SET Nordeste 2019: Valorizar e entender as pessoas para conquistar o mercado

Momento em que a moderadora do painel, Mariana Fantato, fazia sua apresentação | Foto: Sérgio Bernardo

O penúltimo painel do primeiro dia do SET Nordeste 2019 abordou o Mercado em movimento – impactos da tecnologia no mercado de comunicação.

A moderadora Mariana Fantato, gerente de marketing da TV Globo, iniciou as palestras destacando o momento de reconfiguração do mercado de mídia e tecnologia e como esta transformação tem afetado o mercado de comunicação.

“Os consumidores têm mudado seu comportamento de consumo e isso faz as empresas terem que mudar junto para sobreviver. Isso levou há uma ressignificação de TV. Ela pode ser consumida a qualquer momento e lugar por meio de dispositivos móveis”, afirmou Fantato.

Na sequência, Leonam Torres, gerente de contas da Regional Nordeste na Kantar IBOPE Media, fez sua apresentação. “Vivemos em mundo de informações, porém, existem limitações para absorver a quantidade de dados a qual somos expostos”, disse.

A limitação cognitiva é um dos empecilhos para a população reter a maior parte da informação que consome diariamente. Se comparado com o ano de 1980, a população está exposta a um volume sete vezes maior de dados.

Dessa forma, para que as empresas continuem crescendo, Torres pontua 3 fases de inovação: valor, escala e influência.

O valor está relacionado à experiência do consumidor; a escala consiste em atrair e encontrar novos consumidores; e a influência é ser referência nas decisões de consumo.

“As pessoas buscam experiência e não necessariamente um produto ou serviço… por isso, o conteúdo é quem manda”, afirmou.

Eduardo Breckenfeld, Head de Planejamento da Agência BG9, finalizou o painel ressaltando a importância de usar a palavra ‘pessoas’ ao invés de ‘consumidores’.

“A partir do momento que as pessoas são tratadas como simples consumidores, perde-se a chance de entendê-las. É preciso entender as pessoas para conseguir segmentar o conteúdo e criar conexão”, encerrou.