• PT
  • EN
  • ES
 

Revista da SET – n.146

Ano XXIII - nº 146

Out/Nov de 2014

EDITORIAL

Nº 146 – Out/Nov 2014

Editorial

Continuar crescendo como Entidade!

O ano de 2014 foi um ano de muitos desafios e muitas vitórias da SET.
Concretizamos o sonho do SET EXPO, um evento marco na história da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão porque, pela primeira vez no seculo XXI, organizamos de forma autónoma a maior exposição e congresso de América Latina do mercado broadcast. Mas isso não fica por aqui, já lançamos a edição 2015 do evento no qual redobramos os esforços e as metas.
A nova edição do SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes, será realizada no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte em São Paulo, e terá um aumento de 40% de área de exposição. O Congresso SET 2015 será realizado em cinco dias para dar maiores hipóteses aos congressistas e palestrantes de visitar a Feira. Apresentamos o SET Fidelidade, o programa de pontos da entidade que espera dar benefícios aos nossos parceiros.
O desafio está lançado. Pretendemos continuar crescendo como Sociedade, realizar novos estudos na área de broadcast com a criação de novos grupos de trabalho dentro da entidade somando um grupo de Rádio, um grupo de Novas Mídias, de Inovação, a modificando alguns para adaptá-los aos tempos, como o grupo de canalização que agora chama-se de Grupo de Espectro e o grupo de melhores práticas de TV Digital que agora será o de “melhores práticas de acessibilidade” para estar a altura e desafios dos novos tempos, e continuar sendo uma referência para os nossos associados.
Nesta edição, a penúltima de 2014, apresentamos a segunda parte da cobertura da 26º edição do Congresso SET que discutiu o futuro do broadcast brasileiro e mundial. As novas formas de captação 4K e 8K, a migração definitiva das emissoras de TV do SD para o HD e as rádios de AM para FM; e a cobertura satelital do país nos grandes eventos esportivos, e como se prepara o Brasil para elas.
Ainda mostramos a inovação das empresas que participaram no SET EXPO 2014 destacando os lançamentos mundiais realizados na feira e como as empresas olham para o mercado brasileiro e Latino-americano.
Fomos até Amesterdã ver quais as principais novidades da maior exposição da indústria na Europa e que novidades levaram as empresas brasileiras ao Pavilhão Brasileiro no IBC 2014. Finalmente, artigos sobre Era Transmídia e gráficos de realidade aumentada na TV atual.

Boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

O fenômeno Skype TX

Uma das histórias mais interessantes do IBC 2014, tendo em conta que o tema dominante era a televisão UHD 4K, acabou por ser uma tecnologia que, afinal de contas, está no limiar daquilo que se poderia considerar sequer de qualidade broadcast. Depois de ter licenciado a sua tecnologia Skype TX, o IBC 2014 viu surgir os três sistemas licenciados a marcas na área broadcast e profissional: a Riedel, NewTek e QuickLink.

Read More

O novo olhar da engenharia de TV

A Revista da SET em parceria com alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizaram durante o Congresso SET 2014, uma serie de trabalhos de investigação com futuros engenheiros que participaram das seções e palestras e visitaram o SET EXPO 2014 com o objetivo de desenvolver pequenos papers de investigação sobre diversos temas de interesse das emissoras de TV e o mercado broadcast brasileiro. Em duas edições publicaremos os trabalhos desenvolvidos por estes alunos que tem como principal intuito mostrar novas miradas sobre o fenômeno da TV no Brasil e possíveis soluções aos problemas pelos quais o setor passa na atualidade.

Read More

O futuro da TV discutido em São Paulo

A 26º edição do Congresso SET discutiu o futuro do broadcast brasileiro e mundial. Nesta segunda parte da cobertura relatamos as novas formas de captação 4K e 8K, a migração definitiva das emissoras do SD para o HD, além da cobertura satelital do país nos grandes eventos esportivos, e como o Brasil se prepara para elas. Ainda, falamos de rádio e Close Caption.

Read More

SET EXPO 2014 cada vez mais internacional

Esta edição do SET EXPO mostrou ao mundo que o evento está entre os principais do mundo. Um reflexo claro dessa tendência foram os lançamentos mundiais realizados nela, o número de visitantes e a categoria profissional destes, e os negócios que nela se desenvolveram. Na segunda parte desta reportagem mostramos alguns dos mais de 300 expositores que participaram do evento realizado em São Paulo.

Read More

Mudança e evolução para 4K e IP

Depois de uma edição alucinante em Las Vegas, onde o NAB 2014 trouxe fortes ventos de mudança para a indústria, estávamos curiosos de ver como a perspectiva mais Europeia e internacional da International Broadcasting Convention 2014 nos faria ter uma visão diferente. Não foi bem assim. A feira de Amsterdã foi também marcada por forte agitação, contrabalançada de certa forma por alguma euforia pelo retorno de investimentos que já não se viam há algum tempo. A questão que ficou no entanto no ar é: Será que aquilo que os fabricantes estavam promovendo está em linha com as prioridades das televisões e produtoras?

Read More

Pavilhão brasileiro: inovação visando a internacionalização

A edição 2014 do IBC trouxe a confirmação definitiva de que a tecnologia brasileira está cumprindo com os seus objetivos de internacionalização. A Revista da SET conversou com representantes das empresas participantes do estande brasileiro no evento que finalizaram a exposição com expectativas de futuros negócios.

Read More

Intelsat aposta no mercado brasileiro e latino-americano

Com presença de destaque no SET EXPO 2014, a Intelsat continua apostando no mercado brasileiro e da região, por isso, segundo Estevão Ghizoni, gerente de vendas da Intelsat para América do Sul e Caribe, a aposta continua sendo na região, nos grandes eventos esportivos que virão e no dia-a-dia da indústria que continua a crescer.

Read More

Ericsson no SET EXPO

Pela primeira vez a Ericsson se apresentou com um estande no SET EXPO devido a nova política de aproximação da multinacional ao mercado broadcast brasileiro e latino-americano, uma aproximação que está dando certo.

Read More

Novos fluxos de trabalho para área de Broadcast

Atualmente as empresas da área de mídia, cinema e games investem milhões para obterem soluções de transmissão de som, imagem e vídeo com o melhor desempenho possível. Os profissionais, assim como os consumidores, estão cada vez mais exigentes no que diz respeito à qualidade visual. Além disso, o país também está em pleno processo de digitalização dos sistemas de televisão e a transição do analógico para o digital tem que ser finalizada até 2018.

Read More