Grupo Globo e V3A anunciam sociedade para realização do World Eletronic Sports Games na América Latina

Em parceria com Câmara de Comércio Brasil-China, agência e grupo de mídia unem forças para trazer ao Brasil a maior competição multiplataforma de e-Sports do mundo

Criado pelo grupo Alibaba, em 2015, o World Eletronic Sports Games (WESG) rapidamente se tornou um fenômeno no mercado global de e-Sports, especialmente na Ásia. Agora, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-China, a agência V3A e o Grupo Globo anunciam sociedade para a realização da primeira etapa latino-americana da maior competição multiplataforma de e-Sports do mundo. As competições online começam em 12 de dezembro e contarão com milhares de gamers de mais de 30 países da região. As finais reunirão vencedores de todas as classificatórias, entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020, em um grande evento na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, com expectativa de receber até 10 mil pessoas. O WESG LATAM terá mais de 125 horas de transmissão ao vivo nos canais Sportv.

Considerado como os Jogos Olímpicos dos e-Sports, por reunir diversas modalidades em um mesmo evento, O WESG chega ao continente prometendo arrebatar legiões de jogadores e fãs de quatro dos maiores games do cenário esportivo. As competições de CS:GO, PES 2020, Starcraft 2 e Dota 2 serão abertas em categorias open, para jogadores profissionais e amadores, independente do gênero, disputando juntos e em igualdade. Para o CS:GO, além da categoria open, haverá uma competição exclusiva para mulheres, incentivando o engajamento feminino no universo gamer. O WESG LATAM distribuirá 150 mil dólares em premiações.

“O Grupo Globo vem investindo consistentemente em iniciativas de desenvolvimento dos e-Sports no Brasil. Queremos aproximar gamers amadores dos profissionais, trazendo novas competições através de parcerias estratégicas e contando essas histórias através das nossas plataformas de mídia”, aponta Leandro Valentim, head de Novos Negócios do Esporte da Globo.

Victor Vocos Camargo, diretor Executivo da V3A, fala sobre a importância da sociedade com o Grupo Globo para a realização do WESG LATAM. “O gaming cada vez mais entra para o “mainstream” da nova geração. É evidente a relevância dessa plataforma e por isso muitas marcas correm para se conectar a ela. Temos muito orgulho em conseguir trazer, em sociedade com o Grupo GLOBO,para o Brasil uma as maiores competições multi-plataforma do mundo com investimento de milhões do Grupo ALIBABA da China”, afirma o executivo.

Segundo a empresa, “a realização do WESG LATAM é reflexo do crescimento exponencial da indústria de games e e-Sports no mundo. Maior mercado da indústria do entretenimento, os games movimentaram 91 bilhões de dólares no último ano (Super Data), equivalente a seis vezes a indústria da música, e três vezes maior do que a do cinema. E o Brasil acompanha de perto esta tendência. Atualmente, cerca de 66% dos brasileiros jogam em algum tipo de tela, segundo dados da Pesquisa Game Brasil 2019, realizada por Sioux Group, Blend New Research e ESPM. Globalmente, mais de 2 bilhões de pessoas são gamers em algum nível, segundo estudo da Newzoo, especializada neste mercado”.

Especificamente nas modalidades de e-Sports, que representam os games competitivos, o Brasil já conta com mais de 21 milhões de jogadores (Newzoo 2019), atrás apenas da China e Estados Unidos. No entanto, o interesse crescente do público é medido não apenas pelo número de jogadores, mas também pela audiência nas mais diversas plataformas de mídia. Mais de 13% dos usuários de internet do mundo assiste ou joga e-Sports.

Classificatórias onIine WESG LATAM:

Entre 12 dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020

Finais WESG LATAM na Cidade das Artes, Rio de Janeiro:

Entre 31 de janeiro de 2020 e 02 de fevereiro de 2020