SET: 30 anos de encontros felizes entre profissionais da TV brasileira

A SET completou 30 anos no domingo, 25 de março. Três décadas de um encontro feliz entre profissionais dedicados ao desenvolvimento tecnológico da televisão brasileira. Um aniversário “redondo” que cabe celebrar!
Iniciamos as comemorações com uma Assembleia Geral para aprovação de novo estatuto, modernizando sua forma de governança e tornando-a mais flexível. Em agosto de 2018, durante o SET EXPO, será votada a chapa para formar o primeiro conselho deliberativo da SET, que passará a determinar seus caminhos estratégicos nos próximos dois anos, substituindo o conjunto anterior de várias diretorias estanques, num processo mais convergente e fluido, mais apto a lidar com a vertiginosa transformação das mídias de áudio e vídeo.
Entre as várias novidades preparadas pela equipe da SET para 2018, estão o Projeto Memória SET, com depoimentos em vídeo de profissionais que doaram tempo à nossa sociedade, e o sistema SET Oportunidades, que visa estabelecer uma ponte entre os associados em busca de novas oportunidades profissionais e empresas do setor.
Depois da reformulação dos eventos regionais realizada no ano passado, 2018 marca a vez do SET e Trinta. As palestras dos patrocinadores foram substituídas por painéis de discussão moderados por líderes de nossa indústria, num formato bem mais envolvente, começando às 7h30, horário que batizou o evento, logo após um gole de café.
A Revista da SET não poderia deixar de ser foco de atenção neste ano tão especial. O número anual de edições está sendo reduzido para permitir maior profundidade do conteúdo. Já as notícias do mercado poderão ser acompanhadas semanalmente, por meio da Weekly Newsletter.
Em linha com o objetivo de aprofundamento, a cada edição da Revista da SET será publicado um paper do SMPTE. Este primeiro discute as razões para a adoção de resoluções crescentes de vídeo para casos de uso nos quais o olho humano não consegue distingui-las.
A reportagem especial desta edição é a já tradicional pré-NAB Show 2018, que fala sobre o SET e Trinta, antecipa tendências e lançamentos previstos e descreve a décima segunda edição do Pavilhão Brasileiro. Também descreve o lançamento do novo satélite da SES, na posição orbital 47,5W, que será controlado por teleporto construído pela multinacional em Hortolândia, interior de São Paulo.
Após uma abordagem mais técnica do Switch-off na última edição, neste número o “desafio de digitalizar o Brasil” é analisado por um “quase” missionário, o André Dias, que caminha pelo Brasil em prol da digitalização da TV.
E Jose Carlos Aronchi nos brinda com o artigo SET a Zero: a queda das barreiras de entrada para os negócios audiovisuais, no qual explica como caíram sete barreiras que impediam novos players de produção e transmissão de conteúdos, abrindo novos caminhos para startups do audiovisual.

Boa leitura!

Liliana Nakonechnyj
Presidente da SET