Fórum SBTVD passa a integrar o Projeto UHD Brasil

Reunião do Projeto UHD Brasil. Foto: Olímpio Franco

O Projeto UHD Brasil se reuniu nesta semana com os participantes do comitê gestor, coordenadores dos grupos de trabalho e membros do modulo técnico e de mercado do Fórum SBTVD para dar as boas-vindas ao mais novo participante do grupo, o Fórum SBTVD. Representado por seu presidente, José Marcelo do Amaral, a entidade se colocou à disposição para contribuir com as definições que serão feitas pelos próximos anos “Queremos estar à disposição do Projeto, seja na TV aberta ou no broadband. Nossos executivos acreditam que a TV aberta ainda tem espaço, e esse é o nosso modelo de negócio”, ressaltou.

A presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, agradeceu à adesão da nova entidade integrante, e colocou-a a par das últimas reuniões. “Abrimos espaço para que O Fórum SBTVD se colocasse onde achasse necessário na formação dos Grupos de Trabalho e do Comitê Gestor do Projeto UHD Brasil”, disse.

José Marcelo se posicionou afirmando que a adesão só aconteceu agora porque a entidade precisava travar algumas discussões internas para identificar o onde poderia atuar dentro do Projeto UHD. “O fórum tem o papel de normatização. Tentamos criar pontos que não deixassem o padrão brasileiro morrer, pois ele completou dez anos. Um padrão novo trata de codificação. O que de fato o fórum está debruçado hoje é em relação àquilo que é possível evoluir. E o projeto UHD tem tudo a ver com isso” analisa.

Liliana parabeniza o Fórum pela iniciativa e pontua que, dentro do Projeto UHD Brasil, estimula-se o intercâmbio de informações e colaboração entre as entidades, assim como mostrar que existem outras características e possibilidades para produção de conteúdo, conforme compatibilidade com mídias de distribuição. “Quem sabe não podemos levar as boas novas e fazer essa divulgação dentro da BRAVI e ABTA, por exemplo? No momento em que trazemos players para discutir, a conversa aumenta no sentido de negócios”, afirma.

O site do projeto UHD encontra-se disponível neste endereço: www.projetouhdbrasil.org.br

A próxima reunião do projeto ainda não teve data divulgada.