Storytelling convergente e multiplataforma é destaque da NAB 2019

Última edição da NAB na segunda década do século XXI mostra a virada para as histórias e os seus conteúdos e começa a visar na produção em um todo, onde a ideia dos criadores do evento  é fornecer insights que alavanquem as histórias da criação à distribuição e ao consumo, em múltiplas plataformas

por Fernando Moura

A NAB, National Association of Broadcasters, enxergou e muito bem há dois anos que precisava de mudar o foco e alargar seus horizontes. De fato, a edição 2018 mostrou a virada para a indústria audiovisual como um todo incluindo desde os grandes broadcasters e produtores de cinema, principal público desde a sua criação, até os pequenos produtores de conteúdo digital para plataformas de streaming. Esse movimento se reforça, e neste ano, o slogan é “Every Story Stars Here” (Toda História é Estrela Aqui), assumindo que “Storytelling is Big Business” (Contar Histórias é um Grande Negócio).
Isso, porque segundo os idealizadores da maior feira e congresso da indústria audiovisual que se realiza em Las Vegas, desde 1991, o ponto passa por “assumir o controle de sua narrativa profissional. Está incrível experiência oferece alguma para qualquer indivíduo que participe do universo da mídia e entretenimento. Do roteiro à tela — e toda a tecnologia intermediária, este é a feira global para profissionais de contação de histórias”. E este é o ponto disruptivo, a feira já não é apenas para engenheiros da indústria, mas sem para “fazedores” de histórias, independentemente do papel que eles tenham e que ferramentas utilizem para produzir conteúdos.
A NAB Show se realizada de 6 a 11 de abril de 2019, no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas, Nevada. Em 2019 espera receber quase 100.000 participantes de 165 países e mais de 1.700 expositores.
A seguir poderá ver alguns dos principais produtos apresentados pelos grandes players da indústria nesta edição. Estes foram escolhidos pela sua importância, mas também pela disponibilidade das empresas a apresenta-los à reportagem da Revista da SET antes da inauguração oficial da exposição, que de fato é o momento mais importante do ano para as empresas e a indústria, e muitas preferem esperar até a abertura das portas da NAB para anunciar as suas novidades.