Congresso NAB: A próxima geração da TV

Japão e Coreia do Sul apresentam na NAB 2015 seus road maps para implantação da UHDTV

Byungsun Kim, Korean Broadcasting System

A TV de Ultra Definição talvez seja uma das poucas certezas em que se pode acreditar quando se discute o da televisão no mundo. A transmissão terrestre em 4k ou 8K vai se tornar realidade já para os próximos anos na Coreia do Sul e no Japão. Os dois gigantes asiáticos apresentaram na Broadcast Engineering Conference seus testes e planos para o estabelecimento dos sistemas nas transmissões pelo ar em seus respectivos países.

Byungsun Kim, (Korean Broadcasting System) apresentou os planos de implementação do sistema 4K em seu país. Até o final de 2015, as maiores áreas metropolitanas da Coreia do Sul deverão possuir cobertura de 80% do sinal, com 40% do conteúdo em ultra definição. Para 20125 a Coreia do Sul planeja entrar definitivamente na era do UHDTV com mais de 90% do conteúdo em UHDTV.

Masayuki Sugawara, da NHK, também apresentou o planejamento da emissora pública japonesa para cumprir o cronograma já anunciado em outros eventos e congressos, de transmitir pelo ar as Olimpíadas de Tóquio em 2020 no sistema 8K. Para conseguir cumprir este cronograma a emissora niponica vem antecipando algumas ações como por exemplo testar já em 2016 nas Olimpíadas do Rio de Janeiro a transmissões dos jogos em 8K e em 2018 os jogos da Copa do Mundo de Futebol na Rússia.

Masayuki Sugawara, NHK

Presente na sessão, Liliana Nakonechnyj, diretora de Operações Internacionais de SET (TV Globo) demostrou sua preocupação com o uso do espectro para transmissões em Ultra HD. Ela reafirma que atualmente no Brasil existe um intenso debate sobre a alocação dos canais digitais em uma faixa específica do espectro brasileiro e que em cidades de grande porte como São Paulo, a utilização se dará por completo dentro da faixa dos canais 14 a 51. Ela questiona então em que faixa será possível transmitir canais em Ultra Definição. Liliana afirma que este não é único problema da implantação do 4K no Brasil, mas certamente será um obstáculo significativo para a adoção do sistema em território nacional.

Diretora de operações Internacionais de SET, Liliana Nakonechnyj

A NAB 2015 acontece de 13 a 16 de abril com mais de 1500 expositores que serão visitados por mais de 90 mil participantes chegados de mais de 100 países. A Revista da SET está em Las Vegas e apresentará algumas das principais novidades apresentadas durante a exposição, os principais detalhes

Por Francisco Filho, em Las Vegas