SET Rádio discutirá distribuição multiplataforma, podcasts, avanço e metamorfose do rádio

por Daniel Starck | Conteúdo Tudo Rádio

O SET Expo 2019, que será realizado no final do mês de agosto em São Paulo, consolidou a quarta-feira como o “dia do rádio”. Agora com o nome de SET Rádio, a data contará com uma extensa programação sobre o veículo no dia 28. Em um dos painéis dedicados ao veículo, será abordada a “Metamorfose do Rádio”, em painel que contará com a palestra de integrante da NAB (associação norte-americana). Podcast, faturamento e distribuição multiplataforma estarão em discussão.

Transformação do rádio

No dia 28 de agosto, já a partir das 10h40 na sala 16, os congressistas acompanharão o painel “Transformação do Rádio (Metamorfose)”. Na grade, a sessão indica que o rádio e seu conteúdo áudio permanecem como desejo de consumo e as várias alternativas de acesso, desde o tradicional receptor de rádio, do veicular até o da plataforma da internet como “app” e hibrido.

O painel será moderado por Eduardo Cappia, diretor EMC e conselho deliberativo SET. Terá a palestra de Skip Pizzi, profissional que é vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB. A sessão ainda mostrará emissoras e o casos de sucesso com o novo formato, tendo também a mensagem de que “O rádio não perece; permanece!”.

Um dos cases apresentados é o da Hot 107 FM 107.7, emissora do interior paulista. Marco Moretto, diretor da FM, também será um dos palestrantes deste painel e irá detalhar o trabalho multiplataforma realizado pela rádio, este que vai desde a cobertura especial de eventos, materiais em vídeos e até a geração de podcasts.

Serviço: Sala 12 – 09h20 às 10h40 – 28/08

“Menos interferências e mais canais no ar” 

Este é o nome da sessão que será realizada na sala 16, também no dia 28, às 11h00 (em paralelo ao Hot Session com o case da Jovem Pan). A programação contará com a moderação de Claudio Lorini, diretor da Lorini Engenharia. O tema é “O Conflito da Recepção no Dial Rádio”, este que, por sinal, é tema da consulta pública, que será finalizada agora em agosto.

“As alterações no Regulamento de Radiodifusão como proposto pela Consulta Pública Anatel N. 24 de 2019, ameaçam o modelo de negócio do Rádio? Como conciliar o aumento de canais no Ar, com menos interferência, mantendo a viabilidade econômica das emissoras?”, informa a programação do painel, que está entre os temas mais discutidos do setor na atualidade.

A apresentação questiona “se por um lado pode se acomodar muito mais emissoras, por outro como não ‘incomodar’ as atuais existentes? Área rural e regiões mais distantes dos centros urbanos podem se transformar em área de conflito receptivo”.

Serviço: Sala 16 – 11h00 às 12h20 – 28/08

Podcasts

Marco Túlio Nascimento, diretor da ZTDigital, vai moderar um painel sobre Podcasts a partir das 14h, também na sala 16 no dia 28. Com o tema “O Podcast Viralizou”, a sessão destaca que os podcasts entraram de forma definitiva na vida das pessoas, no radar de produtores de conteúdo e na agenda do marketing, com um crescimento exponencial deste mercado.

A ideia do painel é apresentar uma “visão geral do mercado de podcasting através de três cases, as diferentes óticas da indústria de distribuição, dos podcasters e das emissoras de rádio”.

Serviço: Sala 16 – 14h às 15h20 – 28/08

A expansão do faturamento do rádio e podcasting

As 15h40, como encerramento da programação de rádio na sala 16 no dia 28 de agosto, Marco Túlio retorna como co-moderador da sessão que irá mostrar a expansão do faturamento do rádio e terá novamente o podcast como pauta e ferramenta importante neste processo. A moderação será feita por Rodrigo Neves, eleito recentemente como presidente da AESP e é diretor geral da Rede Bandeirantes.

Serviço: Sala 16 – 15h40 às 17h – 28/08

Serviço

O portal tudoradio.com é media partner do SET Expo 2019, assim como a Hot 107 FM 107.7 do Centro-Oeste Paulista.

A abertura da feira será no dia 27 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 28 (quarta-feira). Para mais informações, acesse: https://set.org.br/events/setexpo

Atenção:

As inscrições para o SET Rádio serão liberadas na próxima semana no site do SET EXPO.

O SET Rádio é composto pelos quatros painéis da sala 16 do dia 29 de agosto. Confira aqui a programação do SET Rádio.

Associados de entidades parceiras da SET pagarão o mesmo valor de associado da SET. Inscrições e valores: clique aqui.