Fernando Bittencourt recebe prêmio da ITU Japão

Fernando Bittencourt, diretor internacional da SET. Foto: SET.

No dia 17 de maio, o diretor internacional da SET, Fernando Bittencourt, será homenageado, em Tóquio, pela International Telecommunication Union (ITU), com o prêmio ITU-AJ Special Achievment Award, em reconhecimento por sua cooperação com a entidade em nível internacional.

A homenagem faz parte das celebrações do World Telecommunication and Information Society Day (WTISD), promovido pela própria ITU. A entidade foi fundada em 17 de maio de 1865, com a assinatura da primeira International Telegraph Convention.

O anúncio da premiação foi endereçado ao diretor da SET pelo presidente da ITU no Japão, Michiaki Ogasawara, em carta-convite sobre o evento.

“Esta celebração visa também chamar atenção para a Declaração de Princípios e para o Plano de Ação do World Summit of the Informatin Society (WSIS)”, diz ele na mensagem.

Em outubro de 2016, Fernando Bittencourt foi homenageado pela Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), dos Estados Unidos, com o grau de Fellow, uma categoria concedida a profissionais de engenharia de comunicações em reconhecimento por suas contribuições e trabalhos excepcionais para as indústrias de cinema, televisão e audiovisual.

Fernando Bittencourt

É diretor internacional e membro do Conselho de Ex-presidentes da SET. Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.