Continuar crescendo como Entidade!
O ano de 2014 foi um ano de muitos desafios e muitas vitórias da SET.
Concretizamos o sonho do SET EXPO, um evento marco na história da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão porque, pela primeira vez no seculo XXI, organizamos de forma autónoma a maior exposição e congresso de América Latina do mercado broadcast. Mas isso não fica por aqui, já lançamos a edição 2015 do evento no qual redobramos os esforços e as metas.
A nova edição do SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes, será realizada no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte em São Paulo, e terá um aumento de 40% de área de exposição. O Congresso SET 2015 será realizado em cinco dias para dar maiores hipóteses aos congressistas e palestrantes de visitar a Feira. Apresentamos o SET Fidelidade, o programa de pontos da entidade que espera dar benefícios aos nossos parceiros.
O desafio está lançado. Pretendemos continuar crescendo como Sociedade, realizar novos estudos na área de broadcast com a criação de novos grupos de trabalho dentro da entidade somando um grupo de Rádio, um grupo de Novas Mídias, de Inovação, a modificando alguns para adaptá-los aos tempos, como o grupo de canalização que agora chama-se de Grupo de Espectro e o grupo de melhores práticas de TV Digital que agora será o de “melhores práticas de acessibilidade” para estar a altura e desafios dos novos tempos, e continuar sendo uma referência para os nossos associados.
Nesta edição, a penúltima de 2014, apresentamos a segunda parte da cobertura da 26º edição do Congresso SET que discutiu o futuro do broadcast brasileiro e mundial. As novas formas de captação 4K e 8K, a migração definitiva das emissoras de TV do SD para o HD e as rádios de AM para FM; e a cobertura satelital do país nos grandes eventos esportivos, e como se prepara o Brasil para elas.
Ainda mostramos a inovação das empresas que participaram no SET EXPO 2014 destacando os lançamentos mundiais realizados na feira e como as empresas olham para o mercado brasileiro e Latino-americano.
Fomos até Amesterdã ver quais as principais novidades da maior exposição da indústria na Europa e que novidades levaram as empresas brasileiras ao Pavilhão Brasileiro no IBC 2014. Finalmente, artigos sobre Era Transmídia e gráficos de realidade aumentada na TV atual.
Boa leitura!
Olímpio José Franco
Presidente da SET