Livro de diretor da SET conta história do ISDB-T

Capa do Livro

A implantação do modelo de televisão digital no Brasil se tornou história registrada em livro pelas mãos do diretor internacional da SET, Fernando Bittencourt, em parceria com o CEO da International Technology Consulting Corporation (ITCC), Osamu Yamada.” O livro trata de toda a parte teórica tecnológica do sistema ISDB e também da parte do processo de implantação e da política envolvida na decisão para adotar o sistema ISDB-T tanto no Japão, como no Brasil “, explica Bittencourt.

São mais de 10 anos de trabalho que registram situações similares no Japão e no Brasil para a implantação da TV Digital. “O padrão ISDB proposto no Japão pela NHK sob a liderança do Osamu foi inicialmente visto com ceticismo pela comunidade de radiodifusão no Japão. Uma situação similar aconteceu no Brasil. Ambos tivemos que fazer um trabalho de convencimento muito forte junto a governos e a comunidade ligada ao broadcast. Claro, em tempos diferentes: no Japão primeiro e depois no Brasil, então decidimos registrar isso”, conta Bitencourt.

Hoje quem constata o sucesso e a qualidade da TV Digital Brasileira, não imagina a dificuldade e as barreiras que tiveram que ser derrubadas para implantá-la. “Acho que especialmente para os novos profissionais e para estudantes de engenharia é importante saber como as coisas acontecem. A implantação de novas tecnologias, especialmente aquelas que têm grande impactos e são massificadas, tendem a ter seus processos de implantação semelhantes. A ideia do Osamu de registrar tudo em livro é de grande valia para a posteridade. Ficamos muito amigos e decidimos registrar esta amizade através de um livro”, explica Bittencourt.

 

Contracapa

A ideia do livro

Osamu Yamada percebeu que não havia nenhum livro no ISDB-T escrito em inglês “idioma com a melhor circulação do mundo, então nós tínhamos um obstáculo para as atividades de difusão do ISDB-T”, lembra.

Em 2013, ele entrou em contato com Bittencourt. “Ele foi o primeiro engenheiro de transmissão que revelou a superioridade do ISDB-T, se comparado com o sistema americano ATSC e o europeu DVB-T, e levou os radiodifusores brasileiros para a seleção correta. Ele prontamente assumiu o desafio de escrever comigo para que esse conhecimento fosse difundido pelo mundo”, conta Yamada.

Os dois decidiram que o livro trataria não só a tecnologia, mas também das histórias de pesquisa e desenvolvimento do ISDB-T

Por enquanto, o livro está sendo vendido somente no site da Amazon.com, sob o título: Digital TV -ISDB-T. The Origin, R&D and Growth. Em breve, será lançado online em outros sites. O lançamento físico acontecerá durante o SET EXPO 2017.

Para mais informações sobre o SET EXPO, acesse a página do evento.