O rádio muito além do dial: novas plataformas e novas formas de monetização

Mayrink Pinto e Josimar Machado no SET Sudeste 2019. Foto: Marlon Andreluci/SET.

Cada vez mais as emissoras de rádio buscam alternativas para fidelizar uma audiência que está cada vez mais seguimentada entre as inúmeras plataformas de distribuição que a internet oferece.

O Facebook e o YouTube, por exemplo, têm sido usados por muitas emissoras, que têm exibido seus conteúdos em vídeo também. Com essas ferramentas, surgem também novas oportunidades de monetização.

A partir do relatório Radio Business Report, apresentado no NAB Show, o consultor Josimar Machado buscou discutir as novas estratégias de monetização para emissoras de Rádio na internet.

A discussão aconteceu na terça-feira, 14, como parte da programação do SET Sudeste 2019 e contou com a moderação de  Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, diretor do Sistema MPA de Comunicação e Vice-Presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT).

Em sua apresentação, Machado buscou quebrar paradigmas relacionados ao Google e às redes sociais em geral, mostrando a relação entre likes, conteúdo e monetização. “O produtor de conteúdo deve se concentrar no que ele tem: conteúdo”, disse.

“As redes sociais se apropriaram do nosso conteúdo e simplificaram a forma de vender”. “É importante aprender a utilizar a rede social como um meio para atrair novos clientes para suas próprias mídias, não como um fim em si”, aconselhou.

O evento também foi exibido ao vivo no canal da SET no YouTube, a SET_TV.

Assista: SET_TV

Leia mais notícias sobre o SET Sudeste 2019: Notícias