Brasil e Japão firmam acordo que reforça parceria em TV digital e tecnologia da informação

Fonte: MCTIC

Ministros do Japão e do Brasil se reúnem no SET EXPO 2018 e assinam acordo de cooperação em TV digital. Foto: SET/Silmara Ciuffa

Brasil e Japão firmaram nesta terça-feira (28) um acordo de cooperação nas áreas de televisão digital e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O documento foi assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o vice-ministro de Coordenação Política do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações (MIC) do Japão, Katsuya Watanabe, durante o SET EXPO 2018, evento de tecnologia de mídia e entretenimento realizado em São Paulo.

“Desde que o Brasil definiu o modelo de TV digital, o governo brasileiro e o governo japonês procuram estar próximos e criar perspectivas de uma modernização conjunta, de uma utilização conjunta de tecnologias”, afirmou o ministro.

Kassab reforçou que o país está avançado na área de engenharia de televisão e não deixa nada a desejar em relação ao que acontece em outros países.

Durante a abertura do SET EXPO, ele destacou que 110 milhões de brasileiros já têm acesso à imagem digital de televisão. “Isso em pouquíssimo tempo, sem nenhum transtorno, com uma previsão de chegarmos a 2023 com 100 % dos televisores com acesso ao sinal digital.”

Segundo o ministro, o Brasil está no rumo certo em relação à tecnologia, e o SET EXPO é uma oportunidade de atualização e integração ao que há de mais moderno nas áreas de telecomunicações, audiovisual e radiodifusão. “O empreendedor e a empresa que não conseguir permanentemente se superar, fica para trás no mundo da tecnologia.”

Kassab lembrou um período da evolução das telecomunicações no Brasil, iniciada há duas décadas com a chegada da telefonia móvel. “A tecnologia chegou aqui anos depois de acontecer nos países desenvolvidos. A partir da segunda geração da telefonia móvel, esse tempo foi sendo reduzido. Agora, com a Internet das Coisas, a implantação é praticamente simultânea.”

O SET EXPO conta com um congresso e uma feira, onde são expostos produtos e serviços, além da realização de debates sobre inovações técnicas, conteúdo e regulamentação dos setores audiovisual e de telecomunicações. A expectativa é que mais de 14 mil pessoas do Brasil e de outros 37 países passem pelo espaço até quinta-feira (30). “O governo dá apoio para que essa feira seja cada vez mais fortalecida e contribua para o acesso de todos os empreendedores ao que há de mais avançado em termos de tecnologia”, disse o ministro.