ECA/USP abre disciplina ligada a área de rádio em São Paulo

Conteúdo Tudo Rádio

A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) inicia no próximo dia 7 de outubro a disciplina Ficção Radiofônica: história e perspectiva. A matéria faz parte do programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais.

Com o objetivo de buscar por uma melhor compreensão das possibilidades de uso da ficção sonora no presente, bem como considerando as possibilidades de produção e veiculação abertas pela internet e pelas tecnologias digitais, entre outros, a disciplina terá carga horária de 60 horas e terão como docentes responsáveis Eduardo Vicente e Rafael Duarte Oliveira Venâncio.

Entre alguns conteúdos abordados estarão, os tipos de rádio e os tipos de ficção, a era de ouro do radiodrama brasileiro: radionovelas, estrutura econômica, emissoras e agências de publicidade, os podcasts ficcionais nos Estados Unidos e Espanha: storytelling e narrativização, entre outros.

A disciplina Ficção Radiofônica: história e perspectiva vem de encontro ao crescimento da prática de podcasting e o sucesso alcançado por séries ficcionais produzidas para essa mídia nos Estados Unidos e Europa, as quais apontam para a necessidade de um novo olhar sobre as possibilidades de atualização desse gênero, inclusive como uma forma de revitalização do jornalismo radiofônico por meio de recursos como a recriação dramática de casos reais bem como o uso das técnicas de storytelling.

O início das aulas será no dia 7 de outubro e acontecerá nas segundas-feiras entre 14 às 17h, no auditório A, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Post Tags: