Carta ao leitor

Mais uma vez a SET conseguiu se superar ao realizar o maior congresso de sua história. Se a crise econômica mundial ainda jogava incertezas por todos os lados, os números do evento e da Broadcast & Cable, como o leitor poderá conferir nas matérias, não deixam dúvidas quanto ao vigor de nosso setor.

Em quatro dezenas de painéis, foram aprofundados temas altamente relevantes, muitos deles naturalmente voltados à TV digital e ao Rádio digital.

O Fórum SBTVD por exemplo, se encarregou de realizar demonstrações do sinal digital em aparelho de TV em HD. Mostrou também conversores de sinal digital e conteúdos interativos.

Entre tantos outros destaques, o Laboratório de Aplicação de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid) demonstrou aplicações Ginga, em educação, telejornalismo e jogos com soluções de interatividade.

Foram inúmeras as apresentações sobre desenvolvimento de produtos e tecnologias, sem falar de painéis que trataram de discutir e avançar no importante tema da regulação do setor, além das concorridas sessões Acadêmicas Científicas.

O Sindvel por sua vez, estima que a comitiva latino-americana do Projeto Comprador da entidade vai gerar negócios no valor US$ 5 milhões para o Vale da Eletrônica.

Na Broadcast & Cable, grandes empresas trouxeram muitas novidades em equipamentos e tecnologia.

Nossa cobertura do evento traz ainda a opiniões e depoimentos da presidente da SET, Liliana Nakonechnyj; do diretor de tecnologia, Raymundo Barros; do diretor de Ensino,
Carlos Nazareth  e do consultor técnico Euzébio Tresse.

Fundamental também é agradecer a colaboração na cobertura do evento de Guido Lemos, Kellyanne Alves, Deisy Feitosa, Ronald Barbosa e professor Moacyr Vezzani.

Mas nossa revista não traz apenas conteúdo do Congresso e da Feira.

O colega e vice-diretor editorial, Alberto Deodato Seda Paduam, nos contempla com a segunda parte da série de artigos “Sistema de TV de Ultra-Alta Definição”, abordando “O áudio do Super Hi-Vision”.

Em nossa entrevista, a diretora de eventos, Daniela Souza, faz um balanço de seu trabalho que completou um ano exatamente no congresso e afirma que a proximidade com os participantes dos eventos deve ser cada vez maior.

E também trazemos uma matéria do congresso da ABTA, do setor de TV por Assinatura, na qual nosso diretor de TV por Assinatura, Antonio João Filho, faz suas considerações.

Boa leitura.

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]

Revista da SE – ed.109