Revista da SET – n.148

Ano XXIV- nº 148

Jan/Fev de 2015

Nº 148 – Jan/Fev de 2015

Editorial

Novo ano, novos desafios!

O omeçamos 2015 com um novo desafio, a publicação da versão digital da Revista da SET. Nos primeiros dias notamos que o público gostou e que dar interatividade a nossa publicação é mais um passo para o futuro.
Pensando no futuro da radiodifusão a SET criou dois novos grupos de estudo. O Grupo de Boas Práticas para Acessibilidade em radiodifusão que terá como principal atuação o estudo e detalhamento da integração de tecnologias para aumentar o acesso à informação de pessoas com deficiências auditivas e visuais, dentro do conceito de benefício da coletividade; e o Grupo de Novas Mídias, que tem como principal objetivo estudar de que forma as mídias digitais podem enriquecer a experiência com o conteúdo televisivo de diversas audiências de TV conectadas a outros dispositivos, tais como smartphones, tablets, wearables e internet das coisas (IoT).
A indústria broadcast avança para soluções completas baseadas em estruturas IP e workflows completos oferecidos por empresas cada dia maiores, de fato, já quem tenha afirmado que no futuro a indústria terá como máximo uma dúzia de players que fornecerão soluções integradas para o setor. Mas, isso ainda esta por ver-se, o que sim sabemos é que o mercado brasileiro de radiodifusão continua a estar muito bem cotado pelas empresas que apostam na modernização das nossas emissoras pensando no apagão analógico programado pelo governo para 2016.
Nesta edição poderá desfrutar de uma reportagem realizada no último IBC, em Amsterdã, mostrando o que pensam os executivos de algumas das principais empresas da indústria sobre o mercado brasileiro, os sistemas baseados em estruturas IP e como a nuvem pode mudar o paradigma da TV. Também como a FIFA revolucionou durante a última Copa do Mundo a segunda tela brindando a milhões de usuários a possibilidade de ter câmeras exclusivas dos jogos nos seus dispositivos móveis avançando para novas formas de monetização das produções esportivas.
Poderá ler, também, a cobertura completa do SET Regional Centro Oeste que debateu o futuro do setor, as novas normas e analisou novas tecnologias; algumas notícias de mercado com novidades em grandes empresas nacionais e internacionais. Ainda artigos desenvolvidos por profissionais sobre a compressão digital HEVC; sobre o estado atual das SARC realizando uma análise dos pleitos que podem equacionar as dificuldades da Reportagem Externa; o fenômeno Lost analisado pelo Grupo Era Transmídia; e finalmente como as StartUp podem aproveitar o avanço da TV digital. E claro, se deseja ler os nossos conteúdos em versão digital, baixe o aplicativo da revista tanto no App Store como no Google Play, ou acesse desde seu computador a: http://bancadigital.maven.com.br/pub/revistaset

Boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

SET cria Grupo de Boas Práticas para Acessibilidade em radiodifusão

O grupo de estudos deverá reunir profissionais ligados à mídia, geração de conteúdo, órgãos de normatização, entidades de classe e associados da SET A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) anuncia a criação do Grupo de Boas Práticas para Acessibilidade em Radiodifusão. O grupo terá […]

Read More

TV Senado no Youtube

A TV Senado se converteu, segundo Google, na primeira emissora do mundo a operar multiprogramação ao vivo em dois canais no YouTube Google anunciou a TV Senado é desde finais de novembro passado a primeira emissora no mundo a transmitir ao vivo mais de uma […]

Read More

O mercado brasileiro continua em alta para as empresas internacionais

Durante o último IBC realizado em Amsterdã a Revista da SET fez uma série de entrevistas com executivos brasileiros ou de empresas com representação no país para saber como olham para nosso mercado, quais as suas perspectivas futuras, e vislumbrar se elas apostam em redes IP, workflows em 4K, sistemas de vídeo por streaming ou apenas na migração para o HD.

Read More

Oportunidades para Start Ups na TV Digital

O movimento das empresas “start ups” já é uma realidade na economia digital. As start ups são, na maioria, empresas com produtos e serviços inovadores, com possibilidade de crescimento rápido. Porém, para ganhar mercado, o empreendedores necessitam de investimento e orientação de gestão, caso contrário estão sujeitas ao fracasso.

Read More
[/vc_column_text]

Revista da SET Interativa

Magazine ganha uma versão digital com mais informação, galerias de fotos, interatividade e muitíssimas novidades

Read More

O futuro das novas infraestruturas IP

O mundo broadcast está mudando e as estruturas IP estão se transformando em uma constante nas emissoras de TV. Cada dia é maior a presença de engenheiros de TI e de plataformas de software com workflows completos. Por isso, nesta segunda parte das “Primeiras impressões sobre o IBC 2014”, a reportagem avança para o futuro do que pode ser a estrutura de engenharia das televisões.

Read More

SET PRÊMIO 2014

Pelo quarto ano consecutivo a SET realizou a cerimônia de entrega dos prémios que são um incentivo ao desenvolvimento tecnológico da Televisão Brasileira, premiando profissionais e empresas.

Read More

SET Nordeste 2014 analisou o futuro do broadcast brasileiro

Várias dezenas de profissionais debateram em Recife o futuro da TV aberta brasileira, as novas tendências da indústria e os principais gargalos que as emissoras da região precisam sortear para chegar a 2016 com suas estruturas digitalizadas e prontas para o fim das transmissões analógicas. Nesta reportagem trazemos um resumo deste importante evento da SET.

Read More

Leilão da faixa de 700 MHz debatido no Futurecom 2014

Realizado em outubro de 2014, o Futurecom 2014 foi o lugar onde o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e o presidente da Anatel, João Rezende analisaram publicamente os resultados do leilão da faixa que permitirá a inclusão do serviço de 4G no país e tirara dessa faixa os canais de TV analógica no país

Read More
[/vc_column][/vc_row] [/vc_column_text]

O fenômeno Skype TX

Uma das histórias mais interessantes do IBC 2014, tendo em conta que o tema dominante era a televisão UHD 4K, acabou por ser uma tecnologia que, afinal de contas, está no limiar daquilo que se poderia considerar sequer de qualidade broadcast. Depois de ter licenciado a sua tecnologia Skype TX, o IBC 2014 viu surgir os três sistemas licenciados a marcas na área broadcast e profissional: a Riedel, NewTek e QuickLink.

Read More

O novo olhar da engenharia de TV

A Revista da SET em parceria com alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizaram durante o Congresso SET 2014, uma serie de trabalhos de investigação com futuros engenheiros que participaram das seções e palestras e visitaram o SET EXPO 2014 com o objetivo de desenvolver pequenos papers de investigação sobre diversos temas de interesse das emissoras de TV e o mercado broadcast brasileiro. Em duas edições publicaremos os trabalhos desenvolvidos por estes alunos que tem como principal intuito mostrar novas miradas sobre o fenômeno da TV no Brasil e possíveis soluções aos problemas pelos quais o setor passa na atualidade.

Read More

O futuro da TV discutido em São Paulo

A 26º edição do Congresso SET discutiu o futuro do broadcast brasileiro e mundial. Nesta segunda parte da cobertura relatamos as novas formas de captação 4K e 8K, a migração definitiva das emissoras do SD para o HD, além da cobertura satelital do país nos grandes eventos esportivos, e como o Brasil se prepara para elas. Ainda, falamos de rádio e Close Caption.

Read More

SET EXPO 2014 cada vez mais internacional

Esta edição do SET EXPO mostrou ao mundo que o evento está entre os principais do mundo. Um reflexo claro dessa tendência foram os lançamentos mundiais realizados nela, o número de visitantes e a categoria profissional destes, e os negócios que nela se desenvolveram. Na segunda parte desta reportagem mostramos alguns dos mais de 300 expositores que participaram do evento realizado em São Paulo.

Read More

Mudança e evolução para 4K e IP

Depois de uma edição alucinante em Las Vegas, onde o NAB 2014 trouxe fortes ventos de mudança para a indústria, estávamos curiosos de ver como a perspectiva mais Europeia e internacional da International Broadcasting Convention 2014 nos faria ter uma visão diferente. Não foi bem assim. A feira de Amsterdã foi também marcada por forte agitação, contrabalançada de certa forma por alguma euforia pelo retorno de investimentos que já não se viam há algum tempo. A questão que ficou no entanto no ar é: Será que aquilo que os fabricantes estavam promovendo está em linha com as prioridades das televisões e produtoras?

Read More

Pavilhão brasileiro: inovação visando a internacionalização

(PT) A edição 2014 do IBC trouxe a confirmação definitiva de que a tecnologia brasileira está cumprindo com os seus objetivos de internacionalização. A Revista da SET conversou com representantes das empresas participantes do estande brasileiro no evento que finalizaram a exposição com expectativas de futuros negócios.

Read More

Intelsat aposta no mercado brasileiro e latino-americano

Com presença de destaque no SET EXPO 2014, a Intelsat continua apostando no mercado brasileiro e da região, por isso, segundo Estevão Ghizoni, gerente de vendas da Intelsat para América do Sul e Caribe, a aposta continua sendo na região, nos grandes eventos esportivos que virão e no dia-a-dia da indústria que continua a crescer.

Read More

Ericsson no SET EXPO

Pela primeira vez a Ericsson se apresentou com um estande no SET EXPO devido a nova política de aproximação da multinacional ao mercado broadcast brasileiro e latino-americano, uma aproximação que está dando certo.

Read More

Novos fluxos de trabalho para área de Broadcast

Atualmente as empresas da área de mídia, cinema e games investem milhões para obterem soluções de transmissão de som, imagem e vídeo com o melhor desempenho possível. Os profissionais, assim como os consumidores, estão cada vez mais exigentes no que diz respeito à qualidade visual. Além disso, o país também está em pleno processo de digitalização dos sistemas de televisão e a transição do analógico para o digital tem que ser finalizada até 2018.

Read More
[/vc_column][/vc_row]