SET EXPO 2019

31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento

Horário Palestras
Horário Palestra

15h40 - 17h



26/08/2019
Hot Session | Sala 12

Next Gen: Novas Tecnologias para TV Digital

Liliana Nakonechnyj

Sem dúvida, foi grande e coroado de sucesso o trabalho realizado para preparar e implantar a primeira geração de TV digital aqui no Brasil. Entretanto, já chegou a hora de planejar o que vem em seguida, de forma que os brasileiros continuem tendo acesso às melhores experiências de ver televisão, num cenário de mudanças de hábitos de consumo. Nesta sessão, especialistas renomados nos atualizarão quanto às tecnologias em desenvolvimento no mundo para a próxima geração de TV digital.

Moderadora: Liliana Nakonechnyj – Ex-presidente da SET

Liliana Nakonechnyj é Ex-presidente da SET (Biênio 2017-2018). Engenheira de telecomunicações, dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de sistemas de distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também foi, por muitos anos, responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Liderou estudos e testes para a introdução da televisão digital no Brasil entre 1994 e 2006 e, posteriormente, demonstrações e testes de UHDTV. Representa a SET no IBC Council.

Co-moderador: Luiz Fausto de Souza Brito - Especialista em Estratégia e Regulatório - Rede Globo

Possui mestrado profissional em computação aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes de Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo , Coordenador do Comitê de Tecnologia da SET, membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6) e na CITEL (CCP.II), membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), membro do Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Contribuição do Ultra HD Forum para a adoção do Ultra HD em todo o mundo

Thierry Fautier - Presidente do Ultra HD Forum | Vice-Presidente de Estratégia de Vídeo na Harmonic

Como Vice Presidente de Estratégia de Vídeo na Harmonic, Thierry Fautier é responsável por definir e conduzir a execução da estratégia de longo prazo dos negócios de vídeo da Harmonic. Ele é o atual Presidente da Ultra HD Forum, a organização global que promove a adoção pelo mercado de UHD, através da definição das melhores práticas da indústria para a introdução em fases da ampla variedade de tecnologias que irão facilitar a experiência dos espectadores das novas gerações. Ele é cofundador e membro do conselho da VR Industry Forum cuja carta régia visa disseminar ainda mais a disponibilidade de experiências audiovisuais de alta qualidade em Realidade Virtual, para o benefício dos consumidores. Fautier também é co-presidente da MPEG Roadmap committee encarregado de apresentar a 2020 MPEG roadmap para a indústria. Sua experiência prévia na Harmonic inclui posições de liderança em Solutions Marketing, onde sua área de responsabilidade cobria os maiores mercados da Harmonic, incluindo transmissão, cabo, telecomunicações, DTH e OTT, assim como iniciativas multi-tela. Thierry Fautier também tem sido instrumental na Harmonic na criação de novos mercados tais como IPTV, OTT, UHD e mais recentemente VR. Ele é o palestrante designado na Harmonic para conferências internacionais assim como para entrevistas com a imprensa e analistas. .

Atualização sobre tecnologias DTTB de próxima geração

O projeto do sistema DTTB da próxima geração no Japão entrou numa fase de testes. As atividades do projeto variam, de testes em estações-piloto em grande escala com serviços UHD fornecidos por transportes DTTB, aprimorados com recursos IBB, até estudos de parâmetros técnicos para uso eficiente do espectro. O Conselho de Informação e Comunicação, um órgão consultivo do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, iniciou discussões sobre especificações técnicas para o sistema DTTB de próxima geração com base nos resultados do projeto de teste, com vistas ao desenvolvimento de padrões técnicos.

Hiroaki Kimura - Diretor de Tecnologia de Radiodifusão Digital / Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, Japão

O Sr. Hiroaki Kimura é responsável pela cooperação internacional no ISDB-T e em tecnologias de transmissão avançadas e pelos preparativos da ITU-R SG6 no Ministério de Assuntos Internacionais e Comunicações do Japão. Sua experiência em políticas públicas em transmissão envolve pesquisas sobre preparação para DTV doméstica durante a migração de DTTB, promoção de STBs de DTTB de baixo custo e formulação de normas técnicas sobre DTTB em pequenas áreas e instalações de estações de transmissão resilientes a desastres.

Masaru Takeshi

Desenvolvimentos técnicos no Hybridcast

Desde o lançamento do Hybridcast em 2013, o esforço de desenvolvimento técnico no Hybridcast continua a adicionar e / ou melhorar os seus recursos. Dentre os mais recentes, esta apresentação abordará o “Hybridcast Connect X” para o novo paradigma de serviço chamado Smartphone-primeiro e o “Equivalent application” para implantação mais ampla de serviços em múltiplos sistemas Integrated Broadcast-Broadband (IBB).
O “Hybridcast Connect X” permite envolver dispositivos complementares como uma entrada para os serviços de Hybridcast e uma ponte que conecta estados offline e on-line entre serviços de Hybridcast em TVs e SNS nos smartphones. “Equivalent application” é o trabalho para harmonizar vários sistemas IBB, entre Hybridcsat e HbbTV 2 em particular, baseado na ideia de criar aplicações para cada sistema IBB a partir de um único conjunto de código fonte.

Masaru Takechi - Engenheiro de Pesquisa para implantação de Hybridcast, NHK STRL e Engenheiro Sênior de Pesquisa, NHK Engineering System Inc.

Desde que Takechi ingressou na NHK em 1990, ele tem pesquisado em muitas áreas de tecnologia de transmissão nos Laboratórios de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (STRL), incluindo sistemas de transmissão digital por satélite, multiplexação, middleware e interatividade. Entre esses, seu interesse particular é o middleware e a arquitetura da TV interativa. Sua pesquisa contribuiu para a arquitetura do receptor e para o design de sistemas de TV interativa e sistemas Integrated Broadcast Broadband (IBB), nomeadamente BML, ARIB-J e Hybridcast. Ele tem participado ativamente da padronização nacional e internacional em muitas áreas. Ele tem sido um grande colaborador no ARIB, no IPTV Forum Japan, no ITU-R e no ITU-T. Ele assumiu a liderança para criar mais de 15 ITU-R e ITU-T Recommendations e ITU-R Reports para sistemas de TV interativa, sistemas IBB e acessibilidade.

Quasi-Cyclic Spatially Coupled LDPC Code for Terrestrial Broadcasting

Sistemas de transmissão flexíveis e robustos são necessários para dar suporte a diferentes modos de modulação codificada, tipos de receptor e condições de canais em futuros sistemas de radiodifusão. Serão apresentados códigos de verificação de paridade de baixa densidade quase-cíclicos acoplados espacialmente (QC-SC-LDPC), capazes de alcançar, universalmente, capacidade em canais diferentes sob a decodificação convencional do algoritmo “Belief Propagation”. Será apresentado nesta palestra, o bom desempenho em diversos cenários do esquema de transmissão codificada cujo desempenho é validado por simulação computadorizada.

Jian Song - Diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de DTV - China

Dr. Jian Song recebeu seu B. Eng. e Doutorado pelo Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade de Tsinghua, na China, e conduziu trabalhos de pesquisa de pós-doutorado em Hong Kong e no Canadá em 1996 e 1997, respectivamente. Trabalhou nos EUA por sete anos e ingressou na Universidade de Tsinghua em 2005 como professor titular. Ele agora é diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de DTV, instituição que participou ativamente na definição do padrão chinês de TV digital. Ele é vice-presidente do WP6A da União Internacional de Telecomunicações (ITU) e o editor-chefe fundador do Journal acadêmico da ITU, "ICT Discoveries". Ele é o editor associado do IEEE Transaction on Broadcasting. Atualmente o interesse de pesquisa do Dr. Song inclui transmissão digital, convergência de rede e integração de luz visível e comunicações de linha de energia. Ele é o ganhador do Prêmio de Melhor Artigo do IEEE Transactions on Broadcasting de 2015, e também recebeu vários prêmios nacionais e provinciais.. O Dr. Song publicou mais de 260 artigos e papers acadêmicos. Dr. Song é membro do IEEE, IET e do Instituto Chinês de Eletrônica.

ATSC 3.0

Em sua palestra, o Sr. Pizzi discutirá as principais tecnologias dentro do ATSC 3.0, padrão emergente de transmissão de televisão terrestre de última geração, e descreverá as novas funcionalidades que o padrão possibilita.

Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

11h - 12h20



27/08/2019
Hot Session | Sala 12

Uso dos Recursos Excedentes do Leilão de 700 MHz

Fernando Ferreira

O remanejo dos canais de TV com a digitalização destes, atingindo parte relevante da população brasileira, resultou na liberação da faixa de 700 MHz (acima do canal 51 UHF) para as operadoras de Telefonia, em toda a nossa geografia.

O trabalho executado pela EAD – Seja Digital – com a supervisão do GIRED, resultou em recursos excedente do orçamento da mesma, em valor ainda desconhecido.

PERGUNTAS:

–   O que será feito do recurso excedente de posse da EAD – Seja Digital?

–  Qual o critério que será adotado pelo governo / parte legal, para direcionar este recurso?

–  Definido o valor que será destinado para a Radiodifusão, qual será o critério de escolha?  Será o canal que estiver atualmente operando digital ou todos os canais dos municípios escolhidos?

–    O que falta para a aprovação dos projetos e qual a estimativa para o início de sua execução?

–   Quem fará a gestão destes recursos que estão de posse da EAD – empresa formada pelas operadoras de Telefonia?

–   Sabendo do prazo de 2023 que a Radiodifusão deve desligar o sinal analógico em todo o país, o que está sendo feito para atingir este objetivo?

Moderador: Fernando Ferreira – Coordenador do Comitê de Mercado e Relacionamento da SET

Formou-se em engenharia eletrônica com ênfase em Telecomunicações em Porto Alegre, pósgraduou- se na Kellogg School of Management, Northwestern University, em Evanston, em Chicago. Participou do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre no setor de Radiodifusão. Liderou a implantação das emissoras de TV Digital de Porto Alegre e Florianópolis e outras emissoras no RS e SC.

 

Paulo Tonet Camargo - Presidente da ABERT / Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo

Paulo Tonet Camargo nasceu na cidade de Porto Alegre. Formado em Direito em 1982, começou a vida profissional como advogado em Porto Alegre e, em 1986, ingressou no Ministério Público do Rio Grande de Sul, onde atuou como promotor, procurador de Justiça e subprocurador-geral de Justiça do Estado. Presidiu a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. No Ministério da Justiça, foi presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e diretor do Departamento Penitenciário Nacional, de 1995 a 1997. Em 1998, integrou-se ao Grupo RBS, onde foi diretor-geral em Brasília e vice-presidente jurídico e institucional, de onde se desligou no ano de 2011, para assumir o cargo de Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo. Foi eleito presidente da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão para o biênio 2019.

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Elifas Chaves Gurgel do Amaral - Secretário de Radiodifusão / MCTIC

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras na arma de Artilharia (1978), é Coronel da reserva remunerada do Exército, possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1989) e é Pós-graduado em Rede de Computadores pela União Brasiliense de Educação e Cultura - Faculdades Integradas da Católica de Brasília (2004). Possui curso de Pós-graduação em Estudos de Política e Estratégia de Governo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Integrou a equipe do Tribunal Superior Eleitoral - TSE que desenvolveu a urna eletrônica brasileira (1995). Foi Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações (2004) e Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel (2005). Foi consultor do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R., desenvolvendo o Projeto do Exército denominado Brigada Braço Forte - BBF (2011-2012), foi Diretor de Tecnologia da Informação do Superior Tribunal Militar - STM (2013-2014), foi engenheiro contratado pela empresa INGEPRO para atuar no Projeto denominado Sistema Nacional de Comunicações Críticas - SISNACC, do Exército (2015-2016). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Mecânica e desenvolveu um protótipo de veículo elétrico urbano. Escreveu o livro: "Como converter o seu carro para elétrico", ISBN 978-85-924741-1-9.

Moisés Queiroz Moreira - Presidente do GIREG / Conselheiro da ANATEL

Gestor Público. Nos últimos 15 anos exercendo cargos públicos no Governo Federal, Estadual e Municipal do Estado de São Paulo. Coordenei atividades de assessoramento técnico na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON SP e assessoramento especial na Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – COHAB e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no período de 2003 a 2006. Em 2006 assumi a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde do município de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da SPTURIS – São Paulo Turismo S.A. de abril/2008 a março/2009. Desde 2015, atuo no governo federal nos cargos públicos de Assessor Especial do Ministro das Cidades, de Chefe da Assessoria Parlamentar e Assessor Especial do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Atualmente ocupo a presidência do GIRED - Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV e sou membro do Conselho Diretor da ANATEL.

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Leandro Enrique Lobo Guerra - Diretor de Relações Institucionais / TIM Brasil

Diretor de Relações Institucionais da TIM, formou-se em 1986, no curso de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em 1999, em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). O executivo cursou MBA em Administração pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente também é vice-presidente do Projeto 5G Brasil como representante das operadoras de telefonia celular e representa o Grupo TIM como membro no GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV.

15h40 - 17h



27/08/2019
Hot Session | Sala 12

TV 3.0: Novos Modelos de Negócio

Ana Eliza Faria e Silva

Este painel irá discutir as novas oportunidades e novos modelos de negócio que a próxima geração de TV abre para a indústria de radiodifusão. A evolução da TV digital terrestre representa a construção de uma nova plataforma que amplia o conhecimento da jornada do consumidor e unifica a experiência da oferta multiplataforma. A TV 3.0 transforma a experiência do usuário pela oferta de maior customização, interações ricas e personalizadas, aumentando o engajamento dos telespectadores. Para as emissoras trata-se de incorporar os modelos de negócios típicos do ecossistema digital na TV Aberta mantendo os atributos de confiabilidade, alcance e qualidade. Essa sessão será uma oportunidade para que a indústria construa através da experiência de broadcasters de diferentes partes do mundo a visão de futuro para o negócio de TV aberta no Brasil.

Moderadora: Ana Eliza Faria e Silva - Gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia - TV Globo

Engenheira eletricista graduada pela UNICAMP, ela tem mestrado em avaliação subjetiva de vídeo pela UNICAMP, MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral e MBA em Telecomunicações pelo IBMEC. Atuou em diversos projetos pioneiros de transmissão de vídeo e na padronização da TV Digital no Brasil. Atualmente é gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia da TV Globo. Ex-diretora de Tecnologia da SET, Ana é uma ativa contribuidora da UIT onde atua como vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Radiodifusão.

Masaru Takeshi

Esforços recentes no Japão para desenvolver novos serviços integrados de Broadcast Broadband

Como os sistemas integrados Broadcast-Broadband (IBB) podem combinar tecnologias baseadas na web com sistemas de transmissão, os seus serviços podem ser feitos de maneira mais flexível e personalizada. Por exemplo, o uso do histórico dos programas assistidos permite que os provedores ajustem os serviços para cada espectador. Nesta sessão, abordaremos o status recente do mercado japonês e as ações para o desenvolvimento destes novos serviços, incluindo alguns testes realizados usando sistemas de transmissão reais e o paradigma de serviço “Smartphone first”.

Masaru Takechi - Engenheiro de Pesquisa para implantação de Hybridcast, NHK STRL e Engenheiro Sênior de Pesquisa, NHK Engineering System Inc.

Desde que Takechi ingressou na NHK em 1990, ele tem pesquisado em muitas áreas de tecnologia de transmissão nos Laboratórios de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (STRL), incluindo sistemas de transmissão digital por satélite, multiplexação, middleware e interatividade. Entre esses, seu interesse particular é o middleware e a arquitetura da TV interativa. Sua pesquisa contribuiu para a arquitetura do receptor e para o design de sistemas de TV interativa e sistemas Integrated Broadcast Broadband (IBB), nomeadamente BML, ARIB-J e Hybridcast. Ele tem participado ativamente da padronização nacional e internacional em muitas áreas. Ele tem sido um grande colaborador no ARIB, no IPTV Forum Japan, no ITU-R e no ITU-T. Ele assumiu a liderança para criar mais de 15 ITU-R e ITU-T Recommendations e ITU-R Reports para sistemas de TV interativa, sistemas IBB e acessibilidade.

Masayuki Sugawara

Next-gen DTTB no Japão – Tecnologias e Serviços

DTTB é um serviço essencial para a vida das pessoas no Japão e espera-se que mantenha sua posição no futuro. Para que isso aconteça, é necessário atender aos crescentes requisitos do usuário, tanto para aspectos de qualidade como de conveniência.
Esta apresentação discutirá a relação entre os requisitos do usuário e os elementos de tecnologia nos projetos de P&D de next-gen DTTB no Japão. Ele também discute o futuro desenvolvimento do Hybridcast, o sistema IBB que já foi amplamente implantado no Japão.

Masayuki Sugawara – Presidente do DiBEG ( Digital Broadcasting Expert Group)

Masayuki Sugawara ingressou na NHK em 1983. Ele pesquisou sensores de imagem em estado sólido, câmeras HDTV e o sistema UHDTV na NHK STRL de 1987 a 2015. Atualmente, ele é o presidente do grupo de especialistas em transmissão digital (DiBEG) e engenheiro executivo na NEC Corporation. Ele está atuando em seu segundo mandato como governador da região Ásia-Pacífico da SMPTE . Ele é membro do SMPTE, membro sênior do IEEE , membro do IEICE e ITE.

5G: Um futuro potencial para o Broadcasting

    •  Dois canais são suficientes para a nossa rede DVB-T2. O que podemos fazer a mais?
    •  Devemos mudar para o DVB-T2 ou esperar pelo 5G
    •  Estamos pensando em descontinuar a DTT na próxima década e entregar todos os nossos serviços terrestres em redes de banda larga sem fio. Solicitamos à EBU que direcione seus esforços para tornar o 5G uma plataforma viável de distribuição em larga escala, tanto para serviços audiovisuais lineares quanto sob demanda.

Essas são apenas algumas perguntas que levaram a EBU a avaliar e recomendar os principais recursos para o futuro da distribuição, considerando os diferentes tipos de mídia audiovisual, a transformação do consumo de conteúdo e a variedade de dispositivos. Em um novo contexto de usuário, o desafio é encontrar o melhor equilíbrio para uma experiência de usuário avançada, trazendo o conteúdo certo e serviços de valor para cada usuário / dispositivo, mantendo a perspectiva da emissora de desempenho de rede, cobertura e adoção pelo usuário com um modelo de negócio adequado. Nesta palestra, pretendemos apresentar e discutir os principais requisitos e “use cases” que os Membros da EBU planejam para o futuro do nosso negócio e o papel que o 5G pode desempenhar na distribuição de conteúdo.

João Vandoros - Eurovision Services Business no Brasil

João Vandoros é o responsável pela área de serviços da Eurovision no Brasil, a empresa operacional da EBU. Pós-graduado em Telecomunicações pela Unicamp e bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie. Desde 2000, atua na área de Broadcasting, com foco no segmento de contribuição e distribuição de conteúdo. Trabalhou no Laboratório de TV Digital do Mackenzie, TVA (Operadora de TV por Assinatura), Rádio e TV Bandeirantes e GfK (como consultor).

Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

11h - 12h20



28/08/2019
Hot Session | Sala 12

OTT como Suporte aos Novos Modelos de Negócio

Daniela Souza

Nosso mundo em transformação plena, acelerada e constante, o impacto dos novos hábitos de consumo e comportamento, as FANG, a concorrência crescente para retenção da atenção? Como os grupos de comunicação vem se preparando para este desafio, que criará um impacto profundo em suas estruturas e estratégias no que tange uma mudança de cultura, otimização de custos e a busca por novas receitas? Diante deste novo cenário, além dos desafios de entregar alcance, retenção e um diálogo com o público enquanto mantém a cauda longa para os anunciantes, como estas empresas apresentam suas estratégias para o universo da distribuição de conteúdo em múltiplas plataformas? Como entendem seus novos modelos de negócio, que trazem um cenário também B2C para um mercado que sempre atuou no modelo B2B? Como ter o equilíbrio entre a publicidade e a assinatura em suas plataformas de OTT?
Neste painel discutiremos todas estas questões que hoje são foco no mundo inteiro.

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Moderador: Daniela Souza - SVP - AD DIGITAL e Conselheira SET

Fundadora da AD Digital, entrou no mercado de Mídia e Entretenimento em 1994. É palestrante convidada nos principais eventos relacionados com a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo, para compartilhar sua visão sobre mercado e tendências de futuro para a indústria. Há mais de 10 anos compõe a mesa diretora da SET e é responsável por alguns dos novos conceitos presentes no Brasil.

Como as empresas de mídia devem construir plataformas centradas no cliente que respondam as novas necessidades da industria, conectando clientes, fornecedores e anunciantes.

 

Luis Mauricio Chopard Bonilauri - Managing Director at Accenture - Communications, Media & High Technology

Experiente Managing Director com um histórico comprovado de trabalho no setor de comunicações, mídia e Internet. Hábil nos programas de M & A, Planejamento de Negócios, Processos de Negócios, Arquitetura Empresarial e Transformação Digital. Forte profissional de desenvolvimento de negócios formado pela CoppeadUFRJ.  Luis atualmente lidera a prática de consultoria em Comunicações, Mídia e High Team na região da América Latina na Accenture

Como a Jovem Pan está realizando sua transformação Digital?

 

Roberto Araújo - CEO do Grupo Jovem Pan

CEO do Grupo Jovem Pan com MBA na FIA com especialização em Cambridge, Lion e Beijing. Tem sua carreira pautada na estruturação de empresas em múltiplos segmentos. É um entusiasta sobre o futuro e como a tecnologia irá transformar as relações humanas.

Globoplay – Quem somos e para onde vamos

 

Tiago Lessa - Head de Marketing, CRM e Inteligência Globoplay

Head de Marketing, CRM e Inteligência Globoplay Tiago Lessa estudou Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui especialização em Marketing pela Coppead. Iniciou a carreira como estagiário da Varig, teve uma longa passagem pela Petróleo Ipiranga e está no Grupo Globo há 12 anos. Dentro do Grupo Globo teve atuação destacada na liderança e desenvolvimento das estratégias digitais da Rede Telecine e hoje é o responsável pelas áreas de Marketing, Aquisição, Engajamento e Business Intelligence do Globoplay, onde vem promovendo uma grande transformação com foco na jornada multicanal e demandas do consumidor.

14h - 15h20



28/08/2019
Hot Session | Sala 12

Futuro da Mídia: Tecnologia e Hábitos de Consumo

Roberto Franco

Este tracking vem sendo realizado há ao menos cinco anos,  buscando identificar como as tecnologias vem afetando os hábitos de consumo.
Como o consumo de mídia varia de acordo com a idade, geração, região, classe social?
Quais inovações tendem a se perpetuar e quais são apenas hypes?

Moderador: Roberto Franco - Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios – SBT

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal da Bahia e Pós em Marketing e Gestão de Empresas pelas FGV e ESPM. No decorrer de sua carreira, foi responsável pelo projeto e implantação de diversas empresas de rádio e televisão no Brasil. Foi Presidente da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão no período de 2002 até 2008 e Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2017, após este período ingressou como membro do Conselho de ambas Entidades. Em 2009 Fez parte do Conselho Consultivo da ANATEL, em Agosto de 2012, tomou posse no Conselho de Comunicação Social até 2017 e atualmente é Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT.

O consumo de televisão entre as gerações

Atualmente, temos cinco gerações convivendo ao mesmo tempo e cada uma delas com comportamentos e valores diferentes. O tipo e o formato de conteúdo que cada uma delas consome impacta no desenvolvimento de novos tipos de programação e modelos de distribuição. Melissa Vogel, CEO Brasil da Kantar IBOPE Media, apresenta como essas gerações estão consumindo e o que é relevante para cada uma delas na busca por informação e entretenimento.

 

Melissa Vogel - CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil

Reúne mais de 23 anos de experiência no mercado de pesquisa e inteligência de mídia trabalhando na Kantar IBOPE Media em postos no Brasil, no Panamá, além de experiência global na Kantar Media. Melissa ocupou cargos de liderança em diversas áreas da empresa como Comercial, Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento de novos negócios, Operações, Marketing e Produtos. Nos escopos de atuação Brasil e LatAm, a executiva se aprofundou no entendimento das necessidades dos clientes, colaborando com a indústria no desenvolvimento de métricas, produtos e negócios abrangendo o portfólio completo e linhas de serviço da companhia. Antes de assumir a liderança da Kantar IBOPE Media no Brasil, atuou como Global Director para agências para a Kantar Media e por dois anos como Diretora Executiva Multimedia, para os negócios de Target Group Index e medição de Rádio. Melissa é formada em Rádio & TV pela Universidade São Paulo - USP, com pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM e Administração na Fundação Getúlio Vargas. Foi professora do curso de pós-graduação em Inteligência de Mercado da ESPM.  

Anwar Nassar - CEO Lotier International

A Lotier International é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de ponta em mídia, vídeo e telecomunicações, nos mercados Latino-americano, Europeu e Indiano. O portfólio de parceiros da Lotier inclui líderes mundiais como Amdocs/Vubiquity, Gracenote, Comcast, Verizon, Intel entre outros, e projetos realizados em parceria com as principais empresas de telecomunicações incluindo o grupo Claro, Telefonica, Oi, Algar, Telecom Argentina, VTR e outras dezenas de operadores nos territórios onde atua. Antes de assumir a direção da Lotier, Anwar atuou no mercado de investimentos imobiliários como sócio da Metágora Capital e em parcerias com os fundo Colony Capital, GE Capital e Trump Organization. Anwar possui mestrado da Universidade de Columbia, NY.

Georgia Jordan - Analista de Mercado da Kagan

Georgia Jordan é analista de mercado da Kagan, um grupo de pesquisa de mídia e telecomunicações da S&P Global Market Intelligence, focando nos mercados de TV paga e banda larga na América Latina. Ela cobre o setor de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia desde 2009, inicialmente como jornalista e mais tarde como analista de mercado, se especializando na indústria de telecomunicações latino-americana, incluindo serviços fixos e móveis, tecnologia e regulação.    

Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.