• PT
  • EN

Imagens 8K do Vaticano chegam aos espectadores da NHK

VidVox

O canal japonês BS8K exibiu no último domingo (2) imagens com resolução 8K geradas direto do Vaticano pela produtora M-three Satcom, através do satélite Eutelsat 12 West B. No dia anterior o país iniciou as operações comerciais em 8K, como preparação para a cobertura dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados em Tóquio.

Estas transmissões também fazem da migração para uma nova geração tecnológica, que aos poucos substituirá o HDTV. Segundo a estratégia do governo e das emissoras, os conteúdos em 4K serão continuarão sendo usados numa fase intermediária, até o estabelecimento do 8K como padrão.
No momento, o HDTV (1920 × 1080) segue como padrão prioritário, enquanto o 4K (3840 × 2160) é usado em grandes eventos e dramaturgias, por exemplo. Já o 8K (7680 × 4320) tem uma grade de programação limitada a musicais, cenas de natureza e museus, onde não são usadas muitas câmeras e não há grande movimentação de equipamentos.
No Japão, as tecnologias 4K e 8K também são conhecidas por Super Hi-Vision. Na primeira, o há 5.1 canais de áudio surround, enquanto em 8K são 22.2 canais de áudio multicanal.
Satélite.
No caso da transmissão de domingo, a Eutelsat empregou modulação DVB-S2X em 16APSK (Amplitude and Phase Shift Keying), com codificação HEVC. A imagem foi produzida a 60 frames por segundo, com espaço de cor BT2020 (10bits de profundidade) e controle de latitude HLG, além dos absurdos 22.2 canais de áudio.
A partir destas experiências, todas as empresas envolvidas estão se qualificando para dar conta das milhares de horas de transmissão durante as Olimpíadas de Tóquio.