Tecnologia de HDR para a TV aberta no Brasil é aprovada

Fonte: Fórum SBTVD

Recentemente, a inclusão do HLG e SL-HDR-1 como padrões de HDR foi aprovada para a TV digital aberta no Brasil. A fim de melhorar a experiência do usuário, a transmissão do conteúdo com HDR apresenta um aumento sensível da gama de cores e da taxa de contraste.

O HLG e o SL-HDR-1 serão opcionais aos fabricantes de televisores, além de retrocompatíveis, ou seja, o televisor funciona perfeitamente mesmo sem possuir o recurso. “As telas HDR têm se popularizado cada vez mais no mercado nacional. Em poucos anos, grande parte da população terá acesso à tecnologia por meio da TV digital aberta”, explica Leonardo Chaves, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.

Agora, a próxima etapa fica por conta do Fórum SBTVD, que deve produzir o texto a ser anexado às normas ABNT para entrar na escala de produção dos fabricantes interessados. O HLG e o SL-DHR-1 proporcionarão experiências cada vez mais realistas aos telespectadores da TV digital aberta brasileira para que se sintam dentro da programação. Segundo Leonardo Chaves, “é como se o telespectador abrisse uma janela. A programação terá cores e contrastes muito similares aos do mundo real”, detalha.