SET EXPO aponta tecnologias do futuro do broadcast, e como concretizá-lo

Imagem dos visitantes no pavilhão vermelho do SET EXPO 2018, que aconteceu no final de agosto, em São Paulo.

Entre 27 e 30 de agosto, evento reuniu as principais empresas do setor de produção e transmissão audiovisual, e mais de 15 mil visitantes entre congresso e feira.

Os segmentos de produção e distribuição de conteúdo audiovisual são alguns dos mais dinâmicos mercados do mundo. Como se adaptar às mudanças no consumo – e ao que é consumido – é crucial para o sucesso das empresas e profissionais desse campo. Conectado a todo esse movimento, o SET EXPO 2018 reuniu mais de 15 mil visitantes de mais de 37 países no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de agosto. Na área de exposição, os visitantes entraram em contato com mais 150 expositores que são referência, como Sony, Canon, Panasonic, SES, Hitachi, CIS Group, Eutelsat,  entre outros.

“Os expositores estão satisfeitos com o movimento do evento, que possibilitou a consolidação de diversas oportunidades de negócios, inclusive com alguns fechamentos de importantes pedidos durante o show. Em um momento delicado do ponto de vista político e econômico, o SET EXPO 2018 mostrou a robustez deste mercado, fortalecendo as ações de relacionamento dos fornecedores”, avalia Cláudio Younis, vice-presidente da SET, entidade organizadora do evento.

“De todas as feiras do setor esta é a melhor. Já fechamos alguns negócios”, comemora Sérgio Coimbra, diretor executivo da expositora Cerevo Cinereal. O sentimento positivo foi dividido com outros nos estandes, como a Tecsys. ““Ficamos surpresos com o movimento do público, principalmente pela situação econômica. As pessoas vêm em busca de novos produtos, de negócios”, diz Herbe Zambrone Jr., diretor de Vendas da empresa.

“Foi o nono ano seguido nosso na SET Expo e tivemos grande sucesso novamente afinal é a principal janela de visibilidade do setor “, afirmou Fábio Eitelberg, diretor da UCAN. A alta e qualificada visitação também foi comentada pelo CEO da Omnistream, Hagay Avraham; “Estamos muito satisfeitos com a SET Expo, tivemos o triplo de visitantes que antecipamos e nem sabemos como vamos fazer o follow-up com todos eles”.

Entre os visitantes da área de exposição estiveram executivos de diversos segmentos da criação, produção e distribuição de conteúdo audiovisual, incluindo produtoras, emissoras de rádio e TV, programadoras, canais de TV por assinatura, agências de publicidade, órgãos governamentais, universidades, fabricantes, distribuidores e integradores.

Além da tecnologia mostrada de forma prática nos estandes, o Congresso SET EXPO discutiu rumos e desafios que estão à frente dessas empresas, profissionais e pesquisadores. Ao longo de quatro dias de realização, mais de 2 mil pessoas participaram de centenas de palestras e debates no maior fórum de tecnologia do setor audiovisual na América Latina.

Além de nomes do mercado, associações como a norte-americana SMPTE – Sociedade dos Engenheiros de Cinema e Televisão dos Estados Unidos; o Instituto Fraunhofer IIS (Alemanha) e centros brasileiros de pesquisa discutiram temas como a produção remota por IP, a popularização de dispositivos de realidade virtual (VR), conteúdos multiplataforma, e como atender a uma audiência cada vez mais exigente – e fragmentada. “Entre os temas mais concorridos estiveram o futuro da TV, Indústria 4.0, inteligência artificial e plataformas cognitivas, serviços em nuvem, empreendedorismo e inovação, e como a internet das coisas (IoT) pode melhorar a experiência humana”, resume Younis.

Companhias como Globo, Record, SBT, Jovem Pan, Sky, Claro, TIM, Embratel, NHK, Mirum, DPZ, Nokia, Samsung, LG, Google, IBM e Accenture também participaram das discussões e exposições de ideias. Em uma das salas mais cheias do evento, o jornalista Roberto Cabrini, por exemplo, fez um apanhado das grandes transformações pelas quais passou sua atividade. Já o diretor da Verizon para América Latina, Jossi Fresco, foi categórico em seu painel: “o conteúdo pode ser rei, mas a qualidade é rainha”. Órgãos governamentais, como a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) também prestigiaram o encontro e sua programação.

A próxima edição do SET EXPO acontece em 2019, de 26 a 29 de agosto, em São Paulo.