Tecnologia PLC de próxima geração da Panasonic lança novo padrão de comunicações via rede elétrica

Aprovada como especificação de referência pelo grupo de trabalho IEEE P1901.3 o novo padrão global para comunicações via rede elétrica para aplicativos de IoT  (Internet das Coisas)

 

Mais Informação em: https://beyondstandards.ieee.org/networking/consensus-building/

A Panasonic Corporation anunciou que apresentou sua tecnologia HD-PLC escalável de quarta geração para o Grupo de trabalho de padronização IEEE (IEEE Standardization Working Group). O HD-PLC é o nome de um sistema PLC (Power Line Communication) de alta velocidade criado pela Panasonic.

Os executivos da marca japonesa afirma que esta tecnologia permite comunicações em distâncias ainda mais longas e aumenta as velocidades de comunicação controlando o alcance das frequências em uso. Seguindo as deliberações do Grupo de trabalho, as especificações que usam essa tecnologia como a referência técnica foram aprovadas como um documento de trabalho P1901.3 do IEEE.

A tecnologia de referência incluída no documento de trabalho P1901.3 do IEEE é baseada na tecnologia já adotada para o padrão IEEE 1901 usando o formato Wavelet OFDM exclusivo da Panasonic, mas inclui uma nova função (modos 2x/4x) que ampliam a banda de comunicação por um fator de dois ou quatro. O modo 2x atinge uma velocidade de comunicação de 500Mbps, enquanto o modo 4x – que exige cabos coaxiais ou outros cabos especiais – atinge uma velocidade máxima de comunicação de 1 Gbps. A nova função permite também estreitar a banda de comunicação por outro fator de dois ou quatro (1/2x, 1/4x) do modo padrão. Estreitar a banda de comunicação reduz a velocidade de comunicação, mas, ao concentrar a energia em uma frequência de banda estreita, a distância da comunicação pode ser alongada em até cerca de duas vezes em comparação com o modo padrão. Ao permitir alternar entre modos diferentes, essa tecnologia pode atender, de maneira flexível, às necessidades específicas de cada cliente individual e trazer a tecnologia HD-PLC para uma maior variedade de usos.

A tecnologia IEEE P1901.3 é chamada Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) PLC, e pode ser usada em residências e dentro de rede de larga escala que cobre tudo, desde edifícios maiores e fábricas até infraestruturas sociais inteiras. Espera-se que a tecnologia seja usada em um amplo conjunto de campos no futuro.

Mais Informação

Por Fernando Moura, em São Paulo

Post Tags: