• PT
  • EN

NAB 2018: Sony lança duas novas camcorders 4K e o upgrade da Venice para captação em 6K

A empresa nipônica avança em seu workflow de equipamentos 4K, 6K e 8K com uma forte aposta em serviços e soluções na nuvem

A Sony anunciou, neste domingo (8/4), duas novas câmera da série XDCAM, a PXW-Z280 e a PXW-Z190. A primeira, um equipamento 4K Exmor R” XDCAM 1/2, com um sensor 3 CMOS Handheld.  A câmera chega como uma lente com zoom 17x da Fujinon e grava simultaneamente 4k 60p em 4K/HD com saídas 12G-SDI e HDMI para 4K.

A PXW-Z280 possui filtros ND de 1/2 até 1/128 e uma dupla interface de conexão. A empresa anunciou, também, um upgrade de firmware em dezembro que fará que capte e transmita imagens em Dual link QoS Streaming e possa ser utilizada de forma remota.

 

A segunda, a PXW-P190, uma câmera com características semelhantes à primeira e com “face detection AF, acesso imediato ao workflow HDR, filtros eletrônicos ND variáveis e sensores 4K Exmor R” XDCAM 1/2″com um sensor 3 CMOS Handheld .

O Presidente de soluções profissionais para as Américas da Sony, Katsunori Yamanouchi, afirmou que o upgrade da câmera Venice para uma configuração de captação em 4K e, agora, em 6K. Ainda, Yamanouchi disse que próxima Copa do Mundo Russia 2018, a Sony em parceria com a Fox Sports, terão um estúdio totalmente testar a câmera e servirá para realizar “alguns testes sobre performance e definição dos conteúdos captados e produzidos”.

 

 

Brasil em destaque

Destaque para a produção em 8K 120P HDR realizada durante o último Carnaval do Rio de Janeiro 2018  em parceria com a TV Globo projetado em uma tela denominada Black Canvas, uma “redefinição de displays gigantes” com estrutura modular de Crystal Led Integrado de 17 7/8″ (463.6mm) x 15 7/8″ (403.2mm).

 

 

Por Fernando Moura, em Las Vegas

  • Fernando Moura é professor da Universidade Anhembi Morumbi e da PUC-Campinas.