Projeto UHD Brasil apresenta panorama do mercado de mídia e entretenimento no Brasil

Integrantes do Projeto UHD Brasil participam de reunião em São Paulo. Foto: Carla Dórea Bartz / SET

A SET e as entidades que compõe o Projeto UHD BrasilAbert, Abinee, Abratel, ABTA, Eletros e Fórum SBTVD -realizaram o último encontro do ano na tarde do dia 16 de dezembro, em São Paulo.

Olímpio José Francou saudou todos os presentes e apresentou a agenda. Na sequência, ele fez um panorama do mercado de mídia e entretenimento no Brasil.

“O Brasil é o quarto maior usuário de internet do mundo e e esse dado reflete o aumento exponencial de negócios ligados a esta mídia, como o streaming e os serviços de vídeo OTT e o e-commerce“, disse.

“No entanto, a TV aberta e o rádio continuam sendo as mídias que mais alcançam os brasileiros. A TV paga, apesar da queda do número de assinantes, ainda é muito relevante”.

Na sequência, José Francisco Alvarenga, coordenador da Linha Marrom da Eletros, apresentou dados que apontam um crescimento constante na venda dos aparelhos de TV no Brasil em 2019, repetindo o ano de 2018, no entorno de 12 milhões de aparelhos de TV. A curva é ascendente desde o auge da crise, em 2015, com destaque para as Smart TVs que já representam mais de 91% de todos os aparelhos vendidos no Brasil.

“Esse ano, 2019, foi um bom ano, com Copa do Mundo, Black Friday e Natal acima da expectativa”, disse o executivo. “A expectativa para o próximo ano é a manutenção desta tendência”

Representando o Fórum SBTVD, José Marcelo Amaral e Luiz Fausto deram continuidade ao encontro. O primeiro abordou o trabalho do Fórum SBTVD durante o ano e Luiz Fausto falou da TV 2.5.

Leandro Pacheco, especialista em Tecnologia da Globo, apresentou os resultados de testes de transmissão 8k durante o Rock in Rio 2019. Foram testados os novos padrões de áudio, o fluxo completo de uma produção 8k, e outros fatores.

Por fim, Cristiano Akamine, da Universidade Mackenzie,  falou sobre a Transmissão UHD 4k/8k com o Channel Bonding no ISDB-T, que foi feito durante o SET EXPO 2019.

 

 

 

 

 

Post Tags: