SET EXPO se consolida como um dos mais importantes eventos do mundo

Nesta edição da Revista da SET, escolhi os resultados do SET EXPO 2019 como tema do meu editorial. É um fato que a marca SET EXPO está cada vez mais consolidada entre profissionais, empresas e parceiros nacionais e internacionais da SET. A credibilidade do evento tem atravessado as nossas fronteiras e aberto oportunidades para todos que fazem parte do mercado de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento.
O SET EXPO reuniu mais de 15 mil visitantes, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de agosto. Os visitantes puderam conferir de perto as inovações e tendências em produtos e serviços de mais 400 marcas líderes do mercado.
Na abertura oficial, ressaltei que o aumento na demanda por conteúdo audiovisual e os novos hábitos de consumo de mídia são excelentes oportunidades para todos e que as novas tecnologias e as já existentes estão em convergência. Esse foi o tom do Congresso, que registrou as presenças de cerca de 2.000 participantes que assistiram a mais de 200 palestras elogiadas pela relevância e atualidade. Além de questões técnicas já consagradas tais como regulamentação e infraestrutura, temas disruptivos como inteligência artificial, esportes eletrônicos e big data também ganharam espaço e grande interesse por parte dos congressistas.
O dado mais relevante, apurado pelo Departamento Comercial da SET com alguns expositores da Feira, mostra uma expectativa de geração de negócios de US$ 50 milhões (superior a R$ 200 milhões), cifra 25% superior em relação a edição de 2018. Isso coloca o SET EXPO entre as principais feiras do setor no mundo e a mais importante na América Latina. Esta constatação é motivo de muita satisfação para a SET e mostra o resultado de um trabalho muito sério que é desenvolvido pela nossa entidade.

Parceria
A edição 2019 do SET EXPO também entrará para a história por selar o acordo de cooperação entre a SMPTE (Society of Motion Pictures and Television Engineers), uma das mais importantes associações do setor de cinema e televisão do mundo, e a SET. Além de oferecer, de forma recíproca, valores atrativos para adesão de seus associados à entidade parceira, o acordo prevê impulsionar difusão do conhecimento e a inovação tecnológica, criar oportunidades de desenvolvimento profissional, compartilhamento de conteúdo e intercâmbio de conteúdos científico e acadêmico.
Novos conteúdos
Uma das marcas do SET EXPO deste ano foi abrir três novas áreas de conteúdo. Entusiastas do meio rádio puderam conferir palestras sobre podcasts, monetização e tecnologia no SET Rádio. O SET Tech Break abriu espaço na hora do almoço do Congresso para que key players ofertassem painéis técnicos. Por fim, a SET Arena foi o local na Feira onde expositores e parceiros ministraram cerca de 30 palestras e workshops gratuitos.
Realizar o SET EXPO é um desafio que a SET encara com muito entusiasmo, buscando inovar em todos os aspectos e trazendo resultados concretos para todos que fazem parte de sua enorme comunidade. Isso é motivo de muito orgulho e satisfação. Meu muito obrigado a você que nos ajudou a realizar o SET EXPO 2019. Nos veremos novamente em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2020.”

Boa leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET