Thinq AI e processador Alpha 9 apresentados no CES 2019

Novas TVs da LG oferecem imagem e som otimizados (Dolby Vision AI ) e 8K de resolução graças a capacidades de deep learning

A LG Electronics (LG) apresentou o ThinQ AI na CES 2019. Equipadas com a segunda geração do processador inteligente da LG, α (Alpha) 9, e um algoritmo de deep learning (aprendizagem profunda), os novos modelos de TVs utilizam inteligência artificial para oferecer um imagem e experiência de som superiores, informou a empresa em comunicado.

Utilizando a plataforma inteligente aberta da marca, as TVs 2019 da G dão acesso a uma série de serviços populares de inteligência artificial para diferentes plataformas, como os assistentes virtuais Alexa, da Amazon, implementado recentemente, e o Google Assistant. Além disso, os usuários contam ainda com a praticidade do reconhecimento de voz conversacional em português e do Home Dashboard, um painel intuitivo que possibilita o controle de uma grande variedade de dispositivos de smart home direto da TV.

O processador α9 2ª geração utilizado nas famílias Z9, W9, E9 e C9 de TVs OLED da LG aumentam a qualidade da imagem e do som por meio de um algoritmo de deep learning e da análise de uma base de dados com mais de um milhão de dados visuais, possibilitando o correto reconhecimento de conteúdo e otimizando a imagem exibida. Com tela de 8K de resolução e 88 polegadas, “a TV OLED Z9 tem capacidades de processamento mais poderosas para entregar imagens ainda mais realistas, mostradas de forma nítida, vívida e detalhada graças à conversão para 8K e à melhora na redução de ruídos”.

Além de detectar a fonte de conteúdo, o novo processador ajusta com precisão a curva de mapeamento de tom segundo as condições do ambiente para oferecer um nível de brilho otimizado, capitalizando sua capacidade de entender como o olho humano percebe imagens em diferentes condições de iluminação. O processador usa o sensor de luz ambiente da TV para medir os níveis de luz, ajustando automaticamente o brilho para fazer as compensações necessárias. “O processador α9 2ª geração AI consegue apurar ainda mais os conteúdos HDR, ajustando o brilho para transformar até as cenas mais escuras em imagens com um nível incrível de contraste, detalhe e profundidade de cor, mesmo nos ambientes mais iluminados. E, aproveitando a mais recente inovação de imagem da Dolby, a LG oferece uma experiência Dolby Vision AI cativante”.

A empresa informa que a qualidade do som é aumentada por um algoritmo inteligente capaz de mixar áudio de dois canais para “oferecer um som surround 5.1 virtual bastante convincente. O α9 2ª geração otimiza os resultados com base no tipo de conteúdo, tornando as vozes mais claras em filmes, dramas e noticiários, por exemplo. Os usuários podem ajustar as configurações de som às condições do local ou deixar que a TV LG defina os níveis perfeitos levando em conta seu posicionamento. Além disso, as TVs flagship da LG vêm novamente com a tecnologia Dolby Atmos, que cria um som incrivelmente realista para um entretenimento mais imersivo”.

Este ano, a LG está expandindo suas parcerias de AI (inteligência artificial) para incluir o assistente virtual Alexa, da Amazon, nas TVs com ThinQ AI da linha 2019 e oferecer mais flexibilidade aos clientes em termos de serviços de voz. Apertando o botão Amazon Prime Video no controle remoto LG Smart Magic, os usuários podem gerenciar dispositivos de smart home, fazer perguntas, acessar dezenas de habilidades e até mesmo configurar uma Rotina Alexa só sua, com despertador, informações de trânsito e os canais de TV favoritos para acessá-los usando a função de voz. As TVs com ThinQ AI 2019 da LG também oferecem experiências visualmente ricas com o Alexa enquanto o usuário escuta música, confere a previsão do tempo ou acessa várias habilidades visualmente aprimoradas – como a Food Network – para encontrar receitas e inspiração para suas refeições. Além disso, ficou muito fácil manter a família organizada, acompanhar os pedidos na Amazon ou fazer aquela tão sonhada à viagem à Austrália dizendo, “Kayak, reserve um hotel em Gold Coast”.

“O novo recurso de reconhecimento de voz conversacional, em português, usado nas TVs com o ThinQ AI 2019 facilitou como nunca a obtenção de respostas exatas. Ao entenderem o contexto, as TVs conseguem atender a solicitações mais complexas, o que significa que os usuários não precisam repetir os comandos várias vezes para conseguirem o que querem. O serviço estará disponível nas TVs LG com a tecnologia ThinQ AI em mais de 140 países”, finaliza.