O que você sabe sobre a NAB?

Nº 132 – Abril 2013

Por Luiz Carlos Gurgel Foto: Divulgação

ARTIGO

NAB – National Association of Broadcasters (associação dos radiodifusores americanos) realiza, todos os anos no mês de abril na cidade de Las Vegas, uma gigantesca feira de equipamentos para emissoras de rádio, televisão e produtoras de vídeo. A feira, chamada de NAB Show, acontece no LVCC- Las Vegas Convention Center em três grandes pavilhões (o Pavilhão Sul ocupa dois pisos). Paralelamente a ela, é realizado um congresso com mais de 50 palestras e discussões que abordam o estado da arte das tecnologias do setor. Os números de 2013 ainda não foram consolidados, mas quem circulou pelos corredores da feira pôde perceber uma nítida diferença em relação ao ano passado – muito mais gente esteve presente, neste ano. Acho que a crise americana está mesmo ficando para trás.
Mesmo com números de 2012, pode-se ter uma ideia do tamanho do evento.
A feira fica aberta de segunda a quinta-feira num total de 32h. Se dividirmos esse tempo pelo número de expositores, teremos aproximadamente 1 minuto e 12 segundos para ver cada estande. Isso sem descontar o tempo de deslocamento de um estande a outro, nem o tempo de almoço. E claro que não dá para ver tudo. Há estandes onde se gasta 1 hora ou mais para ver todos os detalhes. O estande da Sony, que tem sido o maior da feira nos últimos anos, ocupava, este ano, uma área de 2.400 m2. E há muitos outros quase tão grandes quanto. Não tem jeito, cada um tem que fazer suas opções, escolher o que realmente vai ver. De preferência, deve-se agendar as visitas aos estandes, pois só assim pode-se dispor de uma atenção mais personalizada.
No ano passado, só se falava em 3-D. Este ano quase não se via mais, nos estandes, dispositivos usando essa tecnologia. Parece que, mais uma vez, a onda do 3-D passou – é esperar para ver. Este ano, o que se viu muito, foram equipamentos com a tecnologia 4K. Todos os grandes fabricantes mundiais apresentaram linhas completas de equipamentos 4K. Parece que essa tecnologia veio para ficar, está se impondo – pelo menos para a produção de conteúdo. Minha bola de cristal me diz que todos nós vamos, em algum momento do futuro, produzir programas em 4K e depois fazermos um downsizing para HDTV a fim de alimentarmos o nosso sistema de transmissão.
Já falar em transmissão 4K é outra história. Mesmo para os americanos que já estão, todos, operando em HDTV.
Para quem não está bem familiarizado com o 4K, esclarecemos que trata-se de uma imagem formada em 3.840 x 2.160 pixels. Grosso modo, pode-se dizer que 4K é duas vezes melhor que HDTV.
A NHK, televisão estatal do Japão, apresentou, no seu estande, uma demonstração de vídeos gravados, editados e exibidos em 8K (7.680 x 4.320 pixels). Uma maravilha. O curioso é que um dos três vídeos da apresentação, eram cenas do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro – bom pra o Brasil.
Para finalizar tenho que falar um pouco sobre a cidade que abriga o evento. Las Vegas é a cidade americana que mais cresce e tem, na sua área metropolitana, quase 2 milhões de habitantes. O clima é seco, pois está localizada no deserto de Mojave. Ao visitante, recomenda- se tomar muito líquido e colocar bastante hidratante na pele. A cidade parece saída de um conto de fadas, as construções são verdadeiros cenários de filme. Na Las Vegas Boulevard (The Strip, como chamam os locais) é onde tudo acontece. É lá que estão os melhores hotéis. Aliás, “enormes hotéis” – há, pelo menos uma dúzia com mais de 4.000 apartamentos, cada um. Só o Aria, um dos mais novos, tem 7.500 apartamentos – é como uma pequena cidade. Já pensou, administrar um hotel desses? Só de banheiros para limpar…
Há várias rotas para chegar a Las Vegas, todas com Eng. Luiz Carlos Gurgel é Diretor Executivo da TV Jornal Recife e Diretor Regional Nordeste da SET. Contato: [email protected] conexão em alguma cidade americana – não há vôos diretos do Brasil. A viagem, qualquer que seja a rota, é sempre muito cansativa – de Miami, sem escalas, são “apenas” 5 horas de vôo.
Ia esquecendo! Las Vegas é uma das poucas cidades americanas onde é permitido beber nas vias públicas. E tem, sempre, muita gente passeando nas ruas, tomando sua cervejinha. Claro, “para se hidratar”.

NÚMEROS NAB 2012:
Detalhe: o Brasil envia o maior contingente de
visitantes estrangeiros do evento – está escrito no
site da NAB.
Visitantes registrados ………………………. 91.565
Visitantes internacionais ………………….. 24.434
Imprensa ……………………………………….. 1.682
Exibidores ……………………………………… 1.575
Área da feira (m2) …………………………. 74.787
Detalhe: o Brasil envia o maior contingente de visitantes estrangeiros do evento – está escrito no site da NAB.

Eng. Luiz Carlos Gurgel é Diretor Executivo da TV Jornal Recife e Diretor Regional Nordeste da SET.