Blackmagic Design anuncia Teranex Mini SDI to DisplayPort 8K HDR

Solução de monitoramento 8K avançada que permite utilizar o novo Apple Pro Display XDR como monitor de referência de cores no set e na pós-produção.

Empresa anunciou o lançamento do Teranex Mini SDI to DisplayPort 8K HDR, uma solução de monitoramento DisplayPort 8K avançada com sobreposições duplas de escopos na tela, HDR, LUTs 3D de 33 pontos e calibração do monitor desenvolvida especificamente para o mercado cinematográfico e televisivo e uma nova geração de monitores, como o Pro Display XDR.

O Teranex Mini SDI to DisplayPort 8K HDR é uma solução de monitoramento 8K para telas de computador DisplayPort ou monitores de alta qualidade como o Pro Display XDR. Diferentemente dos conversores básicos, o Teranex Mini SDI to DisplayPort 8K HDR pode utilizar analisadores de cores de terceiros para alinhar os displays conectados com exatidão para precisão de cores. Há dois escopos na tela que podem ser selecionados entre monitoramento em forma de onda, padrões, vetorscópio e histograma. O Teranex Mini SDI to DisplayPort 8K HDR é perfeito para estúdios cinematográficos e teledifusores que precisam de um monitoramento de cores preciso e profissional, mas também acessível. Os clientes obtêm um design sofisticado com LCD colorido para monitoramento e controle das configurações.

O painel frontal inclui botões e um visor colorido para o vídeo de entrada, com medidores de áudio e indicador do padrão de vídeo. O painel traseiro oferece 12G-SDI com enlace quádruplo para formatos HD, Ultra HD e 8K. O usuário conta com duas conexões DisplayPort para monitores de computador convencionais ou monitores DisplayPort estilo USB-C como o novo Pro Display XDR. O redimensionador integrado garante que o padrão do vídeo de entrada combine com a resolução nativa do monitor DisplayPort conectado. Inclusive, os clientes podem conectar entradas 2SI e de Divisão Quadrada.

Para utilizar a solução “basta conectar um monitor DisplayPort compatível com HDR para obter monitoramento HDR em SDI”. Os formatos Hybrid Log-Gamma (HLG) e PQ à base de metadados estáticos no VPID são operados em conformidade com os padrões ST2108-1, ST2084 e ST425. O Teranex Mini SDI to DisplayPort 8K HDR processa ST425, o qual define 2 bits novos no VPID para indicar características de transferência SDR, HLG ou PQ. O padrão ST2108-1, por sua vez, define como transportar metadados HDR dinâmicos ou estáticos via SDI. Há suporte para ST2082-10 em 12G-SDI, bem como ST425 em fontes 3G-SDI. Ambos os espaços de cores Rec.2020 e Rec.709 são suportados, além de 100% do formato DCI-P3.

Há dois escopos completamente independentes na tela, assim “conformie os padrões broadcast, fica mais fácil nos projetos críticos de alto nível. Os escopos são sobrepostos na tela, assim você pode personalizar posição, tamanho e opacidade. Os clientes podem selecionar uma variedade de escopos, incluindo forma de onda para exibição dos níveis de luminância do seu sinal de entrada”. O monitor de vetorscópio permite a visualização da intensidade de cor a 100% dos níveis de referência SDI. Os clientes também obtêm monitores nos padrões RGB e YUV, ideais para correção de cor e verificação de níveis ilegais. O histograma exibe a distribuição dos detalhes de branco para preto nas suas imagens e o recorte de realces ou sombras.

“O Teranex Mini SDI to Display Port 8K HDR conta com as mesmas LUTs 3D de 33 pontos de alta qualidade utilizadas na indústria cinematográfica. É possível até calibrar o display conectado plugando um analisador de cor USB de terceiros e o Teranex Mini SDI to DisplayPort 8K HDR analisará o monitor e gerará uma LUT 3D para corrigir diferenças nas cores entre os displays. Duas LUTs 3D independentes podem ser carregadas e os clientes podem fazer a seleção através do painel frontal”, finaliza o comunicado da empresa.