Telebras e Viasat avançam no uso comercial da capacidade do SGDC-1

Telebras  e Viasat assinaram um contrato estratégico de capacidade satelital de longo prazo para avançar no uso comercial da capacidade da banda Ka do SGDC-1 (Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas) que, em última instância, trará internet de alta velocidade e acessível para comunidades não atendidas em cinturões urbanos, bem como em áreas rurais e remotas em todo o Brasil.

A Telebras afirma em comunicado que o contrato “compreende serviços e equipamentos fornecidos pela Viasat e o uso de 100% da capacidade da banda Ka do SGDC-1, oferecendo acesso à banda larga de qualidade em todo o Brasil. A parceria permitirá que a Telebras aumente sua relevância na implementação de políticas públicas, promovendo a integração social e o desenvolvimento econômico no País. A parceria combinará a capacidade em banda Ka do SGDC-1 com o conhecimento e experiência em implantação de infraestrutura da Viasat, de forma escalável, permitindo acesso à Internet de qualidade a preços acessíveis em comunidades onde estes serviços são deficientes ou indisponíveis”.

A estatal afirma que para avançar no uso comercial da capacidade da banda Ka do SGDC-1 existe uma soma de esforços do Governo Federal, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. “O projeto é uma continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, no sentido de levar conectividade ao Brasil de forma igualitária e bem distribuída. O projeto SGDC faz parte do propósito maior do Governo Federal, que é a busca do desenvolvimento a partir de um Brasil que interage com o mercado global e com todas as plataformas de conectividade capazes de abrir portas para o progresso”.