Novo estúdio IP da Globo Recife é apresentado no SET Nordeste

Palestrantes afirmam que emissoras devem se preocupar com a capacitação de seus funcionários para operar os protocolos de TI; nova sede começa a funcionar em julho

O Painel 4 do SET Nordeste 2017, denominado “A nova TV Globo em Recife: tudo em IP”, apresentou o caso do primeiro estúdio totalmente IP do Brasil, construído pela Globo em Recife (PE). Carolina Duca (gerente sênior de Tecnologia da emissora pernambucana) e Roberto Menezes (supervisor executivo de sistemas da Globo Recife) detalharam como o novo sistema opera.

Trata-se de uma solução de IP Macro (Spine leaf), que funciona com um software comandando toda a configuração da rede e gerenciando os fluxos de dados de vídeo, áudio e metadados. “O coração do nosso fluxo IP é o SDN (Software Defined Video), um sistema que permite à rede funcionar de maneira inteligente, identificando problemas e gerenciando os fluxos que estão trafegando na rede. É como se fosse o roteador. É dinâmico. Quem controla tudo são os servidores SDN”, explicou Menezes.

A ambientação técnica e operacional foi o principal desafio, na opinião de Menezes. “Os nossos operadores, agora, estão aprendendo a operar no SDN. No IP não, você precisa de uma equipe que consiga visualizar os pacotes de dados. No banda-base, conseguimos monitorar os metadados, o vídeo e o áudio de maneira clara”.

Carolina Duca (Globo Recife)

O IP é uma decisão sem volta, na opinião de Carolina Duca. “Na NAB deste ano isso ficou bastante claro. Colocar o playout na nuvem ainda não é tão fácil, mas é possível. Não temos mais aquela necessidade de cada vídeo e cada áudio fazerem um caminho único. Muitas empresas na NAB apresentaram soluções para produção remota. O fluxo para a distribuição fica muito mais fácil. O ponto principal disso é como vamos operar depois, na emissora, isto é, precisamos pensar em como os nossos funcionários, hoje acostumados com a banda-base, serão treinados.”

Os padrões adotadados foram o 2022 para a exibição; o TR-4 para a reprodução de vídeo; e o AES-67 para reprodução de áudio. “A gente queria começar com o 2110, que está em desenvolvimento, mas o nosso sistema ficaria pronto antes. As emissoras lá fora já estão adotando plataformas de gerência que consideram todos os devices. A ideia é configurar devices que permitam redundância. Se dá problema em um sistema, eles comutam para o outro. É preciso preparar as equipes para entender como atuar nesse novo formato.”

Para passar a trafegar em protocolo SPMTE 2110, no futuro, Menezes explicou que será preciso apenas atualizar os softwares. “Funcionando em SPMTE 2110 em uma rede, paramos a outra e atualizamos. Conseguimos tirar uma delas da rede de cada vez. Mantemos o fluxo da emissora, o necessário para ela funcionar.” Toda a infraestrutura da nova sede da Globo Recife é interligada por fibra. “A tendência é, no longo prazo, termos câmeras, mesas de corte e mixers no padrão IP e switches de alta capacidade e estrutura de TI baseada em fibra ótica. Estamos preparados para o 4K e o 8K”, considerou o engenheiro.

Veja a grade de programação do SET Nordeste 2017

SET Nordeste 2017

Local: Sebrae Fortaleza (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema)
Data: 17 e 18 de maio
Horários:

  • Pré-eventos: 10h às 12h
  • Seminários: 14h às 21h
  • Coffee-break: 18h15 às 18h45