• PT
  • EN
  • ES

SET Norte 2016

Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mí­dias
Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia.

09 e 10 de Novembro de 2016

Inscrições

Aberta e gratuita para profissionais, pesquisadores e estudantes deste mercado. É mandatório que seja realizada pelo site SET. www.set.org.br

Inscreva-se

Certificados

Estarão liberados no Portal SET a partir 08/12/2016, somente: para quem realizou seu registro pelo site SET (até 21/11/2016) e retirou credencial no local do evento. Os certificados estarão disponíveis neste portal até 08/12/2017.

Horário Palestra
Horário Palestra
09h00

ABERTURA

Convidados:

Nivelle Daou Jr – Diretor Regional Norte – SET/ Vice-presidente de Tecnologia da Rede Amazônica de Rádio e Televisão

 

Mário Costa, Secretário Geral da Fundação Rede Amazônica

 

Convidado: Mário Costa, Secretário Geral da Fundação Rede Amazônica

 

ARQUIVAMENTO DIGITAL NA ERA BEYOND DEFINITION

Com as novas demandas de UHD e Beyond Definition, o volume de dados para armazenamento passa a ser maior e surge o desafio de qual tecnologia adotar para guardar as informações de Arquivo/Centro de Documentação. A tecnologia da Mídia  Óptica de Arquivo (Optical Disc Archive) oferece uma série de vantagens diante de sua robustez e fácil implementação, viabilizando desde pequenos e simples arquivos até sistemas automatizados. Será dada uma visão dos benefícios da tecnologia, durabilidade e aplicações de arquivamento de conteúdo digital, com suas possibilidades de uso para a preservação de conteúdo desde SD, HD até os formatos de maior demanda de capacidade como o UHD.

Palestrante: Erick Soares, Engenheiro de Suporte a Vendas da SONY

Erick Soares, Engenheiro de Suporte a Vendas, atuante há 10 anos na Sony, especialista em tecnologias e produtos no mercado de Broadcast, formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP), acompanhou o desenvolvimento de novos produtos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais (SET, Broadcast & Cable, Anima Mundi, SSPI) e internacionais (NAB)

Salustiano Fagundes

OS NOVOS PARADIGMAS TECNOLÓGICOS DA TELEVISÂO: BIGDATA, SENSORIAMENTO, IOT, STARTUPS, DRONES, MOBILE, WEARABLES, REALIDADE VIRTUAL E TRANSMIDIA

Broadcasters estão preparados para enfrentar um cenário de mudanças cada vez mais veloz, com o surgimento de novos competidores e de novas formas de se assistir conteúdo audiovisual? A palestra vai apresentar uma visão geral das principais tecnologias emergentes e disruptivas e os desafios que elas estão trazendo para o setor de rádio e televisão.

Palestrante: Salustiano Fagundes – SET/HXD.

Salustiano Fagundes, Atua na área de TICs com ênfase em inovações tecnológicas; fundador da HIRIX Engenharia de Sistemas e da HXD Smart Solutions, uma das empresas brasileiras que desde 2007 vem “pensando e fazendo a nova televisão” no Brasil, construindo cases com clientes como a Caixa Econômica, TV Globo, TV Climatempo, LG, TV Bandeirantes, Amazon Sat, Panasonic, Philips e Panasonic entre outros.
Foi vice-presidente da SUCESU (Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações); Avaliador do Prêmio Dorgival Brandão da Qualidade e Produtividade em Software (MCTI/PBQP/Softex) – criado para promover a melhoria da qualidade e o aumento da competitividade da indústria brasileira de software; e Membro do Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVDT).
Participa do Grupo de Pesquisa de Novas Mídias da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET); do LabArteMidia-Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais da USP; e é Curador de Conteúdos da Campus Party, considerado um dos maiores eventos no mundo nas áreas de inovação, internet, entretenimento digital, ciência e criatividade.

Opções para transmissão via satélite de conteúdos isdb-t considerando eficiência e monetização

A ENENSYS desenvolveu um sistema para transmissão de conteúdos ISDB-T em total compatibilidade com o DVB-S/S2 respeitando as disposições de redes SFN e conteúdos formatados em MPEG-2 TS na interface aérea. Toda a sinalização BTS e a base de tempo estão inseridas em um PID otimizando a banda satelital e dando múltiplos usos a um link satelital entre as diferentes normativas.

Palestrante: Ernesto Riedel, Gerente de Vendas Broadcast da YOU CAST COMERCIO DE EQUIP.  ELETRONICOS

Ernesto Riedel é formado em engenharia eletrônica  pela Pontificia  Universidad Católica de Chile,  Ernesto Riedel tem experiência de 15 anos no mercado de Telecom com ênfase na radiodifusão com passagens pelas empresas Idade (Chile) e Kathrein. Hoje Ernesto trabalha na área Broadcast na YOUCAST, empresa integradora de soluções para distribuição de vídeo.

Soluções avançadas para transmissões de eventos esportivos ao vivo.

O aumento de número de câmeras para mostrar vários ângulos de um mesmo evento, incluindo cameras com altos frame rates para geração dos Super Slow Motions, gerou a necessidade de mais canais de gravação dentro do já apertado espaço das Unidades Móveis, junta-se a isso, às necessidades  de inserir gráficos, metadados e efeitos em real time, para atender não só ao Broadcast, mas também a grande demanda de conteúdos para vários dispositivos em Multi-Plataformas fez das transmissões Esportivas ao vivo, eventos tão ou mais complexos que as Super produções de Concertos, Shows Musicais e de Entretenimento, a idéia é mostrar o que a EVS tem feito para atender a estas exigentes necessidades e continuar sendo a Lider em transmissões de Esportes ao Vivo.

Palestrante: Armando Moraes, Gerente de Projetos da EVS – Brasil

Armando Moraes. Engenheiro Eletrônico formado em 1982 – Rio de Janeiro.
Trabalhando em Engenharia de Televisão desde 1977, Desde de 2012 trabalha como Gerente de Projetos da EVS para todo o Brasil

A tecnologia de satélite acelerando a digitalização

A palestra tem como foco principal apresentar a experiência da Eutelsat em outros mercados da tecnologia de distribuição de sinais digitais via satélite como o meio rápido e eficaz na implantação de redes de distribuição de televisão.

Palestrante: Ricardo Calderon, Diretor de Vendas da EUTELSAT

Ricardo Calderon, Formado em engenharia eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, possui 28 anos de experiência no mercado de comunicações por satélites, Broadcast e PayTV. Ocupa a posição de Diretor de Vendas na Eutelsat do Brasil desde 2015.

NOVAS APLICAÇÕES VIA SATÉLITE PARA BROADCAST

Aplicações tradicionais x Novas Aplicações
Soluções SES para todo o mundo.
Distribuição, Contribuição e DTH

Palestrante: Abel Souza, Business Director da SES para América Latina

Abel Souza é diretor de vendas para a América Latina da SES.
Ingressou na companhia em 2009, depois de passar por outras empresas do setor de telecomunicações, nas áreas técnicas e de negócios, como Verizon, At&T, UUNET e Comsat.
Souza graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas (Unicamp) em 1995, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas São Paulo, em 2002.

SOLUÇÕES DE AUTOMAÇÃO DE EXIBIÇÃO – MCR (CONTROLE MESTRE).

 

 

Palestrante: Alex Santos, Business Development da Seal Broadcast and Content

Alex Santos, com +10 anos na indústria de Broadcast como integrador e consultor para o desenvolvimento de soluções turnkey, da captação à transmissão – incluindo a produção – em todo o território nacional e em países da América Latina, atuando com as mais diversas marcas e fabricantes. Especialista em assuntos relacionados ao armazenamento da informação. É Founding Member do Storage Professional Council da SNIA Brasil (Storage Networking Industry Association) e palestrante nos eventos da SET desde 2006.

O que é media processing workflow

Projetar fluxos de arquivos é uma tarefa muito complexa. A Media Portal inova apresentando uma aplicação capaz de projetar fluxos de forma integrada com a infraestrutura. Os fluxos são definidos através de uma interface gráfica onde é possível criar fluxos de transferências de arquivos, recuperação parcial de vídeos, conversão de formatos e análise de conteúdo.

Palestrante: Fabio Tsuzuki, Sócio Diretor da MEDIA PORTAL SOLUÇÕES

Engenheiro eletrônico e mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutor em engenharia pela Universidade de Tóquio. Sócio fundador da Media Portal Soluções Ltda.

SESSÃO SET RADIODIFUSÃO

RADIODIFUSÃO SONORA, MIGRAÇÃO AM-FM, FM E DESAFIOS ATUAIS DA RADIODIFUSÃO.

O Radio Migrando de AM para FM, com as primeiras emissoras operando.  Classificação das Estações, Conceitos de cobertura e eficiência de sistemas.

O rádio confirma seu momento atual de credibilidade e amplia cobertura em FM, deixando a faixa AM., com enormes desafios na ocupação espectral com detalhes inerentes ao serviço de frequência modulada.

Conceituação de cobertura, preservação ambiental e de custos (redução de energia elétrica) com a utilização pontos de transmissão adequados.

Conceitos de Normas Reguladoras.

Palestrante: Eduardo Cappia, Diretor da EMC/SET

Eduardo Cappia, Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Comunicações – Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Internacional de Antenas – Shively Labs – desde 2010.,

Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991

EMC – com gestão em sistemas Digitais (HD e DRM) desde 2000 – Operação estação testes Univ Federal de MG – Belo Horizonte.

Estação de testes FM estendida em São Paulo, 84,7 MHz – 2014 e 2015.

Associações que faz parte: AESP – Associação da Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo – Líder do Comitê Técnico; SET – Diretor e Vice Diretor de rádio nos últimos 05 anos

glenn_zolotar_hitachi

Eficiência Energética x MER x Área de Cobertura

A energia elétrica é parcela importante dos custos de operação de uma emissora de TV. Os aumentos recentes nas tarifas e a necessidade de manter as plantas analógicas e digitais em operação, resultaram em um aumento significativo nas despesas com energia das emissoras. Os transmissores com tecnologia Doherty proporcionam uma redução em torno de 50% no consumo de energia elétrica. E essa tecnologia nos dirige a uma oportunidade para uma nova análise da relação Eficiência Energética vs MER vs Área de Cobertura. Apresentamos como otimizar os parâmetros de acordo com a necessidade específica.

Palestrante: Glenn Zolotar, Gerente de Engenharia de Propostas e Treinamentos na Hitachi Kokusai Linear

Glenn Zolotar, Técnico em Electrónica pela Escola Técnica de Eletrônica “FMC” –  Santa Rita do Sapucaí-MG, Brasil. Graduado pela University of North Texas onde atualmente faz um MBA em Gerenciamento Estratégico. Responsável pelos treinamentos técnicos em transmissão de TV Digital da Hitachi Kokusai Linear

Horário Palestra
Horário Palestra

Sessão SET

Espectro da radiodifusão: panorama mundial, switch off e GIRED

Palestrante: André Felipe Seixas Trindade – ABRATEL – SET

Bacharel em Sistemas de Comunicação Engenharia da Universidade de Brasília e especialista em Gestão Pública.
André é o consultor de assuntos regulatórios e governamentais de Abratel – Associação Brasileira de Rádio e Televisão – representando de rádio e de televisão do Brasil, com participação na Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), como parte da delegação brasileira em temas relacionados com a política , planejamento e da utilização do espectro , o futuro dos programas de televisão e novas tecnologias.
Ele trabalhou para a Claro ( planejamento e qualidade de rede – GSM e redes 3G ) e começou a trabalhar na área de radiodifusão, tendo 8 anos de experiência nessas áreas. Participa, na Anatel, da Comissão Brasileira de Comunicações – CBC 2 e faz parte da delegação brasileira que participa das reuniões do Conselho Consultivo Permanente 2 da Comissão Interamericana de Telecomunicações – CITEL – que é órgão da Organização dos Estados Americanos responsável pela harmonização do uso espectro nas Américas . Participa também de diversos Grupos Relatores de Radiocomunicações na Anatel – GRRs e foi membro do Conselho Consultivo de Rádio Digital do Ministério das Comunicações.É palestrante em quesitos relacionados à radiodifusão e membro titular do GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV.

As atividades desenvolvidas pela Seja:Digital no processo de liberação da faixa de 700 MHz.

Apresentar as atividades que a Seja:Digital vem desenvolvendo para promover o desligamento do sinal analógico de TV através da distribuição dos kits de recepção de TV digital, o remanejamento dos canais de TV e RTV existentes na faixa de 700 MHz, a ativação do LTE 4G e a mitigação das possíveis interferências.

Palestrante: Gunnar Bedicks, CTO at EAD – Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV

Gunnar Bedicks é pesquisador na área de Comunicação Digital, com suas pesquisas focadas em TV digital, rádio digital e internet. Na última década ele visitou 19 países ao redor do mundo, discutindo as tecnologias para a transição da TV analógica para a TV digital. Em 2013, a Presidente do Brasil, Dilma Roussef, condecorou o Prof. Bedicks pelos serviços prestados ao país, com a mais alta honraria da diplomacia Brasileira, a medalha da Ordem do Rio Branco. Além de ser o Pesquisador Chefe do Laboratório de Pesquisas em TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, ele ministra aulas de Comunicações Digitais, Sistemas de Comunicações e Sistemas de TV, para os cursos de Engenharia Elétrica na pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação. Ele também foi o coordenador do grupo de transmissão e modulação durante o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital. Atualmente coordena o GT01 – Transmissão, do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital. Suas publicações incluem dezenas de artigos científicos, já tendo sido palestrante em diversas conferências acadêmicas, científicas e técnicas no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Equador, Peru, Costa Rica, Cuba, Alemanha, Itália, Botswana, África do Sul, Ilhas Maurício e Lesotho. Sua formação inclui o título de Doutor em Engenharia Elétrica e MBA em Administração pela Universidade de São Paulo, assim como o título de Engenheiro Elétrico pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, MG. Ele detém sete patentes e é fluente em Inglês e Alemão.

Metodologia de testes para avaliação da recepção do sinal de TV digital ISDB-TB

Comparação da Medição de Campo tradicional e  do Drive Test

A medição simultânea de canais e o tempo de medidas

Como é realizada a medida
A redução de custo para as emissoras
A confiabilidade dos resultados.

Apoio para identificação de necessidade de Gap-fillers.
O laboratório de análise de resultados.

 

Palestrante: Eduardo de Oliveira Bicudo – Systec/EBcom/SET

Eduardo de Oliveira Bicudo, Engenheiro, pós-graduado em telecomunicações. Instituto Mackenzie – 1976 a 1997. Professor do 2º grau, professor da escola de engenharia. Coordenador do Centro de Radiodifusão. Assessor da presidência . TV Globo SP -1982 a 1998. Engenheiro, Assessor de PCP, Diretor de Engenharia. EBCom: 1998 – Atual – Sócio Proprietário. Projeto e implantação do laboratório de TV Digital no Mackenzie Coordenação da medição de campo da TV digital nos sistemas ISDB-T (japones) ATSC (americano) e DVB (europeu). Fabricação de antenas de UHF para recepção da TV Digital. Projeto e implantação do Centro de TV da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros.

Henrique

LENTES PARA CÂMERAS BROADCAST

Como identificar pelo modelo das lentes suas características principais, decidindo se são ideais às aplicações desejadas.

Palestrante: Henrique Camargo, Diretor de Tecnologia da Rede Amazônica

Henrique Camargo, Natural da cidade do Rio de Janeiro, graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, iniciou sua atividades na área de radiodifusão na TV Educativa do Rio de Janeiro, no início dos anos 80. Após passar por outras empresas no sudeste fixou residência em Manaus onde trabalhou em diversas emissoras de rádio e televisão até ingressar na Rede Amazônica onde exerce o cargo de Diretor de Tecnologia. Na SET compõe a Regional Norte desde 1990.

Integração de sistemas: Otimização do tempo e agilidade de processos

Existe atualmente, uma crescente demanda de softwares para automatização de processos dentro de cada setor nas emissoras de Rádio e TV. Atendendo à este enorme fluxo, o mercado de softwares para Broadcast está atento quanto às integrações dos sistemas para facilitar e agilizar os processos de produção e automatizar o trabalho das equipes entre si.

Palestrante: Eliezer Reis, Gerente de Projetos, SNEWS

NOVAS FORMAS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA VIA MERCADO LIVRE

Palestrante: Renato Fiore, diretor comercial na IBS Energy

Renato Rogério de Fiore, diretor comercial da empresa IBS-Energy, Graduado UMC – 2008 – Tecnólogo Gestão Empresarial com MBA FGV – 2014 – Economia e Gestão Empresarial. Especialização HBS – 2016 – Gestão de Negócios. Gestor de negócios e equipes em diversos segmentos (Naval, Automotivo leve e pesado, Industrial, C. Civil, Metalomecânico e Elétrico). Experiência em desenvolvimento de equipes comerciais de alta performance. Vivência em gestão de negócios e equipes no Brasil, Colômbia & Caribe, América Latina, Itália e Espanha. Vivência em gestão de projetos com equipes multitarefas Ásia, Europa, Américas. Negociação para aquisição e venda de empresas com grupos multinacionais. Negociação com grupos internacionais de Royalties – Licenciamento de marcas.

FredyLitowsky

Tecnologia e novas plataformas para a produção de audio e vídeo

A ideia é apresentar como as modernas plataformas permitem a integração de soluções e customização de workflows.

 

Palestrante: Fredy Litowsky, Diretor Regional para o Brasil, Avid Technology

Fredy Litowsky,  Com formação acadêmica em engenharia e experiência de mais de trinta anos em broadcast, atua na indústria como fabricante desde 1999, hoje desempenhando a função de Diretor Regional da Avid para o Brasil.

Energia Alternativa

Eco Energia

Palestrante: Roberto Lavor, diretor na QLuz

Roberto Bacellar Alves Lavor, Doutorando em Ecologia e Saúde ambiental. Mestrado em Engenharia da Produção. Especialização em Direito Tributário, em Engenharia da Produção, em Marketing, em Administração em Ciência e Tecnologia e em Sistemas Elétricos de Potência. Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e  em Telecomunicações.

Professor do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, assessor para assuntos empresariais da Pró-Reitoria de Inovação da UFAM, Diretor da Qluz EcoEnergia e Diretor da QualiMarketing Engenharia e Consultoria Empresarial Ltda.

Sessão SET

Sentidos e Desafios de OTT para profissionais: Broadcast Tradicional e Broadcast Streaming

A palestra visa discutir o papel do profissional nos diversos meios de conteúdo e como habitar num ambiente sendo disruptivo mas não destrutivo. Como congregar tecnologia, talento criativo, novos hábitos e direcionamento mercadológico. Discussão sobre os desafios da era convergente.

 

Palestrante: Vitor Chaves de Oliveira, Engenharia – Coach IT Group Inc. / UNISAL / DeVry Metrocamp / SET

Vitor é Professor, Consultor e Pesquisador. Doutorando em Engenharia Elétrica (Mackenzie), Mestre em Engenharia Elétrica (PUCC), Especialista (MBA) em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas de Potência (UNISAL), formado em Ciência da Computação (UNISAL) e técnico em Informática (SENAI). É Professor Universitário atuando nas áreas de Eng. Elétrica e Computação no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e na Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (DeVry Metrocamp); Editor de Revistas (em Broadcast Engineering) / Chair & Gestor do Congresso de Tecnologia do SET EXPO para a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET); Membro do time de Engineering – Infrastruture/Broadcast/Cloud/ERP/Web/Mobile no Coach IT Group Inc. É autor de livro na área de computação em nuvem e já publicou dezenas de artigos em periódicos científicos e em conferências nacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa estão concentrados em Telecomunicações: Redes IP, Transmissões Rádio (TV Digital), Teoria Eletromagnética, Algoritmos de Controle, Modelagem Matemática de Sistemas, Virtualização e Eficiência Energética.