TOTVS cria núcleos segmentados em cinco estados brasileiros

A empresa busca através da Divisão dos núcleos busca aproximar seus sistemas da essência de negócio de seus clientes gerando desenvolvimento em cada região

A TOTVS, empresa líder na América Latina na atividade de desenvolvimento e comercialização de software de gestão empresarial integrada e na prestação de serviços relacionados, vem trabalhando fortemente no processo de segmentação de seu portfólio.
Segundo explica em comunicado, esta nueva estrategia tem como objetivo aproximar, cada vez mais, suas soluções do core business de seus clientes. Para isso, além da consolidação das marcas, foi realizado um trabalho de padronização nas ofertas, nos materiais de venda, na comunicação e no portal. Porém, explica o comunicado, “a companhia sentia, ainda, a necessidade de criar percepções distintas no mercado em cada um dos dez segmentos atendidos”.

Assim, a estratégia foi segmentar seus centros de desenvolvimento de produtos, localizados nos estados de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Já tínhamos consolidado as marcas, a comunicação e os materiais de vendas. Faltava dar um passo a mais. Afinal, em uma empresa de software todo o conhecimento nasce no processo de desenvolvimento do produto. Nada mais natural do que criarmos pólos de desenvolvimento também segmentados, onde todos os profissionais falassem a mesma linguagem, com foco em um mercado específico”, explica Gilsinei Hansen, diretor de Segmentos da TOTVS.
A divisão dos núcleos por segmentos de atuação seguiu, segundo explica a empresa, a vocação de desenvolvimento de cada região e o lastro que já possuíam. Assim, Belo Horizonte ficou com o pólo de Construção e Projetos e o Educacional. Em Porto Alegre são desenvolvidos os softwares para a área de Saúde. Soluções voltadas para o mercado de Manufatura são criadas em Joinville, que também desenvolve uma parte dos softwares de Distribuição e Logística, junto com São Paulo. Na capital paulista, também são desenvolvidos os sistemas focados em Financial Services, cabendo ao interior o desenvolvimento de softwares para a Agroindústria. As soluções para o setor financeiro e bancário são desenvolvidos nos centros do Rio de Janeiro e Porto Alegre.
“Para cada segmento, existe uma unidade de inteligência de negócios que, entre outras atividades, é responsável pela elaboração da estratégia de atuação, estruturação de novas ofertas, relacionamento com associações representativas setoriais, identificação de parcerias, compartilhamento de informações e temas relevantes para o setor. O objetivo é oferecer, cada vez mais, softwares especializados para o mercado em que o cliente atua, respeitando as particularidades e a regulamentação de cada segmento”, acrescenta Hansen.
A TOTVS é líder absoluta no Brasil, com 53,1% de market share, e também na América Latina com 35,6%. É a 6ª maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) do mundo e a 1ª em países emergentes, sendo líder também no segmento de pequenas e médias empresas (PME) na América Latina. A TOTVS foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir capital e está listada no Novo Mercado da BOVESPA.
www.totvs.com