Lentes para produção

Mudando de tema e finalizando as palestras da manhã de 26 de novembro, Fabrízio Reis (Canon) ministrou uma palestra/aula sobre “inovações na indústria” analisando o estado atual da tecnologia de captação para produções em 4K que começou em 2011 com o lançamento de lentes para cinema com montagens PL Mount e, mais tarde, lentes já em 2015, a evolução de lente 2/3” para produção de televisão para formatos UHD (3840×2160), separando a indústria em quem faz news e produção ao vivo de quem faz ficção.

Nesse marco, Reis avançou para algumas soluções da Canon para captação 4K, e anunciou o lançamento da objetiva com zoom CJ12ex4.3B, uma objetiva grande angular 4K de 2/3”. Ele avançou com as características deste novo dispositivo, mas esclareceu que a tecnologia 4K que começou no cinema é para lentes com sensores grandes e formato PL, enquanto na TV ao vivo, lentes zoom de 2/3” com montagem B4.SET Sudeste 2015

Ele disse que o desenvolvimento das lentes HD está com um bom desenvolvimento porque “no ao vivo precisamos lentes que nos garantam foco. Hoje trabalhamos no desenvolvimento de sensores menores, com MTF que garantam a frequência espacial da imagem e que atinja níveis de sharpness desejáveis”.

Reis disse que hoje é mais “complexo desenvolver lentes para sensores pequenos que para sensores de 35 mm, entre muitas coisas, porque ela tem problemas de aberração com maior capacidade de foco no centro da imagem e menos nas bordas”.

O executivo disse que é necessário ter em conta as aberrações devido às mudanças da luz, que a Canon trabalha com especificações especiais que “minimizam a aberração mediante conjuntos de elementos ópticos  junto a dopagens especiais”.

No fim da sua palestra, ele disse que já existem protótipos para avançar para lentes 8K que estão sendo desenvolvidas para a NHK ,que trabalham em cima de novas técnicas de manufaturas, “muda a indústria e a forma de fazer lentes, com um compromisso para boas imagens, mas que sejam portáteis e úteis para ser utilizadas na indústria”.

O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realiza no Auditório da Bolsa do Rio – Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro 20, Rio de Janeiro de 24 a 26 de novembro de 2015.

 

Veja a programação completa do SET Sudeste em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sudeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, no Rio de Janeiro

Post Tags: