distribuidora de CD-ROM, e em 1996 começou a desenvolver projetos para internet, entre eles a GamesMania, portal de Games em 5 línguas e a Netbyte, um e-commerce voltado para Games. Em 2006 criou um portal voltado para o público feminino (Feminice) adquirido posteriormente pelo Bolsa de Mulher, onde atuou como diretor de novos negócios. Antes de assumir esta nova posição, atuava como sócio local da Populis, rede premium de conteúdo, adquirida em 2016 pela RedMas / Audio.ad. Com sede na Argentina e estabelecida em São Paulo em 2016 possui localmente mais de 100 clientes, incluindo Nestlé, LG, Coca-Cola. Além do Brasil, a RedMas / Audio.ad tem escritórios em mais de 15 países da América Latina e nos EUA e conta com mais de 200 colaboradores. Desde 2011 faz parte do Grupo Cisneros, um dos maiores grupos privados de mídia, entretenimento, telecomunicações e produtos destinados às comunicações de massa no mundo.

15h40 - 17h | Tecnologia e Negócios | Sala 12

Experiência do Consumidor no Mundo OTT / Direct to Consumer em Empresas de Mídia

Com a evolução dos novos serviços de TV OTT, além das novas experiências em produto, a indústria tem a oportunidade de transformar o relacionamento com nossos consumidores. Vamos discutir no painel  as novas jornadas no consumo de mídia e novas tecnologias que auxiliam o mercado a ampliar essa conversa omnichannel.

.

Moderador: Marcelo Guerra - Gerente de Tecnologia em Mídias Digitais na TV Globo

Marcelo Guerra atua em diferentes iniciativas em Transformação Digital, Big Data, Segunda Tela e Experiências Interativas e inovações em Mídias Digitais. Trabalha na empresa há 14 anos em diferentes funções incluindo Projetos, TV Digital, ,Operações de entretenimento, pós-produção e Planejamento Estratégico da Tecnologia. Formado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações na Universidade Gama Filho, tem MBAs em Gestão de Marketing pela PUC-RJ e Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ.

Daniel Costa - Co-Fundador e Chairman | TAKE

Formado e Pós-Graduado em Administração e Marketing pela UFMG, Comércio Exterior na UNA,  MBA pela FGV/OHIO University em E-Business e curso de Inovação e Empreendedorismo em Stanford.  

Fernando Teixeira - Solutions & Strategy Director, Latam | Adobe

-

Foco no consumidor

Em um mundo onde as relações profundas são cada vez mais escassas, tanto em C2C como em B2C, encontrar formas de criar experiências personalizadas e engajantes se tornou um dos maiores desafios para qualquer negócio. Isso é particularmente verdade no universo de entretenimento e OTT. Existem muitos touchpoints com o consumidor, mas é muito fácil criar estratégias desalinhadas com o que ele quer e espera da plataforma. O que diferencia realmente uma plataforma da outra é quando o foco da mesma é o consumidor, e não só o produto ou processo. Nos 20 minutos de apresentação, tentarei dar insights de como o Grupo Globo está olhando para este desafio e como ele se está posicionando, tentando estabelecer uma relação de 1 para 1 com o seu consumidor.

Antonio Forjaz - Head of CRM & Consumer Journey / Globoplay  

Hoje cumprindo a função de Gerente de CRM & Salesforce Marketing Cloud no Globoplay, o serviço de streaming em vídeo do Grupo Globo. Responsável por desenvolver e melhorar a estratégia de CRM com o assinante e prospect. Já trabalhou em estratégia de produtos Mobile na Samsung em Londres. Responsável por assegurar a sinergias e o alinhamento entre várias áreas, garantindo a entrega da estratégia para o Head de Internet e Mobile. Também desenvolveu experiência em gestão de projeto, vendas e mídia através de várias experiências em empresas globais como Telecine (Brazil) ou Fremantle Media (Espanha).  Completou um MBA em gestão pela Cass Business School em Londres com distinção, depois de obter sua licenciatura em um programa conjunto localizado em Barcelona, Toulouse e San Diego.   

15h40 - 17h | Tecnologia e Negócios | Sala 11

Construindo uma Cultura de Inovação

Você é nosso convidado para participar desse painel que irá trazer casos reais e exemplos de modelos de inovação em diferente empresas, tanto do setor de broadcast e de outros setores, abordando diferente modelos de inovação e trazendo um perfil de das habilidade que esse novo profissional precisa ter e como podemos ajudar nessa jornada.

Moderadora: Carolina Duca Novaes - Gerente de Tecnologia - TV Globo

Formada em engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie, MBA em gestão estratégica em mercados pela ESPM e mestrado em sistemas de comunicação Digital pela Universidade Mackenzie. Sou atualmente gerente de tecnologia da TV Globo em Recife.

.

.

Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital

Presidente do Porto Digital (parque tecnológico de Recife, escolhido por três vezes pela Anprotec como melhor ambiente de inovação do Brasil), Doutor em Administração/Finanças pela PUC-Rio e Professor de Finanças da UFPE. Foi Reitor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e Vice-Presidente do Diário de Pernambuco. É pesquisador na área de mercado de capitais e foi também Secretário-adjunto de Educação de Pernambuco.

.

.

Roberto de Oliveira Filho - Coordenador de Tecnologia na RPC

Roberto Oliveira possui 15 anos de experiência na área de tecnologia. Atuou em diversas funções em empresas como Buscapé, O Boticário, Apontador, startups no Vale do Silício e atualmente coordena a equipe de tecnologia da RPC com foco em soluções de BI, Big Data, Machine Learning e inovações voltadas a área de negócio e produção de conteúdo.

Habilidades relevantes no mercado de trabalho

A medida que algumas funções perdem relevância no mercado porque deixarão de existir, outros grupos crescem em importância. Algumas habilidades ganham importância a medida que as empresas evoluem junto com as tecnologias.

Anna Leticia Azevedo - Gerente de Atração / TV Globo

Posição atual: Aquisição de Talentos e Planejamento da Estratégia de Employer Branding na TV Globo. Mais de 20 anos de experiência em diferentes funções em RH (marca empregadora, Gestão de Talentos, Aquisição de Talentos, Gestão de Desempenho, Pesquisa de Engajamento, Formação de novos talentos e etc)

15h40 - 17h | Produção de Conteúdo | Sala 13

Conteúdo Original – O Fim das Janelas?

As formas como consumimos o conteúdo rompeu paredes que antes delimitavam se o conteúdo foi feito para TV aberta, TV paga, Cinema.
Com a evolução do consumo de conteúdo via plataformas OTT em diversos tipos de dispositivos o conceito da janela de exibição vem se tornando cada vez mais irrelevante enquanto as narrativas tornam-se cada vez mais importantes para o engajamento da audiência.
No painel, os convidados da Brasil Audiovisual Independente debatem sobre o futuro do consumo do audiovisual e como o desenvolvimento de conteúdo original de qualidade pode  ser o diferencial para a conquista do público-alvo.

Moderador: Mauro Garcia - Presidente Executivo da Bravi (Brasil Audiovisual Independente) / Membro do Conselho Deliberativo da SET

Quarenta anos de experiência na área de comunicação, destacadamente em televisão, em empresas reconhecidas nacional e internacionalmente. Membro Titular do Conselho Superior de Cinema e Associado da Academia Brasileira de Cinema. Diretor de Programação da TV Cultura de São Paulo e Diretor de Projetos Especiais entre 2005 e 2010; responsável pela implantação e formatação dos novos canais da Multiprogramação para a TV Digital e da área de Novas Mídias da Fundação Padre Anchieta: UNIVESP TV (Universidade Virtual do Estado de S. Paulo e MULTICULTURA. Criador, implantador e Diretor de Conteúdo da TV Rátimbum, primeiro canal infantil brasileiro da tevê por assinatura. Diretor-Presidente, entre 1998 e 2001, da ACERP – Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto, mantenedora da TVE Brasil e das Rádios MEC AM e FM (Organização Social – empresa privada sem fins lucrativos); como Presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, a ABEPEC em 1999 e 2000; Ex-Presidente do Conselho da Red de América Latina, com sede no Uruguai, que congrega emissoras públicas, privadas e produtores independentes de toda a América Latina. Responsável pelo desenvolvimento de projetos estratégicos de televisão e outras mídias, como a implantação do Canal TV Cultura & Arte para o Ministério da Cultura; pelo desenvolvimento e implantação do Canal Brasileiro de tevê por assinatura CINEBRASiLTV; dos canais de TV Digital e TV na Internet para o Instituto Embratel 21. Sintonizado com a nova indústria audiovisual e com a convergência das múltiplas plataformas e as novas regulações do setor audiovisual para a distribuição de conteúdos audiovisuais de vídeo por demanda.

Roberto d'Avila - Fundador da Moonshot Pictures

Fundador da Moonshot Pictures, produtora especializada em projetos audiovisuais para cinema e televisão, que atua no mercado desde 2001. Atualmente, tem 7 programas em exibição no GNT, "A Louca das Plantas", "Que Seja Doce", "The Taste", "Cozinheiros em Ação", "Que Marravilha! - Aula de Cozinha" e  "Credo, Que Delícia" e "Me Deixa Dançar" lançados em março. Em paralelo, a produtora acaba de rodar sua primeira série para o Netflix "Spectros", e estreia neste segundo semestre a 4ª temporada de "Sessão de Terapia".

Adriana Favaro - Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media

Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media e considerada uma das profissionais de mídia mais influentes do país. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado e passagens por grandes players. A executiva já foi Vice-Presidente do Grupo de Mídia SP, Presidente da Comissão Abap-Redes e Membro do Comitê Técnico do CENP.

Beto Gauss - Sócio e Produtor da Prodigo Films

É sócio e produtor da Prodigo Films. Produziu diversos longas metragens entre eles  'A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA' e 'O ROUBO DA TAÇA'. Para TV e OTT, produziu séries como OSCAR FREIRE 279', (FDP), Até que a Mortes nos Separe e a mais recente 'COISA MAIS LINDA' para a NETFLIX . Nesse momento esta em pré produção da 2ª temporada de Coisa Mais Linda e de Cidades Invisíveis, serie criada por Carlos Saldanha.

Marcio Yatsuda - Presidente da Movioca Content House

Presidente da Movioca Content House, produtora audiovisual para digital, TV e cinema. Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp, possui diversas especializações em Administração, Produção Executiva, Liderança e Gestão de Pessoas. Foi co-fundador e presidente da Kaizen, empresa integradora de TI onde atuou de 1996 a 2012. A Kaizen foi adquirida em 2010 pela chilena Sonda IT, maior empresa latino-americana de TI. Com larga experiência em negócios internacionais, na Movioca é responsável pela gestão da empresa, e atua como produtor executivo em  projetos como "O Segredo de Davi", "Drag Me as a Queen", dentre outros.

15h40 - 17h | SET Rádio | Sala 16

A Expansão do Faturamento do Rádio

A mídia tradicional e a internet têm tecnologias e modelos comerciais diferentes. Porém, no cenário de convergência em que trabalhamos, é necessário integrar os dois mundos para oferecer ações comerciais que sejam abrangentes, coordenadas e compatíveis com as expectativas atuais do mercado.
Este painel abordará a publicidade e a monetização para o conteúdo de áudio em seus diferentes formatos, dos desafios atuais às novas oportunidades que a tecnologia está criando a cada dia.

Moderador: RODRIGO NEVES – Diretor Geral, Rede Bandeirantes / Presidente da AESP

Rodrigo Neves, jornalista com especialização em jornalismo de rádio. Filho de radiodifusores, com apenas 12 anos de idade, iniciou sua vida no meio rádio, tendo a oportunidade de passar por todas as áreas de uma emissora.   Desde 1978 está no Grupo Bandeirantes. Participou do projeto, lançamento e desenvolvimento de satélite para redes de rádio. Desempenhou atividades em diversas empresas do grupo e atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral do Grupo Bandeirantes. Entre 2005 e 2006, foi presidente da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas.   É Presidente Regional da Amcham Campinas, Membro do Conselho  do SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo e do Centro Corsini.   Em 22 de maio de 2019, foi eleito para  Presidência da AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, primeira associação do setor no Brasil e mais importante regional, para o biênio 2019-2021, cargo que já ocupou no período de julho 2011-julho 2015. Rodrigo é um homem determinado em tudo o que faz e é apaixonado por radiodifusão. Tem experiência e sabe das dificuldades enfrentadas nas grandes e nas pequenas emissoras.

Vendendo o rádio sem pesquisa

Robson Jefferson - Gerente Comercial no Grupo Band - Rádios Campinas

Robson Jefferson, começou sua carreira profissional, como executivo de contas na extinta Rede Manchete de Televisão. De lá pra cá passou por importantes empresas de comunicação como TV Bandeirantes, O Estado de São Paulo, foi atendimento de grandes agências de publicidade Há 10 anos gerencia e treina equipes de alta performance. Atualmente é gestor da operação comercial das 4 emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes em Campinas: Educadora FM, Band FM, Nativa FM e RB. Robson é formado em Administração pela USF e pós-graduado em Gestão de Negócios pela ESAMC.

Criatividade e pró-atividade – Expandindo as fronteiras do rádio

Robson Ferri - Diretor na Agência RF

38 anos. Radialista, Publicitário, Redator, Palestrante, Empresário. 22 anos de experiência na área de comunicação. Passagem pelas Rádios, Metropolitana FM 98.5 São Paulo, Rede Transamérica, Rádio Mix FM 106.3 São Paulo. Voz padrão de mais de 25 emissoras de rádio pelo Brasil e mais 2 no exterior. Atualmente é uma das vozes e responsável pela criação de peças institucionais e promocionais da TV Globo Rio de Janeiro, para o Sistema Globo de Rádio. Fundador e diretor executivo da RF Mídia, agência de conteúdo digital com atendimento para diversos segmentos que buscam conteúdo estratégico para fortalecimento de marca na comunicação em plataformas digitais. A RF Mídia oferece estrutura para criação e gestão de brandy, web sites, aplicativos e conteúdo para mídias sociais. Gera conteúdo para mais de 200 emissoras no Brasil, mais de 20 atrações diárias a para sua base de assinantes. Oferece também projetos especiais - coberturas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Copa do Mundo Brasil 2014, Rio 2016, Copa Rússia 2018 - com entrega dedicada para emissoras de TV, Rádio e empresas que buscam fortalecer seus canais de contato com público. Hoje, Robson Ferri tem participado de congressos e feiras como expositor e palestrante, compartilhando a visão da RF, sempre pautando a importância de qualquer empresa de qualquer segmento se atentar em não apenas ter canais de contato com o público, mas sim ter um conteúdo que faça com que seus negócios venham a ser apresentados de forma acertada para atender as expectativas de um mercado cada vez mais exigente.

O vídeo como oportunidade para o rádio

 

 

 

Josimar Machado - Diretor na JMV Technology

Fundou a JMV Technology aos 18 anos, hoje atua como arquiteto de software especializado em plataformas web para Streaming de áudio e video, Live VOD e OTT. Nos últimos 6 anos tem especializado em marketing, procura unir o melhor dos dois mundos, tecnologia em áudio e vídeo com poderosas estratégias de marketing, com foco em resultados e geração de receita.