Coldplay lança novo álbum com transmissão ao vivo global por streaming

Banda utiliza na Jordânia a mesa mc²56 da Lawo para a produção e transmissão do espetáculo de lançamento do seu novo álbum, “Everyday Life”

Na sexta-feira, 22 de novembro de 2019, o Coldplay realizou dois shows de “Sunrise” e “Sunset” na Citadela de Amã, na Jordânia, os quais foram transmitidos ao vivo no YouTube para permitir ao mundo celebrar o lançamento do novo álbum da banda, “Everyday Life”.

Após a ousada decisão do Coldplay de não fazer uma turnê no “Everyday Life” por razões ambientais, a banda surgiu com uma alternativa para alcançar o máximo impacto: “Queríamos escolher um lugar no meio do mundo onde normalmente não tocamos”, disse à BBC, Chris Martin, cantor do Coldplay.

A Lawo explica em comunicado que para a realização do show, Tony Smith (designer de áudio do Coldplay, FOH Tech e chefe de equipe) fez uma ligação com Toby Alington, engenheiro de som, para encontrar uma solução para o mix de transmissão de Amã. Toby, por sua vez, abordou Dirk Sykora para discutir uma solução de console Lawo para a Jordan através da SR Films. Toby mixou os dois sets ao vivo em Amã com a ajuda de Rik Simpson (produtor, engenheiro de som) do Coldplay e Dan Green (engenheiro de FOH).

De acordo com Dirk Sykora, que configurou e programou o console de mixagem Lawo mc²56 usado para os eventos de streaming, um total de 192 entradas foram gravadas em três máquinas DAW separadas e mixadas ao vivo no console para transmissão em estéreo.

Após os dois shows na Jordânia, a banda e sua equipe voaram para Londres para o show ao vivo no Museu de História Natural. Com FOH mixado por Dan Green, a performance também foi gravada e mixada por Toby Alington e Rik Simpson usando o caminhão OB Floating Earth – novamente com um console Lawo mc²56 baseado nas configurações que Dirk Sykora havia preparado e salvo em Amã e depois transferido para o console no caminhão OB, explica o comunicado

Rik Simpson, produtor e engenheiro de som do Coldplay, e Toby Alington, engenheiro de mixagem de áudio ao vivo em Amã e Londres, “ficaram extremamente satisfeitos com o equipamento fornecido pela empresa holandesa SR Films e com a qualidade de som do console mc²56 da Lawo. Para Toby Alington, o console funciona da maneira que meu cérebro funciona. E parece excelente”.