GIRED aprova desligamento do sinal no Maranhão e interior de SP

Anatel

 

O grupo de implantação da TV Digital (GIRED) aprovou nesta terça-feira (27/03) a indicação da data para o desligamento do sinal analógico de TV em São Luís (MA) e Bauru (SP) ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O desligamento nessas localidades será no dia 28/03, às 23h59, conforme previsto no cronograma de desligamento. Porém, nos municípios paulistas de Presidente Prudente e Rio Preto, o processo começa amanhã e vai até o dia 18/04.

Na pesquisa sobre o índice de digitalização, São Luís ultrapassou o percentual mínimo exigido pela regulamentação, com 95% dos lares aptos a receberem a programação digital. O melhor desempenho do país até o momento, superando o percentual de Salvador (BA). Em Bauru, essa taxa ficou em 91%. Já nos municípios de Presidente Prudente e em São José Rio Preto, ambos em São Paulo,  o índice foi de 89%.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil.