Revista da SET

Nº 150 - Abril e Maio de 2015

Ano XXIV- nº 150

Abril/Maio de 2015

Nº 150 – Abril e Maio de 2015

Editorial

Qualidade de imagem e estruturas IP dominam a NAB2015

A edição 2015 da NAB mostrou que o mercado audiovisual está em franca retomada e que aos poucos a indústria começa a aquecer novamente. O número de participantes do evento o demonstra, mais de 100 mil vindos de 164 países para observar as principais tendências do mercado. Segundo informou a NAB, foi a melhor feira desde 2008 e a segunda melhor da história deles.

Este ano foi a confirmação definitiva do 4K com equipamentos que iam desde a captação até a edição, pós-produção e transmissão e chegando à recepção. Todo o workflow com esta tecnologia foi apresentado, com soluções de todo tipo e tamanho, dependendo do orçamento do visitante.

Entretanto, os principais fabricantes avançaram com novos equipamentos e soluções que iam além do Ultra High Definition (UHD em 4K) chegando ao Super HI-Vision 8K, com a apresentação de câmeras de estúdio, portáteis e sistemas de captação e edição neste formato de vídeo.

Nesta edição da Revista da SET mostramos algumas das principais novidades do mercado. Trazemos um resumo completo do RioContent- Market 2015, maior evento de conteúdos audiovisuais de América Latina e a participação da SET. Ainda, reportagem sobre a Acade Mídia, uma nova forma de entender o áudio broadcast, os desenvolvimentos de uma empresa brasileira em termos de iluminação, e como o Congresso NAB mostrou que a TV Híbrida já se mostra como grande tendência para a TV mundial.

Ainda, um artigo com conceitos e fundamentos do HEVC/H.265; um protótipo de Segunda Tela para usuários de TV Digital Aberta no Padrão ISDB-Tb desenvolvido em Manaus; Os desafios da Reportagem Externa explicados por Tereza Mondino, Camilla Cintra, Deisi Wosch e Adones Guerra; e o Era Transmídia explica a fórmula criativa da Netflix.

Boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

Os desafios da Reportagem Externa

O Setor de Radiodifusão aguarda a análise da Anatel relativa aos pleitos que podem equacionar as dificuldades da Reportagem Externa. Neste artigo apresentamos a visão da SET sobre a questão e os principais tópicos apresentados a Anatel.

Read More

AcadeMídia, uma nova forma de entender o áudio broadcast

Aspa Stagetec do Brasil iniciou no Rio de Janeiro a primeira “AcadeMídia”, um curso para profissionais de áudio que pretende ser um ponto de transferência de conhecimento entre os profissionais envolvidos na produção, operação e engenharia de áudio e vídeo do mercado broadcast brasileiro

Read More

Energia lança nova linha de LED com desenvolvimento nacional

Empresa carioca inova com o lançamento de uma nova linha de luminárias para externas e estúdios com tecnologia brasileira. A Revista da SET esteve nas novas instalações da empresa na capital fluminense e conta em primeira pessoa as características destes novos equipamentos desenvolvidos no país por engenheiros brasileiros

Read More

Protótipo de Segunda Tela para usuários de TV Digital Aberta no Padrão ISDB-Tb

O presente artigo descreve uma proposta de uma solução para o uso da tecnologia de Second Screen (Segunda Tela) para disposição de conteúdos interativos para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital – SBTVD na qual os usuários possam, de forma síncrona com o conteúdo exibido na programação da TV digital, acessar informações auxiliares e interagir com conteúdos relacionados à programação por meio da internet.

Read More

A fórmula criativa da Netflix

O serviço de conteúdo on demand modificou não só a forma de distribuição dos grandes canais estadunidenses, mas introduziu uma nova relação entre o público e o conteúdo audiovisual

Read More