ONU divulga mensagem do Dia Mundial do Rádio que ressalta o diálogo, a tolerância e a paz

Imagem: Unesco/Divulgação.

Fonte: Tudo Rádio / Carlos Massaro

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou a sua tradicional mensagem para o Dia Mundial do Rádio, que é celebrado neste dia de hoje (13 de fevereiro). Na mensagem, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, ressalta que o meio deve priorizar o diálogo, a tolerância e a paz.

Segundo a mensagem, o Rádio é uma mensagem poderosa e, mesmo no mundo atual das comunicações digitais, o Rádio atinge mais pessoas do que outra plataforma de mídia. Além disso, o meio também transmite informações vitais e aumenta a conscientização sobre questões importantes.

Em entrevista ao programa Nacional Jovem, que vai ao ar pela Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões, o coordenador de Comunicação e Informação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, Adauto Soares, falou sobre o Dia Mundial do Rádio e a campanha para a data.

Segundo Adauto, a UNESCO criou a campanha para o o Dia Mundial do Rádio convidando as pessoas a mandarem mensagens de tolerância, a fim de mostrar a importância do rádio como uma plataforma para o diálogo e para o debate democrático sobre questões relevantes. “Esse tema nos faz perceber que o rádio pode mediar conflitos”, afirmou.

A mensagem da ONU também destacou o papel do Rádio como plataforma pessoal e interativa onde as pessoas podem expor suas opiniões, preocupações e queixas. “Para as Nações Unidas, especialmente nossas operações de manutenção da paz, o rádio é uma forma vital de informar, reunir e capacitar pessoas afetadas pela guerra. Neste Dia Mundial do Rádio, vamos reconhecer o poder do rádio para promover o diálogo, a tolerância e a paz. Obrigado.”, destaca a mensagem.