NHK

NAB 2017

O microwave e o millimeter-wave link incorporam a tecnologia dual-polarized MIMO com data rate de até 200 Mbps © Foto: Fernando Moura

A NHK continua trilhando o caminho para transmitir os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 em 8K. Nesse caminho, a NAB 2017 foi mais um “stop” onde a empresa pública japonesa mostrou os trabalhos realizados em 2016 e 2017 com destaque para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e o Carnaval do Rio em 2017. A emissora japonesa mostrou que a estratégia passa por juntar-se a grandes empresas como a Panasonic (patrocinadora oficial) e a Sony para assim fomentar o formato 8K. Um dos destaques da emissora no Pavilhão do Futuro da NAB 2017 foi o transmissor de Link 8K Microwave com polarização vertical em uma antena de polarização dual da NEC.

Teatro especialmente preparado para exibição de conteúdos em 8K © Foto: Divulgação

No estande da emissora, havia um teatro com exibições em 8K. O destaque ficou por conta de um documentário exibido nas águas geladas da Antártica, no qual foi possível ver uma bolha de H2O criada pelas partículas de plâncton. É um sistema “flexível que permite a transmissão de sinais 8K utilizando o codec HEVC mediante a utilização de um microwave e um millimeter-wave link com interfase DVB-ASI (MPEG-2 TS) e por Ethernet (MPEG-2 TS sobre IP) transmitindo sinais SNG, IP, entre outras,” afirmaram à reportagem da Revista da SET os engenheiros japoneses presentes em Las Vegas.