“Pai” do ISDB-T é homenageado pela SET

Osamu Yamada, Liliana Nakonechnyj e Fernando Bittencourt

A presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, prestou homenagem na noite de segunda-feira (21) a Osamu Yamada, atualmente consultor em tecnologias de televisão. Em 1998, Yamada era presidente do centro de pesquisa da NHK e ajudou a trazer o sistema ISDB-T do laboratório japonês para testes no Brasil. “Foi a partir desses testes que a SET verificou a superioridade do padrão ISDB-T perante os demais existentes àquela época e optou por passar a trabalhar em prol de sua adoção no país”, explica a presidente.

Na solenidade, Liliana entregou a Osamu Yamada uma placa em sua homenagem, em reconhecimento aos seus trabalhos de pesquisa que contribuíram para o desenvolvimento do  ISDB-T. Ele é considerado o ‘pai’ do sistema ISDB-T que, agora, além do Brasil, está implantado em mais 16 países (Peru, Argentina, Chile, Venezuela, Equador, Costa Rica, Paraguai, Filipinas, Bolívia, Nicarágua, Uruguai, Botswana, Guatemala, Honduras, El Salvador) e segue em estudos pela América Central e parte da África”, explicou.

Juntamente com o Diretor Internacional da SET, Fernando Bittencourt, Osamu Yamada é coautor do livro: Digital TV – ISDB-T. The Origin, R&D and Growth, lançado no início deste ano.

Atualmente o livro pode ser adquirido pela Amazon.com.

A solenidade contou com cerca de 40 participantes, entre a diretoria da SET e convidados japoneses, norte-americanos e argentinos.

A parceria da SET com o Japão já dura mais de 15 anos, a partir dos primeiros testes do padrão ISDB-T no Brasil.