Trulifi, novo sistema LiFi de alta velocidade

Linha da Signify é dirigida a mercados profissionais permite a convergência da  iluminação e telecomunicações já que o sistema utiliza luz visível com velocidade de até 150 Mbps

Signify, novo nome da Philips Lighting, lançou uma nova linha de sistemas LiFi, chamada Trulifi, que “beneficia as luminárias profissionais existentes e futuras. Ao invés de utilizar ondas de rádio (como WiFi, 4G/5G, Bluetooth, etc.), utiliza ondas de luz para permitir comunicações sem fio bidirecionais seguras e altamente confiáveis a velocidades muito acima da maioria das tecnologias sem fio convencionais existentes no local de trabalho”, afirma a empresa em comunicado.

Trulifi utiliza tecnologia de transceptor óptico sem fio integrada ou de retrofit nas luminárias Philips. Isso significa que os clientes não precisam quebrar e substituir a infraestrutura de iluminação existente para receber conectividade sem fio e luz de alta qualidade. A solução “supera o crescente congestionamento do espectro de ondas de rádio e é perfeito para áreas onde as radiofrequências não funcionam bem, ou não são permitidas (consulte a seção de vantagens e aplicação do Trulifi ao final)”.

“Mais uma vez, seguimos apostando na inovação e Trulifi é prova disso. É muito gratificante ver como a cada dia nós fornecemos aos nossos clientes o extraordinário potencial da luz e agora onde há luz, há conectividade”, diz Sergio Villalón, CEO da Signify na América Latina. “A solução permite aos nossos clientes aproveitar sua infraestrutura de iluminação para receber uma conectividade sem fio de alta eficiência energética, confiável e segura a um preço competitivo”.

A nova linha de produtos compreende luminárias compatíveis com Trulifi que fornecem conectividade sem fio a velocidades de até 150 Megabytes por segundo (Mbps) em grandes espaços, como salas de reuniões e andares de escritórios. “Existe uma perfeita transferência de sinal entre cada luminária habilitada para Trulifi, o que permite aos usuários liberdade de movimento. Essa velocidade é rápida o suficiente para transmitir simultaneamente 30 filmes em HDTV no formato 1080p (full HD). É necessária uma chave de acesso USB que, conectada a um laptop, receba o sinal LiFi e atue como um emissor para enviar dados para a luminária”, afirma o comunicado.

A linha Trulifi também inclui um sistema fixo ponto-a-ponto, com uma velocidade de até 250 Mbps, que atua como um cabo sem fio, ideal para conectar dispositivos. As possíveis aplicações incluem a conexão de robôs ou máquinas em ambientes hostis a radiofrequência (RF), como instalações industriais ou hospitais, onde as comunicações por radiofrequência (RF) podem não ser permitidas ou onde existe a necessidade de enviar e receber arquivos pesados de dados de forma segura e rápida.