Next Gen TV: futuro das tecnologias de TV estão muito além do áudio e do vídeo

Há pouco tempo o maior foco na discussão sobre a TV digital era a busca pela evolução em qualidade de vídeo e áudio. As novas tecnologias agora demandam outros requisitos, que visam oferecer uma experiência única ao usuário, podendo mesclar recursos de uma TV tradicional com conteúdo digital e até recomendações a  partir de machine learning.

“Após a transição analógico-digital, a TV aberta precisa continuar integrando novas tecnologias, de forma a continuar oferecendo o que há de melhor, não apenas em qualidade de vídeo e de áudio, mas também integrando novos recursos de personalização, de forma a se adequar às mudanças de hábitos das pessoas”, segundo a engenheira Liliana Nakonechnyj, membro do Conselho de ex-Presidentes da SET.

Profissional reconhecida mundialmente e com uma sólida carreira voltada à implantação de sistemas de distribuição de sinais de TV em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica, Liliana também foi responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Durante mais de uma década participou de testes para a introdução da televisão digital no Brasil. Ela será moderadora do painel “Next Gen: Novas Tecnologias para TV Digital”, que ocorre das 15h40 às 17h do dia 26 de agosto durante o Congresso SET EXPO 2019.

Maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina na América Latina e um dos maiores do mundo, o SET EXPO acontece entre os dias 26 e 29 de agosto próximo, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo.

Além da executiva, o painel contará com o co-moderador Luiz Fausto de Souza Brito, especialista em estratégia e regulatório da TV Globo, que, entre outras atuações, também integra o Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Segundo Liliana, profissionais de tecnologia sempre alavancaram a evolução da TV brasileira e a expansão da TV digital. E o SET EXPO poderá trazer uma grande contribuição para o avanço dessas discussões. “Agora já é hora de planejar a introdução da futura geração e, para tanto, precisamos estar atualizados. Nada melhor que aproveitar o conhecimento dos peritos internacionais que estarão presentes nesta sessão, descrevendo como avança o desenvolvimento das tecnologias que permitirão a implantação da próxima geração de TV aberta em seus países”, conclui a executiva.

Este será o 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento realizado pela SET. A expectativa da entidade é reunir 2 mil participantes  que assistirão a mais de 50 painéis e 200 palestras em quatro dias de evento.

Na grade de programação, há temas sobre rádio e áudio; contribuição AV e infraestrutura; inovação e tecnologias disruptivas; produção de conteúdo; distribuição audiovisual e regulatório e normatização.