SP: distribuição de kits da TV digital atinge 44% da meta

TeletimeNews

 

A poucos dias do desligamento do sinal analógico da TV aberta na cidade de São Paulo e mais 38 municípios próximos, a Entidade Administradora da Digitalização (EAD) já entregou mais de 44% dos kits para famílias beneficiadas pelos programas sociais do governo federal. De acordo com o relatório do site Seja Digital, foram distribuídos até o início desta semana 816,4 mil conversores e antenas, de um total previsto de 1,8 milhão. A maior parte dos conversores distribuídos é na região da grande São Paulo, onde a EAD estima haver uma carência maior de domicílios efetivamente despreparados para a recepção digital. Na cidade de São paulo, apesar de haver um número  maior de domicílios elegíveis, há um grau maior de digitalização.

O desligamento do sinal analógico está marcado para o próximo dia 29, mas até o início de abril, estão agendadas as entregas de mais 296.9 mil kits. A distribuição em São Paulo será mantida até a primeira quinzena de maio. A expectativa é que na data do desligamento ainda haja cerca de 800 mil pessoas elegíveis para retirarem os kits, ainda que o percentual tenha sido atingido, por isso a continuidade do trabalho de de distribuição.

Já em Goiânia e mais 28 cidades próximas, que terão o sinal analógico da TV aberta desligado em 31 de maio, a distribuição de kits já começou e alcançou 37% da população que tem direito a receber o conversor e antena gratuitamente. A EAD já entregou 97,3 mil dos 266,1 mil estimados.

Até agora, já foram entregues 1,3 milhão de kits, de um total previsto de 7,5 milhões de famílias inscritas no cadastro único dos programas sociais federais até o final do processo de digitalização.