Big Data enfrenta desafios culturais e conceituais em sua aplicação nos negócios do audiovisual

O uso de dados processados e armazenados, o Big Data, tem enfrentado desafios no mercado do audiovisual no país. Internalização de equipe e entendimento dos conceitos são vistos como uma saída para os entraves culturais e conceituais do setor.

O painel, moderado por Hugo Nascimento, CTO da Ad Digital, contou com a participação de Washington Cabral, Client Technology Advisor for Media Entertainment na IBM, Roberto de Oliveira Filho, coordenador de Tecnologia na RPC, e Daniel Lopes, Head of data da InfoPrice.

Para o coordenador de tecnologia na RPC, Roberto de Oliveira Filho, um caminho para enfrentar os desafios é fazer com que a equipe de tecnologia também entenda de negócio.  “Estamos no mesmo barco. A partir desse entendimento, a ideia é traçar objetivos bem claros de onde precisamos chegar. Então, a partir desses objetivos, pensar em qual tecnologia usar para alcançar as metas”, afirma. “Começa do fim para o começo, todos participam de todo o processo de tomada de decisão, desde a concepção. Se colocar o pessoal de tecnologia só no final, você acabará não tendo ganhos”, finalizou.

O moderador, Hugo Nascimento, destacou a apresentação dos cases da RPC, que trouxe exemplos reais e aplicáveis de interesse do público, e a iniciativa da IBM, que tem investido bastante no mercado, liderando o mercado de Inteligência Artificial e Big Data. “Dentro de tudo que foi apresentado, a capacitação de pessoas e a conquista de infraestrutura para manter a informação segura são dois desafios que eu destacaria”, disse Nascimento.