Revista da SET – n.145

Ano XXIII - nº 145

Set/Out de 2014

EDITORIAL

Nº 145 – Set/Out 2014

Editorial

SET EXPO 2015 a caminho!

A realização do SET EXPO 2014 e a 26º edição do Congresso SET são fruto de muito trabalho e esforço da da SET, da sua Diretoria, colaboradores, apoiadores e de seus associados para brindar ao setor o que há de melhor na indústria. De fato, o último trimestre de 2013 e o ano de 2014 foram de muito trabalho, de muitos desafios. Assumimos a organização da feira e o fizemos muito bem, porque para nós da SET este foi um momento especial.
Organizamos este evento em um momento em que radiodifusão brasileira passa por tantas mudanças e o fizemos da melhor maneira possível, o fizemos pensando em dar maior conforto a expositores, visitantes e congressistas, mas sobretudo, pensando no futuro, um futuro que aparece muito promissor.
Hoje o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes é, sem dúvidas, o maior evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Conta ainda com apoio das grandes redes de rádio e televisão brasileiras e as principais associações do setor no Brasil – ABRA, ABRATEL, ABERT, AESP, ABPITV, ABTU, AIR, Fórum SBTVD e SINDVEL – e no exterior mediante parcerias com o NAB Show e InterBEE, e esperamos ter mais em 2015.O caminho esta aberto e e de fato já estimamos que o evento tenha um crescimento de pelo menos 30 % na edição 2015 e que o Congresso sofra algumas modificações para garantir a todos melhores condições e ainda melhores palestras e palestrantes.
O Congresso SET contou com mais de 1.600 profissionais, a feira teve mais de 14 mil visitantes e uma circulação aproximada de 25 mil nos três dias do evento e os expositores notaram as diferenças positivas da mudança de espaço, local e organização. Por isso, na edição de setembro a Revista da SET produzimos um informe especial sobre o evento.
Convido-o a ler a primeira parte do resumo do Congresso SET que debateu temas importantíssimos para o mercado broadcast brasileiro e latino-americano elaborado por um grupo de 5 jornalistas especializados em uma parceria realizada entre a SET e a UNESP/Bauru onde mostraremos os principais pontos do debate sobre switch-off da TV analógica no país e a inclusão do 4G na banda de 700 MHz.
E a primeira parte do informe realizado sobre as principais novidades do mercado broadcast trazidas a São Paulo por empresas dos 4 cantos do mundo mostrando a força do setor no país e a importância do evento para Latino América que cada ano convoca mais engenheiros e executivos de emissoras da região e na edição 2014 trouxe visitantes de vários países do mundo.

Boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

SET EXPO 2014 mostrou a força do mercado broadcast brasileiro e latino-americano

A edição 2014 do SET EXPO trouxe grande variedade de produtos para a indústria broadcasting em São Paulo com mais de 300 expositores mostrando as principiais novidades do mercado audiovisual mundial. Como ocorrido nos últimos anos, grandes empresas escolheram a exposição para lançar mundialmente novos produtos aos mais de 14 mil visitantes de 16 países que percorreram a feira durante três dias.

Read More

Switch-off da TV analógica debatido nos mínimos detalhes

A 26º edição do Congresso SET foi um sucesso, não só de público, mas também pela qualidade das palestras e os conferencistas que chegaram dos quatro cantos do mundo. O Congresso SET debateu temas importantíssimos para o mercado broadcast brasileiro e latino-americano que tentaremos refletir em uma matéria realizada por um grupo de 5 jornalistas que participaram de todas as palestras desta edição. Na primeira parte desta reportagem nos debruçaremos sobre o apagão analógico, um dos temas centrais.

Read More

Planejamento do desligamento

No terceiro dia do Congresso SET 2014, o painel “Switch-off: a realidade do desligamento analógico – do planejamento e perspectiva até a recepção”, apresentou um panorama geral e abrangente sobre o desligamento da TV analógica no país. Na sessão com mais congressistas presentes na sala, […]

Read More

O que é Avid Everywhere

O diretor regional da Avid para América Latina, Ariel Sardiñas, conversou com a Revista da SET no SET EXPO 2014 para explicar um pouco melhor do que se trata a nova e enigmática visão da empresa.

Read More

Startups

Um espaço bastante interessante na Feira de Negócios do SET EXPO 2014 foi estande das Startups. A iniciativa foi criada no ano passado sob a ideia de que as startups exercem um papel importante no surgimento de novas tecnologias, mas só nessa edição do evento conseguiu reunir mais empresas e chamar de fato a atenção do público que percorreu a feira.

Read More

Ross Video aumenta sua presença no Brasil

Uma das principais novidades da Roos Video no SET EXPO 2014 foi que a sua equipa de vendas e suporte ganhou mais um representante. A empresa anunciou no evento a incorporação de Alberto Santana como gerente regional de vendas para o Brasil. Assim a empresa contará com mais um escritório em São Caetano, São Paulo, que se soma aos escritórios da empresa no Rio de Janeiro.

Read More

Riedel continua a crescer no Brasil

Nº 145 – Set/Out 2014 REPORTAGEM Riedel continua a crescer no Brasil CComo informado na última NAB pelos diretivos da Riedel, os escritórios da empresa no país continuam a crescer e o suporte ao cliente agora será realizado desde São Paulo. Isso, porque no SET […]

Read More

Interiorização da TV Digital

Nº 145 – Set/Out 2014 Por Fernando Moura e Francisco Machado Filho* REPORTAGEM O Congresso SET 2014 mostrou que as emissoras do interior do país correm contra o tempo para evitar apagão premeditado. Mesmo depois de cinco anos de início do processo de digitalização dos […]

Read More

Governo realiza leilão de 4G

Claro, TIM e Vivo arrematam três primeiros lotes por um valor de 5.85 bilhões de reais. Oleilão foi realizado em Brasília, na manhã de dia 30 de setembro de 2014. O primeiro dos seis lotes de telefonia de 4G/LTE na faixa de 700 MHz foi […]

Read More

O novo olhar da engenharia de TV brasileira

Revista da SET em parceria com alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizaram durante o Congresso SET 2014, uma serie de trabalhos de investigação com futuros engenheiros que participaram das seções e palestras e visitaram o SET EXPO 2014 com o objetivo de desenvolver pequenos papers […]

Read More

O SET EXPO 2015 continuará a crescer!

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão apresentou o SET EXPO 2015. A nova edição será realizada no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte em São Paulo, e terá um aumento de 40% de área de exposição. O Congresso SET será realizado em cinco dias. No evento foi apresentado o SET Fidelidade, o programa de pontos da entidade.

Read More