Clique aqui e acompanhe o SET Norte ao vivo!

Informações/InscriçõesNotíciasConheça nossos PatrocinadoresProgramação do dia 29/11Programação do dia 30/11

 SET Norte 2017

Transmissão ao vivo! Devido ao fuso horário de Manaus e ao horário de verão, o início das transmissão ao vivo são diferentes de região para região. Assim, confira os horários de início da transmissão:

Manaus: 9h (horário local)

Brasília e cidades que seguem este horário: 11h

Nordeste e demais capitais que seguem este horário: 10h

Acre: 8h

Para conferir seu fuso horário, visite este link.

Inscrições

Como se inscrever:

1 – Responda a pesquisa

2 – Após o preenchimento da pesquisa você será encaminhado para a página da Inscrição SET Norte 2017

  • Não Associado – use o cupom nº 86067 para garantir sua gratuidade! 
  • Associado – Inscrição gratuita (não necessita de código)
  • A inscrição no SET Norte 2017 é individual (para Pessoa Física).
  • Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3666-9604.
Inscreva-se

Sobre

O SET Norte é um seminário sobre as principais tendências tecnológicas na área do audiovisual para a produção e distribuição de conteúdo em ambientes multimídia. É parte integrante de uma série de encontros organizados pela SET há 20 anos, em todas as regiões do Brasil (SET Sul, SET Norte, SET Centro-Oeste, SET Nordeste e SET Sudeste).

Objetivo

Promover a difusão de conhecimento e gerar oportunidades de aperfeiçoamento profissional, networking e negócios entre os profissionais do audiovisual da Região Norte.

Formato e Temas 

O SET Norte acontecerá durante os dias 29 e 30 de Novembro. É composto painéis e palestras que abordam os temas mais atuais do mercado de tecnologia audiovisual:

  • Tecnologia e Negócios
  • Tecnologia e Inovação
  • Gerenciamento e Workflow
  • Regulatório e Normatização
  • Produção de Conteúdo
  • Novas Plataformas e Infraestrutura
  • Tecnologia para TV e Rádio
  • Empreendedorismo e aprimoramento profissional

Palestrantes

Os palestrantes são executivos e líderes de opinião dos setores de tecnologia do audiovisual.

Público-Alvo

O evento é voltado para profissionais, pesquisadores e estudantes dos mercados de produção e distribuição de conteúdo audiovisual, do setores de radio e TV, das indústrias de telecomunicações e também de novas mídias. Engenheiros, produtores audiovisuais, técnicos, operadores de áudio e vídeo, programadores, jornalistas, radialistas, produtores de conteúdo estão entre os principais profissionais para os quais o seminário é realizado.

Local, Data e Horários

Local: Studio 5 Centro de Convenções, Av. Gen. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial, Manaus, (92) 3216-3517.

Data: 29 e 30 de Novembro

Horário: 8h30 às 18h

Pacotes de Viagens 

A agência Levitatur é parceira do SET Norte 2017. Precisa de passagem e hospedagem para Manaus? Clique aqui.
Associados da SET, em dia com a sua anuidade, recebem 5% de desconto.

Certificados

A SET oferece certificados de participação no SET Norte para aqueles que fizerem seu registro pelo site da SET e assinarem as listas de presença durante o evento.

Os certificados estarão disponíveis no site da SET, na página “Eventos Realizados“. Para emiti-los é necessário login e senha de usuário. Atenção: o prazo máximo para emissão de certificado é de até um ano após a data do evento.

Realizadores

Nivelle Daou Jr., diretor da Regional Norte da SET

Patrocine

Patrocine nossos eventos! Clique e faça o download de nosso Media Kit
Informações adicionais:
Tel. 55 11 99595-7791
[email protected]

AD Digital/Quantum

AD DIGITAL
Sobre a AD DIGITAL
Em Novembro de 1994, Daniela Souza fundou a AD Digital. No decorrer dessas mais de duas décadas, a empresa se especializou na integração de sistemas e prestação de serviços, sendo, atualmente, um dos grandes nomes do mercado de mídia brasileiro.
Para preservar ou otimizar futuros investimentos em um ambiente heterogêneo é preciso pensar na integração entre softwares com aplicações de fornecedores distintos. É responsabilidade do integrador extrair o melhor de cada tecnologia e garantir a intercomunicação entre elas.
Como provedor de soluções, a empresa agrega valor à tecnologia ao pensar na integração desta com o ambiente atual do nosso cliente, visando preservar os investimentos já realizados ou em deixa-lo preparado para adaptar-se rapidamente no futuro da forma menos custosa possível, sem falar da promoção do alinhamento da estratégia com a área técnica. Não se trata apenas da venda de um produto e sim de uma proposta de valor que vai muito além do licenciamento e fornecimento de recursos computacionais.
Na prática, a AD Digital atende o mercado com soluções taylor-made, por entender que cada negócio é único e merece abordagens diferentes, independentemente de seu nível de complexidade ou porte. Assim, extrai o melhor de cada solução, proporcionando sinergia entre várias marcas e otimização dos investimentos.

QUANTUM
Sobre a A QUANTUM
Quantum é líder de mercado nas áreas de storage, archive e data protection, fornecendo soluções inteligentes para captura, compartilhamento e preservação de assets digitais durante todo o ciclo de vida dos dados. A empresa ajuda clientes a extrair o máximo potencial desses ativos para atingir os seus objetivos, tanto para grandes estúdios buscando criar o próximo blockbuste, quanto pequenas empresas tentando melhorar as suas operações. Com um portfolio amplo de soluções para disco, fita e software, visando ambientes físicos ou em nuvem, a Quantum ajuda os clientes a solucionarem os seus maiores desafios de workflow.

Contato
Bianca Cardoso | [email protected] | 11 3123-3370 | http://ad-digitaltecnologia.com.br/ | http://www.quantum.com/

Avid Technology

A Avid é uma empresa especializada em áudio e vídeo.  Suas soluções são baseadas em: sistemas de edição digital não linear (NLE), software de edição de vídeo, software de edição de áudio, software de notação musical e serviços de gestão e distribuição. A Avid permite que os criadores de mídia possuam uma tecnologia inovadora e ferramentas colaborativas para entreter, informar, educar e melhorar o mundo.
Contato: Felipe Andrade, VP of Sales at CIS Group
+55 11 98354 0238
[email protected]
[email protected]
www.avid.com

 

Eutelsat

A Eutelsat é uma operadora global de satélites que oferece soluções de vídeo e conectividade para todos. Com nossa infraestrutura, os clientes alcançam seu público em qualquer lugar. O satélite Eutelsat 65 oeste a fornece cobertura regional completa com canais digitais e HD no Brasil.
https://www.eutelsatamericas.com/es/grupo/eutelsat
+55-21 3289-5200
[email protected]
Facebook | Twitter | Linkedin | Youtube

HITACHI

A Hitachi Kokusai Linear comprometida com o cliente desenvolve soluções criativas para o mercado da radiodifusão desde 1977.
Os Investimentos em pesquisas e desenvolvimento colocaram a empresa numa posição privilegiada e única no Brasil, bem como o pioneirismo no desenvolvimento e produção local dos equipamentos no padrão ISDB-Tb adotado no Brasil, América Latina, Ásia e África.
www.hitachi-linear.com.br
35 3473-3473
[email protected]
Facebook | Linkedin

Ideal Antenas

Fundada em 1988, a IDEAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ANTENAS, é uma empresa de referência no Brasil e na América Latina, voltada para a criação e comercialização de produtos especializados para a transmissão e recepção de sinais de Rádio Frequência. A empresa possui um grande portfólio, totalmente voltado para atender grandes, médias e pequenas emissoras de rádio e televisão, provedores de internet e empresas de telefonia móvel, com antenas profissionais de alta tecnologia, totalmente adaptadas às necessidades de cada cliente.
www.idealantenas.com.br
[email protected]
+55 35 3449 9688

Intelsat

A equipe global de profissionais da Intelsat está focada em fornecer comunicações por satélite perfeitas e seguras para governos, ONGs e clientes comerciais por meio da rede global de última geração e serviços gerenciados da empresa. Preenchendo o fosso digital ao operar uma das maiores e mais avançadas frotas de satélites e infraestruturas de conectividade do mundo, a Intelsat permite que as pessoas e suas ferramentas falem sobre os oceanos, vejam os continentes e ouçam através dos céus para se comunicar, cooperar e coexistir.
www.intelsat.com

Facebook Twitter Linkedin

Internet SAT

A internetSAT desenvolveu uma solução para contribuição ocasional via satélite, uma Flyaway de 75cm com encoder HEVC (H.265) enviando um Vídeo HD a partir de 700 Kbps e Full HD a partir de 1.6 Mbps. Esta solução além do baixo custo, franquia ilimitada de uso, é portátil e transportável e funciona em qualquer lugar do Brasil.
A internetSAT é uma operadora de telecomunicações focada em soluções e integrações com cobertura nacional com satélite banda KA com franquia ilimitada, Fibra e Telefonia. Atua em diversos segmentos e possui soluções customizadas para Broadcast (http://www.internetsat.com.br/solucao/broadcast/).

Contato: +55 11 4063-8870 | [email protected] | www.internetsat.com.br

Pinnacle/Blackmagic

SES

Líder mundial de satélites, a SES fornece soluções e produtos de comunicação para emissoras de TV, provedoras de conteúdo e internet, operadoras de telefonia fixa e móvel; agrega valor com os serviços da MX1, líder global como provedora de serviços de mídia.
LançamentosSES-6, SES-10, SES-14, SES-4, MX1 360 Platform, VoD Everywhere, OU Flex, UHD Platform (4kUHD), Headend in the Sky, Sex Mux KU Brazil.
http://www.ses.com/
[email protected] [email protected]
11 4302-2250

SM Facilities

Com expertise em televisão, a SM Facilities realiza diversos projetos de engenharia de telecomunicação, desde a instalação e ativação de equipamentos de transmissão e retransmissão, até a propagação de sinal digital.
http://www.smfacilities.com.br/
[email protected]
(41) 4111-0425
Linkedin

SNews

Líder global em soluções inovadoras de broadcast e mídia. Com mais de 25 anos de experiência, excelência e compromisso, ajudamos profissionais e emissoras a enfrentar os desafios em constante evolução. Na vanguarda da indústria, estamos prontos para atender às necessidades do cenário de broadcast.
http://www.snews.tv
(61) 3044.7878
[email protected]

SONY

Forte atuação em produtos para produção de conteúdo como câmeras de vídeo, switchers, monitores, soluções de colaboração em nuvem e IP e unidades móveis para as principais emissoras de tv e produtoras independentes do Brasil.
Lançamentos: Novo Sistema de Câmeras de Estúdio HXC-FZ90, Soluções para Produção, Captação e Transmissão em Nuvem
(11) 95229-1059
[email protected]
https://pro.sony/bp_BR/

 

PROGRAMAÇÃO

SET Norte 2017
29 de Novembro

Imprimir ou salvar como  PDF

Horário Palestra
Horário Palestra

Programação sujeita a alterações. Os horários descritos abaixo são referentes a Manaus. Para assistir à transmissão ao vivo, confira seu fuso horário em relação a Manaus.

Início da transmissão:

Manaus: 9h

Brasília e capitais que seguem este horário: 11h

Nordeste e demais capitais que seguem este horário: 10h

Acre: 8h

Onde assistir: no site da SET, no aplicativo da SET e na página da SET no YouTube

8h30

Recepção

Distribuição de crachás e de outros materiais

09h00

Abertura

Liliana Nakonechnyj, presidente da SET

Liliana Nakonechnyj é presidente da SET (Biênio 2017-2018). Engenheira de telecomunicações, dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de sistemas de distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também foi, por muitos anos, responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Liderou estudos e testes para a introdução da televisão digital no Brasil entre 1994 e 2006 e, posteriormente, demonstrações e testes de UHDTV. Representa a SET no IBC Council.

Nivelle Daou Junior, diretor da Regional Norte da SET

Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também vice-presidente de Tecnologia da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

Prof. Dr. Mário Costa, secretário geral da Fundação Rede Amazônica

Mario Costa é  secretário geral da Fundação Rede Amazonica, com pós-doutorado em Estratégia Empresarial pelo Centro de Estudos em Estratégia e Finanças Empresariais da Universidade Autónoma de Lisboa; PhD em Gestão Global, Estratégica e Desenvolvimento Empresarial, pelo Instituto Universitário de Lisboa Business School; Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; MBA em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba; MBA em Management pela Fundação Getúlio Vargas; Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Professor Adjunto do Curso de Administração da Fucapi. Desde 1992 assume o cargo de Secretário-Geral da Fundação Rede Amazônica.

 

9h30
Painel 1

Switch-off para a TV analógica, switch-over para a TV digital

Moderadora: Liliana Nakonechnyj, presidente da SET

Liliana Nakonechnyj é presidente da SET (Biênio 2017-2018). Engenheira de telecomunicações, dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de sistemas de distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também foi, por muitos anos, responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Liderou estudos e testes para a introdução da televisão digital no Brasil entre 1994 e 2006 e, posteriormente, demonstrações e testes de UHDTV. Representa a SET no IBC Council.

Como me preparar para o switch-off?

Serão apresentadas informações sobre como se preparar para o desligamento dos sinal analógico, incluindo avaliação de cobertura digital, preparação das equipes técnicas e ações de divulgação para os demais colaboradores, para a comunidade, entre outros públicos.

Palestrante: Roberto Menezes, supervisor executivo da TV Globo Recife

Roberto Menezes é formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal de Pernambuco (UFP). Atualmente, é lider do projeto de tecnologia da nova sede da TV Globo Recife e ocupa o cargo de supervisor executivo.

Campanhas e esclarecimentos à comunidade para uma transição com o menor impacto

Palestrante: Rafael Leal, coordenador do Grupo de Switch-off da SET

Rafael Leal é engenheiro de Telecomunicações e especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo. Na SET, coordena o Grupo de Trabalho sobre o Switch-off.

Aspectos técnicos da transmissão e condições para uma perfeita recepção do sinal digital

A palestra visa abordar os aspectos técnicos e sócioeconômicos da migração; a logística na Amazônia e a atuação do Estado para garantir a chegada da TV digital às populações menos favorecidas.

Palestrante: Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia, Rede Amazônica

Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

10h30
glenn_zolotar_hitachi

Hot Session – SFN e GAP Filler: conceitos e aplicações práticas

Ao longo dos últimos anos vimos a utilização de SFN aumentar consideravelmente no Brasil, porém ainda existem muitas dúvidas em relação ao tema.  Esta palestra coloca de forma simples e direta os quesitos básicos deste tipo de rede, e também mostra que tão importantes quanto entender o que é SFN, são os cuidados necessários com o planejamento da rede necessária para que o bom resultado das implementações seja obtido.

Palestrante: Glenn Zolotar, gerente de Engenharia de Sistemas, Hitachi

Glenn Zolotar é técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”. Graduado pela University of North Texas com MBA em Gerenciamento Estratégico. Responsável pelos treinamentos técnicos em transmissão de TV Digital da Hitachi Kokusai Linear.

11h

Intervalo

11h20

Hot Session: O Futuro do Rádio

Esta apresentação pretende explorar os caminhos para o futuro do rádio através de uma discussão sobre as transformações no ambiente competitivo. Quais são as novidades em termos de tecnologia, dispositivos, canais de distribuição e modelos de negócio? Quem são os novos players? Como aproveitar as oportunidades da internet sem perder a sua própria identidade, as características únicas do rádio que são suas principais vantagens competitivas? Estes são os tópicos abordados na apresentação.

Palestrante: Marco Túlio Nascimento, vice-diretor de Rádio da SET

Engenheiro de Telecomunicações formado em 1983 pela Universidade Federal Fluminense. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDigital, empresa que fundou em 2015 voltada para consultoria de tecnologia como suporte a negócios e desenvolvimento de soluções em engenharia de mídia. É vice-diretor de Segmento de Mercado Rádio da SET.

11h50

Hot Session – A nova TV Globo em Recife: tudo em IP

A apresentação irá abordar a solução que está sendo implantada em Recife e como isso está sendo feito de forma a deixar o site preparado para qualquer nova tecnologia que venha a surgir dentro da TV Globo Recife, 4k, 8K nos próximos anos.

Palestrante: Roberto Menezes, supervisor executivo de Sistemas, TV Globo Recife

Roberto Menezes é líder do projeto de tecnologia da nova sede da Rede Globo em Recife. Aos  27 anos,é  graduado em Engenharia Elétrica de Telecomunicações na UPE (Universidade Estadual de Pernambuco) e está na Globo há 5 anos. Iniciou sua carreira como estagiário na TV e hoje é Supervisor Executivo de Sistemas de TV. Estudou a fundo as soluções de IP disponíveis no mercado e tem como missão entregar a Nova Sede da Globo em IP, além dos demais desafios de migração.

12h30

Intervalo

14h
Painel 2

Serviços Satelitais no Brasil

Em um país com o tamanho e a diversidade de regiões como o Brasil, satélite é uma plataforma essencial para alcançar a audiência. Este painel discutirá as novas tecnologias embarcadas nos serviços de satélite e como elas podem ajudar na distribuição e na eficiência da comunicação de áudio e vídeo nos tempos atuais.

Moderador: Henrique Camargo, Consultor

Henrique Camargo, natural da cidade do Rio de Janeiro, é graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Iniciou suas atividades na área de radiodifusão na TV Educativa do Rio de Janeiro, no início dos anos 80. Após passar por outras empresas na Região Sudeste e fixou residência em Manaus, onde trabalhou em diversas emissoras de rádio e televisão até ingressar na Rede Amazônica, onde exerce o cargo de Consultor de Tecnologia. Na SET compõe a diretoria da Regional Norte desde 1990.

O impacto positivo da utilização do satélite no processo de switch-off no Brasil

A migração digital está progredindo rapidamente em todo o mundo e um número crescente de lares está mudando de TV analógica para digital. No Brasil, a digitalização está criando novas oportunidades para a indústria de radiodifusão, bem como para a economia, levando TV digital e as inovações de transmissão, com HD e serviços de TV interativa/híbrida, para todo o país. Nesta apresentação, Ricardo Calderón descreverá o processo desenvolvido na França e algumas semelhanças com o processo brasileiro.

Palestrante: Ricardo Calderón, diretor comercial, Eutelsat do Brasil

Ricardo Calderón é diretor comercial da Eutelsat do Brasil.

Novas aplicações de vídeo via satélite

A maneira como os consumidores apreciam o conteúdo está mudando à medida que mais conteúdos são assistidos sob demanda. E dessa forma, as audiências que vivem em regiões remotas do Brasil, e que não estão bem conectadas ao backbone da Internet, são deixadas para trás. Mas há esperanças. Essas pessoas ainda desejam poder assistir a seus novos programas favoritos no momento que melhor lhes convém. O Network Offloading é uma tecnologia inovadora que oferece conteúdo de rich media de forma omnipresente para operadores de rede regionais e locais. Este componente modular também pode ser integrado para oferecer uma experiência de VoD (Video on Demand) de última geração.

Palestrante: Sidney Ferraço, Gerente de Vendas Regional (RJ), SES

Sidney Gomes Ferraço, casado, 57 anos.
Formado em Telecomunicações pela CEFET, com curso em Comércio Exterior e Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, diversos treinamentos em Vendas e Marketing.
Com mais de 30 anos de atividade no setor de Telecomunicações, com passagem por várias empresas do setor, incialmente na área técnica e posteriormente na área comercial, a citar: Embratel, Intelsat, AT&T, GE Spacenet, Gilat, Telespazio, Comtech, entre outras, com maior ênfase em Comunicações via Satélite, na comercialização de produtos e serviços.
Vasta experiência internacional, tendo trabalhado fora do Brasil em alguns períodos. Atualmente responde pelo escritório regional da SES Vídeo, localizado no Rio de Janeiro.

Alcançar novos espectadores requer uma nova abordagem

A distribuição e o consumo de mídia mudaram drasticamente nos últimos anos, com os espectadores agora exigindo conteúdo a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Para atender às demandas do consumidor de novas mídias, os radiodifusores precisam reavaliar seus modelos tradicionais de produção e distribuição e implantar maneiras mais eficientes, econômicas e confiáveis de fornecer conteúdo. Descubra como modernizar os modelos de negócios nos lugares de maior penetração na América Latina, a tecnologia de satélite de última geração EpicNG de alta velocidade e os serviços gerenciados para expandir de forma econômica um canal de cada vez, maximizar o tráfego na largura de banda e otimizar sua rede para entregar, em qualquer dispositivo, as experiências que seu público exigir.

Palestrante: Marcelo Amoedo, diretor de Vendas, Divisão de Broadcast, Intelsat

Marcelo Amoedo, diretor de Vendas, Divisão de Broadcast, Intelsat

15h30

Intervalo

15h50
Painel 3

Transmissão

Moderador: a confirmar

CAPEX ou OPEX, compartilhamento e otimização: opções para cobertura da TV digital

Será apresentada a experiência na condução da implantação de retransmissoras com foco na otimização e redução de custos, com casos reais de opções que estão sendo consideradas ou propostas utilizando diversos modelos de estrutura e de compartilhamento. Também serão abordados os diferentes modelos de negócios que podem ser utilizados para a expansão da cobertura da TV digital. Por fim, serão discutidas as vantagens do CAPEX e do OPEX dentro do cenário atual.

Palestrante: Sérgio Martines, diretor executivo da SM Facilities

Sérgio Martines é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Paraná e técnico em eletrônica pelo CEFET-PR (atual UTFPR), com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV.

Possui 26 anos de experiência na área de engenharia e em gerenciamento de projetos, principalmente para o setor de telecomunicações, e expertise em engenharia de televisão, tendo atuado por 15 anos na Rede Paranaense de Comunicações, afiliada da Rede Globo.

Atuou como consultor em Gestão de Projetos para as áreas de Energia, Financeira, Recursos Humanos, Indústria, Terceiro Setor, Jurídica, Recursos Humanos e Saúde.

Atualmente é Diretor Executivo SM Facilities, empresa de serviços de engenharia que presta serviços técnicos e de construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações.

É também Diretor de Relações Institucionais do PMI-PR.

As condições para uma perfeita recepção do sinal digital

A audiência de uma emissora depende essencialmente da qualidade de alcance e penetração de sinal para o telespectador e ouvinte. A qualidade de sinal depende de um bom projeto técnico e de sistemas irradiantes adequados para cada região. A deformação de diagrama de irradiação causado pela torre, a polarização circular e elíptica, o tipo de antena, enfim, muitos fatores influenciam na análise de cobertura de sinal.

Palestrante: Marcelo Zamot, gerente de Vendas, Ideal Antenas

Marcelo Zamot é engenheiro formado pelo Inatel e exerce o cargo de gerente de vendas da Ideal Antenas.

17h20
Painel 4

Debate: A TV do Futuro

Moderador: Nivelle Daou Jr., diretor da Regional Norte da SET

Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também vice-presidente de Tecnologia da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

Participante: Rafael Leal, coordenador do Grupo de Switch-off da SET

Rafael Leal é engenheiro de Telecomunicações e especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo. Na SET, coordena o Grupo de Trabalho sobre o Switch-off.

Participante: Liliana Nakonechnyj, presidente da SET

Liliana Nakonechnyj é presidente da SET (Biênio 2017-2018). Engenheira de telecomunicações, dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de sistemas de distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também foi, por muitos anos, responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Liderou estudos e testes para a introdução da televisão digital no Brasil entre 1994 e 2006 e, posteriormente, demonstrações e testes de UHDTV. Representa a SET no IBC Council.

Participante: Ricardo Massara, diretor geral, Band Amazonas

Ricardo Massara é diretor geral da Band Amazonas.

Participante: Luciano Maia, vice-presidente de Novos Negócios, Rede Amazônica

Luciano Maia é vice-presidente de Novos Negócios da Rede Amazônica.

Salustiano_Fagundes_SEXTEXPO

A TV do futuro já está aqui e traz grandes desafios para emissoras, canais e produtores de vídeos.
O processo de transformação disruptiva pelo qual a televisão passa é resultado não apenas da inovação tecnológica, mas também de uma mudança de hábitos da audiência que impacta na forma como se cria, se produz e se transmite conteúdos televisivos.
O ponto chave dessa mudança é que as pessoas, principalmente as audiências jovens da geração Y (millennials), não assistem mais “programas de televisão” de forma linear em um único dispositivo. Para eles a televisão precisa ser acessível a qualquer hora e em qualquer local.

Participante: Salustiano Fagundes, CEO da HDX Smart Solutions

Salustiano Fagundes atua na área de TICs com ênfase em inovações tecnológicas; fundador da HIRIX Engenharia de Sistemas e da HXD Smart Solutions, uma das empresas brasileiras que desde 2007 vem “pensando e fazendo a nova televisão” no Brasil, construindo cases com clientes como a Caixa Econômica, TV Globo, TV Climatempo, LG, TV Bandeirantes, Amazon Sat, Panasonic, Philips e Panasonic entre outros.
Foi vice-presidente da SUCESU (Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações); avaliador do Prêmio Dorgival Brandão da Qualidade e Produtividade em Software (MCTI/PBQP/Softex), criado para promover a melhoria da qualidade e o aumento da competitividade da indústria brasileira de software; e Membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVDT).
Participa do Grupo de Pesquisa de Novas Mídias da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET); do LabArteMidia-Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais da USP; e é Curador de Conteúdos da Campus Party, considerado um dos maiores eventos no mundo nas áreas de inovação, internet, entretenimento digital, ciência e criatividade.

18h30

Encerramento

PROGRAMAÇÃO 

SET Norte 2017
30 de Novembro

 

Horário Palestra
Horário Palestra

Programação sujeita a alterações. Os horários descritos abaixo são referentes a Manaus. Para assistir à transmissão ao vivo, confira seu fuso horário em relação a Manaus.

Início da transmissão:

Manaus: 9h

Brasília e capitais que seguem este horário: 11h

Nordeste e demais capitais que seguem este horário: 10h

Acre: 8h

Onde assistir: no site da SET, no aplicativo da SET e na página da SET no YouTube

8h30

Recepção

Distribuição de crachás e de outros materiais

09h00

Boas-Vindas

Nivelle Daou Junior, diretor da Regional Norte da SET

Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também vice-presidente de Tecnologia da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

9h30
Painel 1

Agilidade na produção jornalística para todas as mídias

Moderador: Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia, Rede Amazônica

Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

Novos tempos, novos hábitos de consumo e novos caminhos para o telejornalismo

Palestrante: Luis Augusto, diretor de Jornalismo, Rede Amazônica

Luis Augusto é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, exerce o cargo de diretor de Jornalismo da Rede Amazônica, emissora afiliada da Rede Globo na Região Norte.

Prestação de serviços e live news: diferencial competitivo das afiliadas

Palestrante: Henrique Camargo, consultor

Henrique Camargo, natural da cidade do Rio de Janeiro, é graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Iniciou suas atividades na área de radiodifusão na TV Educativa do Rio de Janeiro, no início dos anos 80. Após passar por outras empresas na Região Sudeste e fixou residência em Manaus, onde trabalhou em diversas emissoras de rádio e televisão até ingressar na Rede Amazônica, onde exerce o cargo de Consultor de Tecnologia. Na SET compõe a diretoria da Regional Norte desde 1990.

Salustiano_Fagundes_SEXTEXPO

Melhores práticas e novas fronteiras do vídeo OTT

Entre 2010 e 2017, mais de 200 plataformas de vídeo OTT foram lançadas na América Latina e o Brasil, que já ocupa o 7º lugar em visualização de vídeos online e ainda possui espaço para crescer, se tornou um dos principais mercado para esse segmento, com a presença de players locais e internacionais. Nesta palestra, vamos conhecer o status atual de desenvolvimento, as melhores práticas e as novas fronteiras tecnológicas, como o uso das tecnologias de computação cognitiva.

Palestrante: Salustiano Fagundes, CEO da HDX Smart Solutions

Salustiano Fagundes atua na área de TICs com ênfase em inovações tecnológicas; fundador da HIRIX Engenharia de Sistemas e da HXD Smart Solutions, uma das empresas brasileiras que desde 2007 vem “pensando e fazendo a nova televisão” no Brasil, construindo cases com clientes como a Caixa Econômica, TV Globo, TV Climatempo, LG, TV Bandeirantes, Amazon Sat, Panasonic, Philips e Panasonic entre outros.
Foi vice-presidente da SUCESU (Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações); avaliador do Prêmio Dorgival Brandão da Qualidade e Produtividade em Software (MCTI/PBQP/Softex), criado para promover a melhoria da qualidade e o aumento da competitividade da indústria brasileira de software; e Membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVDT).
Participa do Grupo de Pesquisa de Novas Mídias da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET); do LabArteMidia-Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais da USP; e é Curador de Conteúdos da Campus Party, considerado um dos maiores eventos no mundo nas áreas de inovação, internet, entretenimento digital, ciência e criatividade.

Integração de sistemas: otimização do tempo e agilidade de processo

Existe atualmente uma crescente demanda de softwares para automatização de processos dentro de cada setor nas emissoras de Rádio e TV. Atendendo a este enorme fluxo, o mercado de softwares para broadcast está atento quanto às integrações dos sistemas para facilitar e agilizar os processos de produção e automatizar o trabalho das equipes entre si.

Palestrante: Eliezer Reis, gerente de Projetos, SNEWS

Eliezer Reis, gerente de Projetos, SNEWS

11h30

Intervalo

11h50
Painel 2

Tecnologia para TV e novos modelos de workflow

Moderador: Henrique Camargo, consultor

Henrique Camargo, natural da cidade do Rio de Janeiro, é graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Iniciou suas atividades na área de radiodifusão na TV Educativa do Rio de Janeiro, no início dos anos 80. Após passar por outras empresas na Região Sudeste e fixou residência em Manaus, onde trabalhou em diversas emissoras de rádio e televisão até ingressar na Rede Amazônica, onde exerce o cargo de Diretor de Tecnologia. Na SET compõe a diretoria da Regional Norte desde 1990.

Novas tecnologias de radiodifusão

Palestrante: Aguinaldo Silva, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Design Center, Envision

Aguinaldo Silva é diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Design Center, Envision. É membro da diretoria da SET e do Fórum SBTVD.

Soluções em Web Live Streaming

A palestra visa apresentar as novidades da Blackmagic/Pinnacle, em especial uma solução prática para produção e transmissão em alta qualidade para web live streaming.

Palestrante: Fabio Angelini, especialista de Produtos da Pinnacle Broadcast

Fabio Angelini é engenheiro de vendas especialista em Produtos da Pinnacle Broadcast, distribuidor oficial da Blackmagic no Brasil.

Tendências, ferramentas e tecnologias na produção de jornalismo

Uma visão das tendências e uso de ferramentas para acelerar a produção de jornalismo, como base na tecnologia de transmissão de conteúdo (arquivos) e live-streaming por 4G/Wifi. Os benefícios e uso de ferramentas de cloud para contribuição de conteúdo e acelerar processos da cadeia colaborativa. As vantagens e uso de ferramentas e tecnologias para o arquivamento e resgate de conteúdo de acervo com maior agilidade e confiabilidade.

Palestrante: Erick Soares, engenheiro de Suporte a Vendas, Sony

Erick Soares é engenheiro de Suporte a Vendas da Sony, atuando neste empresa há mais de 15 anos. É especialista em novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. É formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial, SP) e pós-Graduado pela FIA (Fundação Instituto de Administração, USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

13h20

Intervalo

15h00
fotodani_congressoSET

Hot Session: Indústria em transformação – a busca de uma fundação digital

Estamos passando por uma transformação global. Novos hábitos ocupam o dia-a-dia de uma grande fatia da população de forma mais proeminente nos últimos anos. Diante de uma explosão de conexões e aparelhos mobile, mídias sociais, algoritmos, Big Data, IP, novos players e, no IBC 2017 os destaques para a inteligência artificial, ativação de serviços por voz, IoT, entre outros. As empresas de mídia precisam se preocupar em entregar uma experiência personalizada para usuários em diversas telas, além de uma revisão em seus modelos de negócios, tanto no que tange à publicidade quanto à produção de seu conteúdo. Hoje, as marcas e os anunciantes estão refletindo profundamente sobre como obter resultados mais imediatos entre os modelos online e offline. O que fazer neste momento de transformação?

Palestrante: Daniela Souza, SVP da AD Digital

Fundadora da AD Digital, entrou no mercado de Mídia e Entretenimento em 1994. É palestrante convidada nos principais eventos relacionados com a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo, para compartilhar sua visão sobre mercado e tendências de futuro para a indústria. Há mais de 10 anos compõe a mesa diretora da SET e atualmente é diretora de Marketing da entidade.

15h30
Painel 3

A inovação como desafio profissional e as startups

Este painel especial é realizado em parceria com a Uninorte Laureate e com o SEBRAE.

Moderador: Euler Guimarães M. de Souza, coordenador do Centro de Inovação e Tecnologia e Coordenador da Incubadora da Uninorte Laureate.

Euler Guimarães M. de Souza é coordenador do Centro de Inovação e Tecnologia e Coordenador da Incubadora da Uninorte Laureate.

Um case de sucesso 1: DreamKid Studio

Esta palestra apresenta o caso da startup DreamKid Studio, empresa de Manaus fundada em 2015, que atua no desenvolvimento de conteúdo digital educativo e lúdico para o público infantil.  Startup Acelerada na FabriQ Aceleradora (www.frabriq.com.br). Startup Finalista do Programa Inovativa Brasil 2016.

Palestrante: Bárbara Martins Nicolau, CEO da DreamKid Studio.

Bárbara Martins Nicolau é CEO da DreamKid Studio. É graduada em design digital e multimídia pela Universidade do Porto (Portugal) e pela Fucapi.

Palestrante: Olinda Marinho, coordenadora do Projeto Extensão Industrial Exportadoras (PEIEX) no Amazonas, APEX

Olinda Marinho é coordenadora  do Projeto Extensão Industrial Exportadoras (PEIEX) no Amazonas, projeto da APEX que oferece serviços de capacitação e assessoria gratuita para as empresas de pequeno e médio porte desenvolverem o potencial de exportação e ampliarem mercados. É professora do Centro Universitário Norte (UniNorte). Tem MBA em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí.

17h00

Intervalo

17h20

Hot Session – A notícia no centro da produção de jornalismo: inovação que acelera a produção de notícias em múltiplas plataformas

Através de fluxos de trabalho habilitados para Cloud que mantém a notícia no centro da produção, a Plataforma Avid Media Central permite que empresas de mídia criem, colaborem e entreguem aos seus espectadores os diversos ângulos de uma notícia em múltiplas plataformas de visualização.

Palestrante: Fredy Litowsky, diretor regional no Brasil, Avid Technology

Fredy Litowsky é diretor regional no Brasil da Avid Technology. Com formação acadêmica em engenharia e experiência de mais de trinta anos em broadcast, atua na indústria como fabricante desde 1999.​

 

17h50
yroa_ferreira

Hot Session – Mosaico: evolução nos processos de pós-outorga de radiodifusão

Apresentação do Sistema Mosaico sob a perspectiva de uma abordagem segura e ágil para garantir maior celeridade no atendimento às solicitações pós-outorga dos processos de Radiodifusão. Será apresentada uma visão macro do sistema e os principais resultados alcançados com a implantação do sistema e como sua aplicação pode afetar a dinâmica de instrução dos processos de Radiodifusão.

Palestrante: Yroá Robledo Ferreira, gerente de Outorga e Licenciamento de Estações, Anatel

Yroá Robledo Ferreira é engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é gerente de Outorga e Licenciamento de Estações da Anatel e atua diretamente na gestão e construção do Projeto Mosaico.

18h30

Encerramento

.

Patrocinadores Master

Apoio Institucional

Media Partner

Agência de Viagens

levitatur

Realização