SONY Estúdios e unidades móveis ganham novo Deck de gravação

 

Interface versátil e suporte multiformato abrem diversas possibilidades operacionais

Nº 130 – Jan/Fev 2013

Da Redação – Fotos: Divulgação

A Sony anunciou recentemente o lançamento do PMW-1000, novo deck de gravação XDCAM HD422, que chegará ao mercado brasileiro em abril de 2013. Dois slots de memória SxS e operações de jog / shuttle similar a um VTR, aprimoram o fluxo de trabalho no formato XDCAM HD422 e devido à sua versatilibilidade é adequado para operações in-house e operações de campo. Várias aplicações podem se beneficiar com o PMW-1000 como ENG, produções em unidade móveis pelas emissoras e produtoras, comerciais e documentários.
“Em resposta às exigências cada vez maiores de produção de vídeo, introduzimos anteriormente o PMW-50 para ampliar o suporte na produção de vídeo em campo no formato XDCAM HD422. Este ano, estamos lançan- do o PMW-1000 para melhorar ainda mais o fluxo de trabalho com a XDCAM HD422 especialmente para aplicações in-house ou transmissões ao vivo em unidades móveis”, afirma Paula Cruz, gerente de produto da Sony Brasil. A versatilidade da PMW-1000, em termos de interfaces, juntamente com operação linear e a capacidade de gravar até mesmo no formato HD XAVC em mídia SxS, fazem dele uma escolha ideal para as emissoras e produtoras que procuram uma solução acessível e de qualidade para produção, com diversas possibilidades operacionais. “As características deste deck ainda o tornam a escolha ideal para as emissoras ou produtoras que necessitam fazer uma transição suave de SD para HD”, completa a gerente.

Fácil conexão do HD externo via USB no painel frontal, operação versátil com saída HDMI, incluindo interfaces como RS-422 e Gigabit Ethernet, outra característica do PMW-1000 que o torna altamente versátil é a fonte de alimentação com três vias de seleção. Pode ser operado em AC, DC ou bateria, o que facilita a utilização in-house ou em campo, tais como estúdio ou operações em unidades móveis

Melhor fluxo de trabalho XDCAM HD422 mesmo em operações lineares

Embora a produção não-linear tenha dominado a maior parte da indústria, produções com operações lineares ainda são necessárias, especialmente pelas emissoras. O deck PMW-1000 melhora o fluxo de trabalho XDCAM HD422 com funções de operação similares à de fita, incluindo ingest linear com controle RS-422 e edição linear (como um player) com controle de jog / shuttle. A operacionalidade do PMW-1000 similar à de fita oferece familiaridade aos operadores acostumados com tais funções.
As funções de jog / shuttle e controle RS-422 facilitam a operação em casos onde é necessário o ingest por banda-base direto para um servidor central de ingest e conteúdo operador por um painel controlador. O PMW-1000 também fornece excelente qualidade de imagem MPEG HD422, bem como capacidade de gravação de áudio de alta qualidade com oito canais (HD-SDI) de 24- bit, tudo em um único deck compacto.

Transição suave do SD para o HD

Os operadores do PMW-1000 podem selecionar gravação e reprodução nos formatos HD (XAVC, MPEG HD422 e MPEG HD420 50/35/25 Mbps) e SD (MPEG IMX 50/40/30 Mbps e DVCAM 25 Mbps) em uma variedade de taxas de quadros. Esta flexibilidade pode ajudar a economizar nos custos de investimentos para emissoras que querem migrar para o HD. Além disso, com a função de up/ down conversion, o PMW-1000 é ideal para integração de produções SD que terão upgrade para o HD.

Suporte em XAVC HD

Além do MPEG HD422, o PMW-1000 também suporta o formato XAVC Intra HD para gravação e reprodução, aprimorando o fluxo de trabalho XDCAM HD nas operações com as novas câmeras como PMW- -F5 e PMW-F55 da Sony. O PMW-1000 é o único gravador que pode gravar o formato XAVC HD no cartão de memória SxS. Isso também é útil para reprodução do conteúdo gravado em XAVC HD em um monitor profissional.

Variedade de Interfaces para versatilidade de operações

O PMW-1000 fornece uma ampla gama de interface AV e TI, incluindo HD-SDI, SD-SDI, HDMI, e saída Vídeo Composto. Uma interface RS-422 permite o PMW-1000 para ser usado como um alimentador para edição linear, enquanto um Gigabit Ethernet (1000BASE-T) permite alta velocidade de transferência de arquivo em rede ou operações não lineares. O PMW-1000 também inclui uma saída HDMI no painel traseiro para fácil monitoração em monitores de alta definição. Uma interface USB localizada no painel frontal permite fácil conexão de HD externo via USB sem a necessidade de um PC para cópia direta de clipes economizando custos e permitindo cópia simples e rápida ou backup.