Presidente da SET reforça laços da entidade com o Japão

Em viagem institucional entre os dias 27 e 30 de maio, Carlos Fini, presidente da SET, se reuniu com executivos do governo japonês e de empresas do ramo audiovisual para reforçar os laços cooperação entre a SET e o Japão na área de broadcast.

O primeiro compromisso foi no Institute of Image Information and Television Engineers (ITE) na manhã do dia 27. O presidente da SET se reuniu com o presidente do ITE, Kiyoharu Aizawa, para apresentar o SET EXPO e assinar a extensão do acordo de cooperação entre as partes. Para Fini, o ponto mais relevante é a ponte entre a atualização do ITE e o conhecimento adquirido pelos brasileiros pertencentes aos grupos da SET.

“A ITE é muito semelhante à SET. Então, o estreitamento do relacionamento se deve ao alinhados de temas, como mídia eletrônica para radiodifusão e tecnologia digital, que são muito semelhantes aos discutidos pela SET em seus grupos de trabalho”, afirmou Fini.

Após o encontro no ITE, a comitiva da SET foi a um almoço a convite de José Padilha, presidente da Sony Brasil, seguido de uma visita à sede da empresa em Tóquio.

No período da tarde, Fini se encontrou com o vice-ministro do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC), Katsuya Watanabe, e a diretora geral do MIC Makiko Yamada. Na manhã seguinte, o presidente da SET retornou para conhecer a sede do MIC e conversar com outros executivos.

“O relacionamento com o mercado dos broadcasters japoneses é importante para nós, pois a SET tem um papel de assessoramento tecnológico, ou seja, ela recomenda perante fóruns e ministérios. Por isso, acompanhar passo a passo o cronograma de evolução tecnológica é relevante, na medida em que as emissoras brasileiras possam vir a usar essas novas tecnologias no futuro”, destacou Fini.

No período da tarde do dia 29, a comitiva da SET fez um tour na Torre de Tóquio, segunda estrutura mais alta do país, organizado pelo MIC e assesssorado por representantes da empresa NHK.

Após o passeio, Fini se dirigiu à Association of Radio Industries and Businesses (ARIB), que pode ser considerada a ABERT japonesa, onde fez um rápido discurso e acompanhou a reunião do DiBEG em que foram compartilhados o resultado da reunião com o Fórum-SBTVD no NAB Show 2019.

As atividades do dia 29 tiveram início na sede da NTT. A empresa apresentou o NTT Media Intelligence Labs, NTT Electronics e NTT TechnoCross.

NHK

Os últimos compromissos do presidente da SET, Carlos Fini, no Japão foram na sede da emissora pública NHK.

No dia 29, foi realizado um passeio pela Tokyo Sky Tree, prédio mais alto do Japão desde 2012.  No dia 30, último dia de viagem de Fini, aconteceu um tour na sede da emissora japonesa, onde foram apresentados as tecnologias e equipamentos 4K e 8K. Confira a seguir a galeria de fotos da visita: