SET anuncia acordo tecnológico com associação de TVs universitárias

Convênio entre as duas instituições prevê troca de informações para facilitar transição da TV analógica para a digital

05/05/2014

São Paulo, 05 de maio de 2014 – A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) acaba de realizar um convênio de cooperação tecnológica com a Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU). O acordo prevê a troca de informações entre as duas instituições no momento em que o país passa pela transição da televisão analógica para a digital.

Segundo Olímpio José Franco, presidente da SET, a assinatura do convênio é muito importante porque os novos formatos de produção de conteúdo de televisão exigem apoio pontual dos engenheiros e da parte técnica. “Hoje, para se fazer televisão é necessário uma simbiose de expertises, tanto tecnológica quando de produção de conteúdo”, destacou. “O desafio dos novos formatos é algo que temos de enfrentar e essa união deverá acarretar num saldo muito positivo.”

Para Fernando Moreira, presidente da ABTU, a aproximação dos dois setores é necessária para o desenvolvimento das novas plataformas que a transição da televisão analógica para a digital exige. Criada no ano 2000, a ABTU produz televisão educativa e cultural com o objetivo de fazer com que o conhecimento científico gerado nas universidades chegue ao público de forma rápida e eficiente em todas as tecnologias disponíveis de televisão: ondas eletromagnéticas (nas frequências VHF e UHF), cabo, satélite e Internet.

A parceria tecnológica entre as duas instituições começa imediatamente e os primeiros resultados serão apresentados ainda neste ano no SET EXPO 2014, que será realizado em São Paulo de 24 a 27 de agosto, e nos eventos regionais da SET.

Sobre a ABTU

A Associação Brasileira de Televisão Universitária congrega as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem televisão educativa e cultural. Dezenas de IES, de todo o país, vêm se lançando no desafio da comunicação audiovisual eletrônica desde meados dos anos 1990 para fazer com que o conhecimento científico gerado na academia chegue ao público mais rapidamente e de forma mais eficiente. Para mais informações, acesse o site http://abtu.org.br/site/

Sobre a SET

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação técnica sem fins lucrativos, formada por profissionais de tecnologia e operação cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil e promove o evento anual SET EXPO. Para mais informações, acesse o site https://www.set.org.br/index.asp, SET no Facebook e SET no Twitter em @SETengenhariaTV.

Post Tags: